Prefeito de São Benedito do Rio Preto participa da entrega de cestas básicas que vai atender mais de 3 mil famílias

Para ajudar a amenizar os impactos da pandemia para mais de 3 mil famílias em vulnerabilidade social, a Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, através da Secretaria de Assistência Social, entregou mais de 3 mil cestas básicas aos cidadãos sambeneditense.

Neste sábado (31.dez.202), aconteceu a distribuição das cestas com a presença do prefeito Wallas Rocha. A entrega ocorreu no bairro Mutirão.

A Entrega das cestas, garante às famílias do nosso município uma virada de ano mais digna e o primeiro dia de 2023 com comida na mesa, humanidade e solidariedade para com o povo sambeneditense.

IMG-20230101-WA0454 IMG-20230101-WA0453 IMG-20230101-WA0458 IMG-20230101-WA0457 IMG-20230101-WA0445 IMG-20230101-WA0451 IMG-20230101-WA0438 IMG-20230101-WA0437 IMG-20230101-WA0449 IMG-20230101-WA0443 IMG-20230101-WA0461 IMG-20230101-WA0436 IMG-20230101-WA0434

Na função de presidente, Mourão fará pronunciamento em cadeia nacional amanhã (31)

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) fará um pronunciamento neste sábado (31.dez.2022) em seu último dia no governo. A declaração será transmitida em cadeia nacional de rádio e televisão, às 20h, com previsão de sete minutos. Segundo interlocutores, trata-se de uma mensagem de fim de ano.

O general assume a Presidência do país após o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter embarcado esta tarde rumo a Orlando, nos Estados Unidos, onde passará ao menos um mês. Segundo o Diário Oficial da União (DOU), o governo federal autorizou o apoio de cinco assessores de Bolsonaro para a segurança do presidente.

Contrariando os ritos, Bolsonaro escolheu não participar da tradicional transmissão de faixa presidencial ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de janeiro, quando o petista tomará posse.

Mourão, eleito senador pelo Rio Grande do Sul, também não pretende passar a faixa.

Correio Braziliense

Prefeito de Timbiras não cumpre ordem judicial e professores param no ano letivo de 2023

Em reunião da sede da APEMT/SINPROESEMMA, na manhã desta quarta-feira, (28.dez.2022), professores da rede municipal de educação de Timbiras aprovaram indicação de paralização das aulas no ano letivo de 2023 caso o prefeito Borba continue a negar os direitos da categoria.

Entre as cobranças dos profissionais da educação está o pagamento do reajuste do piso salarial do magistério ainda do ano de 2018, no percentual de 6,81%, no qual obtiveram vitórias em duas instancias judiciais e mesmo assim ainda a sentença processual ainda não foi executada pelo gestor municipal acarretando em perda nos salários dos educadores.

Os professores de Timbiras cobram ainda transparente nos gastos públicos da educação e alegam está às escuras com a continua negação de documentos por parte da prefeitura.

IMG-20221228-WA0575 IMG-20221228-WA0579 IMG-20221228-WA0577 IMG-20221228-WA0578

Vale ressaltar também que a secretaria de educação informou aos educadores que não haverá rateio dos recursos do FUNDEB/2022, alegando não haver sobras de recursos, informação esta que deixa muitas dúvidas entre os professores já que não foi apresentado nenhum dado contábil comprobatório da informação.

Casa de festas infantis é suspeita de aplicar golpe em dezenas de clientes em São Luís

Os clientes de uma empresa reponsável por realizar festas infantis denunciaram o descumprimento de contratos após serem surpreendidos com um comunicado de encerramento das atividades do negócio nesta quinta-feira (29). Os contratantes foram até o local onde funcionava a Happy Day e tentaram entrar em contato com a responsável pela empresa, mas não conseguiram nenhuma resposta em relação aos ressarcimentos e danos causados.

De acordo com as testemunhas, um grupo de Whatsapp foi criado pelo advogado da empresa, mas nenhum tipo de solução foi apresentada aos clientes, alguns deles com eventos que deveriam ser realizados nesta quinta. Entre contratantes, funcionários e fornecedores, mais de 150 de pessoas denunciam a Happy Day por falta de pagamento ou algum tipo de prejuízo financeiro.

