INFRAESTRUTURA – Prefeitura de São Benedito do Rio Preto (MA) inicia construção de escola no bairro Miguel Fernandes

A Prefeitura de São Benedito do Rio Preto (MA), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início à construção de uma escola no bairro Miguel Fernandes. A unidade de ensino terá 4 blocos, um deles com 12 salas de aula; administração, diretoria, um bloco com 4 salas, além da quadra poliesportiva e beneficiará diversas famílias na comunidade.

A nova escola será destinada ao Ensino Fundamental (1.º ao 9.º ano), com capacidade para até 780 alunos (matutino + vespertino).

Financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos trazidos pelo prefeito Wallas Rocha, a obra iniciou com a terraplanagem, feita pela Prefeitura de SBRP.

Nessa ultima quarta-feira (30.nov.2022), o prefeito Wallas Rocha, fez uma visita ao local para conferir o andamento dos trabalhos. “Nesse momento foi gabaritada a obra e já começaram a escavar o local onde vamos ter as fundações da escola. A partir daí é que se inicia a construção. Esse é o pontapé inicial. A empresa já fez os cortes no terreno, um trabalho elogiável para início de obra“, destaca o prefeito.

Screenshot_2022-12-03-12-01-58-372-edit_com.instagram.android

Sem cadeiras e mesas, crianças sentam no chão para assistir aula, assim é a gestão do professor e gestor César Castro em Cachoeira Grande

Um fato vem chamando atenção no município de Cachoeira Grande, a 92 km de São Luís. Apesar de investimentos do governo Federal no repasse de verbas para a Educação e o apoio do governo do estado da logística, inclusive com a proposta da implantação de escola digna, anunciado ainda pelo ex-governador Flavio Dino, a gestão do Professor César Castro, não busca uma estrutura de qualidade para seus alunos. Pelo menos é o que mostram as imagens, “Uma imagem vale mais que mil palavras”, frase atribuída a Confúcio, Imperador e Filósofo chinês, nunca fez tanto sentido em Cachoeira Grande!

Picsart_22-12-03_00-40-00-714IMG-20221201-WA0554 IMG-20221201-WA0555 IMG-20221201-WA0560

A escola fica localizada no Povoado Buriti de Maria Chica, não há cadeiras e mesas suficiente para receber os alunos, alguns adolescentes se apoiam nas janelas e crianças sentam no chão para assistir aula, sem falar na superlotação que é visível.

A reportagem do SlzMa recebeu as imagens dos pais de alunos que já não estão mais aguentando a situação, uma das professoras, que pediu anonimato, disse que já tentou tomar providências. “Liguei para o Conselho Tutelar, mas disseram que aceitam esse tipo de denúncia só pessoalmente. Um aluno não pode ser tratado como lixo e ser colocado no chão.

Mesmo com completando dois anos de mandato, Castro ainda não conseguiu resolver questões básicas, enquanto isso a população vai se manifestando e promete mandar o gestor para sala de aula, talvez aprenda que a educação é prioridade é qualquer circunstância.

Santa Helena: Câmeras flagram momento em que um homem tenta matar a ex-namorada e depois corta o próprio pescoço

Segundo informações da policia Militar de Santa Helena, a guarnição foi chamada por volta das 12h15m desta sexta-feira (02), para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio em uma corretora de empréstimo no centro da cidade.

Ao chegar ao local, os agentes se depararam com um homem que não teve o nome divulgado, estendido no chão sobre um grande volume de sangue, ainda segundo a PM uma ambulância foi chamada e o homem encaminhado ao hospital municipal de Santa Helena. As informações da PM dão conta que no hospital, familiares da jovem que também não teve o nome divulgado, e que sofreu a tentativa de homicídio, informaram aos agentes que o casal teria um relacionamento mais que recentemente chegou ao fim.

O homem por sua vez, não estava aceitando o termino da relação, inclusive teria feito ameaças a sua ex-companheira, porém, a mulher não chegou a registrar ocorrência contra ele. Ainda segundo a PM, os familiares disseram que na manhã de hoje (02), o homem foi até o local de trabalho da sua ex-companheira, para assinar alguns papeis e acabou tentando reatar o relacionamento e após receber uma reposta negativa, ele atentou contra a vida da sua ex-companheira e em seguida recorreu ao suicídio.

Um vídeo gravado pela câmera de segurança do local e que circula nos grupos de WhatsApp da cidade, mostra toda ação. O homem foi encaminhado para São Luís e o estado de saúde dele é estável, já a mulher encontrasse internada no hospital em Santa Helena.

