Começa nesta terça (19), a I Semana de Artesanato de Barreirinhas, reunindo profissionais de todo estado

“O artesanato é poesia nas mãos”, diz o ditado e para celebrar o Dia do Artesão, 19 de março, o Instituto Caiçara Lençóis Maranhenses junto com parceiros, realiza a I Semana de Artesanato de Barreirinhas.  O evento é fruto da parceria com o Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Barreirinhas, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento (SEMTURDE), Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), empresários dos meios de hospedagens, agências de turismo, cooperativas, e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  O evento será realizado de 19 a 23 de março no Centro do Artesanato de Encantos & Amores e integra a programação do aniversário da cidade de Barreirinhas.

“Desejamos valorizar, incentivar o profissional, estimular e aquecer a economia e movimentar a cidade. Teremos lançamento de livro, Feira Empreendedora Mulheres de Fibra  Aline Leal, desfile de roupas produzidas com fibras, espaço gastronômico, com toda riqueza da arte da culinária local, shows de artistas locais e capital entre eles, Marquinhos Bill, Bruno Ferreira, de Santa Rita; e ainda  apresentação artística da peça Pão com Ovo, palestras ”A Sustentabilidade do Artesanato na Vida dos Artesãos”, destacou a coordenadora geral de projetos do Instituto Caiçara Lençóis Maranhenses, Vânia Castro.

A programação tem início às 18h da terça-feira (19/03) com a solenidade de abertura, composição da mesa e fala das autoridades e parceiros; exposições do artesanato, palestra da Economia Criativa, com a Palestrante Rebeca Alexandre, da (Ongnave), Feira da Mulher Empreendedora, espaço gastronômico com alimentos e bebidas típicas da região e ainda atração cultural com grupo do forró pé-de-serra Tripa de Bode.  Após abertura da Semana, todos os dias da Semana, o público poderá conferir os produtos e artigos da Feira da Mulher Empreendedora e ainda a visitação a Exposição do Artesanato. Na quarta-feira (20/03), haverá Feira Empreendedora, Espaço Gastronômico e a brincadeira do Karaokê, onde o visitante tem participação efetiva na festa e pode mostrar seu talento na cantoria.  Na quinta-feira (21/03) haverá workshop “A Cadeia Produtiva do Artesanato”; Roda de conversa e Núcleo do Artesanato; Desfile das Artesãs “Moda de Fibra” e show do Artista Diego Reis e Banda;

Na sexta-feira (22/03) será o lançamento do livro de poesias sobre artesanato, “Linhos”, da autora e poetisa, Socorro Costa.  Lançamento da nova denominação do Centro de Artesanato da cidade, “Artesã Socorro Costa”; Feira da Mulher Empreendedora; Espaço Gastronômico com alimentos e bebidas típicos da região, a movimentação da festa ficará com conta do artista Lucas e forró-pé-de-serra Xeleléu.

Já no sábado (23/03), o evento recebe artesãos de todo Maranhão no 4º Encontro Anual dos Artesãos Maranhenses; Teatro Pão com Ovo  e show de encerramento com o Artista  Marquinhos Bill.

O Instituto Caiçara Lençóis Maranhenses, junto com importantes parceiros, trabalha com a geração de emprego e renda, saúde, capacitação, palestras. Instituto Caiçara se alia com o Trade Turístico na integração dos meios de hospedagem, agências, restaurantes, cooperativas.  “Assim como os artesãos que trabalham com as mãos, com a união dos parceiros, acreditamos que só de mãos dadas e unidos podemos construir uma nova realidade de vida”, afirmou Vânia Castro.

Clima Europeu na grande São Luís, forte neblina tomou conta das avenidas da capital

Uma forte neblina cobria árvores, e se prolongava em toda a extensão das avenidas de São Luís, na manhã desta segunda-feira (18).

Não demorou muito para os registros de imagens mostrando o fenômeno natural passarem a circular nas redes sociais.

