Urbano Santos|Governador Carlos Brandão vistoria e inaugura obras ao lado da deputada eleita Iracema Vale e demais autoridades

Ações na infraestrutura, esporte e produção familiar marcaram a agenda de governo no município de Urbano Santos, nesta terça-feira (25.out.2022). O governador Carlos Brandão esteve na cidade inaugurando e realizando entregas, reforçando a parceria do Governo do Estado com as prefeituras maranhenses. Foi inaugurada uma Praça da Família, entregues kits esportivos de futebol e vôlei do programa Mais Esporte, além de roçadeiras e ainda, vistoriadas obras em andamento.

Mais um dia de muito trabalho. Entregamos a Praça da Família, vistoriamos mais de oito quilômetros de pavimentação de vias urbanas e a sonhada estrada que liga a cidade a Barreirinhas. É importante a gestão sair dos gabinetes e acompanhar as obras em andamento e as melhorias que chegam aos maranhenses”, pontuou o governador Carlos Brandão. O governador foi agraciado com vários presentes das comunidades, em agradecimento ao pacote de ações garantidos para o município.

IMG_20221026_153824 IMG_20221026_153852

Na infraestrutura, o governador Carlos Brandão acompanhou os serviços em execução na estrada que vai de Urbano Santos a Barreirinhas, ligando a região do Munin, Lençóis e Baixo Parnaíba. Uma obra significativa para a infraestrutura, escoamento da produção e turismo da região. Brandão entregou oito quilômetros de vias na sede que receberam novo asfalto; e inaugurou a Praça da Família, que foi toda reformada e revitalizada com itens de urbanização.

No esporte, a comunidade foi contemplada com kits para a prática de futebol e vôlei, integrando as ações do programa Mais Esportes. E na produção agrícola, entrega de motores para canoa.

O prefeito Clemilton Barros agradeceu o empenho do governo estadual com o município. “É com grande alegria que recebemos o governador Carlos Brandão e sua comitiva, vistoriando e entregando importantes obras em nossa cidade. Temos certeza desta parceria que será ampliada com a nossa gestão e nos sentimos muito felizes por tudo que o Governo do Estado tem garantido à nossa população”, ressaltou.

IMG_20221026_153723 IMG_20221026_153912

Para o autônomo Gilberto Nascimento parabenizou o trabalho do governo. “É uma satisfação enorme para mim e para toda a população urbanosantense receber essas obras do Governo do Estado com este trabalho de continuidade do governador Carlos Brandão. Isso tudo, fruto do esforço e compromisso do governo com a nossa cidade”, frisou.

A professora Marineide Andrade destacou que “é o maior prazer e alegria recebermos essas obras, principalmente essa praça que servirá aos nossos eventos, reuniões e outras interações sociais”.

Entre as diversas ações do governo na cidade está a implantação de um Restaurante Popular, que já está em funcionamento. O Maranhão já conta com 168 unidades inauguradas e em funcionamento, em todas as regiões do estado. Os restaurantes servem refeição completa no almoço e jantar, incluindo sobremesa, pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira; aos sábados, feijoada, e agora, também, café da manhã completo, a R$ 0,50.

Presentes à agenda, o secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira; o secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira; a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira; os deputados estaduais Rubens Júnior e Iracema Vale; o deputado estadual eleito Carlos Lula, e demais autoridades.

Agência de notícias/Governo do Estado/SlzMa

Urgente! PF vai até a casa de Roberto Jefferson; ex-deputado troca tiros com agentes

O ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, recebeu a bala no início da tarde deste domingo (23.out.2022), agentes Polícia Federal, em frente à sua residência no Rio de janeiro. Os agentes estavam cumprindo um mandato de prisão do ministro Alexandre de Moraes, por Jefferson ter xingado a ministra Carmen Lúcia.

VÍDEO | Policial civil agride advogada após discussão em Pinheiro

Redson Menezes fez ameaças de prisão e falou palavrões para Betty Aroucha após acidente de trânsito

Um policial civil, identificado como Redson Menezes Costa, foi flagrado agredindo a advogada Betty Maria Matos Aroucha na noite de sexta-feira (21), no município de Pinheiro, na Baixada Maranhense, a 333km de São Luís. Moradores da região registraram as agressões em vídeos que foram compartilhados nas redes sociais.

De acordo com testemunhas, Betty Maria Matos Aroucha estava a caminho de São Luís, na companhia de outro advogado, quando se envolveu em um acidente de trânsito na Rua Deodoro da Fonseca, no Centro de Pinheiro. Enquanto prestavam socorro à outra pessoa envolvida na colisão, os advogados foram surpreendidos pela aproximação de Redson Menezes, que se identificou como policial civil.

