Por meio de NOTA deputada Janaína Ramos anuncia fim do casamento com o Prefeito de Imperatriz

A deputada estadual Janaína Ramos (PP) usou suas redes sociais para tornar público seu final de relacionamento com o timonense Assis Ramos, que é delegado de polícia civil e que está em seu segundo mandato como Prefeito de Impereatriz, segunda maior cidade do Maranhão.

Na nota, a deputada Janaína Ramos preferiu não entrar em detalhes sobre os motivos da separação, porém deixou claro que o presente mais lindo de sua vida foi seu filho Gabriel, fruto da relação do casal.

Veja a Nota                                                                                                                                                                                       

Iracema Vale prestigia posse de Washington Oliveira na Secretaria de Representação Institucional no DF

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, nesta sexta-feira (22), da cerimônia de posse do novo titular da Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal (SeriDF), que passa a ser ocupada por Washington Luís de Oliveira. O ato, comandado pelo governador Carlos Brandão (PSB), foi realizado no Palácio Henrique de La Rocque e reuniu autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, políticos e amigos do novo secretário.

O Maranhão está muito bem representado em Brasília por Washington Oliveira, que é ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ex-vice governador, já foi deputado federal e conhece muito bem Brasília. O secretário tem trânsito muito bom no governo federal, gosta de trabalhar, de se fazer presente. Nos cargos que ocupou, sempre mostrou resultado. Tenho certeza que será um grande secretário”, destacou Iracema Vale.

Presidente da Assembleia, Iracema Vale, entre o secretário Washington Luís de Oliveira e o governador Carlos Brandão

Para o governador Carlos Brandão, o nome de Washington Oliveira para representar o Maranhão em Brasília vai fortalecer ainda mais a boa relação e os vínculos entre as esferas estadual e federal.

Não tenho dúvidas de que a presença de Washington na Secretaria de Representação Institucional no Distrito Federal vai aumentar nossa interlocução com o governo federal. Ele é uma pessoa experiente e conhece bem Brasília. Com toda sua experiência, vai nos ajudar a trazer ainda mais recursos para o Maranhão”, disse o governador Carlos Brandão.

Washington Oliveira assume a SeriDF após se aposentar como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, cargo para o qual foi eleito em 2013. Sua carreira foi marcada pelo compromisso com o bem-estar social e o fortalecimento das instituições democráticas.

É um grande desafio este que o governador Carlos Brandão me apresentou. Me abriu os canais de diálogo junto ao governo federal, que já tem uma grande sensibilidade em relação ao Maranhão. Vou ampliar ainda mais esses canais, a partir de um diálogo forte com a bancada maranhense, tanto na Câmara como no Senado”, adiantou o titular da SeriDF.

Governador Carlos Brandão destacou que Washington Oliveira vai fortalecer ainda mais a boa relação entre as esferas estadual e federal

Trajetória

Nascido em Várzea Alegre, no Ceará, Joaquim Washington Luiz de Oliveira dedicou sua vida ao serviço público e à defesa dos direitos humanos e trabalhistas.

Desde sua juventude, participou de movimentos estudantis contra a Ditadura Militar e lutou ativamente por uma sociedade mais justa e democrática. Washington Oliveira também é um dos autores do projeto Ficha Limpa.

Presidente da Assembleia, Iracema Vale, e demais autoridades na cerimônia de posse de Washington Oliveira na SeriDF

Manifestação bloqueia a BR-135 nos dois sentidos próximo a Vila Maranhão, zona rural de São Luís

Moradores do bairro Camboa dos Frades, próximo a Vila Maranhão, em São Luís, interromperam o tráfego nos dois sentido na BR-135 na manhã desta segunda-feira (25). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motivo do protesto é chamar a atenção do judiciário sobre a reforma agrária na região.

A PRF está no local para acompanhar o protesto e tentar negociar uma resolução com os manifestantes. Enquanto isso, os motoristas que precisam utilizar a BR-135 são aconselhados a buscar rotas alternativas ou esperar até que a situação seja resolvida.

Prefeitura de São Benedito do Rio Preto (MA) inicia maratona em comemoração ao Aniversário de 75 anos com entrega de Obras e Show de Prêmios, Ações Sociais e Atrações Nacionais

A prefeitura de São Benedito do Rio Preto deu início a uma verdadeira maratona de homenagens aos 75 anos de emancipação politica do município, começando pela zona rural do município. Na sexta-feira (22) foi entregue o novo prédio da U.E. Francisco Augustinho de Mesquita, no Povoado Boião, zona rural. Desde a década de 90, a unidade de ensino não recebia nenhuma reforma e foi totalmente revitalizada para, em breve, receber as crianças da localidade com novos equipamentos e mobília.