A neblina é um fenômeno atmosférico que aparece quando o solo está úmido, em razão principalmente das chuvas que ocorreram. A umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água. Essa água se condensa durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, formando a fumaça branca.

A neblina é causada pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor.

Foto /Olavo Sampaio
Foto/ Divulgação

Prefeitura de São Benedito do Rio Preto (MA) atende solicitação das Comunidades com instalação de poço artesiano e caixa d’água para atender 100% da População com água potável

A expansão de perfuração de poços para garantir o abastecimento de água em comunidades na zona rural e urbana de São Benedito do Rio Preto, já é uma realidade vivida pelos moradores. Nestes sábado 16, foi entregue 1 poços para a população, que passará a abastecer a comunidade da Serra Pelada.

A ação beneficiará várias famílias que dependem do abastecimento através do sistema de poços para receber água de qualidade em suas casas. A entrega de poços é uma ação da Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, por meio de esforços e articulações do prefeito Wallas Rocha. O sistema de abastecimento de água não apenas beneficiará as casas da localidade, mas ajudará 100% no desenvolvimento do bairro e avanço da área urbana do nosso município.

A inauguração dos poços é uma antecipação às comemorações dos 75 anos de SBRP-MA.

Iracema Vale recebe presidente da Petrobras e trata sobre exploração petrolífera da Margem Equatorial

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, nesta quinta-feira (14), a visita de cortesia do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, acompanhado do ex-deputado Edilázio Júnior. A conversa abordou temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil e do Maranhão, dentre eles a exploração do potencial petrolífero da Bacia da Margem Equatorial.

A chefe do Parlamento Estadual agradeceu a visita e os esclarecimentos prestados pelo presidente da Petrobras, reiterando o compromisso da Assembleia Legislativa em acompanhar todo o processo de pesquisa e exploração da Margem Equatorial, garantido a sustentabilidade ambiental.

O presidente da Petrobras trouxe boas novas à população do Maranhão. Ele deixou muito claro que a empresa busca um desenvolvimento sustentável. Saímos dessa conversa com a tranquilidade de que não haverá danos ambientais e prejuízos às populações dessa área a ser explorada. Somos muito gratos pela visita”, afirmou Iracema Vale.

Participaram também do encontro os deputados Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB), João Batista Segundo (Republicanos), Ana do Gás (PCdoB), Daniella (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Júlio Mendonça (PCdoB), Fabiana Vilar (PL), Neto Evangelista (União), Ricardo Arruda (MDB), Davi Brandão (PSB), Ricardo Seidel (PSD), Fernando Braide (PSD), Wellington do Curso (PSC), Florêncio Neto (PSB), Zé Inácio (PT), Osmar Filho (PDT), Hemetério Weba (PP ), Rafael (PSB) e Leandro Bello (Podemos).

Na ocasião, Jean Paul Prates manifestou a satisfação de visitar a sede do Poder Legislativo Estadual presidido, pela primeira vez, por uma mulher, e de conversar sobre questões relativas ao desenvolvimento do Maranhão. “É uma grande satisfação visitar esta Casa e ser muito bem recebido por todos os parlamentares. Trago, também, o abraço do presidente Lula à presidente Iracema Vale e demais parlamentares. Estamos à disposição para contribuir com o desenvolvimento do Maranhão”, disse.

Deputados recebem a visita do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, na Assembleia Legislativa

Deputados recebem a visita do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, na Assembleia Legislativa

Margem Equatorial

O presidente da Petrobras fez um breve relato do trabalho desenvolvido pela estatal e teceu considerações sobre a questão da exploração de petróleo na Bacia da Margem Equatorial, esclarecendo que não é somente petróleo que existe nessa área.

