Vídeo: Brasileiro é preso ao tentar atirar contra Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina

O homem foi preso após apontar uma pistola a poucos metros do rosto da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Fontes do governo argentino afirmaram, segundo o jornal El Clarín, que o autor da tentativa de ataque é um brasileiro de 35 anos e com passagens pela polícia por porte de arma de fogo.

Ainda segundo o jornal “Clarín”, o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, o homem seria Fernando Andrés Sabag Montiel. A arma teria falhado e a vice-presidente não foi ferida.

Canais de TV captaram as imagens de quando a ex-presidente deixava seu carro, rodeada por uma multidão de apoiadores. Em determinado momento, ela abaixa a cabeça quando alguém com o que parece ser uma pistola se aproxima a menos de 1 metro dela. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento de diversos ângulos.

 

O ministro da Segurança, Aníbal Fernández, disse que o homem estava armado com uma pistola 3.8 e que ele teria tentado atirar, sem sucesso. Segundo a emissora C5N, a arma teria falhado. O presidente Alberto Fernández deve fazer um pronunciamento ainda na noite desta quinta.

Momentos depois do ataque, a oposição divulgou um comunicado pedindo uma investigação urgente e condenando o que chamou de ato de violência.

Yool

Vídeo: PM do MA tem arma roubada, luta com bandido, mas é assassinado

Um policial militar foi morto na noite desta quinta-feira 1/9, ao tentar reagir a um assalto no bairro do Angelim, em São Luís. O PM é membro do 9° Batalhão da Polícia Militar do Maranhão.

A ação foi registrada pela câmera de segurança de um mercadinho na Avenida Quatro, local onde o crime aconteceu. O cabo estava sentado em uma calçada, sem fardamento, quando o criminoso chegou em uma moto e o abordou.

O assaltante começa a revistar o policial, que em seguida reage dando início a uma luta corporal. Após o confronto desarmado, o criminoso pegou uma arma e disparou pelo menos três vezes contra o PM.

Um soldado que passava pelo local levou o policial militar para o Hospital São Domingos, no bairro Bequimão, mas o PM acabou não resistindo aos ferimentos e morreu.

O suspeito também foi atingido, mas conseguiu fugir usando a mesma moto em que chegou para cometer o assalto. Ainda não se sabe se o revólver encontrado no local pertence ao criminoso ou ao policial.

Exigência de 50% pelo vereador Beto Castro em pagamento de R$ 778 mil motivou crime, revela assassino de empresário

Exigência de 50% pelo vereador Beto Castro em pagamento de R$ 778 mil motivou crime, revela assassino de empresário

Gilbson César confessou que matou empresário, que foi homenageado pelo vereador Beto Castro na Câmara. Vereador queria 50% de R$ 778 mil recebidos da Seduc

Preso nessa segunda-feira (29), Gilbson César Soares Cutrim, que assassinou o empresário João Bosco, no último dia 19 de agosto, no edifício Tech Office, no bairro da Ponta d’Areia, prestou depoimento e disse que o vereador Beto Castro estava exigindo 50% de um pagamento de R$ 788 mil da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), o que acabou desencadeando o homicídio.

Em seu depoimento, Gilbson Júnior disse que há cerca de um mês e meio um advogado chamado Jean, seu conhecido, pediu-lhe uma ajuda na liberação de um valor que a Secretaria de Educação devia à empresa de segurança H. C EIRELI. Que Jean disse que lhe daria 30%. Afirmou Gibson que informou ao advogado que teria que envolver mais uma pessoa nesta negociação, que seria o vereador Beto Castro, pois este, com sua influência, poderia ajudar na liberação do valor.

Com a concordância de Jean, o acusado disse que acionou Beto Castro afirmando que daria a ele 20%. caso conseguisse a liberação do dinheiro junto à Seduc: no total, R$ 778.000,00.

