Imprensa internacional destaca as manifestações no Brasil

Jornais de diversas partes do mundo ressaltam as manifestações no Brasil.

A imprensa internacional repercute as manifestações que vem acontecendo no Brasil desde ultimo domingo (30.out.2022), onde o  presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu Jair Bolsonaro por menos de dois pontos percentuais.

Em seu site, o jornal El País da Espanha trás em sua capa a manchete.

IMG-20221105-WA0321~2

Já o espanhol La Vanguardia mostra um grupo de manifestantes com bandeiras e uma faixa com os dizeres “O Povo Pede Socorro” Ao Exército.

IMG-20221105-WA0319~2

O veículo Catalão Ara Cat mostra um homem ajoelhado com bandeira do Brasil diante da policia.

IMG-20221105-WA0322~2

Morre o médico e ex-vereador Abdon Murad aos 68 anos

Presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão, ele estava licenciado do cargo em função de um tratamento contra um câncer ao qual se submetia

Ele também dirigia a Santa Casa de Misericórdia, localizada no Centro da capital.

Abdon foi vereador de São Luís e também exerceu o cargo de secretário de Estado da Saúde.

O velório terá início por volta das 14h na própria sede do CRM/MA, no bairro do Renascença – próximo a Universidade Ceuma.

Graduado pela Universidade Federal do Maranhão em 1978, Abdon Murad foi professor de Clínica Cirúrgica na mesma instituição, além de médico do Ministério da Saúde e da Santa Casa.

Presidiu por três vezes a Associação Médica do Maranhão.

Participa do CRM-MA desde 1988, estando em seu sexto mandato consecutivo como presidente.

No CFM, era conselheiro efetivo desde 1999, tendo sido 3º vice-presidente na gestão 1999 a 2004.

Academia Maranhense de Medicina

Nota de Pesar

O Presidente da Academia Maranhense de Medicina Acad. José Márcio Soares Leite em nome de toda Academia comunica com grande pesar o falecimento do nosso Confrade, Abdon José Murad Neto, Presidente do CRM/MA, ilustre médico cirurgião e honrado e digno professor da Universidade CEUMA e Provedor da Santa Casa de São Luís, tendo exercido também o cargo de Secretário de Estado da Saúde, funções que sempre exerceu com competência e zêlo. Enviamos os nossos sentidos pêsames à sua família e louvamos a Deus que o acolha em sua morada eterna”.

Acredite se quiser! Prefeita de Mato Grosso decide renunciar ao cargo em protesto contra eleição de Lula: ‘Não compactuo com ideologia do presidente eleito’

A prefeita de Carlinda (município localizado a 775 Km de Cuiabá, no Mato Grosso), Carmelinda Coelho (União), anunciou que vai renunciar ao cargo. Ela disse que vai abdicar da função por não aceitar a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições presidenciais. O vice-prefeito da cidade, Padre Fernando de Oliveira Ribeiro, vai assumir o cargo.

A renúncia acontecerá logo após a posse de Lula, prevista para 1º de janeiro. A informação foi confirmada ao PORTAL DA 98 FM pela própria assessoria da prefeitura. Ela também deu entrevista a veículos de imprensa locais reafirmando que vai renunciar.

Em entrevista ao Gazeta Digital, Carmelinda disse que tomou a decisão por não compactuar com a ideologia do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A prefeita ainda completou que já anunciou a sua decisão ao seu staff e que a renuncia deverá ser finalizada em dezembro.

Vou renunciar ao meu cargo, sim. Já pedi para os meus secretários organizarem todas as pastas, deixar tudo certo. Eu não compactuo com a ideologia que o presidente eleito tem. Por eu ser uma pessoa que falo o que penso e por estar ainda em um país democrático, ainda democrático. Diante do meu perfil, do jeito que eu sou, se eu continuar, irei prejudicar a minha família e os meus amigos”, disse a prefeita à reportagem.

Carmelinda foi eleita prefeita de Carlinda, em 2020. Ela recebeu 4.646 votos. No pleito, Jaco de Souza Santos (PSB) ficou em segundo, com 5,36%, seguido por Francisco Andre do Prado (PT), 4,48%.

IMG_20221104_141227

A prefeita ainda explicou que deixará a função por temer ser penalizada.

Todos sabem que nós, do município, temos que cumprir leis federais. Se caso tiver uma lei contrária a minha ideia, eu não vou cumprir e se eu não for cumprir, eu vou ser penalizada. Para que a minha família não sofra com isso, eu vou entregar o meu mandato e seguir como qualquer cidadão”, completou a prefeita, que fez questão de não citar o nome do presidente eleito.