IMG_20221023_001932

Logo em seguida, Redson Menezes começou a discutir com Betty Aroucha, falando palavrões e a ameaçando de prisão. Enquanto registrava as agressões verbais em vídeo e pedia respeito, a advogada foi agredida pelo policial civil com um tapa no pescoço.

Após a agressão, Betty Aroucha foi até a Delegacia Regional de Pinheiro e registrou um boletim de ocorrência contra Redson Menezes, pelos crimes de abuso de autoridade, injúria e lesão corporal praticada contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino.

OAB pede abertura de inquérito policial

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Pinheiro/MA, entrou com um pedido ao delegado plantonista da Delegacia Regional de Pinheiro para que o caso seja investigado.

No documento, assinado pelo presidente Rutterran Souza Martins, a OAB de Pinheiro solicita a “adoção de medidas enérgicas e efetivas, para a apuração de eventuais crimes de agressão e abuso de autoridade, dentre outros, cometidos pelo policial civil em desfavor dos advogados“, além de pedir que sejam adotados “todos os meios legais para a devida apuração, com a instauração do inquérito policial e futuro indiciamento, para que o policial seja devidamente responsabilizado com os rigores penais e administrativos da lei“.

Imirante

 

Em Chapadinha, Iracema Vale participa de caminhada pelas ruas em apoio a Lula

Na manhã deste sábado (22.out.2022), as ruas de Chapadinha se encheram de esperança com uma das maiores caminhadas da história da região. Iracema Vale, deputada eleita mais votada da história do Maranhão esteve com outros petistas, entre eles, o deputado federal Rubens Pereira, Felipe Camarão vice-governador e Flavio Dino, senador eleito.

IMG-20221023-WA0080 IMG-20221023-WA0081 IMG-20221023-WA0083

IMG_20221022_235602

Petistas dizem que foi apenas um aquecimento para a mega carreata que acontecerá dia 28 em Chapadinha, em apoio ao Lula.

Brandão anuncia ônibus e ferryboat gratuitos no 2º turno das eleições no MA

O governador Carlos Brandão anunciou, nesta sexta-feira (21), a gratuidade do transporte de eleitores que precisam se deslocar de cidade para votar. Vale para ônibus, vans, lanchas e ferryboats e será válida nos dias 29, 30 e 31 de outubro.

A decisão atende à orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para oferecer mais facilidade de acesso às pessoas que moram distante do seu local de votação.

De acordo com o governador Carlos Brandão, a medida anunciada fortalece a participação democrática.

A travessia de ferryboat, as vans e ônibus intermunicipais para a Baixada, as lanchas para Alcântara, assim como o transporte intermunicipal na Grande Ilha, em Imperatriz e região, serão gratuitos de 29 a 31, até 12h, conforme portaria que será editada pela MOB. Esta decisão está em sintonia com a orientação do TSE, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos locais de votação. Vote, participe, faça a sua parte. Ajude a fortalecer a democracia”, afirmou em suas redes sociais.

IMG_20221021_173045

A medida passa a valer da meia-noite do dia de 29 de outubro e vai até as 12h do dia 31. No mesmo período, o transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas de São Luís e Imperatriz também serão gratuitos.

Othelino vira ‘grude’ no Brandão com medo de perder o comando da assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), se tornou uma espécie de grude do governador Carlos Brandão (PSB).

O parlamentar começou a ‘grudar’ em Brandão e passou a ser mais presente nos atos em que o governador comparece.

Hoje (19.out.2022) por exemplo, Othelino deixou até de presidir a sessão da Casa Legislativa só para ir ao município de Guimarães na inauguração de obras do governo. Detalhe: ele teve apenas 5 votos na cidade.

Grudado no governador, o presidente da Assembleia rasgou elogios a Brandão. “A forma que o governador Carlos Brandão tem de agradecer ao município pela ampla votação em sua eleição, é entregando obras e equipamentos que serão utilizados pela população”, babou Othelino.

Toda bajulação tem nome: medo. Othelino tem medo de não conseguir continuar no comando do Poder Legislativo. Ele tem enfrentado resistência dentro do governo para ter o apoio de Brandão na eleição da nova Mesa Diretora da AL-MA.

O motivo dessa resistência é que ninguém confia em Othelino Neto. E com razão, o presidente da Assembleia tem ‘fama’ de traidor.