Vídeo da ação da tentativa está no instagram

@SlzMa

Screenshot_2022-12-02-17-24-34-832-edit_com.instagram.android
Foto Redes sociais: Suspeito conhecido como Skol da borracharia

Motorista de aplicativo é morta a facadas durante assalto em Fortaleza

Samira Albino Ribeiro, de 32 anos, sofreu agressão quando parou em um semáforo em avenida da capital cearense.

Uma motorista de aplicativo de 32 anos morreu atingida por golpes de faca em uma tentativa de assalto no Bairro Aerolândia, em Fortaleza, na noite desta quarta-feira (30). Samira Albino Ribeiro chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Conforme um familiar de Samira, que não quer ser identificado, a jovem realizava uma corrida e, ao parar no semáforo na Avenida Raul Barbosa, foi abordada por dois homens, que pediram seu celular. Ao informar que não tinha aparelho de telefone, ela foi atingida por golpes de faca no tórax.

Mesmo ferida, a motorista dirigiu até um posto de combustíveis às margens da BR-116, onde pediu ajuda.

Screenshot_2022-12-01-19-09-04-409-edit_com.android.chrome

Os passageiros que estavam no carro com ela entraram em contato com a família e acionaram uma ambulância“, disse o familiar.

Samira foi socorrida para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda segundo o parente, a jovem era contadora, mas trabalhava como motorista de aplicativo no período da noite, para complementar a renda.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil vai investigar o caso.

Até a manhã desta quinta-feira (1°) ninguém envolvido com o caso tinha sido preso.

O POVO

BORA DEVOLVER? MPE pede que Duarte Jr. devolva R$ 616 mil do Fundo Eleitoral

O procurador eleitoral Marcelo Santos Correa, da Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE-MA), emitiu no fim da tarde desta quinta-feira, 1º, parecer pela desaprovação da contas de campanha do deputado federal eleito Duarte Júnior (PSB).

Segundo o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), a campanha do socialista aplicou de forma irregular R$ R$ 616.086,80 do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o chamado fundo eleitoral.

O prestador de contas não apresentou a materialidade dos gastos realizados, impossibilitando, assim, a análise da efetiva entrega do produto contratado e/ou se o serviço beneficiou algum outro candidato”, diz o parecer, ao citar gastos com as empresas de publicidade por materiais impressos e de publicidade por adesivos.

Houve, ainda de acordo com o procurador, a omissão de um gasto da ordem de R$ 2,9 mil com a compra de gelo em cubos – e uma incongruência “entre as despesas constantes da prestação de contas final em exame e aquelas constantes da prestação de contas parcial, frustrando a execução tempestiva das medidas de controle concomitante, transparência e fiscalização”.

Além disso, os vultosos montantes de gastos não comprovados com recursos do FEFC e de Outros Recursos afastam a aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, ensejando a desaprovação das contas. A Procuradoria Regional Eleitoral opina pela desaprovação das contas, com o recolhimento ao Tesouro Nacional do montante de R$ 2.936,00 (dois mil novecentos e trinta e seis reais), referente à omissão de receitas e gastos eleitorais e do valor de R$ 616.086,80 (seiscentos e dezesseis mil e oitenta e seis reais e oitenta centavos) relativos às irregularidades na aplicação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha”, completa a manifestação ministerial.

 

Baixe aqui a íntegra do parecer.

 

Com informações Imaranhão360

Em Porto Franco, GAECO prende secretária de infraestrutura e empresários por corrupção; R$ 11,6 milhões bloqueados

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado prendeu, na manhã desta quinta-feira (1.dez.2022), a secretária municipal de Infraestrutura de Porto Franco, Naara Pereira Duarte, e os empresários Joacy José dos Santos Filho e Renato de Arruda Aguiar, ambos ligados à Servicol Serviços de Limpeza e Transporte Ltda por corrupção e desvio de verbas públicas.

As ordens judiciais foram autorizadas pelo titular da 1ª Vara de Porto Franco, juiz José Francisco de Souza Fernandes.

Os investigadores apontam para a existência de uma organização criminosa atuando no âmbito da Secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Franco para fraudar licitações.

O Gaeco afirmou ainda que dados obtidos com a quebra dos sigilos bancários e do relatório de inteligência financeira revelaram a constante transferências entre os alvos de valores compatíveis com o início da vigência contratual decorrente da dispensa de licitação que beneficiou a Servicol no município.