Terra Brasil Notícias

CAJARI EM PÉ DE GUERRA… Prefeito exonera tio e aliados do deputado Osmar Filho; sinaliza rompimento e promete fazer auditoria na prefeitura

As últimas informações dão conta de que a politica na cidade de Cajari esta em pé de guerra, após as eleições o prefeito Constâncio Souza e o deputado Osmar Filho podem rompidos, mesmo em ter ajudado o então candidato a se eleger.

O gestor exonerou o tio da Secretaria de Administração e Finanças e vários outros servidores ligados ao deputado.

Jurandir Gomes dos Santos, que é irmão do juiz Osmar Gomes e tio do deputado Osmar Filho, comandavam nada mais nada menos do que a pasta de Administração e Finanças desde de janeiro de 2021, quando a cidade era governada pela então prefeita e mãe do parlamentar, Dra. Maria Félix, que faleceu no inicio do ano, vitima de câncer.

A pasta, agora esta sendo comandada pela irmã do prefeito, Jimena Coelho de Souza, que é advogada e jornalista. Antes varias pessoas ligadas aos Gomes também foram exoneradas, numa tentativa do prefeito colocar mais gente de sua confiança  em pastas da prefeitura e ter o controle das finanças do município.

Fontes revelaram ao SlzMa que tinha funcionário com salário de até R$ 60 mil, ainda segundo a fonte, preocupado o prefeito promete fazer uma auditoria em todos os órgãos da prefeitura para analisar a situação financeira e orçamentária da administração.

Veja que são vereadores do racha e os que atualmente estão com o prefeito

image
Osmar Filho com os vereadores aliados
IMG_20221030_003158
Prefeito Constâncio Souza, Josimar e os vereadores aliados

Em uma festa da vitória realizada na sexta-feira (21.out.2022), organizada pelo deputado estadual eleito Osmar Filho, dos 11 vereadores, 6 participaram da comemoração, já o  prefeito Constâncio não compareceu a festa do deputado que ele deu a maioria dos votos, ainda teria o poio de cinco vereadores, mas Osmar ficaria com a maioria na câmara de vereadores de Cajari. Oficialmente, nenhum deles fala publicamente sobre o assunto e o clima é de indefinição politica na cidade.

Uma pergunta que não que calar ???

Por que o prefeito Constâncio Souza não fez as exonerações antes, inclusive a do tio do deputado, o Jurandir Gomes? Entramos em contato por diversas vezes com prefeito para falar do suposto servidor com salário de R$ 60 mil, mais até o fechamento da matéria não tivemos retorno.

Aguarde,

Em breve novos posts

Vídeo | Veja o momento exato em que manifestantes são atropelados durante manifestação em Mirassol SP

De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 300 pessoas estavam no local; criança está entre as vítimas, mas passa bem.

Um motorista de um Fox prata avançou para cima de manifestantes bolsonaristas na rodovia Washington Luís em Mirassol na tarde desta quarta-feira (2.nov.2022) em São Paulo. Várias pessoas foram atropeladas e, pelo menos sete, ficaram feridas.

IMG_20221102_213727

Não houve nenhuma morte. Testemunhas informaram ao Portal da Cidade que algumas pessoas que estavam na manifestação começaram a bater no veículo do motorista no momento em que policiais militares tentavam convencer a multidão em liberar a rodovia (sentido Mirassol a Rio Preto).

De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 300 pessoas estavam no local em mais um dia de manifestações contra o resultado das eleições presidenciais do último domingo.

 

O Departamento Municipal de Saúde de Mirassol confirma sete vitimas e nenhuma morte. Duas pessoas foram transferidos para o Hospital de Base de Rio Preto e cinco ainda em atendimento na UPA.

Entre as vítimas está uma criança de 12 anos, que passa bem. O motorista foi abordado pela PM imediatamente após o atropelamento, preso e protegido da multidão que desejava linchá-lo. O carro foi praticamente destruído pelas pessoas revoltadas.

A ocorrência (no momento do fechamento desta reportagem) junto com o suspeito estavam sendo apresentados na delegacia em Mirassol.

Atualização: Por volta de 18h, o DMS de Mirassol informou que uma das vítimas recebeu alta e quatro seguem em observação na UPA.

Atualização II: As vítimas são quatro homens de 36, 37, 43, e 54, uma mulher de 26 anos e duas meninas adolescentes, de 11 e 12 anos.

O homem de 36 e a mulher de 26 são os transferidos para o HB de Rio Preto.

 

Fonte: Portal da Cidade Mirassol

IMAGEM DO DIA | Manifestantes se reúnem em frente ao 24° Batalhão de Infantaria e Selva em São Luís MA

Um grande grupo de manifestantes se reuniu na manhã desta quarta-feira (2.nov.2022), em frente ao 24º Batalhão de Infantaria e Selva do exercito brasileiro em São Luís no Maranhão.

