Barreirinhas: Prefeito sai às ruas e moradores partem para cima cobrando ações; VÍDEO

O prefeito de Barreirinhas, Dr. Amílcar, foi hostilizado por moradores do bairro Riacho na manhã de sexta-feira (25.nov.2022), o gestor resolveu fazer uma visita e se deparou com um protesto por melhorias.

As imagens mostram diversos moradores cobrando do prefeito melhorias para o bairro.

O vídeo viralizou nas redes sociais. Nas imagens, o político discute com uma mulher exaltada, insatisfeita com a presença dele. Não é possível identificar o assunto especifico da discussão porque há muito falatório ao redor.

Eu quero que você trabalhe, até hoje, ainda não vi trabalho da prefeitura”, disse uma manifestante.

A população de Barreirinhas vem sofrendo o reflexo da gestão desastrosa implantada pelo Dr. Amílcar. Recentemente um morador denunciou a falta de ataduras para curativos na unidade de saúde do bairro Murici. (reveja)

Beber dois litros de água por dia é excessivo, diz estudo

Pesquisa mostra que a ingestão de água recomendada raramente corresponde às nossas necessidades reais.

Há anos se perpetua a ideia que é necessário beber dois litros de água por dia.

No entanto, um novo estudo da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, publicado na sexta-feira (25), mostra que a ingestão recomendada de água de oito copos (cerca de dois litros) por dia raramente corresponde às nossas necessidades reais e, muitas vezes, pode ser muito alta.

Segundo a pesquisa, a quantidade necessária para ser bebida varia entre 1,3 a 1,8 litros por dia, a depender da idade, clima e onde a pessoa vive.

De acordo com a publicação, pesquisas anteriores nessa área estavam baseadas em pequenos grupos de pessoas e tendiam a não considerar água ingerida através dos alimento

O novo estudo apricou uma abordagem mais objetiva a 5.604 homens e mulheres, com idades entre 8 dias e 96 anos, de 23 países diferentes.

A técnica envolve pessoas bebendo um copo de água no qual algumas das moléculas de hidrogênio foram substituídas por um isótopo estável de hidrogênio chamado deutério.

O trabalho mostrou que a rotatividade hídrica é maior em ambientes quentes e úmidos e em grandes altitudes, assim como entre atletas, gestantes e lactantes e indivíduos com alto nível de atividade física.

O maior fator, porém, foi o gasto de energia. Os valores mais elevados foram observados no sexo masculino entre os 20 e os 35 anos. A rotatividade de água desse grupo foi em média de 4,2 litros por dia. Posteriormente, diminuiu com o aumento da idade, com média de apenas 2,5 litros por dia em homens na faixa dos 90 anos.

Entre as mulheres, o volume médio de água entre 20 e 40 anos foi de 3,3 litros por dia, e também caiu para cerca de 2,5 litros aos 90 anos.

A rotatividade da água também foi maior nos países em desenvolvimento. Isso provavelmente ocorre porque, nos países desenvolvidos, o ar condicionado e o aquecimento protegem os indivíduos da exposição a condições ambientais extremas que elevam a demanda por água.

O professor John Speakman, da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Aberdeen, explica que a renovação da água não é igual à necessidade de água potável.

Um homem na faixa dos 20 anos tenha um volume médio de água de 4,2 litros por dia, ele não precisa beber 4,2 litros de água por dia. Cerca de 15% desse valor reflete a troca de água superficial e a água produzida a partir do metabolismo. Como a maioria dos alimentos também contém água, uma quantidade substancial de água é fornecida apenas pela alimentação”.

A pesquisa resultou em uma equação geral para prever o volume de água que pode ser usado para antecipar os efeitos de mudanças futuras, por exemplo, no clima e na demografia populacional. Isso ajudará os países a antecipar suas futuras necessidades de água.

O Dr. Yosuke Yamada, chefe de seção do Instituto Nacional de Inovação Biomédica, Saúde e Nutrição no Japão, co-autor do artigo, disse: “As equações que geramos para prever a renovação da água serão de grande benefício na modelagem das necessidades globais de água”.