Estamos falando de uma área que se estende desde o Rio Grande do Norte até o Amapá, que tem um grande potencial, não só de reservas de petróleo e gás, mas, também, de energia eólica, solar, logística, cabotagem e turismo. Essa área deve ser vista como um ambiente de investimentos sustentáveis, com responsabilidade social, que pode ser tremendamente importante para o desenvolvimento do Maranhão“, frisou Prates.

Iracema Vale e Jean Paul Prates trocam presentes durante a visita de cortesia do executivo da Petrobras

Iracema Vale e Jean Paul Prates trocam presentes durante a visita de cortesia do executivo da Petrobras

Preservação Ambiental

Diante das preocupações expostas pelos deputados quanto aos danos ambientais em face da exploração da Margem Equatorial, Jean Paulo Prates tranquilizou a todos afirmando que a Petrobras agirá em consonância com os órgãos ambientais.

No momento, estamos na fase de pesquisa e dimensionamento do potencial da Margem Equatorial. Quando entrarmos na fase de exploração do seu potencial, cumpriremos todos os protocolos de observância da preservação ambiental. Temos plena consciência na qualidade do nosso investimento do ponto de vista da segurança ambiental, industrial e dos trabalhadores. Temos mais de três mil poços perfurados no mar, em todo o mundo, sem nenhum incidente”, salientou.

Ministério Público abre investigação contra Aline Diniz por suposto abuso de poder econômico e a pré-candidata pode ficar fora da disputa em Presidente Juscelino

O Ministério Público (MP) da comarca de Morros anunciou nesta quinta-feira, 14, o início de uma investigação contra Aline Diniz, pré-candidata à prefeitura de Presidente Juscelino, para apurar supostas práticas de abuso de poder econômico. A decisão coloca em xeque a participação da pré-candidata nas próximas eleições municipais, enquanto alegações sobre seu financiamento de campanha começam a surgir. Ocorre que a pré-candidata citada age como se fosse dona de tudo e todos fazendo e abusando na cidade de Presidente Juscelino na qual caiu de paraquedas, não tem nenhum parente e quer tomar na força do dinheiro as eleições de outubro desse ano. De olho nesses movimentos que são contra a lei, a promotora, Érica Ellen Beckman da Silva da 110ª Zona eleitoral da comarca de Morros abriu investigação que pode cassar uma possível candidatura de Aline Diniz antes mesmo das eleições.

As acusações contra Aline sugerem que ela teria utilizado recursos financeiros de forma irregular para promover sua imagem, desequilibrando assim a disputa política no município. Embora detalhes específicos sobre as alegações ainda não tenham sido divulgados pelo MP, o anúncio da investigação trouxe uma onda de incerteza sobre o futuro da pré-candidatura de Aline Diniz.

A população de Presidente Juscelino, por sua vez, observa com expectativa o desfecho dessa situação, ansiosa por um processo eleitoral transparente e justo.

SEM TRANSPARÊNCIA: Relatório do TCE-MA classifica com nota “C” a transparência da prefeitura de Alcântara

O TCE-MA, confirmou o que todos já sabiam que a prefeitura de Alcântara é uma das menos transparentes do estado do Maranhão. Foi assim que apontou o relatório do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. O portal da transparência da administração do prefeito, Nivaldo Araújo, recebeu a nota 6,32, Classificação “C” a pior nota dada a portais de transparências. O índice transparência é referente ao segundo semestre de 2023 e foi pulicado no diário oficial do TCE em 11 de março de 2024.

O TCE, concedeu está nota devido considerar o portal da transparência do município de Alcântara inseguro. Recentemente a administração municipal ocultou as consultas das contas de 2021 e 2022 dos cidadãos alcantarenses, evidenciando falta de transparência.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       A constatação é feita a partir da comparação entre as avaliações realizadas por técnicos do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Maranhão no Portal da Transparência do município, Alcântara recebeu a pior nota da série histórica e caiu no ranking da corte.

A avaliação promovida pelo TCE maranhense tem como fundamentos a Constituição Federal, a Lei Orgânica e o Regimento Interno do TCE, a Lei Complementar nº 101/2000 e a Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, Lei de Acesso à Informação (LAI).

