SLZMA

Informação e Entretenimento

Brandão visita CLA e fala em parceria para novos lançamentos internacionais de foguetes e satelites

Fundada no dia 22 de dezembro de 1648, a cidade de Alcântara, a 30 km de São Luís, está prestes a sediar um novo marco histórico para o programa espacial brasileiro: pela primeira vez o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) fará a decolagem de um foguete de uma empresa privada. Ainda em dezembro deste ano, a empresa sul-coreana Innospace lançará um satélite com motor híbrido, patenteado pela própria startup asiática, a partir da Base de Alcântara.

Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Carlos Brandão visitou as instalações da Innospace e confirmou o interesse da administração estadual em apoiar lançamentos de foguetes e satélites de outros países.

Até o fim do ano estamos lançando aqui um foguete sul-coreano, que vai ser aberto para vários países, para que a gente possa fazer um teste, e daí, ano que vem teremos mais foguetes. Aqui [Alcântara] temos todas as condições favoráveis”, sublinhou Carlos Brandão.

Uma das metas, segundo Brandão, é garantir mais espaço para mão de obra maranhense em projetos aeroespaciais desenvolvidos em Alcântara. De acordo com o governador, a qualificação da população local faz parte desse processo.

A nossa visita visa fortalecer essa aliança entre o governo do Estado e o CLA. Mostrar para o Brasil e para o mundo que o governo do Estado é parceiro desse projeto, que vai trazer grande desenvolvimento para o nosso estado, que vai absorver a nossa mão de obra. E aí a gente tá discutindo vários assuntos, principalmente essa questão de capacitação dos nossos profissionais, para que os maranhenses não fiquem fora desse projeto”, observou Brandão.

Empresas do setor aeroespacial dos Estados Unidos e Canadá também já acertaram o uso da Base de Alcântara para o lançamento de foguetes e satélites. O governador Carlos Brandão sinaliza que o Maranhão vai garantir “segurança jurídica e política” para as empresas estrangeiras que queiram operar em Alcântara.

Um dia muito importante, um marco no lançamento de foguetes de Alcântara, um marco nessa parceria. O mundo inteiro está olhando para essa entrevista. Os coreanos, os americanos, os canadenses estão observando que aqui tem parceria, segurança jurídica e segurança política. Aqui será um grande Centro de Lançamento de foguetes e satélites de vários países”, afirmou Carlos Brandão.

Parceria com CLA – Operado pela Força Aérea Brasileira, o CLA foi inaugurado no dia 1º de março de 1983 e é reconhecido pelas vantagens logísticas e geográficas de Alcântara para customizar o lançamento de foguetes – já que a Base de Alcântara fica mais próxima à linha do Equador (gerando até 30% de economia de combustível). A decolagem do foguete da Innospace vai testar a capacidade do CLA para lançamentos espaciais e reforça a soberania brasileira sobre o seu espaço aéreo.

Para o diretor do CLA, coronel engenheiro Fernando Benitez, a visita de Carlos Brandão expõe ao mundo a presença do governo do Maranhão em programas estratégicos desenvolvidos na Base de Alcântara.

A visita do governador Brandão aqui no CLA no dia de hoje é um marco muito importante para mostrar para todos que existe uma grande parceria entre governo do Estado e o que está acontecendo de estratégico no país. A visita para conhecer as instalações da Innospace para conhecer o foguete, a plataforma de lançamento, mostra que aquela promessa que o CLA fez ao governo do Estado e à população maranhense, que o desenvolvimento viria, está acontecendo. Eu agradeço ao governador pelo apoio que foi dado para essa operação”, destacou o militar.

SLZMA

Deixe um comentário

Voltar ao topo