PL pedirá anulação das eleições de 2022

Auditoria técnica afirma ser impossível “validar os resultados gerados nas urnas de 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015“.

O Partido Liberal vai pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação das eleições de 2022. A ação deve ser apresentada nos próximos dias.

De acordo com informações do site O Antagonista, o documento será sustentado em auditorias sobre as urnas eletrônicas. Uma deles, inclusive, aponta não ser “possível validar os resultados gerados em todas as urnas eletrônicas de modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015”.

O material é assinado por Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL); seu vice Márcio Abreu, engenheiro eletrônico, e o membro associado Flávio Gottardo de Oliveira, engenheiro aeronáutico, ambos formados no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Os técnicos devem sustentar que estudos estatísticos teriam identificado “interferência indevida nos percentuais de votação dos candidatos”.

— Para encontrar evidências de que este grupo de urnas não teria funcionado corretamente, foi realizada uma análise inteligente dos dados contidos nos arquivos Log de Urna de todos os modelos de urna eletrônica, utilizados nas eleições de 2022 — diz trecho da resolução.

Em outro trecho, a equipe IV diz que adotou procedimentos preconizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), como auditoria de conformidade, auditoria operacional, inspeção, acompanhamento e monitoramento.

Além disso, a atuação da empresa atuou em parceria com a Gaio.io, um empresa de TI, visando construir uma base de dados com todos os arquivos de Boletim de Urna e Log de Urna dos mais de 472 mil equipamentos usados na votação.

— Do ponto de vista técnico, quando gera um arquivo de Log de Urna inválido, a urna eletrônica apresenta falha de funcionamento e confirma que utilizou uma versão de código dos programas diferente da versão utilizada nas urnas eletrônicas modelo UE2020, lacrada em cerimônia pública no TSE. Códigos iguais de programas de urna eletrônicas geral arquivos válidos de Log de Urna — prossegue o documento.

A conclusão se dá, entre outras coisas, justificando que “não é possível validar os resultados gerados em todas as urnas eletrônicas de modelos 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015, resultados estes que deveriam ser desconsiderados na totalização das eleições o segundo turno, em função do mau funcionamento destas urnas”.

Eis a íntegra de um dos relatórios.

 

Com informações do Conexão Política

 

 

Lula dá entrada no Hospital Sírio Libanês e recebe diagnóstico de leucoplasia na laringe; presidente passa bem

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste sábado (12.nov.2022). O político fez exames de rotina e descobriu uma inflamação na garganta. O quadro não tem relação com o tumor diagnosticado em 2011.

Presidente eleito, Lula participará da 27ª Conferência do Clima no Egito. O político viaja na segunda-feira (14.nov.2022).

 

Veja o Boletim Médico 

Picsart_22-11-12_21-31-28-011

Prazo para atualizar Cadastro Único e não perder Auxílio Brasil em 2023 termina hoje (11)

Termina hoje (11.nov.2022) o prazo para que as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) atualizem os dados. Segundo o Ministério da Cidadania, neste ano apenas as famílias com cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar as informações nos municípios.

O processo de revisão cadastral foi escalonado devido dos impactos causados pela pandemia de covid-19. Com isso, as famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social ou a um posto de atendimento do CadÚnico do município”, informou o ministério em nota.

O prazo atual havia sido prorrogado devido às grandes filas que têm sido formadas em centros de Referência em Assistência Social (Cras) de todo o país.

Segundo o ministério, a atualização cadastral é “fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”.

A medida é obrigatória para a continuidade do recebimento de benefícios pagos por meio de programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem.

Em março, foi criado o aplicativo do Cadastro Único. Pelo canal, além do site na internet, é possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros.

*Com informações da Agência Brasil.

Urbano Santos recebe o maior prêmio do Sebrae-Ma em referência no atendimento

Urbano Santos é  OURO em atendimento!!
A Sala do Empreendedor do município de Urbano Santos se consagrou na manhã desta quinta feira (10.nov.2022), como uma das melhores sala no quesito atendimento sendo selada  na categoria Ouro dentro estapa estadual do Selo Sebrae Referência em Atendimento.

O principal objetivo do prêmio é promover ações de integração, fortalecimento e qualificação da rede parceira, reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas salas do empreendedor aos empreendedores locais, além de ampliar a oferta de serviços e soluções em temas de gestão empresarial.

O Selo de Referência em Atendimento foi inspirado nos casos de sucesso já implantados nos Sebrae Paraná e Rio Grande do Sul. Com a nacionalização da ideia todas as Salas que participaram do processo de concessão do Selo, tiveram seus critérios avaliados e dentre os 22 premiados nas categorias, bronze, prata e ouro nosso município alcançou o 4° lugar dentro da categoria Ouro e se consagrou como uma das melhores sala do empreendedor do estado, tendo destaque também na regional ao qual faz parte.