Acrescentou que Castro aceitou a proposta e começou a agir para a liberação desse valor. No dia 17 de agosto, segundo o acusado, o vereador falou que queria receber era 50% do valor, exigindo o dinheiro de qualquer maneira. O autor do crime disse que não tinha como o advogado aumentar o valor. Conforme ainda o acusado, a cada meia hora Beto Castro ligava e sempre com a mesma conversa, exigindo do interrogado os 50%.

Numa das vezes, o vereador passou o telefone para o cobrador, que ele sabia tratar-se de Bosco, o qual não conhecia pessoalmente, mas já tinha noção de quem se tratava, pois ele era conhecido cobrador aqui da cidade e tinha fama de sequestrador e matador de gente, e que ele era cobrador pessoal de Beto Castro, inclusive, tendo recebido uma comenda na Câmara Municipal de São Luís.

No dia seguinte, 19, por volta das 08h, o interrogado ligou seu telefone, quando já viu várias ligações de Beto, que ligou novamente, tendo Gilbson atendido. Na conversa, ele disse que era para resolver, e, em seguida, passou o telefone para Bosco, que, de início, perguntou onde o interrogado estava, pois queria se encontrar naquela mesma hora para resolver imediatamente.

Acrescentou que Bosco lhe disse, também, que sabia tudo de sua vida, que ele tem dois filhos, sabia do seu endereço, sabia onde os filhos do interrogado estudavam, ameaçando em seguida sequestrar seu filho mais novo, de nome Luan, de 9 anos de idade, caso o interrogado não pagasse.

Diante das ameaças, principalmente contra seus filhos, o acusado disse que ficou desesperado, pegou uma arma guardada em sua casa e saiu, levando uma pistola 840, calibre .40, marca Taurus. Enquanto isso, segundo ainda o acusado, Beto Castro ficou ligando para um irmão do acusado e também para o seu pai, com o qual discutiu. Foi então marcada uma reunião no Tech Office. Ali, encontrou Beto Castro e Bosco em uma mesa do Tapioca da Ilha.

Depois de uma rápida conversa, Gibson (Jùnior) disse que decidiu ir embora. Levantou para retornar ao seu carro, que estava estacionado na Fribal. Disse que enquanto caminhava, Beto Castro e Bosco lhe acompanhavam e tentavam convencê-lo a ir até o carro do vereador. Disse que não quis ir para o carro de Beto e que sua vontade era de ir embora. Mas, segundo ele, Bosco e Beto Castro não deixavam o depoente ir.

O assassino fugiu após o crime e jogou a arma no mar na área da Ponte Bandeira Tribuzzi

No caminho, conforme o depoente, Beto falou: “Resolve isso hoje, Esse cara (referindo-se a Bosco) vai fazer tudo que ele disse”. Bosco então completou: “Rapaz, deixa de mão deixa comigo, vou agarrar o filho dele hoje mesmo”. Júnior disse que nessa hora ficou transtornado, imaginando Bosco agarrando seu filho e acabou tirando a pistola da sua bolsa e atirando por três vezes em Bosco. Em seguida, foi na direção do seu carro e fugiu, jogando a pistola de cima da ponte do Jaracati, tendo a arma caído no mar.

Com informações O Informante

Moradores da Vila Luizão abraçam candidatura da Professora Cássia a deputada estadual

A candidata a deputada estadual Professora Cássia (Fé Brasil-PCdoB) participou de reunião com moradores da Vila Luizão, na noite desta segunda-feira, 30/8.

Por mais de duas horas, a candidata a deputada estadual da Frente Brasil da Esperança dialogou com dezenas de moradores, que apresentaram suas propostas e ouviram da Professora Cássia o compromisso em defender a educação, a valorização das mulheres, da juventude e do desenvolvimento regional.

Em mais uma rodada de diálogo com a população maranhense, tive a grata satisfação de ser recebida por moradores da Vila Luizão, onde apresentei nosso plano de propostas e pude ouvir, atentamente, as demandas que envolvem a região. Juntos, vamos trabalhar com o propósito de oferecer mais qualidade de vida para nossa gente”, afirmou.

