Alcântara: Cla faz hoje lançamento do primeiro foguete privado

Nesta quarta-feira (21.dez.2022), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza pela primeira vez a decolagem de um foguete com operação comercial, o foguete HANBIT-TLV, desenvolvido pela startup sul-coreana Innospace, especializada em veículos lançadores de satélites.

A operação inédita foi batizada de Astrolábio e contará com os trabalhos da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O foguete levará uma carga útil, chamada de SISNAV (Sistema de Navegação Inercial), experimento nacional para a navegação autônoma de foguetes, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da Força Aérea Brasileira, dentro do projeto Sistema de Navegação e Controle (SISNAC). A tecnologia fará parte do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM).

Para alinhar detalhes sobre o lançamento do HANBIT-TLV e a criação de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, a partir de operações na Base de Alcântara, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, recebeu nesta segunda-feira (19), no Palácio dos Leões, em São Luís, a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo César Alvim, e do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura.

De acordo com o ministro Paulo César Alvim, a intenção do governo federal é apoiar o Maranhão na instalação de um centro de capacitação e um centro tecnológico, voltados para preparar mão de obra local para as próximas operações espaciais realizadas a partir da Base de Alcântara.

São novos e bons postos de trabalho, geração de nota fiscal local e uma possibilidade de expandir e construir aqui no estado um ecossistema aeroespacial de suporte ao CLA”, sublinhou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Mão de obra maranhense no setor aeroespacial

O governador Carlos Brandão explicou que o centro de capacitação deverá contar com o apoio técnico de várias instituições científicas, a exemplo do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e de universidades públicas.

Isso é um marco na história. O Maranhão entrando na fase aeroespacial mundial. Com certeza isso vai trazer um grande desenvolvimento, nós vamos ter aqui a oportunidade de geração de milhares de empregos. Em um primeiro teremos um centro de capacitação e, em seguida, um centro tecnológico. Vamos montar um grande centro para que a gente possa capacitar os nossos jovens e entrar nesse mercado de trabalho”, pontuou o governador.

Inaugurado no dia 1º de março de 1983, o CLA nunca havia realizado uma operação espacial de uma empresa privada. O foguete da Innospace fará um voo suborbital, utilizando um novo motor de propulsão híbrida. A meta da empresa sul-coreana é realizar lançamentos mais complexos a partir de Alcântara, até colocar satélites em órbita.

A gente acredita que é um ponto de inflexão. A partir de agora São Luís, Alcântara e o Maranhão entram no mapa espacial do planeta”, avaliou o ministro Paulo César Alvim.

Uma empresa canadense também planeja fazer lançamentos a partir de Alcântara em meados de 2023 e empresas de outros países já estão em negociação para novas decolagens privadas.

Oposição se reúne e demonstra alinhamento em Bequimão (MA)

Aconteceu uma reunião neste sábado (17.dez.2022), muito importante para o futuro processo democrático e eleitoral de Bequimão. Um grupo de bequimãenses, estivemos reunidos em prol de um projeto especial para Bequimão.

Queremos adiantar ao nosso povo, que tem coisa boa vindo por aí, e quem também anseia por uma Bequimão melhor para se viver, pode se juntar a nós neste propósito que em breve mudará a história da nossa amada cidade”, afirmou o grupo.

O processo eleitoral começou mais cedo e as movimentações no “tabuleiro” político estão sob avaliação popular. O que se comenta nos quatro cantos da cidade, é que a rejeição do atual prefeito e do seu grupo é altíssima, o povo cansou de perder e quer comandar o seu destino. A hora para tomarmos as decisões que podem mudar o rumo de Bequimão para melhor chegou!

A união da oposição é um anseio da população. A grupo está dialogando e buscando mais nomes para formar um alinhamento político com o objetivo de unificar a oposição da cidade. Construirão juntos projetos para o futuro de Bequimão, visto que o município vive uma administração personalista que governa com olhos voltados a um pequeno grupo político.

