Como o SLZMA antecipou a mudança estratégica de Lahesio Bonfim rumo ao Senado

O pré-candidato do Novo ao Governo do Maranhão, Lahesio Bonfim, anunciou em suas redes sociais, desistiu da disputa pelo Governo do Estado para focar em uma vaga no Senado Federal. “Essa é a minha contribuição ao povo maranhense nesse momento”, declarou o pré-candidato ao governo. No dia (3), o SLZMA trouxe em primeira mão a informação.

​Mais uma vez, o jornalismo de bastidor e a apuração precisa do SLZMA saem na frente, provando que a informação de qualidade antecipa os fatos que definem o futuro do Maranhão.

Com aval do Palácio, “todo-poderoso” da Cultura sufoca base governista e persegue vereadores em São Luís

Forjado na técnica de “dividir para conquistar”, o vereador licenciado, e pré-candidato a deputado estadual, André Campos. Apontado como o “todo-poderoso” da pasta da Cultura na capital, Campos é acusado por colegas parlamentares e lideranças comunitárias de monopolizar os principais arraiais da cidade, como Anjo da Guarda, Vila Embratel, Madre Deus e Cohatrac. Os relatos apontam que o vereador tem utilizado a máquina do estado e possivelmente e o aval do governo para “rifar” adversários, excluindo sumariamente qualquer grupo cultural ou entidade que não reze por sua cartilha política.

No Anjo da Guarda, para tal, “vale tudo”: Campos, simples o vereador simplesmente afastou os moradores da organização e vetou Ivan Júnior, liderança popular e suplente de deputado federal, gerando forte indignação na comunidade. Já na Vila Embratel, o cenário beirou o absurdo, por ordem direta de instâncias ligadas ao governo, balões de divulgação do vereador Wendel Martins foram furados e sua logomarca arrancada do apoio do arraial, surpreendendo barraqueiros e coordenadores locais com uma nítida demonstração de retaliação.

Procurado para comentar o episódio, o vereador Wendel Martins não poupou críticas e escancarou o ambiente de perseguição política promovido pelo colega de parlamento. Segundo Martins, o Palácio dos Leões adota uma postura omissa que beira a cumplicidade ao lavar as mãos diante do conflito. “Quando reclamamos, o governo apenas diz que não se mete em briga pessoal. Enquanto isso, ele usa a estrutura do governo para passar por cima de qualquer pessoa que ele queira”, disparou o vereador, evidenciando um possível racha definitivo na base aliada.

Como não bastasse os muitos problemas que governo Carlos Brandão está enfrentando, que vão desde problemas com a justiça até a eleição do sobrinho, ainda tem que apagar as labaredas provocadas pelo vereador.

Procurado para apresentar sua defesa, o vereador André Campos não atendeu às ligações e não respondeu às mensagens até o fechamento desta matéria.

Não vá com muita sede ao pote, esse é o conselho para André Campos.

Olhem essa foto, quem está nos bastidores vai saber.

Com contrato de R$ 6,2 milhões, prefeitura de Rosário tem 48 horas para acabar com superlotação e abandono de alunos

Atendendo a pedidos do Ministério Público do Maranhão em Ação Civil Pública da última segunda-feira, 8, a Justiça determinou uma série de medidas para a regularização do serviço de transporte escolar em Rosário, em especial na zona rural do município.

De acordo com a Liminar da 1ª Vara da Comarca de Rosário, a Prefeitura tem 48 horas para regularizar as rotas 04 e 07 do transporte escolar, que atendem as comunidades de Miranda, Nambuaçu/Riacho Seco, Juçaral e Providência, garantindo que todas as crianças sejam transportadas obrigatoriamente sentadas, com cintos de segurança e em veículos adequados, proibindo o transporte em pé.

No mesmo prazo deverá ser regularizada a situação dos alunos do povoado Cocal, que se deslocam até a Escola Salustiano dos Santos, com a obrigação de que o Município garanta que o veículo entre na comunidade rural e deixe as crianças em segurança nas suas localidades, cessando imediatamente o abandono nas estradas.