O ex-aluno de doutorado de Aberdeen, Xueying Zhang, co-primeiro autor do artigo, acrescentou: “Calcular quanta água os seres humanos precisam está se tornando cada vez mais importante devido ao crescimento explosivo da população e às crescentes mudanças climáticas. A renovação da água está relacionada a muitos parâmetros de saúde, incluindo atividade física e percentual de gordura corporal, tornando-se um novo biomarcador potencial para a saúde metabólica”.

CNN

(Publicado por Marina Toledo)

Belágua faz o ‘dever de casa’ e segue confiante confiante na busca pelo 2° selo UNICEF

Buscando sempre garantir melhorias para o município, além da proteção de Crianças e Adolescentes, o prefeito de Belágua, Herlon Costa , vem trabalhando de forma incansável. A criança e adolescente têm sido prioridades de sua gestão, fazendo com que constantemente sejam realizadas ações e atividades que fazem parte das etapas exigidas pela Organização do Selo Unicef.

Além de apoiar todas as atividades relacionadas ao Selo, o Prefeito não mede esforços para que tudo seja realizado a contento.

Justiça anula a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Arari

Atendendo ao pedido do Ministério Público do Maranhão, por meio de Ação Civil Pública (ACP), o Poder Judiciário determinou liminarmente a suspensão da eleição para o presidente da Câmara de Vereadores de Arari para o biênio 2023-2024.

Com a liminar, a sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que havia sido convocada para o dia 18 de novembro, foi suspensa até o julgamento definitivo. Caso fosse descumprida, o presidente do Poder Legislativo municipal, vereador Evando Batalha Piancó, teria de pagar multa de R$ 100 mil. A eleição permanece suspensa até o julgamento definitivo.

Na ACP, a promotora de justiça Patricia Fernandes Gomes Costa Ferreira destaca que o vereador Evando Batalha Piancó foi eleito presidente da Câmara Municipal pela primeira vez, em 2012. Desde então, vem se reelegendo seguidamente e foi reconduzido cinco vezes ao cargo, presidindo o Legislativo por 10 anos.

Diante da situação, a Promotoria de Justiça de Arari solicitou da Justiça, em 16 de novembro, que a última reeleição fosse anulada, com a consequente cassação do mandato de presidente e fosse designada nova eleição para a presidência da Câmara Municipal. Como a liminar foi deferida anteriormente, a eleição não foi realizada.

Na avaliação da representante do MPMA, a eleição de Evando Batalha Piancó para o mesmo cargo em eleição imediatamente subsequente na mesma legislatura desrespeita o art. 57 da Constituição Federal, que impede a perpetuação de parlamentares em vagas da cúpula do Legislativo.

A recondução do atual presidente, mais uma vez, à Presidência da Câmara Municipal de Arari significa verdadeira perpetuidade de poder nas mãos da mesma pessoa. Ademais, fere a democracia, uma vez que a alternância de poder é conceito relacionado diretamente ao regime democrático, que condena a perpetuidade de dirigentes políticos no poder”, afirmou, na ACP, Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira.

Na decisão, o juiz João Paulo de Sousa Oliveira determinou que a Câmara Municipal seja notificada para, no prazo de 10 dias, informar sobre eventual pagamento de verba de representação ou gratificação ao vereador Evando Piacó, no exercício da presidência, com respectivos valores, mês a mês, além dos documentos referentes às eleições durante os últimos 10 anos.

No presente caso, tem-se situação que fere princípios da administração pública, como a moralidade e a impessoalidade, uma vez que a perpetuação de um mesmo parlamentar em um cargo de representação de um Poder Legislativo, alija os demais vereadores da oportunidade de exercer o cargo, gerando uma espécie de vitaliciedade não prevista em lei”, afirmou, na decisão, o magistrado João Paulo de Sousa Oliveira.