Os portais da transparência são uma importante ferramenta no processo de acompanhamento das ações da gestão pública, em todos os níveis, bem como contribuem para o efetivo exercício do controle social.

Sob gestão da presidente Iracema Vale, Alema avança e segue para o patamar máximo em transparência

De acordo com Ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), Parlamento Estadual alcançou nota 8,56, quase o dobro da nota do Legislativo no levantamento publicado em março do ano passado.

Assembleia Legislativa avança em transparência na gestão da presidente Iracema Vale

Assembleia Legislativa avançou em transparência, de acordo com ranking do TCE/MA

A Assembleia Legislativa do Maranhão está avançando no quesito transparência pública na gestão da presidente Iracema Vale (PSB). É o que atesta o Ranking de Transparência do Segundo Semestre de 2023, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), no Diário Oficial da segunda-feira (11). O Parlamento Estadual alcançou nota 8,56, praticamente o dobro da nota obtida pelo Legislativo no levantamento publicado em março de 2023, que foi de 4.46.

Esse é o resultado de um trabalho sério, de responsabilidade e de muita dedicação de toda a equipe de servidores da Casa. Estamos fazendo uma gestão focada na transparência e na regularização de todos os setores. As informações são de interesse público e, assim, garantimos também o direito do cidadão maranhense”, afirmou Iracema Vale.

Presidente Iracema Vale afirmou que esse é o resultado de um trabalho sério, de responsabilidade e de muita dedicação de toda a equipe de servidores da Casa

Presidente Iracema Vale afirmou que esse é o resultado de um trabalho sério, de responsabilidade e de muita dedicação de toda a equipe de servidores da Casa.

Em março de 2023, um mês após a posse da deputada Iracema Vale na presidência da Alema, o TCE/MA divulgou ranking no qual a Assembleia Legislativa apareceu com nota 4.46, pontuando apenas na categoria “C”.

Já em julho de 2023, após uma série de medidas implantadas pela gestão da deputada Iracema Vale, a Assembleia atingiu a nota 7.53, alçando posição na categoria “B”. Foram somente cinco meses de trabalho até esse resultado.

Na análise mais recente do TCE/MA, divulgada na última segunda-feira e referente ao segundo semestre do ano passado, o Legislativo alcançou nota 8,56, quase alcançando o índice máximo (A).

O ranking é realizado dentro da competência dos Tribunais de Contas de fiscalizar o cumprimento das normas da Lei Complementar nº 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente quanto à transparência da gestão fiscal, conforme alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 131/2009 e Lei Complementar nº 156/2016, bem como o cumprimento da Lei Federal nº 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação, Lei Federal nº 13.460/2017, Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, entre outros normativos.

Iracema Vale fala sobre leis e ações do Parlamento voltadas à mulher em entrevista ao ‘Ponto Continuando’

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), falou sobre ações e medidas do Parlamento Estadual voltadas à mulher, durante entrevista ao programa ‘Ponto Continuando’, da Rádio 92.3 FM, com transmissão também pelo Youtube. A conversa foi conduzida pelos apresentadores e jornalistas Clodoaldo Corrêa, Rogério Silva e Gláucio Ericeira.

A Assembleia tem avançado muito nesses dois últimos anos nas pautas femininas. A gente tem uma Procuradoria da Mulher bem atuante, hoje exercida pela deputada Daniella (PSB) e, desde o ano passado para cá, várias legislações foram aprovadas”, destacou Iracema Vale, que foi definida por Clodoaldo Corrêa como “a mulher mais importante nesse momento da política no Maranhão”.