Nas redes sociais, a empresa Happy Day explicou no comunicado o motivo do encerramento de suas atividades e da entrada em um pedido de falência. Apesar da declaração, os contratantes informaram que nenhum acordo ainda foi feito.

Screenshot_2022-12-29-23-37-25-357-edit_com.instagram.android

Com informações do Imirante

Em Arari, teto da feira do produtor que seria entregue em janeiro pela prefeitura, jorra agua após forte chuva

A chuva forte que caiu na tarde desta quarta-feira (28.dez.2022)  foram suficiente para mostrar a péssima qualidade da obra da estrutura do teto da feira do produtor do município de Arari.

Nas imagens mostram um aguaceiro caindo do teto da feira, que seria inaugurada no mês de janeiro de 2023.

A obra vem se arrastando há um ano, e mesmo assim as imagens mostram incompetência da administração municipal do Ruy Filho.

Segundo informações a prefeitura estaria apressando os serviços justamente pela chagada do período chuvoso, para que os feirantes passem para nova estrutura, mais do jeito que esta é colocar em risco os produtores.

 

O SlzMa tentou contato com a prefeitura de Arari para pedir explicação sobre a obra, mais não teve retorno.

Pelé morre aos 82 anos

Tricampeão mundial estava internado desde a última 4ª feira, quando foi ao hospital para uma reavaliação do tratamento de um tumor de cólon.

Ídolo mundial, o tricampeão da Copa do Mundo Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta 5ª feira (29.dez.2022) aos 82 anos. O ícone do Santos e da seleção brasileira, que ganhou o apelido de “Rei do Futebol” e é considerado um dos maiores atletas da história, estava internado em São Paulo desde 29 de novembro.

Pelé estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. Deu entrada para reavaliar o tratamento quimioterápico de tumor no cólon diagnosticado em setembro de 2021, mas novos exames identificaram uma infecção respiratória no ex-jogador.

No último boletim médico, divulgado na 4ª feira (21.dez), o Hospital Israelita Albert Einstein declarou que Pelé teve uma piora em seu estado de saúde com “progressão da doença oncológica”. Por meio de seu perfil no Instagram, Kely Nascimento, uma das filhas do “Rei do Futebol”, afirmou no dia que a família suspendeu a celebração de Natal em casa e iria passar a data comemorativa no hospital com o pai.

Não havia sido a 1ª internação de Pelé por causa do câncer. Ele esteve internado em outras 3 ocasiões. Em 2021, ele foi hospitalizado em 31 de gosto –quando anunciou a doença. Ficou quase 1 mês no hospital, até  30 de setembro de 2021, por causa da cirurgia para retirada do tumor. Em dezembro do mesmo ano, foi internado novamente. Em fevereiro de 2022, o craque do futebol foi internado novamente. Retornou em 29 de novembro.

Pelé deixa 7 filhos: Kelly Cristina, Jennifer, o também jogador Edinho, Joshua, Celeste, Sandra Regina Machado e Flávia Kurtz.

 

Cotado para ministério de Lula, Juscelino Filho seria o 3º maranhense a ocupar ao mesmo tempo, 3 ministérios no governo federal

De acordo com o jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, o União Brasil deve ficar com o ministério do Turismo e o nome a ser indicado seria o do deputado federal maranhense Juscelino Filho, que foi reeleito em 2022.

Caso se confirme, quem assumiria o mandato de deputado federal em seu lugar é o médico Dr. Benjamim, da região de Açailândia.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sinalizou que entregará três ministérios ao PSD e três ministérios ao União Brasil. O cálculo busca garantir “governabilidade” – ou seja, votos que acompanhem o governo na votação de projetos no Congresso.

Para o União Brasil, a lista é composta pelas pastas de Integração e Desenvolvimento Regional e Turismo.

Para a primeira, um nome inicialmente cotado era do líder do União na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA). A indicação, no entanto, sofre forte resistência do PT baiano – e o impasse terá que ser resolvido por Lula com o União. Entraram no páreo o senador Davi Alcolumbre (AP) e a deputada Dorinha (TO).

Para o Turismo, o cotado é Juscelino Filho (MA). Para as Comunicações, Paulo Azi (BA).