Saúde de Cachoeira Grande na gestão César Castro é umas das piores do Maranhão, segundo relatório do Previne Brasil

O Município de Cachoeira Grande, localizado na região do Munim, cerca de 92 km de São Luís, sofre diante do descaso do Prefeito César Castro (PL). Sobra inoperância e falta serviços públicos que possibilitem melhoria na qualidade de vida dos quase 10 mil cachoeirenses.

Na área da saúde é não diferente, a falta de avanços na saúde do município de Cachoeira Grande se confirmou mais uma vez por meio do Previne Brasil, indicadores que avaliam o desempenho dos serviços ofertados à população, como a qualidade e transparência dos atendimentos realizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

De acordo com a aplicação dos programas e eficiência das equipes o município sobe no ranking até alcançar o selo de qualidade da atenção primária e garante os programas ativos.

O município de Cachoeira Grande está entre os últimos colocados no ranking de desenvolvimento da atenção primária, ocupando a posição 124ª entre os 217 municípios. Além de ser vergonhosa, a situação é preocupante, uma vez que o pagamento para manutenção dos programas volta a ser calculado pelo desempenho das equipes que atuam nas comunidades através das unidades básicas de saúde, como o município está no vermelho com pontuação de 5.90, certamente perderá os programas dificultando ainda mais o acesso da população aos atendimentos.

Esse é o reflexo da administração de César Castro, quase dois anos a frente da prefeitura ainda não conseguiu organizar o setor que ele mais defendia a saúde, entre suas promessas de campanha estavam à implantação de UTI, e elevação da complexidade da saúde municipal para não mais depender de Rosário e São Luís, mas até o momento Castro não deu conta nem da atenção primária.

Veja a posição das Cidades da região do Munim, onde a Cidade de Cachoeira Grande esta entre as piores.

IMG-20221125-WA0212

Fontes revelaram ao SlzMa que nas unidades básica de saúde do município estão há quase um mês sem insulina, deixando os pacientes diabéticos amargando pela medicação.

IMG-20221124-WA0153~2

Acesse o relatório do Ranking Previne Brasil Q2 2022 íntegra

Moraes “chuta o balde”, rejeita pedido do PL e multa o partido em 22 milhões

O presidente do TSE, Alexandre Moraes, indeferiu nesta quarta-feira (23) o pedido do PL para anular o segundo turno das eleições deste ano. Na decisão, o ministro condenou os partidos da coligação de Jair Bolsonaro a pagarem uma multa de R$ 22,9 milhões. Além do PL, a coligação é composta por Progressistas e Republicanos.

O partido do presidente apresentou na terça-feira (22) um relatório apontando supostas inconsistências em seis modelos de urnas usados no pleito e defendeu que parte dos votos fosse anulada. Horas depois, Moraes pediu então que o partido incluísse no relatório dados sobre o primeiro turno das eleições, já que as urnas usadas nas duas etapas do pleito foram as mesmas. O PL não apresentou os dados.

Ora, as mesmas urnas eletrônicas, de todos os modelos em uso, foram empregadas por igual tanto no Primeiro Turno como no Segundo Turno das Eleições 2022, sendo impossível dissociar ambos dos períodos de um mesmo pleito eleitoral”, disse Moraes na decisão divulgada nesta quarta-feira, ao argumentar que há uma inépcia inicial no pedido.

Na decisão, Moraes cita explicações técnicas do secretário de tecnologia de informação do TSE, Júlio Valente da Costa Júnior, que descartam a argumentação do PL de que urnas de modelos anteriores “possuem o mesmo número ou que não possuem patrimônio que as diferencie umas das outras”. Segundo o ministro, “somente ignorância – o que não parece ser o caso – ou evidente má-fé” poderiam levar a essa conclusão.

As explicações técnicas do STI-TSE (secretário de tecnologia de informação do TSE), inclusive acompanhadas de fotos, não deixam qualquer dúvida de que “uma urna eletrônica pode ser identificada fisicamente e logicamente”, diz Moraes. “[…] Os argumentos da requente, portanto, são absolutamente falsos, pois é totalmente possível a rastreabilidade das urnas eletrônicas de modelos antigos”.