O encontrou contou com várias lideranças da oposição, para alinhamento político visando o fortalecimento do grupo

Lideranças presentes na reunião:

Fábio de Zé Preto, Dinha Pinheiro, Cesar Cantanhede, Dico da farmácia, Antônio Diniz,Francisco Ferreira, Adiel, Henrique, Thito Fábio, Chico Ferreira, Sassá, Dicinho,

 

Cerimônia de diplomação do TRE-MA formaliza escolha de Carlos Brandão como governador e Felipe Camarão como vice

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) diplomou, as eleitas e os eleitos em 2022, em sessão solene, neste sábado (17). A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e teve transmissão ao vivo pelo canal do TRE-MA no Youtube e também pelas redes sociais do governo do Maranhão.

Para o governador Carlos Brandão a diplomação representa um momento de responsabilidade e compromisso. “Fizemos uma campanha bonita, uma aliança maior com o povo do Maranhão. Hoje é um marco na história da minha vida, eu que passei 30 anos me dedicando à política, cumpridor de todos os compromissos e Deus quis me dar essa oportunidade para que eu possa governar o Maranhão pela segunda vez. Meu compromisso é fazer um governo justo, solidário, convicto e tenho fé em Deus que esse vai ser um governo pacificado, de união, de harmonia entre os poderes, focado em atender a população, mas em especial, aos que mais precisam”, garantiu o governador Carlos Brandão.

Em seu discurso, o governador Brandão enalteceu o trabalho do TRE-MA pela transparência e compromisso em todo processo eleitoral. “Essas eleições representam um marco que porá fim aos radicalismos e atos que se espalharam pelo Brasil. Quando se trata da democracia só há um lado: respeito à ordem institucional, ao resultado das urnas. A boa política visa buscar um bem comum e não se tornar instrumento de divisão em nossa sociedade”, declarou Brandão.

Ele ressaltou, ainda, a importância de continuar governando para as pessoas que mais precisam. “Teremos o olhar atento àqueles que mais precisam, com modernização da máquina pública, gerando mais oportunidades de emprego e renda para a nossa gente. Trago a simplicidade de um cristão, sertanejo, vindo de Colinas que sabe ouvir e que sabe a importância das cidades”, assegurou o governador.

Na cerimônia foram diplomados o governador Carlos Brandão e o vice Felipe Camarão, o senador Flávio Dino e os dois suplentes, 18 deputados federais, 42 estaduais e também os primeiros suplentes de cada partido dos cargos de deputado federal (12) e estadual (12).

Para a presidente do TRE-MA, a desembargadora Angela Salazar, o processo eleitoral no Maranhão foi enfrentado com sabedoria, firmeza , serenidade e de forma eficaz. “Devo dizer aos senhores que o TRE-MA se reorganizou e se reinventou nos quatro segmentos que compõem o processo eleitoral: eleitores, candidatos, instituições parceiras e partidos políticos para proporcionar aos maranhenses um pleito eleitoral seguro, pacífico e transparente”, garantiu a presidente.

Ela disse que dessa maneira, o TRE-MA qualificou todos os eleitos a serem legitimamente diplomados e assegurou o primado da vontade soberana do povo, consolidando o direito de escolher seus representantes.

Diplomação

Diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha de eleitos pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas.

Na cerimônia de diplomação, que marca o encerramento do processo eleitoral, ocorreu a entrega dos diplomas, que foi feita pelos membros da Corte do TRE-MA e ainda pelo procurador eleitoral e levam a assinatura da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Angela Salazar.

Em São Luís, homem pula muro de motel e foge sem pagar a conta;VÍDEO

A cidade de São Luís não é para amadores, um homem não identificado pulou um muro de um motel da capital, após consumir e passar a noite e não ter dinheiro para pagar o estabelecimento.

O pior que o cliente ainda deixou a mulher aguardando na portaria, enquanto ele pulava o muro e dava aquele perdido de 360°.

 

O fato aconteceu no último domingo (11.dez.2022).