Já na manhã de sábado (23), no Povoado Santa Maria, foi entregue com grande alegria às crianças da comunidade, a U.E. Maria da Conceição Rodrigues (Anexo Venâncio Pereira).

Dando continuidade no sábado, a prefeitura realizou o maior Show de Prêmios da história do município. O show de prêmios aconteceu no palco montado na Rua das Flores, Trizidela, foram sorteados 75 prêmios, entre eles: ventiladores, ferros de passar, sanduicheiras, fogões, tanquinho, air fryer, tv, geladeira, etc.                                               

No domingo 24, foi distribuído 3 mil kg de peixes para a população sambeneditense. A entrega do pescado, alusiva à semana santa, foi entregue em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, de forma ordeira, até a duração do estoque.

A ação foi prestigiada pelo prefeito Wallas Rocha, a vice-prefeita Debora Heilmann, secretários, adjuntos, coordenadores municipais, vereadores e, claro, uma multidão de sambeneditenses.

No dia do aniversário da cidade, que amanhã, 25/10, completa 75 anos, a Prefeitura tem uma programação especial com os cantores Ávine Vinny e Henry Freitas vão comandar a festa, na Rua das Flores, bairro Trizidela, e mais entregas de mais obras, confirmando o compromisso da gestão do prefeito Wallas Rocha com o desenvolvimento da cidade.

Em Alcântara, Polícia Civil deflagra operação de combate ao crime organizado

Na manhã desta sexta-feira(22), equipes da Polícia Civil do Maranhão realizaram uma operação de combate a atuação de organizações criminosas na zona rural da cidade de Alcântara. A ação teve como sustento várias investigações que apuram principalmente o tráfico de drogas na região alvo da operação.

Nesta manhã, policiais civis da Delegacia de Polícia de Alcântara e do Grupo de Pronto Emprego(GPE/SPCI), estiveram em vários endereços alvos das investigações a fim de cumprir mandados de busca e apreensão.  Como resultado do trabalho, as equipes apreenderam uma arma de fogo, munições e objetos que irão contribuir para o avanço do trabalho policial.

As diligências devem continuar com intuito de identificar e prender integrantes de organizações criminosas que atuam no município.

Iracema Vale participa de solenidade de posse dos novos desembargadores do TJMA

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou da sessão solene de diplomação dos desembargadores Márcia Chaves, Oriana Gomes e Nilo Ribeiro Filho, realizada nesta sexta-feira (22), no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Na ocasião, foi entregue aos diplomados a medalha especial do Mérito Cândido Mendes, mais alta comenda do Poder Judiciário maranhense.

Márcia Chaves e Oriana Gomes sempre tiveram condutas ilibadas. Elas são competentíssimas e sempre muito dedicadas a fazer justiça no Maranhão. Nilo Ribeiro Filho, por sua vez, também tem um currículo maravilhoso e realiza um trabalho impecável. Logo, ganham o Tribunal de Justiça e o povo do Maranhão com esses três novos desembargadores”, disse a presidente.

A desembargadora Márcia Chaves declarou que o sentimento é de dever cumprido. “Hoje, eu assumo no Tribunal de Justiça do Maranhão o compromisso de trazer a justiça principalmente olhando o jurisdicionado como deve ser visto, ou seja, com humanização, fazendo o melhor pelo direito”, disse.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten, elogiou o trabalho dos novos desembargadores e desejou êxito na nova jornada. “São desembargadores competentes, com uma vasta experiência em diversas comarcas do estado, que agora têm suas carreiras coroadas. Nossa expectativa é que eles desempenhem um excelente trabalho. O Poder Judiciário ganha muito com a chegada desses novos colegas”, disse o presidente.

Roda de conversa

Para encerrar as comemorações em torno do Mês da Mulher do Ministério Público (MP), a presidente Iracema Vale também participou da abertura da roda de conversa realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Ela destacou a importância do MP na causa das mulheres, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade e sofrem os diversos tipos de violência.

Emponderar as mulheres é uma missão. Afinal de contas, somos a maioria da população. Estar no espaço de poder faz com que outras mulheres se incentivem mutuamente a participar desses espaços. Viemos prestigiar o Ministério Público, que é um grande parceiro das causas das mulheres, principalmente aqui no Maranhão, onde precisamos muito da atuação do órgão, pois as mulheres mais carentes são as que mais precisam. Nós viemos reforçar a importância do MP nessa luta que é de todas nós, mulheres”.