Moraes afirmou que houve litigância de má-fé por parte dos requerentes.

Assim, nos termos do art. 81, caput, do CPC, CONDENO A AUTORA POR LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ, À MULTA DE R$ 22.991.544,60 (vinte e dois milhões, novecentos e noventa e um mil, quinhentos e quarenta e quatro reais e sessenta centavos), correspondentes a 2% (dois por cento) do valor da causa aqui arbitrado”, afirmou.

O presidente do TSE ainda determinou o bloqueio imediato dos fundos partidários dos partidos da coligação requerente até o pagamento da multa.

DETERMINO, ainda, à Secretaria Judiciária e à Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira, ambas desse TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, os IMEDIATOS BLOQUEIOS E SUSPENSÕES DOS FUNDOS PARTIDÁRIOS DOS PARTIDOS DA COLIGAÇÃO REQUERENTE até efetivo pagamento da multa imposta, com depósito dos respectivos valores em conta judicial.

Moraes ainda determinou que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, seja incluído no inquérito das milícias digitais, assim como o advogado Carlos César Moretzsohn Rocha. O ministro também pediu a instauração de um procedimento administrativo por parte da Corregedoria-Geral Eleitoral.

DETERMINO, por fim, a extração integral de cópias e sua imediata remessa para o Inquérito n. 4.874/DF, em curso no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, para investigação de VALDEMAR DA COSTA NETO e CARLOS CÉSAR MORETZSOHN ROCHA.”

Em nota, o PL afirmou que sua assessoria do partido vai analisar a decisão de Moraes.

O PL já acionou a assessoria jurídica que vai analisar a decisão do TSE. O partido reitera que apenas seguiu o que prevê o artigo 51 da Lei Eleitoral que obriga as legendas a realizar uma fiscalização do processo eleitoral.”

CNN

VÍDEO: “Fomos jogados aqui tipo lixo, o prefeito não está nem ai pra nós”; diz proprietária de barraca no Anel Viário São Luís

Uma proprietária de uma das barracas do Anel Viário denuncia o descaso com as condições para trabalhar nos quiosques que foram entregues na ultima quinta-feira (17.nov.2022), pelo prefeito Eduardo Braide (PSD). Em vídeo que circula pelas redes sociais,  a senhora indignada fala “Fomos jogados aqui tipo lixo, o prefeito não está nem ai pra nós”.

 

Falta de energia, segurança e até mesmo de banheiro para fazer as necessidades, tem causado transtornos para alguns donos de barracas, segundo Dona Fátima, vândalos se aproveitam da fragilidade e falta de segurança para arrombar as barracas e roubas os materiais de trabalho dos barraqueiros.

Bafafá, brigas, socos e chutes marcam festa de aniversário de 26 anos da cidade de Peritoró; Vídeo

A prefeitura de Peritoró realizou neste domingo (20.nov.2022), uma grande festa em comemoração aos 26 anos do município, que recebeu atrações como Zé Vaqueiro, Walkiria Starley, Sandynho e Japãozin.

A festa estava indo tudo tranquilo, de repente cincos brigas foram registradas durante os shows. Uma dessas confusões foram gravadas po populares e ganharam as redes sociais. Nas imagens, você pode acompanhar logo a baixo, uma briga generalizada só foi interrompida com a chega da guarda e de seguranças.

 

Pelas informações levantadas pelo SlzMa um dos envolvido na briga foi encaminhado a uma unidade básica de saúde com escoriações pela perna.

VÍDEOS | Incêndio atinge o Projac, estúdio da TV Globo, no Rio de Janeiro

O local fica localizado na Zona Oeste da capita carioca, em Jacarépagua.

Um incêndio de grandes proporções atinge os estúdios do Projac, Centro de Produção da Rede Globo, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 18. O estúdio fica localizado na Zona Oeste da capital carioca, em Jacarépagua. Ainda não há informações se há vítimas. Imagens do fogo foram exibidas durante o programa Balanço Geral, da Record TV.