IMG-20221110-WA0278 IMG-20221110-WA0279 IMG-20221110-WA0282

IMG-20221110-WA0279

A consagração do selo é mais uma das iniciativas apoioadas pelo prefeito empreendedor Clemilton Barros que tem buscado dentro de sua gestão valorizar ainda mais o empreendedorismo local desenvolvendo políticas públicas 100% gratuitas para atendimento dos Microempreendedores Individuais e Empresários locais, que tem refletido com louvor na qualidade do atendimento de sua equipe.

É válido ressaltar também que as conquistas  que vem sendo colhidas por meio da parceria com o Sebrae são resultado de um legado deixado pela agora eleita deputada estadual e ex-prefeita Iracema Vale, que sempre acreditou no potencial que as MPE’s  da nossa região tem a oferecer.

IMG-20221110-WA0281~2 IMG-20221110-WA0277 IMG-20221110-WA0283~3

Parabenizamos a equipe da Sala do Empreendedor na pessoa da coordenadora Patrícia Carvalho, os agentes de Desenvolvimento Adriana Ramos, Jonata Aguiar e Luiza Abtibol, bem como a Secretaria do trabalho Nevinha Ramos e toda sua equipe.

O OURO é nosso!!

Show promovido por prefeitura de cidade do Maranhão termina com uma morte e cinco feridos

Em evento, que contava com apresentação do cantor Zé Vaqueiro, uma briga no meio do show terminou com disparos que mataram um homem e deixar três feridos.

Na noite desta quarta-feira (9.nov.2022), um show do cantor Zé Vaqueiro terminou com uma pessoa morta e outras cinco feridas na Praça Zé Bedeu, no município de Anapurus, a 280 km de São Luís.

Segundo a polícia, as primeiras informações apontam que uma briga no meio do show terminou em disparos de arma de fogo no espaço onde estava o público que assistia o cantor, quando ele tocava sua última música na apresentação. A vítima seria Leandro Alves Correia, de 22 anos. Ele foi atingido com cerca de nove tiros e morreu no local.

IMG_20221110_131829

Outras cinco pessoas também ficaram feridas, sendo três em estado grave que foram encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento. A Polícia Civil informou que o autor dos disparos ainda não foi identificado e que vai encaminhar uma equipe de investigadores do município de Chapadinha ao local, já que Anapurus não possui delegados e a única delegacia da cidade não possui estrutura.

O show de Zé Vaqueiro foi contratado pela Prefeitura de Anapurus e fazia parte do aniversário de 57 anos do município.

 

Com informações do portal Oito e Meia

Com palanque desmontado, Brandão vai a Brasília acompanhar a transição e debater com a bancada federal investimentos para o MA em 2023

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, esteve em Brasília, nesta terça-feira (8), para acompanhar de perto o processo de transição do governo de Jair Bolsonaro para o de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do país.

O objetivo da agenda institucional na capital federal foi levar o Maranhão para a pauta da transição de governo, disse Carlos Brandão após reunião com o senador Marcelo Castro (PI), relator do Orçamento Geral da União de 2023.

“É um momento de transição. Vim fazer uma visita ao senador Marcelo Castro, uma pessoa que conheço há muito tempo, para entender o que está acontecendo nessa transição, e, naturalmente, trazer o Maranhão para esse debate, para que a gente possa inserir o Maranhão em benefícios que poderão ser definidos”, ressaltou o governador.

Programas sociais e PEC emergencial

Também participaram da reunião com Marcelo Castro, os deputados federais Rubens Pereira Jr. (MA) e João Bacelar (BA) e o senador Wellington Fagundes (MT). Um dos temas centrais do encontro foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) “emergencial de transição”, que visa garantir espaço para programas sociais que perderam recursos.

A ideia é repor recursos para programas como o Farmácia Popular e a Merenda Escolar, que sofreram cortes na previsão orçamentária elaborada pelo governo Jair Bolsonaro.

Estamos acompanhando de perto, a gente vê muita dificuldade na questão orçamentária. Nós apoiamos o presidente Lula, nosso campo todo apoiou e estamos muito esperançosos para que a gente possa realmente levar essas políticas públicas que não estavam chegando”, apontou Brandão.

Esse momento de transição é do novo governo tomar conhecimento do que está disponível para o ano que vem. A prioridade é que essa PEC seja aprovada para garantir esses compromissos. Esse é um momento de transição e estamos aqui para dar apoio”, completou o governador.

Bancada maranhense: emendas impositivas

O encontro com o senador Marcelo Castro precedeu reunião do governador Brandão com parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional.

Na reunião com parlamentares maranhenses, Carlos Brandão ouviu as propostas dos deputados para a aplicação de investimentos no Maranhão em 2023.