O evento também contou com a participação da ouvidora nacional do MP, Ivana Cei, e da jornalista Tabata Poline, repórter do programa Fantástico, da Rede Globo.

Influenciadora Skarlete Melo é denunciada por obstrução de Justiça

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), através da 35ª Promotoria de Justiça Criminal do Termo Judiciário de São Luís, denunciou a influenciadora Skarlete Melo, conhecida por divulgar jogos de azar, entre eles, o Fortune Tiger, o “Jogo do Tigrinho”, por supostamente impedir investigações de infrações penais que envolvem organizações criminosas. Além da influenciadora, mais oito pessoas também foram denunciados formalmente pelo MP.

Segundo a denúncia do órgão ministerial, os acusados são implicados em uma série de atividades ilícitas, incluindo o acesso e a disseminação de informações judiciais sob sigilo, além de tentativas de obstruir a eficácia das investigações policiais. A influenciadora Skarlete Melo é o alvo principal da denúncia.

Dentre os crimes apontados pelo Ministério Público estão o acesso ilegal à informações confidenciais e tentativa de prejudicar investigações relativas ao Inquérito Policial relacionada ao jogo do tigre, que segue sob sigilo no Departamento de Combate ao Crime Organizado. A ação de Skarlete e dos outros denunciados teria levado ao vazamento de informações sigilosas e à tentativa de obstrução de justiça, facilitando a fuga de investigados e a adulteração de provas materiais.

De acordo com a denúncia, a influenciadora receptou as informações judiciais sigilosas que foram acessadas e disseminadas ilegalmente, bem como conduziu ações que tinham o intuito de prejudicar as investigações policiais.

A denúncia do Ministério Público se baseia, ainda, que Skarlete Melo tenha se empenhado em atividades para confirmar a veracidade das informações sigilosas obtidas ilegalmente e, a partir dessa confirmação participou de estratégias para fugir da aplicação da lei, inclusive instruindo terceiros a agir de forma que ela pudesse se beneficiar das consequências legais das investigações.

Além da influenciadora, também são citados na denúncia do Ministério Público:

– Pablo Fabian Almeida Abreu, advogado, acusado de liderar o acesso ilegal às informações sigilosas do sistema judiciário.

– Ryan Machado Borges, também advogado, que teria recebido e disseminado as informações obtidas ilegalmente.

– Iracilda Syntia Ferreira Pereira, advogada, implicada na disseminação das informações e na tentativa de extorsão relacionada às mesmas.

– Lelio Eike Rebouças Pereira, associado às tentativas de prejudicar a eficácia das investigações policiais.

– Karine Oliveira da Costa, mãe de uma das acusadas, envolvida na obtenção e disseminação das informações sigilosas.

– Ingrid Rayane Ferreira Souza, advogada, acusada de gerenciar recursos financeiros com o objetivo de obstruir as investigações.

– Jordana de Sousa Torres, advogada, vinculada às ações de obstrução da justiça.

– Aldenor Cunha Rebouças Júnior, advogado, implicado no acesso e na propagação das informações obtidas de forma ilícita.

“A essência do direito e da democracia é o respeito às posições contrárias”, afirma Mical Damasceno

A deputada Mical Damasceno (PSD) enalteceu, na sessão plenária desta quarta-feira (20), a conduta do governador Carlos Brandão (PSB) no que se refere às pautas de interesse das igrejas evangélicas no estado. Para a parlamentar, o chefe do Executivo maranhense reconhece a importância da democracia e de governar para todos os cidadãos com equidade.

Nós sabemos que uma democracia não pode ser unânime, isso é ditadura, como eu fui perseguida no meu primeiro mandato. Sabemos que a democracia precisa ser plural. O governador, que é um homem católico, conservador, produtor rural, defensor do agro e do setor produtivo do Estado, reconhece a importância das pautas do povo evangélico”, ressaltou.

Segundo Mical Damasceno, o governador demonstra interesse em desenvolver políticas públicas de interesse do segmento evangélico. “O governador resolveu tratar todo mundo igual e acolheu nossa bandeira, mas existe uma minoria que quer ser diferente, não quer respeitar a democracia e não quer que o povo evangélico faça parte da política em nosso Estado”.

A deputada ressaltou, ainda, que Carlos Brandão permanecerá atendendo as demandas de todos os deputados. “Caso alguém se incomode com a sua forma de agir, quero dizer que ele continuará respeitando todos os deputados mediante quem votou ou quem não votou, o que considero louvável. A essência do direito e da democracia é o respeito às posições contrárias”, concluiu.