Deputada Iracema Vale é diplomada e reafirma compromisso com os maranhenses

A deputada estadual Iracema Vale (PSB), foi diplomada pelo Tribunal Regional Eleitoral neste sábado (17.dez.2022) em solenidade no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa Estadual. Iracema foi eleita com mais de 104 mil votos e em sua fala reiterou o compromisso com os maranhenses, aos quais agradeceu pela confiança.

Hoje é um dia de muita alegria para mim, mas sobretudo um dia de reafirmar meu compromisso com o povo do Maranhão e com os mais de 104 mil eleitores que me elegeram para o mandato. Meu agradecimento aos maranhenses que me deram esse voto de confiança para que eu possa representá-los na assembleia”, afirmou Iracema.

A parlamentar assegurou ainda que vai lutar por mais segurança, a juventude e a mulher maranhense. “Na certeza de que a gente precisa diminuir a violência contra a mulher e gerar emprego. Essas são as nossas bandeiras na Assembleia”, afirmou.

A solenidade lotou o Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Na cerimônia, os 42 deputados estaduais, 18 federais eleitos e reeleitos, governador e vice, 1 governador e vice, 1 senador e os 2 suplentes e também os primeiros suplentes de cada partido dos cargos de deputado federal receberam o diploma eleitoral impresso.

A diplomação representa a fase final da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. O ato de diplomação habilita os candidatos eleitos a assumirem e exercerem os mandatos eletivos.

“Um governo próximo das pessoas”, declara Brandão durante visita ao Natal Itinerante, no João Paulo*

Depois de realizar o maior São João do Brasil, o governador Carlos Brandão cumpre mais uma grande tarefa: a de oferecer ao povo maranhense (e turistas) o maior Natal de todos. E a festa natalina segue a todo vapor no Maranhão com o projeto Natal Itinerante.

Na noite dessa quinta-feira (15), o governador visitou o projeto, que foi realizado no bairro do João Paulo, em São Luís.

Muitas crianças e famílias reunidas para vivenciarem o espírito natalino, que continua agraciando a todos, levando mensagens de alegria, renovação e fraternidade”, declarou Brandão.

Durante passagem pelo bairro, o governador reforçou a importância dos projetos festivos realizados pelo governo do Estado ocuparem diversos espaços, levando oportunidade de lazer para milhares de maranhenses.

Morei no João Paulo e aqui estou revendo meus amigos, participando dessa grande celebração. Assim será nosso governo: próximo das pessoas, seja com o Carnaval, São João e Natal”, garantiu Brandão.

Em todas as atividades, a população maranhense já demonstra animação ao propor ideias ao governante para a programação carnavalesca 2023.

PF leva vereador Beto Castro em condução coercitiva para prestar esclarecimentos sobre as eleições deste ano

Ajeitei o texto

Beto Castro é conduzido coercitivamente para depor em investigação do TRE-MA

O vereador Beto Castro foi conduzido coercitivamente por um agente federal, nesta quinta-feira, 15, quando se encontrava na Câmara Municipal de São Luís.

Apurou O INFORMANTE que a condução coercitiva de Beto Castro foi feita para que ele depusesse numa investigação que está sendo feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) sobre recursos destinados a obras e/ou eventos durante a última campanha. Os recursos teriam sido destinados a obras e/ou eventos durante a última campanha. Esses recursos Os teriam sido passado a vereadores via institutos.
Como já havia sido intimado outras vezes e não tinha comparecido, Beto Castro foi conduzido coercitivamente para depor e prestar esclarecimentos na Justiça Eleitoral.

A denúncia teria sido feita pelo ex-candidato a governador Weverton Rocha contra a campanha do então candidato ao Palácio dos Leões, Carlos Brandão. Recentemente, inclusive, Weverton teria manifestado a intenção de retirar essa ação.

Com informações do O Informante

Timbiras: Justiça manda Prefeito pagar atrasados e reconhece violação a direito dos professores

Falta de verba não serve de justificativa para o prefeito Antônio Borba Lima porque o Fundeb faz repasses ao Município.