Interlocutores do presidente eleito, no entanto, afirmam que Lula recebeu a garantia de que esse “mapeamento” ministerial garantiria votos de PSD e União na Câmara e no Senado. Ou seja: na prática, traria as duas siglas para a base do governo.

Educação: Prefeito Wallas Rocha entrega 6 mil brinquedos no “Natal das Crianças” em São Benedito do Rio Preto MA)

O Ginásio Poliesportivo Galileu Robert Rodrigues, 100% reformado pela Prefeitura de São Benedito do Rio Preto foi o local escolhido para a entrega de brinquedos, na sede. Ornamentado com adereços de Natal e com a presença do Papai Noel, o espaço esportivo teve stands de 12 escolas, onde seus alunos puderam receber seus presentes com alegria.

A ação foi executada pelo próprio prefeito Wallas Rocha, através da Secretaria Municipal de Educação, e prestigiada por secretários, adjuntos, coordenadores, vereadores e demais servidores públicos.

Neste ano, foram 6 mil brinquedos entregues em 54 escolas do município, a maioria delas na zona rural, garantindo assim o sorriso dos nossos pequenos e pequenas sambeneditenses.

A entrega de brinquedos às vésperas das festividades natalinas se tornou uma tradição no calendário de ações da atual Administração Municipal, com foco na inclusão social.

Screenshot_2022-12-26-20-32-50-043-edit_com.instagram.android

Banco do Brasil abre concurso público para 82 vagas de escriturário, com salário de R$ 3,6 mil

O Banco do Brasil tornou abertas, nesta sexta-feira (23.dez.2022), as inscrições para concurso público com 70 vagas mais cadastro de reserva para o cargo de escriturário, na função de agente comercial, no Maranhão. O salário previsto é de R$ 3.622,23 para jornada de 30 horas semanais.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 24 de fevereiro de 2023 no site da Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição é no valor de R$ 50. O candidato deve ter nível médio completo. No Maranhão, estão sendo ofertadas 70 vagas imediatas e 12 para cadastro de reserva. Veja o edital.

Há vagas também para a função de agente de tecnologia para Brasília e São Paulo. Além da remuneração, o aprovado terá participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-crèche; ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, acesso a plano de saúde, plano odontológico básico e a programas de educação e capacitação. As provas objetivas e prova de redação serão aplicadas no dia 23 de abril. O resultado final está previsto para 14 de julho de 2023.

Provas

O concurso terá provas objetivas e prova de redação, que serão aplicadas no dia 23 de abril. As provas terão duração de 5 horas.

No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a UF/Macrorregião/Microrregião e a cidade de realização das provas. Ou seja, ao optar por concorrer à determinada UF/Macrorregião/Microrregião, o candidato estará automaticamente vinculado a ela para fins de realização de provas, de classificação e de contratação.

O candidato deve verificar no Anexo I do edital a lista de municípios abrangidos dentro de cada macro e microrregião.

QUE PAPAEL HEIN!? Já não bastava ter trocado a família pela amante, prefeito de Arari não comparece na diplomação do próprio filho

Nem mesmo o espírito natalino foi capaz de sensibilizar o prefeito de Arari, Rui Filho, conhecido por ter sua vida pessoal no centro dos fuxicos da sociedade ludovicense.

O prefeito caiu nos holofotes depois abandonar a própria família para assumir a então amante, hoje intitulada primeira-dama.

Desta vez, segundo informações obtidas pela reportagem do blog, o prefeito teve a insensibilidade de não comparecer no evento de diplomação como advogado do filho, identificado como Rui Neto.

O evento aconteceu no início da semana na sede da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB), em São Luís.

Rui Filho não fez nem mesmo questão de registrar uma foto ao lado do filho num momento ímpar da vida acadêmica.

Rui Neto é um dos 4 filhos do prefeito com a também prefeita Maura Jorge.

Foto oficial da diplomação não traz a figura paterna do hoje advogado Rui Filho, que por sinal carrega o nome do pai.

Screenshot_2022-12-24-17-52-33-490-edit_com.android.chrome

Com Informações Maldine Vieira

10 municípios mais miseráveis do Brasil seguem no Maranhão; diz IBGE

São eles: Cajari, Satubinha, Peri-Mirim, Nina Rodrigues, Cajapió, Itaipava do Grajaú, Primeira Cruz, Central do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão e Matões do Norte.