Com informações do Luís Pablo

Debate do SBT: Por que Lula não vai ao debate? Veja explicação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou o SBT nesta terça-feira, (18.out.2022) que não vai participar do debate no segundo turno com o presidente Jair Bolsonaro (PL) promovido pela emissora paulista e um pol de veículos formados por Estadão/Rádio Eldorado, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil.

A informação foi publicada pela Veja, um dos veículos que organizam o evento.

POR QUE LULA NÃO VAI AO DEBATE DO SBT?

Segundo informações dadas pela revista, o candidato anunciou que estava sem agenda para conseguir comparecer ao debate da emissora.

O petista tinha recentemente aprovado os detalhes e afirmado ter interesse em participar do debate eleitoral do SBT.

Se sua ausência for confirmada, a emissora deve fazer uma sabatina com Bolsonaro no lugar do confronto.

Veja

Líder Comunitário Ney Fernando realiza mais um evento em comemoração ao Dia das Crianças; são 10 anos de tradição do projeto “Mão Amiga”

O líder comunitário do bairro do Coroado, conhecido como Ney Fernando, organizou na última quarta-feira-feira (12.out.2022), uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, no bairro Vila Itamar/Recanto Verde através do projeto Mão Amiga.

O evento foi realizado também foi realizado no bairro do São Cristovão, na rua do jambo, com início às 08h. As crianças tiveram uma manhã repleta de diversão, cachorro-quente, pipoca, algodão-doce, refrigerante, cama elástica e muito mais.

Ney fez questão de agradecer a todos que contribuíram para a realização do evento, e ressaltou a alegria e renovo de esperança ao ver a felicidades das crianças. “Com muita alegria e esperança em um futuro melhor ao ver o sorriso no rosto de cada criança como também todo esforço e cuidado das mães para proporcionar o melhor aos seus filhos que agradecemos o apoio do Irlan Serra, deputado estadual Júlio Mendonça e meus familiares e amigos.”

IMG-20221016-WA0420~2

IMG-20221016-WA0074

Um evento dessa grandeza e beleza se sustenta com a parceria de todos que juntos empenharam-se para garantir que essa festa continue acontecendo ano após ano. Muito Obrigado e que a cada ano possamos fazer cada vez melhor para nossas crianças.” – finalizou Ney.

Em Alcântara, moradores denunciam o descaso com a saúde no município em grupo de WhatsApp

Pelo aplicativo ‘ WhatsApp’, usuários afirmaram em áudios falta de itens no hospital e nas unidades básicas como: Anestesia, esparadrapo, algodão, luvas, seringas, agulhas e gases o básico para fazer curativo.

Na tarde deste domingo (16.out.2022), moradores da pacata cidade de Alcântara há 22 km da capital, usaram um grupo de WhatsApp para denunciar e cobrar do prefeito mais atenção a saúde básico, pois segundos os moradores, as unidades básicas de saúde estão abandonadas como a saúde como o todo no município.

Diversos áudios relatando as denuncias…

Confira:

“Todo dia estou falando nesse grupo, no Oitiua, nas UBS e nos hospital de Alcântara não tem nada, não tem curativo, esparadrapo e nem anestesia, não tem nada. Segundo o que venho observando, esse nosso prefeito e mais um que vai entrar na lista dos que não faz nada, posso até tá enganado”.

O prefeito tem que entrar é na taca, que p….. que e essa, não tem ambulância, não curativo, isso é um descaso com saúde, isso é crime muito serio com a saúde, cadê os vereadores, os representantes da comunidade, ninguém se manifesta, ninguém  faz nada p…. já pensou se o cara tem acidente mais serio, o cara já foi com hemorragia externa, isso é gravíssimo, isso é descaso muito grande, isso não pode acontecer,  cedê o raio desse prefeito? Será que ele tá precisando de dinheiro? Será que o governo federal estadual não esta mandando nosso impostos”.

Tentamos entrar em contato com a secretária de saúde do município, mais conseguimos êxito.

Solidariedade em Ação! Amigos realizam a IV Edição do projeto “Sendo Criança” na região do Turu

O grupo Família Base de Tudo, juntamente com os Amigos de Andinho, promoveu na última quarta-feira (12), a IV Edição do projeto “Sendo Criança”, em alusão ao Dia das Crianças. Uma bela estrutura foi montada para receber os pequenos, com parquinho, brinquedos infláveis, distribuição de lanches, entrega de brinquedos e show com personagens e palhaços.