A Professora Cássia foi elogiada pelas lideranças comunitárias. “Ela se apresentou de forma diferente. Deu oportunidade de colocarmos qual é a necessidade daqui do bairro, o que está precisando e são poucos que fazem isso”, afirmou Marinete, moradora do bairro.

Ao final do encontro, a Professora Cássia afirmou que vai lutar por saneamento básico para a região, apoio ao empreendedorismo das mulheres e estímulo à instalação de equipamentos esportivos para incentivar a prática de esportes por crianças e adolescentes, na região.

IMG-20220830-WA0222

Operação da Polícia Federal combate fraudes ao auxílio emergencial em São Luís

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira 30/8, a Operação Maquineta, em continuidade ao combate de fraudes aplicadas no Auxílio Emergencial, benefício social criado pela Lei nº 13.982/2020 para auxiliar a população com dificuldades financeiras em razão da pandemia da COVID-19.

Esta investigação resulta da união de esforços da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

O objetivo é racionalizar e otimizar o tratamento contra as fraudes ao Auxílio Emergencial, focando na apuração do envolvimento de organizações criminosas que tenham sido identificadas fraudando uma quantidade significativa de benefícios.

Durante a operação, foi possível verificar que um grupo criminoso fraudou pelo menos 84 benefícios do auxílio emergencial, através de 118 transações num valor global de mais de R$ 50 mil, somente no período de 02/06/2020 a 12/06/2020 (dez dias).

Assim, a partir de representação policial judicialmente deferida pelo 1ª Vara Federal, 16 policiais federais cumpriram 4 mandados de busca e apreensão na cidade de São Luís, além de medidas de sequestro de bens e valores.

A operação foi batizada Maquineta em alusão à máquina de cartão vinculada ao estabelecimento comercial fictício investigado, a qual foi utilizada para simular transações comerciais com o referido estabelecimento e funcionou como principal ferramenta do grupo criminoso para desviar os recursos do auxílio emergencial subtraídos das contas das vítimas.

Os membros do grupo criminoso são investigados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 26 anos de reclusão e multa, em caso de condenação.

Professora Cássia e Márcio Jerry realizam grande plenária em Bequimão

Os candidatos a deputada estadual Professora Cássia e a federal Márcio Jerry (Fé Brasil-PCdoB) levaram grande público à plenária, neste sábado, 27, na cidade de Bequimão.

Muito feliz com a plenária na minha querida cidade de Bequimão, onde eu e o deputado federal Márcio Jerry fomos recebidos por amigos e amigas conterrâneos tão queridos. Muito obrigada pelo carinho e por receberem tão bem a nossa candidatura a deputada estadual, que é de todos nós, é pra valer e é pra vencer! Bora fazer a diferença!”, afirmou a Professora Cássia.

IMG-20220828-WA0169

O deputado federal Márcio Jerry falou sobre a importância da eleição da Professora Cássia para a Assembleia Legislativa. “A Professora Cássia tem uma trajetória de vida que orgulha os bequimãoenses e a Assembleia Legislativa precisa de representantes comprometidos com as causas do nosso povo”, disse.

O secretário adjunto de Radiodifusão, jornalista Robson Paz, falou sobre as conquistas do município de Bequimão nos governos Flávio Dino e Brandão. “Tivemos muitas obras e serviços do governo do Estado beneficiando nossa população de Bequimão fruto da sensibilidade dos governadores Flávio Dino e Brandão e do trabalho conjunto com nosso deputado federal Márcio Jerry”, afirmou.

IMG-20220828-WA0168

Participaram ainda da plenária os ex-vereadores de Bequimão Fredson e Elanderson, as professoras Gizele Viegas e Marília Gonçalves, o suplente de vereador Vaguinho do município de Alcântara.