Screenshot_2022-12-01-16-23-29-871-edit_com.android.chrome

“É concreto e evidente que o erário municipal vem sofrendo prejuízos com o desvio de verbas públicas decorrentes do contrato mº 002/2021”, enfatizou o Gaeco.

Durante a ação, os agentes também cumpriram mandados de buscas e apreensão em diversos endereços ligados aos investigados.

Secretaria é afastada e tem bens bloqueados

O titular da 1ª Vara de Porto Franco, juiz José Francisco de Souza Fernandes, decretou o bloqueio de R$ 11,6 milhões em bens e o afastamento da secretária municipal de Infraestrutura, Naara Pereira Duarte, do cargo em Porto Franco.

A decisão foi a pedido do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), que identificou uma organização criminosa atuando no âmbito da pasta para desviar verbas públicas.

Além de Naara, Joacy José dos Santos Filho e Renato de Arruda Aguiar, ligados à Servicol Serviços de Limpeza e Transporte Ltda também tiveram os bens bloqueados no mesmo valor. Os três foram presos na operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (1º) em Porto Franco.

Screenshot_2022-12-01-16-24-00-416-edit_com.android.chrome

Também foram afastados dos cargos públicos o secretário municipal de Administração, Raimundo Antônio Araújo Barros, Regina de Oliveira Miranda, os procuradores do Município, Marco Aurélio Gonzaga e Neirivan Rodrigues Silva Chaves, os integrantes da Comissão Permanente de Licitção, Jailma Cirqueira de Sousa, Willian de Sousa Geris e Jonas Figueiredo Barros.

Todos tem envolvimento com o esquema montado dentro da pasta, pois deram o aval para a dispensa de licitação que resultou no contrato de R$ 2,9 milhões em benefício da Servicol.

Os investigadores apontam que entre os anos de 2021 a 2022 a Sinfra de Porto Franco firmou acordos contratuais que somados chegam a R$ 10 milhões com a empresa, com suspeita de direcionamento.

Com informações Neto Ferreira

Ônibus escolar tomba em Bacurituba e deixa pelos menos sete crianças feridas

Ônibus escolar tomba na cidade de Bacurituba e deixa várias crianças feridas

Um ônibus escolar que transportava estudantes do município de Bacurituba, na baixada maranhense, tombou no fim da tarde dessa quarta-feira (30.nov.2022), na barragem do povoado Papagaio por volta das 17h.

Segundo informações o motorista precisou fazer uma manobra perigosa devido um motociclista que estava a sua frente freio bruscamente, o que ocasionou o acidente.

No veículo estavam 15 e sete sofreram apenas ferimentos leves, ambos levados para o hospital.IMG-20221201-WA0142 IMG-20221201-WA0144

PF registra caso de recebimento de drogas pelos Correios no MA

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou hoje, 30 de novembro, a Operação  “PSEUTIS”, com a finalidade de reprimir a prática de tráfico de drogas sintéticas  por meio de correspondências enviadas pelos Correios.

A investigação teve por objetivo desarticular organização criminosa que se  utilizava da estrutura da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – EBCT para enviar e receber drogas sintéticas por correspondências.

As encomendas sempre tinham como remetentes pessoas que registravam as  postagens em cidades do interior de São Paulo e destinatários residentes em  São Luis/MA.

Durante a investigação foram apreendidos frascos de lança perfume, vários  comprimidos de exctasy e unidades de LSD.

Na data de hoje estão sendo cumpridos 02 (dois) Mandados de Prisão  Temporária e 02 (dois) Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Juiz da  Central de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha de São Luís, em  decorrência de representação da Polícia Federal.

Os responsáveis foram indiciados pelos crimes de tráfico de drogas interestadual e associação para tráfico previstos nos artigos 33, 35 e 40, V da Lei nº  11.343/2006.

A operação foi denominada “PSEUTIS” e significa mentiroso, fazendo alusão aos  depoimentos prestados por alguns investigados que faltaram com a verdade na  tentativa de embaraçar a instrução do inquérito policial.

Contrato de R$ 1,8 milhão é mantido na Câmara de São Luís por empresário alvo da PF

Sob comando do vereador e presidente Osmar Filho, do PDT, a Câmara Municipal de São Luís celebrou contrato milionário com um dos alvos da “Operação Odoacro”, deflagrada pelo Polícia Federal (PF) em julho deste ano (reveja).