A ação, realizada na Praça da Família, Reserva do Itapiracó, teve como objetivo celebrar a data de uma maneira especial, proporcionando uma tarde de muita diversão, além de incentivar a socialização entre as famílias.

Durante a comemoração, os participantes da festa puderam desfrutar de comidas como cachorro quente, crepe, algodão doce, geladinhos e refrigerante.

Um dos idealizadores do evento, Andinho destacou a importância da ação para a criançada.

O nosso futuro está nas mãos deles, eles são a certeza de um amanhã feliz e mais seguro! Contém comigo hoje, amanhã e sempre

IMG-20221014-WA0393 IMG-20221014-WA0394

Confiança e Credibilidade | Iracema Vale, Deputada eleita faz visita a desembargador e desembargadora

Foto colorida mostra o desembargador Raimundo Barros, a deputada estadual eleita Iracema Vale, a desembargadora Angela Salazar e o procurador de Justiça Francisco das Chagas Barros de Souza, lado a lado, durante visita da futura parlamentar ao TJMA.

A deputada estadual eleita Iracema Vale (PSB), a mais votada para o mandato dos próximos quatro anos na Assembleia Legislativa do Maranhão, com 104.729 votos, fez uma visita institucional ao Tribunal de Justiça do Maranhão, nesta quinta-feira (13). A futura parlamentar foi recebida pela desembargadora Angela Salazar – também presidente do TRE/MA – e pelo desembargador Raimundo Barros. O procurador de Justiça Francisco das Chagas Barros de Souza também participou do encontro.

A exemplo do desembargador e do procurador de Justiça, a desembargadora Angela Salazar também destacou a importância do diálogo entre representantes dos poderes, de forma harmônica e independente. A magistrada disse que Iracema Vale é uma mulher que se mostrou com muita liderança em todo o Maranhão, por ter sido votada em quase todos os municípios do estado.

Uma das solicitações que eu fiz foi para que ela implementasse políticas públicas de proteção e de inclusão das mulheres, principalmente as mulheres negras e indígenas do nosso Estado do Maranhão”, revelou a desembargadora Angela Salazar.

ORGULHO

A deputada eleita agradeceu à desembargadora pela atenção e considera o desembargador Raimundo Barros e o procurador de Justiça Francisco das Chagas, seus conterrâneos, motivos de orgulho para o município do qual ela foi prefeita, Urbano Santos, a 262 km de São Luís.

“São pessoas de referência no nosso município, são pessoas que sempre lutaram e levantaram a bandeira do município de Urbano Santos, da região do Baixo Parnaíba. Nos espaços que ocupam, sempre procuraram divulgar e fazer Justiça às causas daqueles que mais precisam na região”, elogiou Iracema Vale.

A futura parlamentar estadual lembrou de uma questão de litígio de 33 povoados de Urbano Santos com outros municípios da região, há seis anos, quando era prefeita, e disse que o desembargador Raimundo Barros, conhecedor da realidade local, pôde testemunhar a situação. Ela disse que os povoados sempre pertenceram a Urbano Santos e continuaram pertencendo, como a população queria.

Na visita de cortesia, a deputada estadual eleita também destacou que Raimundo Barros, quando foi presidente do TRE/MA, construiu o fórum eleitoral do município.

Uma estrutura que ficou marcada no coração da cidade de Urbano Santos. Então, a gente também tem essa dívida de gratidão com o trabalho de excelência que ele faz”, finalizou Iracema Vale.

 

Agência TJMA de Notícias

Projeto “Doce Criança” idealizado por amigos, realiza atividades para crianças no Ipem Turu

Pelo terceiro ano consecutivo, o Bar e Restaurante da Hellô, por meio do Projeto Doce Criança, realizou mais um dia de muita diversão e alegria para a criançada do Ipem Turu e adjacências.

Com o tema “Criança é Vida e Alegria” o projeto desenvolveu diversas brincadeiras, distribuiu lanches, e disponibilizou uma vasta programação com grande variedades de brinquedos infláveis, parquinho e etc.

Em mais uma ação alusiva ao Dia das Dia das Crianças, o Projeto realizou ainda a doação de brinquedos para todos os pequenos presentes. Mais um ano de muito sucesso e grandes realizações.

IMG-20221012-WA0339 IMG-20221012-WA0340

Idealizadora do projeto, Eloisiane Braga, a “Hellô”, destaca a importância da ação:

É muito gratificante poder ver toda essa criançada feliz e brincando, todos estão de parabéns e é uma alegria muito grande pode fazer parte disso tudo.”