A batalha que vem sendo travada entre professores da rede municipal de educação e o prefeito Borba teve mais um capítulo.

Na terça-feira, dia (13.dez.2022), o juiz da comarca do município intimou a prefeitura para que num prazo de 15 dias comprove o cumprimento da obrigação de fazer determinada na sentença do processo em questão com advertência de que o descumprimento injustiçado poderá ensejar a responsabilização civil e criminal.

IMG-20221215-WA0052Vale ressaltar que o processo Judicial de busca de garantia de direitos teve inicio ainda em 2018 quando o prefeito se negou a pagar o reajuste do piso salarial do magistério aos professores no valor de 6,81%.

A categoria obteve vitória em duas instancias judiciais e agora, com a intimação da prefeitura, espera que o prefeito Borba cumpra a ordem da justiça e pague os direitos dos profissionais da educação.

ALEMA: Apesar do PDT ter recomendado votar em Othelino, Glauber Cutrim declara seu voto em Iracema Vale

Na noite desta quinta-feira (14.dez.2022), por meio de suas redes sociais o deputado Glaubert Cutrim, do PDT, externou publicamente seu voto na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Screenshot_2022-12-14-22-25-29-033-edit_com.instagram.android

Declaro meu voto à candidatura para a presidência da ALEMA da deputada eleita Iracema Vale, apoiada pelo governador Carlos Brandão. Da mesma forma que fiz nos últimos anos, trabalharemos juntos para que a harmonia entre os poderes resultem em benefício ao povo do Maranhão.” Escreveu o parlamentar por meio de suas redes sociais.

Apesar do PDT ter recomendado voto no atual presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), Glalbert Cutrim decidiu votar na deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB). Glalbert justificou seu posicionamento pelo fato de Iracema ser a candidata do governador Carlos Brandão (PSB).

Brandão visita CLA e fala em parceria para novos lançamentos internacionais de foguetes e satelites

Fundada no dia 22 de dezembro de 1648, a cidade de Alcântara, a 30 km de São Luís, está prestes a sediar um novo marco histórico para o programa espacial brasileiro: pela primeira vez o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) fará a decolagem de um foguete de uma empresa privada. Ainda em dezembro deste ano, a empresa sul-coreana Innospace lançará um satélite com motor híbrido, patenteado pela própria startup asiática, a partir da Base de Alcântara.

Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Carlos Brandão visitou as instalações da Innospace e confirmou o interesse da administração estadual em apoiar lançamentos de foguetes e satélites de outros países.

Até o fim do ano estamos lançando aqui um foguete sul-coreano, que vai ser aberto para vários países, para que a gente possa fazer um teste, e daí, ano que vem teremos mais foguetes. Aqui [Alcântara] temos todas as condições favoráveis”, sublinhou Carlos Brandão.

Uma das metas, segundo Brandão, é garantir mais espaço para mão de obra maranhense em projetos aeroespaciais desenvolvidos em Alcântara. De acordo com o governador, a qualificação da população local faz parte desse processo.

A nossa visita visa fortalecer essa aliança entre o governo do Estado e o CLA. Mostrar para o Brasil e para o mundo que o governo do Estado é parceiro desse projeto, que vai trazer grande desenvolvimento para o nosso estado, que vai absorver a nossa mão de obra. E aí a gente tá discutindo vários assuntos, principalmente essa questão de capacitação dos nossos profissionais, para que os maranhenses não fiquem fora desse projeto”, observou Brandão.

Empresas do setor aeroespacial dos Estados Unidos e Canadá também já acertaram o uso da Base de Alcântara para o lançamento de foguetes e satélites. O governador Carlos Brandão sinaliza que o Maranhão vai garantir “segurança jurídica e política” para as empresas estrangeiras que queiram operar em Alcântara.