Neto Evangelista destaca coerência do governador e defende unidade da base de apoio ao governo na Assembleia

Parlamentar ressaltou que o governador Carlos Brandão está sempre buscando garantir a governabilidade a bem do Maranhão, assim como o presidente Lula.

FOTO/ Agência Assembleia
Neto Evangelista agradeceu a confiança do chefe do Executivo por indicá-lo como líder do Governo na Assembleia.

Em seu discurso de estreia como novo líder do Governo, o deputado Neto Evangelista (União) defendeu, na sessão desta quarta-feira (20), a coerência do governador Carlos Brandão em governar com todos que querem o melhor para o Maranhão. Ele agradeceu a confiança do chefe do Executivo por indicá-lo como líder do Governo na Assembleia Legislativa, acompanhado do deputado Zé Inácio (PT), como vice-líder.

Em seu pronunciamento, Neto Evangelista ressaltou que o governador Carlos Brandão está sempre buscando garantir a governabilidade a bem do Maranhão, assim como o presidente Lula tem procurado assegurar a governabilidade para o bem do país.

Compreendo que tanto o presidente Lula quanto o governador Carlos Brandão são coerentes quando procuram governar construindo um arco amplo de alianças, sem levar em consideração o que é esquerda ou direita”, frisou.

Alianças

A propósito de alianças eleitorais, Neto Evangelista lembrou que, nas eleições de 2014, o então candidato a governador Flávio Dino teve no seu palanque a presidente Dilma Roussef, o finado Eduardo Campos e o candidato a presidente da República, Aécio Neves.

Não vejo incoerência nesse gesto do então candidato Flávio Dino, pois, naquele momento, era preciso construir uma ampla frente para vencer as eleições. Lembro também que, nas eleições de 2018, o ex-governador Flávio Dino chamou a então deputada Eliziane Gama para compor sua chapa, para viabilizar o acesso à Igreja Evangélica, que não queria que um candidato do PCdoB adentrasse a Igreja”, argumentou.

O povo, o cidadão, não quer saber de direita e de esquerda, ele quer saber se o serviço público de saúde está funcionando, se a educação está funcionando, se os restaurantes populares estão funcionando, se no outro dia ele vai ter condições de botar alimento na mesa dele. Esse discurso de direita e de esquerda só interessa para a extrema direita e a extrema esquerda estarem sempre no debate”, afirmou o novo líder do Governo.

Avanços

Na oportunidade, Neto Evangelista destacou algumas ações relevantes do governo Carlos Brandão (PSB) como, por exemplo, ter feito sua parte para garantir o aumento do repasse do Governo Federal para o Sistema Único de Saúde (SUS), que saiu de R$ 30 milhões por mês para R$ 46 milhões/mês. “O gasto com a saúde, hoje, importa em R$ 330 milhões por mês. O restante é bancado pelo Governo do Estado”, esclareceu.

Neto Evangelista ressaltou que o governo anterior governou com o ICMS de 28% e mais o FUMACOP de 2% e que o governador Carlos Brandão administra com 18% de ICMS e, agora, esse ano, passando para 22%, ou seja, 6% a menos do que os 28%. “Mas, com muita competência e responsabilidade fiscal, o governador Carlos Brandão tem intensificado as ações do governo e procurado atender as demandas da população maranhense.

Em relação aos restaurantes populares, o governador Carlos Brandão recebeu 100 restaurantes populares e já inaugurou 68. Hoje, temos 168 restaurantes populares funcionando no estado. Inclusive vai inaugurar, nos próximos dias, os restaurantes populares de Bernardo do Mearim, Poção de Pedras, Igarapé Grande e Alto Alegre do Maranhão”, finalizou.

Empresas de Transporte Aquaviário devem reduzir valor da passagem na travessia São Luís/Alcântara em 48 horas, sob pena de multa de até R$20 mil diários

A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça determinou, em 12 de março, que as empresas Navegações Pericumã LTDA (Lancha Bahia Star), SW Embarcações (Iate Cidade de Alcântara) e Iate Barraqueiro reduzissem, no prazo de dois dias, o preço das passagens do transporte no trecho São Luís-Alcântara-São Luís, do valor atual de R$ 25 para o que era cobrado antes do reajuste: R$ 20.

A multa por descumprimento foi fixada em R$ 1 mil diários, até o limite de R$ 20 mil.

A decisão proferida pelo juiz Rodrigo Otavio Terças Santos acolhe as solicitações feitas, em 6 de março, pelo titular da Promotoria de Justiça de Alcântara, Raimundo Nonato Leite Filho, em Ação Civil Pública de obrigação de fazer, com pedido de tutela de urgência.