Em até cinco dias o Município deverá emitir crachás a todos os funcionários e condutores do transporte escolar, visando a proteção e segurança das crianças. Também deverá ser apresentada a lista completa dos motoristas com as habilitações específicas para o transporte escolar, bem como a lista de todos os ônibus e vans (com placas e ano de fabricação) utilizados para o transporte escolar na zona rural e urbana do Município, sejam eles próprios, locados (objeto do contrato com a empresa AW Transporte e Locação Eireli) ou oriundos de programas federais e estaduais.

Também em cinco dias o Município deverá promover a adequação da frota, garantindo o número de ônibus disponíveis previstos em contrato e a pronta disponibilização da quantidade de veículos necessários para efetivação de todas as rotas do Município, se necessário, com alocação de veículos reserva a fim de evitar superlotação ou indisponibilidades para execução das rotas.

Em até 30 dias a Prefeitura de Rosário deverá garantir a adequação das frotas, de forma que todos os ônibus (locados ou próprios) contenham a identificação visual obrigatória de “Escolar”.

A Liminar assinada pela juíza Marcia Daleth Gonçalves Garcez fixou multa diária de R$ 5 mil.

A 2ª Promotoria de Justiça de Rosário realiza um trabalho de fiscalização contínua sobre a regularidade do serviço, já tendo em tramitação uma outra Ação Civil Pública, contra o Município e o Estado do Maranhão desde 2022. De acordo com a promotora de justiça Fabíola Fernandes Faheína Ferreira, nos últimos meses têm sido recebidas muitas manifestações da comunidade a respeito de problemas no transporte dos estudantes.

Um dos casos mais sérios é o do povoado Cocal, que iniciou o ano letivo sem transporte, obrigando os alunos a andarem mais de 7 quilômetros até a Escola Salustiano dos Santos. A situação só foi regularizada em junho.

Mesmo com a retomada do serviço, a situação continua grave. De acordo com vídeos apresentados à Promotoria, “o motorista vem dolosamente largando as crianças no meio da estrada, sob o sol escaldante de meio dia ou na escuridão das 19 horas”. De acordo com a promotora de justiça, a conduta já levou o Ministério Público a solicitar a abertura de inquérito policial para apuração dos possíveis crimes de abandono e exposição a perigo de vida.

O motorista justifica aos pais que não entra na comunidade por conta das condições da estrada. Segundo Fabíola Fernandes, isso evidencia mais uma grave omissão do Município, que deve gerir o ordenamento urbano e rural, garantindo a acessibilidade. “Por falta de manutenção nas estradas, o ente municipal permite que o ônibus não entre na comunidade, abandonando menores em área rural”, aponta.

Também foram várias as denúncias sobre as rotas 04, que percorre as comunidades Miranda e Nambuaçu/Riacho Seco, e 07, que atende aos estudantes dos povoados Juçaral e Providência, nas quais os ônibus circulam superlotados, com crianças em pé e em veículos inadequados. A situação foi verificada pessoalmente pela promotora de justiça, que realizou inspeção no transporte escolar do município.

Há, ainda, questões como a falta de identificação dos ônibus como transporte escolar e dos motoristas.

Cabe ressaltar que a Prefeitura de Rosário tem um contrato firmado com a empresa AW Transporte e Locação Eireli para o transporte escolar, desde janeiro de 2025, no valor de R$ 6.277.489,20. O contrato, no entanto, prevê apenas o fornecimento de veículos, sendo os condutores de responsabilidade do Município.

Reiteradamente, a Prefeitura de Rosário tem usado a falta de motoristas como justificativa para os problemas no transporte escolar. No entendimento de Fabíola Fernandes, no entanto, tal desculpa é inadmissível, pois existem aprovados em concurso realizado em 2024 que não foram convocados. Além disso, um novo concurso foi realizado em 2026, sem vagas para motorista.

“Apesar de as cláusulas deste contrato exigirem o estrito cumprimento da lei de trânsito e o fornecimento adequado de frota, o Município omite-se da fiscalização diária, preferindo colocar a vida dos alunos em risco”, observa, na Ação, a promotora de justiça.