O pior do país é Matões do Norte, que segue na rabeira desde 2018. De acordo com estudo do IBGE de 2020, essas cidades têm PIB per capta de R$ 15 mil, a mais baixa do país.

Chama a atenção na lista os municípios de Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, que estão na zona dos Lençóis Maranhenses, prova de que o estado não tem, sequer, uma política de aproveitamento do Turismo, uma das maiores indústrias do mundo.

O número é ainda maior se contarmos os 25 piores estados brasileiros em PIB per capta, dos quais 24 estão no Maranhão.

O legado da gestão de Flávio Dino no nosso estado é uma verdadeira tragédia humana, quando ele chegou o Maranhão tinha 20 cidades entre as 100 mais pobres do país, quando ele saiu deixou 40 entre as 50 mais pobres, 63% da população vivendo em insegurança alimentar, ou seja, não sabem o que irão comer no dia seguinte. Flávio Dino se elegeu Senador da República com grande parte dos votos de miseráveis e famintos do Maranhão e em alguns dias ele empossado como Ministro da JUSTIÇA do país e de um estado com sua gente INJUSTIÇADA. A pobreza da maioria alimenta o poder de minorias.

Porém, de agora em diante, o Maranhão entra em um novo ciclo de poder.

Screenshot_2022-12-20-14-39-49-797-edit_com.android.chrome

Por Marco D’Eça

 

Alcântara: Cla faz hoje lançamento do primeiro foguete privado

Nesta quarta-feira (21.dez.2022), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza pela primeira vez a decolagem de um foguete com operação comercial, o foguete HANBIT-TLV, desenvolvido pela startup sul-coreana Innospace, especializada em veículos lançadores de satélites.

A operação inédita foi batizada de Astrolábio e contará com os trabalhos da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O foguete levará uma carga útil, chamada de SISNAV (Sistema de Navegação Inercial), experimento nacional para a navegação autônoma de foguetes, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da Força Aérea Brasileira, dentro do projeto Sistema de Navegação e Controle (SISNAC). A tecnologia fará parte do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM).

Para alinhar detalhes sobre o lançamento do HANBIT-TLV e a criação de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, a partir de operações na Base de Alcântara, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, recebeu nesta segunda-feira (19), no Palácio dos Leões, em São Luís, a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo César Alvim, e do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura.

De acordo com o ministro Paulo César Alvim, a intenção do governo federal é apoiar o Maranhão na instalação de um centro de capacitação e um centro tecnológico, voltados para preparar mão de obra local para as próximas operações espaciais realizadas a partir da Base de Alcântara.

São novos e bons postos de trabalho, geração de nota fiscal local e uma possibilidade de expandir e construir aqui no estado um ecossistema aeroespacial de suporte ao CLA”, sublinhou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Mão de obra maranhense no setor aeroespacial

O governador Carlos Brandão explicou que o centro de capacitação deverá contar com o apoio técnico de várias instituições científicas, a exemplo do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e de universidades públicas.

Isso é um marco na história. O Maranhão entrando na fase aeroespacial mundial. Com certeza isso vai trazer um grande desenvolvimento, nós vamos ter aqui a oportunidade de geração de milhares de empregos. Em um primeiro teremos um centro de capacitação e, em seguida, um centro tecnológico. Vamos montar um grande centro para que a gente possa capacitar os nossos jovens e entrar nesse mercado de trabalho”, pontuou o governador.

Inaugurado no dia 1º de março de 1983, o CLA nunca havia realizado uma operação espacial de uma empresa privada. O foguete da Innospace fará um voo suborbital, utilizando um novo motor de propulsão híbrida. A meta da empresa sul-coreana é realizar lançamentos mais complexos a partir de Alcântara, até colocar satélites em órbita.

A gente acredita que é um ponto de inflexão. A partir de agora São Luís, Alcântara e o Maranhão entram no mapa espacial do planeta”, avaliou o ministro Paulo César Alvim.

Uma empresa canadense também planeja fazer lançamentos a partir de Alcântara em meados de 2023 e empresas de outros países já estão em negociação para novas decolagens privadas.