Um dos assuntos em pauta foi qual será a destinação das chamadas Emendas Impositivas, garantia constitucional que permite que deputados, senadores, Comissão ou a bancada estadual indiquem ações, projetos e obras que o governo é obrigado a executar.

É lógico que a gente tem as nossas propostas e estamos discutindo aqui não só com o relator da Comissão de Orçamento, mas discutindo também com a nossa bancada”, sublinhou Carlos Brandão.

Para o governador, o momento é de união de esforços entre os poderes constituídos e os debates devem superar as divergências ideológicas e partidárias.

Estamos em uma relação institucional, democrática, independentemente daqueles que estiveram do nosso lado ou daqueles que estiveram contra a gente. O momento é de unir todo mundo. Esse é um papel que nós estamos fazendo com os prefeitos do Maranhão, com os deputados estaduais e vamos conduzir dessa mesma forma com os deputados federais e senadores”, explicou.

A meta foi ouvir os parlamentares e apresentar as propostas de investimento do Executivo maranhense para 2023. 

Com a ausência de apenas dois parlamentares da bancada maranhense, várias entidades e órgão estiveram representados durante o encontro, apresentando pleitos, como a Fundação Antônio Dino, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério das Comunicações, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Embrapa Cocais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), dentre outros.

A gente sabe que esse recurso é dos parlamentares. Nós vamos ouvir o que eles pretendem fazer para depois nós colocarmos nossas sugestões. Têm recursos na área da Saúde, Infraestrutura, Segurança Alimentar e para o Social. Vamos ver primeiramente o que eles estão pensando. Temos uma cesta de projetos que vamos discutir com eles, mas precisamos saber primeiro o que eles estão querendo destinar para o Maranhão, para a gente sinalizar a nossa posição”, afirmou Brandão.

Saúde é prioridade

Carlos Brandão defendeu o amplo debate para garantir que recursos das emendas impositivas cheguem “na ponta”, ou seja, à população. Ele ouviu as sugestões dos parlamentares e ressaltou a importância da destinação de verbas para a Saúde. “O que vocês puderem nos ajudar, estamos à disposição”, disse o governador, lembrando que a estrutura de saúde pública do Maranhão foi sensivelmente requalificada nos últimos sete anos, com a entrega de 17 Policlínicas, 31 Hospitais Macrorregionais e dezenas de obras em hospitais municipais.

Governadores e Lula

Ainda de acordo com Carlos Brandão, apesar dos debates já iniciados sobre a destinação do orçamento público para o próximo ano, o presidente eleito sinalizou interesse em reunir com os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal.

O presidente Lula falou que irá fazer uma reunião com todos os governadores, independente da questão político-partidária e ideológica, para que cada um dos governadores apresente quatro ou cinco projetos estruturantes e debatamos de que forma a gente pode fazer essa parceria”, finalizou.

Deputada Eleita Iracema Vale participa de almoço com lideranças e apoiadores e agradece a grande votação em Barreirinhas

A deputada estadual mais votada do Maranhão nas últimas eleições, Iracema Vale se reuniu na manhã deste domingo, 06, com lideranças e seu grupo político, na sua residência em Barreirinhas.

Iracema Vale falou às lideranças sobre seu comprometimento com o grupo, falou das lutas na campanha, e ressaltou a importância de cada um nesse processo, que fez dela a candidata mais votada na história do Maranhão com mais de 104 mil votos.

Estavam presentes, líderes comunitários, ex-vereadores, vereadores de mandato, assessores, entre outros que reiteraram a ela seus apoios na continuação do grupo e em sua legislatura na Assembleia Legislativa.

Iracema disse que irá trabalhar todos os dias para que não só o Maranhão mas Barreirinhas possam estar bem representados e que, posteriormente fará um evento para agradecer aos mais de 6 mil votos recebidos na cidade.

A deputada eleita destacou também que estará lado a lado com o agora a Governador Carlos Brandão e que a intenção do grupo na cidade é cada dia se fortalecer.

Para o assessor de Iracema Vale em Barreirinhas, Wallace a eleição de Iracema representa que agora, Barreirinhas terá uma deputada que de fato trará benefícios para a cidade.

Assim como os demais apoiadores falaram da importância de Iracema Vale e sua eleição.

IMG_20221109_124846IMG_20221109_124912

Ivo Rezende lança candidatura à presidência da Famem nesta terça-feira (8)

O prefeito de São Mateus, Ivo Rezende (PSB) lança, na noite desta terça-feira (8.nov.2022), sua candidatura à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) nas eleições que ocorrem no próximo dia 21 deste mês.

No convite, a coordenação de campanha informa que evento de lançamento da candidatura ocorre hoje, às 19h00, na Villa Reale Buffet, no Calhau.