Centenas de manifestantes ocupam toda a praça Duque de Caxias, na avenida São Marçal, em frente ao 24° Batalhão com carro de som bandeiras, de forma pacífica, para protestarem contra o resultado das eleições, onde Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente do Brasil.

Vestindo verde e amarelo e cantando o hino nacional, os manifestantes pedem por intervenção federal no país.

IMG-20221102-WA0479~2

Bolsonaro falará em instantes; acompanhe ao vivo

Presidente da República romperá silêncio e concederá primeiro discurso desde que perdeu segundo turno das eleições, no último domingo.

O presidente Jair Bolsonaro irá falar pela primeira vez na tarde desta terça-feira (1.nov.2022), dois dias após as eleições, em um discurso no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. A imprensa já foi convocada ao local.

Em conversas durante a manhã de hoje, o presidente indicou que irá conceder a derrota no segundo turno das eleições.

Ao vivo

Urgente! BR-135, próximo á entrada de São Luís é interditada por manifestantes ao contrário o 2º turno das eleições

Manifestantes realizam um protesto na BR-135, na entrada de São Luís, no final da tarde desta segunda-feira, (31.out.2022), após o resultado do segundo turno das eleições, que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Maranhão tem dois trechos bloqueados em rodovias federais. A primeira interdição começou por volta das 14h30, no km-320, da BR-010 em Açailândia.

A segunda interdição aconteceu por volta das 16h56, no km-6, da BR-135, em São Luís. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há desvios e previsão de término do movimento.

O movimento fechou uma parte da via. A Polícia Rodoviária Federal já se encontra no local. Os organizadores, que não aceitam o resultado, alegando fraude, afirmam que o protesto ocorre de forma pacífica.

IMG_20221031_181650IMG-20221031-WA0347 IMG-20221031-WA0348 IMG-20221031-WA0335

Humberto de Campos | Em solenidade, escritor humbertuense Luís Moraes toma posse na Academia Atheniense de letras

O poeta, escritor, compositor e cantor da nossa terra Luís Moraes, com muita honraria, se tornou o mais novo membro da Academia Maranhense de Escritores Independentes (AMEI) e passa a ser o ocupante da cadeira de número 23 e tendo como patrono Bartolomeu dos Santos Coxinho.

Luís Moraes nasceu no povoado Flexeiras, em Humberto de Campos, no dia 12 de dezembro de 1948, desde cedo demonstrou seus talentos para a poesia, pois apesar de possuí apenas o ensino fundamental se tornou um símbolo da cultura maranhense com várias obras e canções publicadas.

O evento 48 sarau de Athenas que ocorreu no dia (22.out.2022) às 19h no auditório da livraria AMEI no São Luís Shopping, onde teve a posse dos novos acadêmicos com a direção de João Bentivi. Estavam presentes familiares e amigos dos empossados.

Participaram do evento a Secretária de Cultura de Humberto de Campos Julieta Frazão e o Secretário de Ciência Tecnologia e Renda, José Maria.

IMG-20221027-WA0011 IMG-20221027-WA0008 IMG-20221027-WA0010

IMG-20221027-WA0003 IMG-20221027-WA0011 IMG-20221026-WA0150~2 IMG-20221027-WA0002 IMG-20221027-WA0006 IMG-20221027-WA0001

CNJ suspende redes sociais de juízes por postagens eleitorais

Pela primeira vez, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a suspensão de perfis de magistrados nas redes sociais por suposta conduta irregular em meio ao processo eleitoral.

As decisões do corregedor Nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, envolvem divulgação de “fake news”, ataques ao sistema eleitoral, além de mensagens com conteúdo político partidário e pedidos de votos.

A Constituição, o Código de Ética da Magistratura e normas do CNJ proíbem a manifestação político-partidária de juízes. A corregedoria analisa a suposta violação de deveres funcionais.

Casos

O CNJ aponta que a juíza Rosália Sarmento, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, publicou 70 mensagens com conteúdo político partidário, chegando, em várias delas, a declarar sua intenção de voto e a chamar seus seguidores a votar no mesmo candidato de sua preferência. Ela ainda faz ataques ao candidato da campanha adversária.

O juiz de Direito Fabrício Cunha Araújo, da 3ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarca de Santa Luzia (MG), fez ataques ao sistema eletrônico de votação.

Em relação ao desembargador Marcelo Buhatem, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a corregedoria avaliou várias publicações que, em tese, violam normas proibitivas da magistratura.

Em suas decisões, o corregedor afirmou que o bloqueio dos conteúdos é necessário para prevenir novos ilícitos administrativos ou eleitorais

É a vigência do Estado Democrático de Direito que faz nascer para o cidadão a confiança no Poder Judiciário. Na contramão disso, a conduta individual do magistrado com conteúdo político-partidário arruína a confiança da sociedade em relação à credibilidade, à legitimidade e à respeitabilidade da atuação da Justiça, atingindo o próprio Estado de Direito que a Constituição objetiva resguardar”, escreveu o ministro.