Entre as legislações de sua autoria, Iracema Vale destacou a Lei nº 11.961, que dispõe sobre a obrigatoriedade da comunicação de nascimento sem identificação de paternidade à Defensoria Pública (DPE/MA). “Beneficia a criança que não tem o nome do pai no registro, mas indiretamente beneficia a mulher. Ela garante os direitos da criança, mas também da mulher não ser mãe solo, do filho ter um pai”, assinalou a parlamentar, explicando que a Defensoria, informada pelo cartório, entra com ação pedindo o teste de paternidade.

Outras normas destacadas foram a Lei nº 11.990/2023, que trata sobre denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula escolar; e a Lei 12147/2023, de sua autoria e do deputado Roberto Costa (MDB), que extingue a cota de 10% e deixa livre o ingresso de mulheres na Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio de concurso.

Hoje, a gente, com a nossa lei, derruba essa cota. Os direitos são iguais entre homens e mulheres, tanto para a questão de intelecto como para a questão física”, observou.

A presidente da Alema ressaltou, também, a campanha que marcou o Dia Internacional da Mulher este ano, encabeçada pela bancada feminina da Alema, que reúne 12 deputadas, e tem como slogan “Toma Partido, Mermã”. O objetivo é trazer mais mulheres para o campo político partidário.

A nossa fala da bancada feminina da Assembleia é no sentido de motivar, incentivar e apoiar mulheres candidatas a vereadoras, a prefeitas, a vice-prefeitas. Afinal, nós somos a maioria da população e ainda temos uma luta danada para atingir uma cota na época da candidatura”, frisou Iracema Vale.

Movimento Inovador | Guilherme Mulato lança ferramenta para o cidadão comum participar da elaboração do Plano de Governo

O pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar Guilherme Mulato (Novo), lançou nesta quarta-feira (13), a plataforma digital para a população ribamarense participe da elaboração do Plano de Governo.

Essa é a primeira vez na história do município que um pré-candidato a prefeito inclui de forma facilitada, a participação popular com sugestão de ideias e apresentação de problemas e soluções.

“Pela plataforma, o cidadão que sai de casa cedo para trabalhar em São Luís, e chega tarde, poderá participar, dando a sua colaboração para uma cidade mais justa. Essa é a forma que encontramos para reunir o maior número de ideias e garantir que o povo será o grande protagonista desse novo momento da política municipal.” Disse Mulato.

Para participar, a pessoa precisa acessar o endereço: https://www.guilhermemulato.com.br

Acostumado a estar diariamente nas comunidades, Mulato ainda deixa um recado.

Eu mesmo que irei ler todas as sugestões, e não se surpreenda se amanhã eu estiver aí na sua rua, para ver o problema de perto e aprofundarmos nossas ideias. Esse é o Novo jeito de fazer política, tratando o povo com excelência!” Concluiu Mulato.

Deputados participam de reunião na APAE e conhecem mais sobre os serviços ofertados pela entidade

Com o objetivo de conhecer mais sobre a história e o campo de atuação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís, um grupo de deputados estaduais participou, nesta terça-feira (12), de uma reunião na sede da entidade. Na ocasião, o deputado Antônio Pereira representou a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB).

“Esta reunião é uma retribuição de uma visita feita pela direção da APAE à Assembleia, quando foram recebidos por nossa presidente, a deputada Iracema Vale. Ela se comprometeu em retribuir o gesto e aqui trazer os colegas deputados para que pudéssemos conhecer de perto o trabalho realizado pela entidade, bem como as questões que afligem o dia a dia da APAE. Trata-se de uma entidade filantrópica e que, portanto, precisa de ajuda das instituições, entre as quais, a Assembleia Legislativa do Maranhão”, destacou Antônio Pereira.

Participaram ainda da reunião os deputados Carlos Lula (PSB), Andreia Rezende (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Dra. Vivianne (PDT), Fabiana Vilar (PL), Fernando Braide (PSD), Jota Pinto (Podemos), Júlio Mendonça (PcdoB), Osmar Filho (PDT), Ricardo Seidel (PSD), Wellington do Curso (PSC) e Zé INácio (PT).