Buscando solucionar o problema, o Ministério Público do Maranhão encaminhou ofícios à Prefeitura de Rosário, solicitando informações como a relação dos veículos utilizados no transporte escolar, a quantidade de alunos atendidos e a listagem dos motoristas com números das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Nunca houve resposta.

Também foi realizada uma reunião envolvendo várias instituições ligadas à educação no município, como o Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Câmara da Educação e Sindicato dos Professores. “Mesmo diante da cobrança uníssona de toda a rede de proteção, a inércia da gestão persistiu, culminando em contornos de calamidade e risco real à vida dos alunos no ano letivo de 2026”.

“Tu és um canalha”, Yglésio sobe o tom e faz varias acusações contra Rodrigo Lago

A sessão desta quarta-feira na Assembleia Legislativa do Maranhão desta quarta-feira (10) foi marcada por um duro discurso. O deputado Dr. Yglésio Moyses (PRD) subiu à tribuna e chamou publicamente o parlamentar Rodrigo Lago (PSB) de “canalha”. O estopim do bate-boca foi o encerramento relâmpago da reunião da CPI que investiga o vice-governador Felipe Camarão (PT), fechada por Lago na tarde de terça-feira (9) por suposta falta de quórum, apenas três minutos após o início dos trabalhos.

Yglésio subiu o tom e acusou Rodrigo Lago de manobrar deliberadamente para obstruir as investigações da comissão por puro temor do que possa ser descoberto. “Tu vieste com ânimo já de encerrar a CPI, que tu tens medo, porque tu sabes que ela esbarra nos teus”, disse o parlamentar, sugerindo que o encerramento precoce da sessão ocorreu para blindar aliados políticos e familiares.

A revolta de Yglésio aumentou ainda mais pelo fato de Lago ter feito críticas a ele momentos antes, na presença de sua filha de apenas 11 anos, que acompanhava a sessão. Classificando a atitude como uma extrema “falta de caráter”, Yglésio rebateu as provocações lembrando o histórico de Lago no governo passado: “Tu passaste a tua vida toda em operações com familiares teus, passando pano sete anos e quatro meses no governo Flávio Dino, escondendo recursos da comunicação que eram desviados para revistas fazer publicidade pessoal”.

Com ajuda de gerente de banco, PF faz operação contra prefeitos do MA; veja quem são os envolvidos

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10), a Operação “Fundo Oculto”, com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas suspeitas de desviar recursos públicos e financiar ilegalmente campanhas eleitorais no Maranhão nas eleições de 2024. Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), os agentes cumpriram 25 mandados de busca e apreensão, além de executarem o bloqueio de R$ 4 milhões em bens, a quebra de sigilos fiscal e bancário dos envolvidos e o afastamento de um servidor público. De acordo com informações apuradas pelo portal g1 MA, o esquema envolve diretamente os prefeitos Edésio Cavalcanti (Turiaçu), Neto Carvalho (Araioses), Marcio Viana (Godofredo Viana), Nonato Carvalho (Magalhães de Almeida) e Ivaldo Ribeiro (Miranda do Norte), mapeando ao menos 15 candidatos beneficiados pelas transações ilícitas.

Segundo as investigações da PF, o grupo criminoso desviava verbas públicas por meio de empresas contratadas pelas prefeituras do interior. Os montantes eram transferidos para as contas dessas firmas e rapidamente sacados em espécie com o auxílio estratégico de um gerente de banco em São Luís, que não teve o nome revelado, facilitava as operações. A reportegem revelou que a movimentação financeira suspeita se intensificou drasticamente nas semanas que antecederam o pleito eleitoral, chegando a movimentar quase R$ 10 milhões em transações atípicas, sendo R$ 2 milhões destinados puramente aos repasses ilegais em apenas um dos núcleos investigados.

Para ocultar a origem do dinheiro, a rede utilizava contas de “laranjas” e operava uma contabilidade paralela. Durante as buscas, a polícia localizou planilhas detalhadas de “caixa dois”, arquivos com cronogramas de entregas de valores e até relatórios de monitoramento da presença policial nos arredores da agência bancária. Os envolvidos agora estão sob a mira da Justiça e poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e desvio de verbas públicas.