Em 12 de fevereiro deste ano, os preços nas passagens da travessia São Luís/Alcântara/São Luís (Rampa Campos Melo e Porto do Jacaré) foram reajustados para R$ 25, valor 25% maior do que o cobrado anteriormente.

O MPMA solicitou aos proprietários das embarcações e à Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) a apresentação de planilha que justificasse o aumento da passagem, além de informações sobre as razões do reajuste.

Segundo a Emap, não havia autorização para qualquer aumento de passagens na travessia e qualquer alteração de cobrança estava sendo feita em desacordo com as diretrizes permitidas pelo órgão regulador e com a legislação que “trata de concessão e permissão da prestação de serviços públicos”.

Após a omissão das empresas em prestar as informações solicitadas, o MPMA verificou que “o aumento, sem a devida autorização da Emap, caracteriza-se como desprovido de legalidade, impactando diretamente a população que depende deste serviço essencial para a realização de suas atividades cotidianas”.

Na Ação deferida, o promotor de justiça enfatizou que é prerrogativa da Emap supervisionar e autorizar ajustes tarifários relacionados aos serviços portuários, garantindo que tais mudanças não apenas se alinhem com necessidades operacionais e de manutenção, mas também respeitem os direitos dos usuários.

O reajuste unilateral promovido pelas empresas de embarcação, sem autorização necessária, viola o princípio da legalidade, fundamental para administração pública e proteção dos direitos dos cidadãos”, ressaltou o promotor de justiça, na ACP.

Moradores denunciam dificuldade no atendimento do CRAS do João de Deus

Moradores de São Luís têm feito denúncias em relação ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro João de Deus. Apontando problemas com o horário de atendimento, o que acaba resultando em frustração e na falta de resolução de suas pendências.

                                                                                                                                                                                        De acordo com os relatos da comunidade e um vídeo que circula pelas redes sociais na tarde desta terça-feira 19, quem precisou dos serviços se deparou com as portas fechadas no CRAS, ainda segundo denuncia de um morador que foi informado por servidora ao chegar ao centro por volta das 16h, foi informado por uma servidora que o motivo da suspensão do atendimento seria que o “hoje só tinha um digitador e atenderam muita gente e que não iria sair tarde”. Esse problema tem gerado dificuldades para aqueles que dependem dos serviços oferecidos pelo centro.

As pessoas afetadas pela situação afirmam se sentir prejudicadas, uma vez que o CRAS é um importante órgão de assistência social que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade. Os moradores ressaltam que não é a primeira vez que enfrenta esse tipo de problema no bairro, o que evidencia a necessidade de uma solução efetiva e rápida por parte das autoridades responsáveis.

O portal SlzMa tomou conhecimento da denúncia e entrou em contato com a prefeitura em busca de uma resposta. A comunidade aguarda ansiosamente pelo posicionamento do órgão público e espera que medidas sejam tomadas para resolver a questão o mais breve possível. A dificuldade no atendimento no CRAS do bairro do João de Deus impacta diretamente a vida dos moradores que necessitam de apoio e acompanhamento.

Revira volta na política de Cachoeira Grande, prefeito César Castro se reconcilia com vice-prefeita enquanto oposição permanece fragmentada

A política cachoeirense ganha um novo capítulo nesta terça-feira (19/03), onde aconteceu algo que até pouco tempo parecia improvável.

O atual prefeito, Cesar Castro (PL), agora tenta se fortalecer buscando reconciliação com a vice-prefeita Socorro do Amadeu. Em uma reunião realizada em São Luís, selou a reconciliação com o grupo da vice-prefeita, representando a consolidação de sua reeleição.

Oposição

Somente agora, pela oposição, dois grupos se colocam no pleito e não conseguiram ainda um entendimento para uma possível união. De um lado Henrique Silva, tenta decolar, mas a politica não tem lugar para amadores e muito menos para vaidade. Do outro lado, o vereador Fernando de João de Pincha, tenta também alavancar sua pré-candidatura, porém enfrenta desafios para coesão e colaboração para consolidar o seu grupo.

O problema é que os dois candidatos da oposição patinam entre si, enquanto César “reina” sozinho, e a oposição não se encontra. O que se fala pela cidade é que, o projeto de oposição só vai funcionar caso se juntem em um só grupo. Mas este é um desafio que se mostra cada vez mais complicado.

Enquanto a oposição luta para encontrar terreno e formular uma estratégia eficaz, o prefeito César Castro está concentrado em solidificar sua base de apoio e capitalizar sobre as divisões entre seus oponentes. Sua recente aproximação com a vice-prefeita é um exemplo disso.

Aguardamos o próximo capítulo dessa novela.