Segundo Salomão, o direito à liberdade de expressão não é absoluto.

Evidentemente, a manifestação de pensamento e a liberdade de expressão são direitos fundamentais constitucionais dos magistrados, dentro e fora das redes sociais. Não são, no entanto, direitos absolutos. Tais direitos devem se compatibilizar com os direitos e garantias constitucionais fundamentais dos cidadãos em um Estado de Direito, em especial com o direito de ser julgado perante um magistrado imparcial, independente e que respeite a dignidade do cargo e da Justiça”, diz na decisão.

 

Luís Pablo

 

Coca-Cola é condenada a pagar R$ 10 mil a consumidora que achou ‘corpo estranho’ em garrafa em MA

A empresa Refrescos Guararapes foi condenada a pagar indenização por danos morais, no valor de R$ 10 mil, a um consumidor que disse ter adquirido um refrigerante com um corpo estranho no interior da garrafa. A decisão unânime da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve a sentença da Vara Única da Comarca de Riachão, onde ocorreu o fato. Ainda cabe recurso.

De acordo com o relatório, o consumidor alegou que encontrava-se com sua família em um restaurante, quando, ao ingerir um refrigerante (Coca-Cola) produzido pela companhia, identificou um corpo estranho no interior da garrafa – semelhante a cola – e um gosto peculiar – parecido com gasolina –, fato que teria provocado dores abdominais em si próprio e em seus parentes.

Em seu recurso de apelação ao TJMA, a empresa sustentou a inexistência de prova quanto à ingestão do produto e aos danos morais, pedindo, ao final, o provimento do apelo para julgar improcedente a demanda.

VOTO

De início, o desembargador Kleber Carvalho (relator) reproduziu entendimento do Superior Tribunal de Justiça, segundo o qual, “a Segunda Seção desta Corte Superior (STJ) decidiu que a existência de corpo estranho em produtos alimentícios, como no caso dos autos, configura hipótese de fato do produto (defeito), previsto nos arts. 12 e 13 do Código de Defesa do Consumidor, não se tratando (…) de vício do produto (CDC, art. 18 e seguintes)”, assentando que “a regra geral da responsabilidade pelo defeito do produto é objetiva e solidária entre o fabricante, o produtor, o construtor e o importador, a teor do que dispõe o art. 12 do CDC” (REsp n. 1.968.143/RJ, relator Ministro Marco Aurélio Bellizze, Terceira Turma, julgado em 8/2/2022, DJe de 17/2/2022).

De igual modo, o relator destacou ser tranquila a jurisprudência do STJ, no sentido de que, o defeito de consumo em bem consumível em situações em que se encontra todo e qualquer corpo estranho dentro de um gênero alimentício ou adquirido para a ingestão, é causa apta a gerar ilícito passível de indenização por danos morais, por representar real, iminente e grave atentado à saúde do consumidor.

CONFIRMADOS

De acordo com o desembargador, no caso, os fatos descritos na ação inicial foram devidamente confirmados pelas fotografias juntadas aos autos e pela prova testemunhal produzida em audiência, evidenciando, de forma inequívoca, que o refrigerante foi aberto somente na mesa do restaurante, que havia um “corpo estranho” dentro da garrafa e que o líquido foi ingerido pelo autor da ação (consumidor) e por sua família.

Em relação à quantia da indenização, o relator disse que, nada obstante a legislação não estabelecer critérios objetivos, a fixação dos danos morais deve sempre observar os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, orientando-se por sua dupla finalidade, já reconhecida pela Suprema Corte: reparadora ou compensatória, referente à compensação financeira atribuída à vítima dos abalos morais; e educativa, pedagógica ou punitiva, dirigida ao agente ofensor, para desencorajar e desestimular a reiteração da conduta lesiva, sem, é claro, implicar em enriquecimento indevido ao ofendido.

De outro turno, prosseguiu o desembargador Kleber Carvalho, a doutrina e a jurisprudência têm elencado alguns parâmetros para determinação do valor da indenização, dentre os quais destacou o porte econômico e o grau de culpa (se houver) do ofensor, gravidade e repercussão da lesão, e o nível socioeconômico e o comportamento da vítima.

Diante do contexto, entendeu que o valor indenizatório relativo aos abalos morais deve ser mantido em R$ 10 mil, consentâneo com os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, levando em consideração a especificidade da situação, que revela um contexto fático de ingestão do refrigerante impróprio para consumo e da consequente indisposição física (saúde).

As desembargadoras Angela Salazar e Francisca Galiza acompanharam o entendimento do relator e também negaram provimento ao apelo da empresa.

John Cutrim