Boi Meu Tamarineiro se batiza e anuncia “Raízes do Munim” como tema deste ano

Um dos grupos mais tradicionais do Maranhão, o Boi Meu Tamarineiro se batizou no último domingo (07), em frente à Igreja de São José de Ribamar. Na mesma noite, foi apresentada ao público a nova indumentária do ano de 2026.

O grupo, que foi fundado em 25 de abril de 1965 por Lucas Evangelista, conhecido como Mestre Bilú, é o primeiro boi de orquestra da Grande Ilha de São Luís e, neste ano, traz como tema ‘Raízes do Munim’.

Conhecido por ter lindas toadas como ‘Deleito em Seus Braços’ e ‘Rosa Amarela’, que ficou bastante conhecida após ser regravada pelo saudoso Papete.

‘Estamos prontos para mais uma temporada junina, com a ajuda de Deus e de São José de Ribamar’, disse Mael Galvão, presidente do Boi.

Além do Meu Tamarineiro, o Boi Lendas e Magias foi o convidado para se apresentar no batizado.

Palanque único de Lula no Maranhão é reafirmado em nota pelo presidente do PT

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, se manifestou oficialmente sobre a entrevista do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, ao jornal O Globo. Dias havia afirmado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria “vários palanques duplos” em estados estratégicos, citando expressamente o Maranhão. Em nota enviada a esta coluna, Edinho Silva garantiu que o PT maranhense tem projeto próprio e que este será o único palanque oficial do presidente no estado.

Coordenador da campanha de reeleição de Lula, o ministro Wellington Dias comentou ao jornal carioca sobre a engenharia de apoios para a caminhada presidencial. Na ocasião, ele declarou que o Palácio do Planalto deveria trabalhar com mais de uma estrutura de apoio no Maranhão, na Paraíba e em Pernambuco. “Estamos trabalhando com mais de um palanque em vários estados”, afirmou Dias, gerando imediata repercussão nos bastidores maranhenses.

Após a publicação, Edinho Silva agiu rápido para desfazer o mal-entendido e negou o cenário de dubiedade no estado. Embora tenha reafirmado a “ótima relação” de Lula com o governador Carlos Brandão (MDB), o dirigente nacional cravou que o palanque será exclusivo do vice-governador e pré-candidato ao governo, Felipe Camarão (PT). “No Maranhão, o palanque do presidente Lula é único, é o palanque de Felipe Camarão. Relação institucional importante não significa palanque duplo”, sentenciou o presidente do PT.

O freio de mão de Edinho Silva não se limitou somente ao cenário do Maranhão. O dirigente utilizou o mesmo critério para o quadro eleitoral de Pernambuco. Por lá, ele também desautorizou a tese do ministro Wellington Dias, assegurando que o apoio oficial de Lula estará concentrado na candidatura de João Campos (PSB) ao governo do estado, que enfrentará nas urnas a governadora Raquel Lyra (PSD).

(Com informações de Carla Lima/Imirante)

Em novo vídeo, Ingrid Campos se pronuncia sobre agressões sofridas pelo ex-marido Ribeiro Neto

Muito além das agressões físicas que constam na denúncia contra o deputado federal Ribeiro Neto (Solidariedade), o pronunciamento em vídeo feito pela advogada Ingrid Campos, nesta segunda-feira (8), revelou o silenciamento e a tortura psicológica sofrida por mulheres em relacionamentos abusivos. Emocionada, Ingrid revelou o motivo do seu sumiço de quase um mês, ela teve aparelhos tomados, redes bloqueadas e contatos apagados. “Não fiquei calada por vontade própria”, pontuou, deixando claro o isolamento forçado.

Em seu forte relato, a advogada questionou a facilidade com que a sociedade julga a permanência da vítima na relação, sem entender o porque continuar vivendo com o agressor. Segundo ela, foram anos ouvindo frases cirúrgicas para aniquilar suas forças: “Você é um lixo. Você é uma imprestável. Você não vai conseguir nada. Eu vou destruir qualquer possibilidade da sua felicidade”.