O Terra entrou em contato com a assessoria de imprensa da Globo e com o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, mas não obteve nenhum retorno até o fechamento dessa matéria.

Com informações do site Terra

 

VÍDEO: Morador precisa comprar atadura para conseguir trocar curativo em unidade de saúde de Barreirinhas; população manda o prefeito procurar trabalhar e convida secretária de saúde a entregar o cargo

Um morador denunciou a falta de ataduras para curativos na unidade de saúde do bairro Murici em Barreirinhas, litoral maranhense. No vídeo, ele relata o descaso com a saúde publica no município, falou que levou o primo para trocar um curativo, mas foi surpreendido ao sabe que o material estava em falta.

Vim aqui no posto de saúde do Murici, com meu primo fazer o curativo da perna dele, agora estou saindo pra comprar atadura, porque não tem pra fazer o curativo, a moça falou se eu quiser pra fazer curativo, eu tenho que comprar”.

A população de Barreirinhas, região dos lençóis, sofre o reflexo da crise na saúde pública municipal implantada na gestão do prefeito. O descaso na saúde chegou ao ponto de a população ir para os grupos de WhatsApp da cidade para denunciar o descaso. Em um dos áudios, um morador chega a mandar o prefeito trabalhar pela cidade, e convida a secretaria de saúde do município entregar o cargo.

Ouça os áudios…

O caos da saúde no município se estende até o hospital regional de Barreirinhas, o que tem levado muitas pessoas a uma verdadeira peregrinação por atendimento. Vale ressaltar que em março desse ano o hospital regional já foi palco de negligencia medica, onde dois falsos médicos teriam realizado plantões ilegalmente no hospital sem conhecimento da secretaria de estado da saúde.

A reportagem entrou em contato com a senhora Karina Keisi, secretaria de saúde do município para esclarecer as denuncias, mais até fechamento da matéria não obtivemos resposta.

Prefeito de Timbiras descumpre a lei e desvaloriza os professores negando o reajuste de 6,81% de 2018 do piso salarial

Os professores do município de Timbiras vêm travando na justiça uma luta contra o prefeito Antônio Borba, que insiste em descumprir a portaria do governo federal e se nega a pagar o reajuste salarial da categoria de 6,81% desde de 2018.

Agora, o que causa estranheza, é que o SINPROESEMMA, sindicato que representa os professores em Timbiras, já obteve vitória em duas instâncias sobre a prefeitura municipal que reluta em não pagar o direito dos profissionais da educação.

Na manhã desta quarta-feira, dia (16.nov.2022) aconteceu mais um capítulo desta batalha judicial onde aconteceu uma audiência no Fórum da Comarca de Timbiras para possível conciliação entre as parte envolvidas.

Estiveram presentes na audiência de hoje, o advogado do SINPROESEMMA, Dr. Mario Barreira, o prof. Antônio Ferreira Filho (representante dos professores) e demais membros da diretoria do sindicato, porém nenhum representante da prefeitura se fez presente, o que deixa claro mais uma vez o desprezo do prefeito com os professores e agora também com as decisões da justiça.

Os profissionais da educação acompanham atentos o desenrolar desta batalha judicial e esperam que a decisão judicial seja realmente cumprida como forma de valorização de toda a educação.

Eis a íntegra da ação.

VÍDEO – Ônibus escolar pega fogo durante transporte de alunos do IEMA, em Coroatá no MA

Um ônibus que transportava alunos da rede pública municipal de Coroatá, no interior do Maranhão, pegou fogo na manhã desta quarta-feira, (16.nov.2022).

Alguns estudantes precisaram sair pela janela do veículo, antes que ele fosse completamente consumido pelas chamas. Segundo o relato de moradores.

Uma ambulância do SAMU foi deslocada para a ocorrência, apesar do susto, ninguém se feriu.

A Secretaria Municipal de Educação de Coroatá ainda não se pronunciou sobre o caso.

Confira imagens do momento em quem o transporte é incendiado.