Em campanha: Professor Roberto Brandão faz caminhada no Anjo da Guarda para ouvir a população

Num clima de muita alegria Professor Roberto Brandão CIDADANIA, candidato a deputado federal, percorreu as ruas do bairro do Anjo da Guarda na manhã deste domingo 28/8. Acompanhando o candidato, o deputado estadual Pinguim do Povo, lideranças da área Itaqui-Bacanga e de apoiadores da sua campanha.

Pelas ruas que passaram a caravana do 2333 foi recebida com muito carinho. pessoas paravam para prestar apoio e falar sobre os seus desejos de dias melhores para o Estado, e principalmente, para São Luís.

IMG_20220828_104557~2 IMG_20220828_104843 IMG_20220828_105341 IMG_20220828_103540 IMG_20220828_103035 IMG_20220828_104128~2 IMG_20220828_110524

Confio no Roberto Brandão, sei do seu trabalho junto ao IFMA pela educação. O meu apoio e da minha família é dele, por ser um homem que se preocupa com a educação”, disse a feirante e senhora Maria das GraçasIMG_20220828_105948 IMG_20220828_105002 IMG_20220828_111200 IMG_20220828_111536 IMG_20220828_105556 IMG_20220828_110714~2 IMG_20220828_103436IMG_20220828_104752

Percurso

Durante todo o percurso Roberto Brandão foi abordado com muito entusiasmo pelos lojistas, comerciários e pela população que passava pela feira do Anjo da Guarda.

A caminhada serviu para ressaltar a aceitação que o professor tem na capital, onde foi reitor do Instituto Federal do Maranhão por seis anos, onde trabalhou incansavelmente pela edição do estado.

Roberto Brandão agradeceu o apoio e o carinho dos eleitores. “Nossa campanha é popular, está sendo feita pelas pessoas que querem o Maranhão melhor. Em cada bairro que chego, recebo o apoio das pessoas e o reconhecimento pelo trabalho junto ao IFMA. É isso que nos motiva a continuar nesta caminhada e seguir rumo a vitória no dia 2 de outubro”.

Primeiro programa de Iracema Vale na TV será focado em trabalho, desenvolvimento e olhar social

Iniciada oficialmente na última terça-feira, a campanha eleitoral entrará em uma nova fase nesta sexta, com a estreia da propaganda dos candidatos na TV e no rádio.

Trabalho e desenvolvimento são os principais tema. Vamos falar das propostas da Iracema Vale, o trabalho diferenciado e reconhecido que traz em sua experiência de 30 anos de politica”, disse ao SlzMa Paula Veloso, integrante do marketing

Veja o primeiro programa da Iracema Vale

 

PRESIDENTE JUSCELINO – Onde está meio milhão da repatriação recebido na gestão do ex-prefeito Afonso Celso

A pacata cidade de Presidente Juscelino há 92 km de São Luís teria tudo para está em um patamar melhor, mais a ganância falou mais alto no ano de 2016 quando o então ex-prefeito Afonso Celso estava no comando da cidade.

Em 2016, municípios do Maranhão receberão o total de R$ 237.625.959,51 (duzentos e trinta e sete milhões, seiscentos e vinte e cinco mil, novecentos e cinquenta e nove reais e cinquenta e um centavos) da Receita Federal (RF) referentes ao valor arrecadado com o pagamento de Imposto de Renda (IR) e multa de formalização dos valores dos contribuintes que decidiram repatriar os recursos que possuíam no exterior.

Na época a projeção dos valores brutos destinados a cada município foi feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O Município de Presidente Juscelino também foi contemplado com os repasses da União referente aos valores repatriados em 2016. O montante depositado nas contas do Município em 20/11/2016 foi de mais de meio milhão de reais.

Os valores que foram disponibilizados no ano de 2016 para todos os prefeitos empossados em 01/01 pois são recursos de destinação livre, ou seja, cada prefeito poderia dar a destinação que melhor atenderia sua administração ou as necessidades de cada Município.

Acontece que até o hoje o ex-prefeito Celso Costa não falou onde o dinheiro foi aplicado, pois a cidade na sua gestão era uma das piores da região, sem nenhuma condição para se viver.