Impedida por lei de expor provas e detalhes da investigação, já que o processo tramita sob segredo de Justiça, Ingrid utilizou o espaço para dar um basta ao seu próprio sofrimento. Ao afirmar que nenhuma tentativa de descredibilizar sua imagem apagará o que viveu, a advogada muda o tom do caso, o medo deu lugar à denúncia pública e definitiva.

O caso segue sob investigação da Delegacia da Mulher, e o espaço permanece aberto para o posicionamento da defesa de Ribeiro Neto.

André Fufuca é carta fora do baralho

As longas conversas e as promessas sustentadas pelo deputado federal e ex-ministro André Fufuca (PP) nos últimos meses foram liquidadas por um anúncio relâmpago, e ao que parece, ele já é considerado carta fora do baralho. O balde de água fria definitivo veio com a passagem do presidente nacional do (PT), Edinho Silva, por São Luís. Em despacho oficial, o dirigente petista foi categórico ao confirmar que o plano do Palácio do Planalto no Maranhão já tem donos, Lula apoiará exclusivamente as reeleições dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD).

Fufuca, parece estar sentindo o peso dessa realidade na pele. Após passar meses sustentando a narrativa de que teria o apoio do presidente Lula para sua candidatura ao Senado e o controle de uma “legião” de prefeitos, o parlamentar viu seu castelo de cartas começar a desmoronar nesta última semana.

A confirmação isolou os planos de Fufuca, cuja fidelidade política sempre foi vista com desconfiança pelo núcleo duro do PT. Afinal, a memória política não é curta: em 2022, o ex-ministro carregou nos ombros o apoio à reeleição de Jair Bolsonaro, aproximando-se de Lula apenas após a vitória petista de olho no espaço fisiológico do Ministério do Esporte.

Para piorar o cenário de isolamento do Progressista, as movimentações no Palácio dos Leões indicam que as portas também estão se fechando no grupo governista. Diante da necessidade de acomodar aliados de real fidelidade, o grupo comandado por Carlos Brandão e o pré-candidato ao Governo, Orleans Brandão (MDB), sinaliza uma forte tendência de optar pelo deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) para a composição da chapa majoritária.

Sem a benção de Lula, preterido pelo grupo dos Brandão e vendo que o discurso de “centenas de prefeitos aliados” não se sustenta quando a pressão real das urnas se aproxima, Fufuca vai, gradativamente, ficando pelo meio do caminho. Na política, quem tenta jogar em todos os lados costuma terminar exatamente assim: sobrando.

O jogo começou, e não há mais lugar para amador.

Gestão do prefeito Luís Fernando garante terreno para nova sede do Ministério Público em Humberto de Campos

Em mais uma ação que demonstra o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das instituições e o bem-estar da população, o prefeito Luís Fernando oficializou, na manhã desta terça-feira (2), a doação de um terreno estratégico para a construção da nova sede da Promotoria de Justiça do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

O imóvel doado pela prefeitura conta com mais de 1.211 m² e está localizado em área nobre: na praça Dr. Leôncio Rodrigues, em pleno Centro da cidade. O termo de doação foi assinado pelo prefeito Luís Fernando e pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro. Com o documento em mãos, o MPMA tem o prazo de cinco anos para concluir a edificação.

Durante o ato, o prefeito Luís Fernando destacou que a parceria visa aproximar ainda mais os serviços essenciais da comunidade, garantindo uma estrutura adequada e digna para o atendimento ao cidadão. O gesto da administração municipal foi amplamente elogiado pelas autoridades do Judiciário: tanto o procurador-geral Danilo de Castro quanto a promotora titular da comarca, Maria do Nascimento Lima, fizeram questão de agradecer publicamente o empenho do prefeito e o acolhimento do povo de Humberto de Campos, ressaltando que a sensibilidade da gestão vai beneficiar diretamente toda a sociedade.

Em ato com Thay e Neto Evangelista, Orleans Brandão reafirma compromisso por mais inclusão social

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou nesta terça-feira (2) de um encontro com moradores do bairro Bequimão, em São Luís. A reunião foi promovida pela vereadora Thay Evangelista e pelo deputado estadual Neto Evangelista, apoiadores e representantes de diversos segmentos da comunidade, que manifestaram apoio ao seu projeto político.