Um dia muito importante, um marco no lançamento de foguetes de Alcântara, um marco nessa parceria. O mundo inteiro está olhando para essa entrevista. Os coreanos, os americanos, os canadenses estão observando que aqui tem parceria, segurança jurídica e segurança política. Aqui será um grande Centro de Lançamento de foguetes e satélites de vários países”, afirmou Carlos Brandão.

Parceria com CLA – Operado pela Força Aérea Brasileira, o CLA foi inaugurado no dia 1º de março de 1983 e é reconhecido pelas vantagens logísticas e geográficas de Alcântara para customizar o lançamento de foguetes – já que a Base de Alcântara fica mais próxima à linha do Equador (gerando até 30% de economia de combustível). A decolagem do foguete da Innospace vai testar a capacidade do CLA para lançamentos espaciais e reforça a soberania brasileira sobre o seu espaço aéreo.

Para o diretor do CLA, coronel engenheiro Fernando Benitez, a visita de Carlos Brandão expõe ao mundo a presença do governo do Maranhão em programas estratégicos desenvolvidos na Base de Alcântara.

A visita do governador Brandão aqui no CLA no dia de hoje é um marco muito importante para mostrar para todos que existe uma grande parceria entre governo do Estado e o que está acontecendo de estratégico no país. A visita para conhecer as instalações da Innospace para conhecer o foguete, a plataforma de lançamento, mostra que aquela promessa que o CLA fez ao governo do Estado e à população maranhense, que o desenvolvimento viria, está acontecendo. Eu agradeço ao governador pelo apoio que foi dado para essa operação”, destacou o militar.

Ex-prefeito, pai de senador, filho de deputado e fantasmas; são alguns dos nomes que aparecem na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Maranhão; Confira

Com aproximação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, o presidente da casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), vem adotando várias medidas administrativas que diminui a transparência do legislativo.

Uma dessas medidas é a exclusão da folha de pagamento do portal de transparência da Alema, que antes poderia ser baixada por completa agora não é permitido, outra medida implantada foi à ocultação de informações sobre funcionários, como cargos e lotação.

Nas folhas de pagamentos da Alema é possível encontrar várias pessoas que recebem sem ao menos pisar na Alema, como o ex-prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), aliado de primeira linha de Othelino, assim como o pai do senador Weverton Rocha (PDT), o senhor Deusdedith Marques de Sousa, ambos casos já denunciados aqui no blog. Vale ressaltar que Othelino já correu para seu amigo Weverton na busca desesperada por uma recondução à presidência da Alema.

Ainda é possível encontrar nome de filho de deputado federal, entre outros nome que chamam atenção.

Assim, trazemos com exclusividade as folhas de pagamento da Assembleia Legislativa do Maranhão com a relação de todos os funcionários efetivos e comissionados referente a todo o ano de 2021 e parte de 2022.

Confira a lista de funcionários,  na íntegra:

Folha de Pagamento 1

Folha de Pagamento 2

 

 

Com informações do Joerdson Rodrigues

Notas SlzMa: PCdoB sob o comando de Marcio Jerry tenta angariar voto para Othelino e esquece de combinar com os deputados

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), tentou, de forma sutil, angariar votos para o deputado estadual Othelino Neto, ambos do PCdoB, na corrida pela presidência da ALEMA.

Screenshot_2022-12-11-17-34-47-557-edit_com.twitter.androidAcontece que ao presidir a assembleia de ontem (10.dez.2022), no Comitê Estadual do PCdoB, Márcio – que é presidente do Diretório Estadual – esqueceu de combinar com os deputados a sua declaração. Segundo Jerry, a bancada comunista seguirá com Othelino.

Acontece que é menos de 24 horas, após a reunião, a deputada Ana do Gás (PCdoB), que está “no pacote”, declarou em suas redes sociais na manha deste domingo (11.dez.2022) que segue o entendimento do governador Carlos Brandão (PSB), e já declarou que seu voto é de Brandão, mostrando sua total lealdade aos Leões.

Screenshot_2022-12-11-09-41-41-172-edit_com.twitter.android