O evento de oficialização da candidatura, também devem participar diversos prefeitos de várias regiões do estado, além de secretários do governador Carlos Brandão (PSB), como Rubens Pereira (Articulação Política) e Sebastião Madeira (Casa Civil).

VÍDEO | Mais um ônibus escolar sofre incidente nesta segunda-feira(7); as margens da MA-014 em Nova Olinda do Maranhão, veículo pega fogo

Um curto circuito pode ter sido a causa de um incêndio que se alastrou em ônibus escolar de Olinda Nova do Maranhão por volta das 7h desta segunda-feira (7.nov.2022)., na MA-014, próximo ao povoado QueLuz, o veiculo não estava transportando alunos. Para rever o caso do município de Icatu click (AQUI)

De acordo com informações o motorista o motorista estava se deslocando para bastecer, quando o fogo iniciou. A pesar do susto, o condutor e o ajudante não sofreram nada.

Veja o vídeo 

A prefeitura de Nova Olinda divulgou uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido.

IMG_20221107_235040

Vídeo | Pneu de ônibus escolar estoura e capota em estrada na zona rural de Icatu Ma

Um dos pneus de um ônibus escolar, que presta serviços no transporte de estudantes no município de Icatu, estourou na manhã desta segunda-feira (7.nov.2022), na zona rural, próximo ao lixão. Segundo informações o ônibus não transportava alunos no momento do incidente, apesar do susto, o motorista sofreu apenas ferimentos leves.

Testemunhas que passavam no local, relataram que o barulho do estouro do pneu foi muito alto fazendo o ônibus capotar e soltando o para-brisa.

Veja o vídeo

 

Após cobrar esclarecimentos do TSE, Marcos Cintra tem rede social suspensa e terá que se explicar a PF por determinação de Moraes em 48 horas

O ministro também deu prazo de duas horas para que o Twitter bloqueasse a conta do ex-secretário da Receita Federal.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo que a Polícia Federal ouça, em 48 horas, sobre o questionamento que o ex-secretário da Receita Federal fez a respeito da apuração das eleições de 2022.

A decisão de Moraes se deu no âmbito do inquérito que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas. O ministro, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proibiu Cintra de publicar, promover, replicar e compartilhar ataques e notícias falsas sobre o processo eleitoral brasileiro, sob pena de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

Na mesma decisão, Moraes também deu prazo de duas horas para que o Twitter bloqueasse a conta de Cintra na plataforma e uma multa diária de R$ 100 mil se a determinação não fosse cumprida. O perfil do candidato a vice-presidente na chapa de Soraya Thronicke (União Brasil) foi suspenso na tarde deste domingo.

Ao acessar o perfil de Cintra na rede social, o usuário se deparava com a seguinte mensagem: “A conta de Marcos Cintra foi suspensa no Brasil em resposta a uma demanda legal”.

Na decisão, Moraes afirma que o ex-secretário da Receita Federal “utiliza as redes sociais para atacar as instituições democráticas, notadamente o Tribunal Superior Eleitoral, bem como o próprio Estado democrático de Direito, o que pode configurar, em análise preliminar, crimes eleitorais”.

De acordo com o ministro, a postagem Cintra impõe a adoção de “medidas que restrinjam a divulgação de conteúdo falso – eminentemente antidemocrático –, em evidente violação à liberdade de expressão”.

Marcos Cintra usou seu perfil no Twitter para, neste sábado (5), questionar o TSE a respeito da apuração das eleições presidenciais de 2022. “Verifiquei os dados do TSE e não vejo explicação para o JB ter zero votos em centenas de urnas. Ex. Roraima, e em São Paulo, como em Franca, Osasco e Guarulhos.”

Há outras centenas, senão milhares de urnas com votações igualmente improváveis. Curiosamente, não há uma única urna em todo o país onde Bolsonaro tenha 100% dos votos”, escreveu. “Se há suspeita em uma única urna, elas recaem sobre todo o sistema.”

Cintra fez uma sequência de sete tuítes afirmando que dúvidas sobre o sistema eleitoral são legítimas e que ele não acredita que o TSE seja cúmplice de algum esquema fraudulento, embora os cidadãos tenham de exigir esclarecimentos das autoridades.

No Instagram, Cintra se disse “triste” e “preocupado” com a decisão.

Minha conta do Twitter acaba de ser Retida no Brasil… Um cidadão de bem fazendo perguntas sobre dados oficiais… estou muito triste e preocupado.”

 

CNN

Vídeo | Morador flagra despejo irregular de esgoto em praia de São Luís

Um morador do bairro Ponta d’Areia, em São Luís, flagrou na manhã deste domingo (6.nov.2022), um despejo de esgoto diretamente na praia indo para o mar da orla da capital. No vídeo é possível ver um liquido escuro escorrendo em direção ao mar.

Veja o vídeo