Durante o encontro, que também contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, Orleans destacou a importância do diálogo com a população e com lideranças que atuam diretamente junto às comunidades. Ele ressaltou as contribuições de Neto e Thay Evangelista para a construção de propostas voltadas ao desenvolvimento social e à inclusão.

“Thay e Neto Evangelista são duas lideranças muito comprometidas com causas importantes para a nossa população. Eles têm contribuído com ideias e sugestões para a construção do nosso plano de governo, especialmente em pautas ligadas à inclusão, ao empreendedorismo feminino e às políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Tenho mantido um diálogo constante com eles porque acredito que ouvir quem está próximo da comunidade é fundamental para construir soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas”, afirmou.

O encontro serviu para fortalecer o diálogo com a comunidade do Bequimão e reforçar o compromisso das lideranças presentes com pautas voltadas principalmente à inclusão social, principais bandeiras de Thay e Neto Evangelista.
Orleans Brandão ressaltou ainda que pretende fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão, entre elas a ampliação da rede de atendimento especializado às pessoas com deficiência e ao público autista, com destaque para a expansão dos Centros TEA+12 em diferentes regiões do Maranhão.

Na ocasião, ele também apresentou ações que ajudou a viabilizar quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando programas e investimentos que impactaram diretamente a vida dos maranhenses. Entre eles, citou o Maranhão Livre da Fome, a ampliação da rede estadual de hemodiálise, a expansão dos restaurantes populares, obras de infraestrutura em municípios, reformas de escolas e a entrega de equipamentos para estudantes da rede pública.

A vereadora Thay Evangelista reafirmou seu apoio ao projeto liderado por Orleans Brandão e destacou a importância de uma atuação política baseada na proximidade com as pessoas.

“Política não se faz apenas com obras e investimentos. Ela também é construída com amor, empatia, dedicação e a capacidade de enfrentar desafios para melhorar a vida das pessoas. Por isso, faço questão de reafirmar nosso compromisso com Orleans Brandão, porque acreditamos em sua capacidade de diálogo, de ouvir e de construir soluções. Vamos dedicar nosso tempo, nosso trabalho e nossa energia a esse projeto que tem como foco cuidar das pessoas”, frisou a vereadora.

Já o deputado estadual Neto Evangelista destacou a capacidade de articulação de Orleans Brandão e o papel desempenhado por ele na construção de soluções para as demandas apresentadas pelos municípios e pelas comunidades.

“Quero destacar o papel que Orleans Brandão desempenhou quando esteve na Secretaria de Assuntos Municipalistas. Muitas vezes, nós parlamentares levamos demandas importantes das comunidades e precisamos de alguém que tenha sensibilidade para ouvir e ajudar a transformar essas reivindicações em ações concretas. Orleans sempre foi essa ponte, fazendo um esforço adicional para que os pleitos da população fossem atendidos. Foi assim, por exemplo, com o calçamento da Rua do Poeirão, aqui no Bequimão. Também graças a essa parceria, o antigo espaço do CSU está sendo transformado em uma nova praça para a comunidade”, afirmou.

Com discurso de paz, PT lança Camarão ao Governo e veta palanque duplo no MA

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, reafirmou nesta segunda-feira (1º) em seu discurso de paz tentou afastar os rumores de ruptura do partido com o governador Carlos Brandão (MDB) segue sem atritos, mesmo com a movimentação da sigla rumo às eleições de 2026 a favor de Camarão (PT). A declaração foi dada durante coletiva de imprensa realizada na sede do diretório estadual petista, na capital maranhense.

Na oportunidade, o dirigente nacional descartou a tese de que o lançamento de um projeto majoritário próprio signifique um rompimento. “Candidatura própria não significa ruptura. Vamos conversar no futuro”, pontuou Edinho Silva, buscando suavizar o clima político e sinalizar que os canais de diálogo com o Palácio dos Leões permanecem abertos.