Antes da reunião, os parlamentares assistiram a uma apresentação de jovens e adultos atendidos pela APAE, que, na ocasião, cantaram e tocaram músicas do repertório do cantor e compositor maranhense João do Vale, emocionando a todos os presentes. Em seguida, a gestora geral da APAE de São Luís, Christiane Diniz, apresentou aos parlamentares a história da entidade, desde sua fundação aos dias atuais.

Christiane Diniz ressaltou que o encontro serviu para fortalecer o vínculo entre a entidade e a Alema. “A presidente Iracema Vale já havia nos recebido na Assembleia em outra ocasião, nos dando a possibilidade de chamar os deputados para conhecerem mais de perto nosso trabalho. Agora, estreitamos ainda mais os laços entre a APAE e a Casa que representa o povo”, destacou a gestora.

Entre os assuntos abordados na reunião, foram destaque a Triagem Neonatal (teste do pezinho), procedimento no qual a entidade é reconhecida pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência Estadual; reabilitação nas áreas físicas, auditiva e intelectual; educação; entre outros serviços ofertados pela entidade.

Atendimento

A APAE de São Luís é uma entidade assistencial, educacional e filantrópica, caracterizada por ser uma organização social que tem como objetivo principal promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual ou múltipla.

A instituição foi fundada em 1971 e atua nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, prevenção, reabilitação e esporte. São realizados cerca de 20 mil atendimentos por mês e 300 mil por ano.

Câmara de São Luís mantém a pior avaliação histórica no ranking de transparência do TCE-MA

Com o vereador Paulo Victor (PSDB), no comando da Câmara de São Luís, a qualidade da transparência continua ocupando as piores posições do Maranhão por dois semestres consecutivos no ranking do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), se igualando novamente as Câmaras dos pequenos municípios de São João do Carú, Fortuna, Axixá, Satubinha e Timbiras. No primeiro período de 16 de março a 30 de julho de 2023, a Câmara recebeu a pior avaliação do índice, classificado como C-, além de uma das piores notas, 3,89, ocupando a 183ª.

Mantendo uma posição desfavorável este ano com nota 5,90, C-, no ranking elaborado pelo TCE-MA. O ranking com os resultados alusivos ao segundo semestre de 2023 foi composto pelas notas obtidas pelos fiscalizados em avaliação realizada no período de 3 de agosto a 06 de março de 2024.

Apesar do tempo disponível para abordar questões relacionadas à transparência na gestão pública, Paulo Victor parece não dar a devida importância a esse aspecto crucial.

Paulo Victor tem tido tempo mais do que adequado para abordar e resolver questões relacionadas à transparência na gestão. No entanto, observa-se uma aparente falta de ação e prioridade em lidar com esse importante aspecto da administração pública.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Clique aqui e veja a relação completa das prefeituras e câmaras com as respectivas notas atribuídas pelo TCE-MA.

Tudo novo: Prefeitura entrega Mercado Municipal Cremar Oliveira Costa totalmente reformado, com grande festa para os feirantes e a população de São Benedito do Rio Preto (MA)

Nesse domingo (10), a Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, administrada pelo prefeito Wallas Rocha, entregou o novo Mercado Municipal para a população.

O espaço foi entregue totalmente revitalizado. O novo mercado é um dos mais de 30 espaços públicos reformados pela atual gestão municipal.

Nossa gestão é feita com seriedade por diversos motivos. Além da responsabilidade com as contas públicas e da aprovação do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), temos Palavra! O que prometemos, nós cumprimos”, enfatizou o prefeito Wallas.

A reinauguração do Mercado Municipal Cremar Oliveira Costa antecipa as comemorações dos 75 anos de São Benedito do Rio Preto.

O evento foi prestigiado por secretários adjuntos, coordenadores, aliados políticos, pelo deputado federal Aluísio Mendes e pela população sambeneditense.