Trata-se de Alexjan Pereira Lima, sócio proprietário da empresa Tempstar Construções e Serviços Ltda, antes denominada Alexjan P Lima-ME.

O empresário foi apontado nas investigações como um dos braços da organização criminosa responsável pela lavagem de dinheiro a partir do desvio de verba pública, por meio de fraudes em licitações na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no Maranhão.

O esquema era gerenciado pelo mega empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo DP, vulgo ‘Imperador’, preso na operação.

Na Câmara Municipal de São Luís, Alexjan assinou contrato em janeiro deste ano para prestação de serviços continuados de manutenção predial, execução corretiva, incluindo reparos, adequações, e adaptações. O contrato tem prazo vigente até 31 de dezembro.

Screenshot_2022-11-29-20-13-45-413-edit_com.android.chrome

O que chama atenção da reportagem do Blog do Maldine Vieira e deve servir de alerta ao Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), é que um contrato com a mesma finalidade já havia sido celebrado em janeiro de 2021, com outra empresa e valores duas vezes menor. Esses e outros assuntos, no entanto, serão abordados nas próximas matérias, aguardem!

Com informações do Maldine Vieira

Vídeo mostra rendição do gerente durante assalto a banco em Sítio Novo no MA

Criminosos assaltaram, manhã de hoje (29.nov.2022), a agência do banco do Bradesco em Sítio Novo do Maranhão. Segundo testemunhas, o gerente do banco foi levado como refém pelos carinhosos, mas foi liberado minutos depois, quando os suspeitos fugiram.

Ainda segundo as testemunhas, os criminosos saíram de dentro da agência com 2 sacos grandes de dinheiro e entraram em um carro com carroceria.

A cidade fica no sudoeste do Maranhão e a polícia está fazendo rondas a procura dos criminosos nos municípios de Montes Altos, Amarante, Grajaú, São Pedro dos Crentes, Estreito, Governador Édson Lobão e Imperatriz.

A polícia ainda não identificou os criminosos, mas está buscando pelas características citadas pelas testemunhas.

Segundo a polícia, nesta época do ano o crime é bastante comum, principiante em cidades com menor segurança pública.

Com informações Imperatriz Online

SlzMa: Por prática de nepotismo e favorecimento de empresas, secretaria da SEMCAS terá que dar explicações

Requerimento de convocação foi apresentado na Câmara Municipal de São Luís pelo Coletivo Nós

A secretária Ana Carla Furtado, que responde pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) na gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), será chamada para participar de audiência na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), pa.a dar esclarecimentos sobre os casos de nepotismo e favorecimento em quatro processos por uma empresa de supostos amigos da gestora da pasta.

A convocação foi motivada por denúncia enviada ao vereador Paulo Victor (PCdoB) por fontes anônimas que teriam ligações com o órgão municipal. Como está licenciado do mandato, o parlamentar enviou o dossiê ao Coletivo Nós (PT) que apresentou o caso na tribuna da Casa durante a sessão plenária desta segunda-feira (28).

O pedido feito pelo representante do mandato coletivo foi apresentado logo após a sessão que acabou sendo encerrada por falta de quórum.

Além da convocação, por sugestão da vereadora Concita Pinto (PCdoB), a Casa também deverá formar uma comissão para acompanhar o suposto ato ilícito praticado na Semcas contra a administração pública municipal.

Screenshot_2022-11-29-12-26-54-747-edit_com.android.chrome

Com informações Isaías Rocha

 

Quase 3 mil empregos gerados no Maranhão em outubro de 2022, afirma Caged

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (29), apontam que o Maranhão gerou quase três mil novos postos de trabalho no último mês de outubro.

No total, foram 2.965 novas vagas, com 19.791 admissões somente neste período, afirma o levantamento, que destaca o Maranhão com a terceira maior variação relativa do Nordeste, com 0,52% – atrás apenas de Alagoas (1,11%) e Pernambuco (0,60%).

De janeiro a outubro deste ano, o governo do Maranhão gerou 44.100 novas oportunidades de trabalho formal.

Para Brandão, este décimo aumento consecutivo na criação de vagas é reflexo do trabalho sério e com foco no desenvolvimento, realizado sob sua gestão.

Mais um levantamento do Caged e, novamente, mais um destaque ao Maranhão na geração de trabalho, emprego e renda. Nos tornamos um estado que segue crescendo e oferecendo oportunidades para o seu povo”, ressaltou o governador.