VEJA ALGUMAS DAS OBRAS INACABADAS NA GESTÃO DO EX-PREFEITO AFONSO CELSO

Praça do Pariqui

Escolas inacabadas FNDE

Creche do bairro da Liberdade

RODAS DE CONVERSAS NA CIDADE

Na rodas de conversa da cidade, os juscelinenses já conversam entre si, estão cansado de político turista que não moram no município e só vão em época de eleição para se dar bem. O Afonso Celso está conhecido da cidade como o prefeito das obras inacabadas.

O povo de Presidente Juscelino que saber CADÊ O DINHEIRO da repatriação?

Abaixo, o valor que município de Presidente Juscelino contemplado:

Picsart_22-08-26_14-25-04-554

URGENTE: Empresário Nando Net de Turiaçu é executado a tiros

O empresário Nando dono da empresa de internet Nando Net acaba de ser executado a tiros em Turiaçu num posto de combustível.

A população local e toda a região está abalada com o crime.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

Nando, empresário turiense muito querido, parte deixando sua família.

 

Com informações do blog do Celso Almeida

Raposa: Moradores reclamam do descaso e falta de infraestrutura no bairro Recantos dos Poetas

Moradores do bairro “Recanto dos Poetas” reclamam da falta de infraestrutura no local. Segundo eles, o bairro não recebe serviços de limpeza como deveria e não possui iluminação pública adequada funcionando. Com a forte chuva na madrugada hoje 25/8 deixaram ruas alagadas e intrafegáveis e também tem causado transtornos aos moradores com as poças d’água, lama e buracos encontrados nas ruas.

– Queremos da prefeitura mais atenção à infraestrutura do nosso bairro (Recanto dos Poetas), tendo em vista que já se passou mais de um ano da nova gestão e ainda não tivemos atenção devida no sentido de melhoria – afirmou um dos moradores.

IMG-20220825-WA0450 IMG-20220825-WA0452 IMG-20220825-WA0454 IMG-20220825-WA0455

Ele conta que a população sofre diariamente e ainda mais no período chuvoso, até mesmo para transitar pelo bairro devido às inúmeras poças de lamas que se formam em todas as ruas. “A iluminação pública ainda necessita de melhorias e de novas lâmpadas para melhor iluminação, sem contar o matagal que toma de conta e lixo” disse.

Em um video gravado para o SlzMa, um dos moradores ainda brinca e chama o secretario de infraestrutura do município, de “Secretario Tabatinga”.

IMG-20220825-WA0453

A palavra Tabatinga é de origem indígena, vindo do tupi, tendo seu significado designado como barro branco ou barro esbranquiçado. Acredita-se que os indígenas referiam—se à região com esse nome por conta do barro branco encontrado abundantemente no fundo dos rios da região. Portanto a argila não serviria para trabalhos de pavimentação.

URBANO SANTOS – Com trajetória de vida e gestão exemplar, Iracema Vale é lembrada pelos urbanosantenses e consolida apoios em busca de uma vaga na ALEMA

Com o #OlharSocial e confiante no sonho de “fazer política para desenvolver trabalhos sociais e abrir portas aos menos favorecidos”, como aconteceu no passado, a candidato a deputado estadual Iracema Vale, é lembrada pelos urbanosantenses como uma mulher que mudou, educou politicamente o município de Urbano Santos.

IMG-20220824-WA0607

É muito emocionante ver o seu trabalho frutificar na vida das pessoas. Como prefeita, em Urbano Santos, eu dei o meu melhor. Sei que consegui, através de muito trabalho e dedicação, proporcionar melhorias para os urbanossantenses. O testemunho de Seu Bruno Emílio aquece meu coração e me faz lembrar que posso alcançar muito mais, pelo povo do Maranhão, como deputada estadual. Por isso, votar no 40444 é confiar que vale a pena, assim como valeu a pena todo o meu trabalho como prefeita.”