Farra da publicidade na gestão de André da Ralpnet em Pinheiro acumula R$ 4 milhões em contratos, sendo R$ 2,4 milhões com verba da Educação

Escândalo sem precedentes na gestão do prefeito André da Ralpnet. O SLZMA apurou os detalhes dos bastidores e traz à tona os documentos oficiais para que toda a população de Pinheiro tome ciência de como o dinheiro público está sendo gerenciado. O município oficializou um “pacotão” de contratos de publicidade institucional que soma impressionantes R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) para apenas 12 meses de vigência.

Os extratos foram assinados no dia 20 de fevereiro de 2026 com uma única empresa: a AG10 PROPAGANDA LTDA – EPP. No entanto, apesar das cifras milionárias registradas no papel, recebemos informações exclusivas de bastidores apontando que a prefeitura não estaria realizando os repasses financeiros devidos para a agência contratada.

O Escândalo dos R$ 2,4 Milhões da Educação Básica

O ponto mais crítico da apuração revela que mais da metade de toda a verba da propaganda foi retirada diretamente da pasta da Educação pública do município. Do total de R$ 4 milhões, exatos R$ 2.400.000,00 saíram de fundos carimbados que deveriam manter escolas e valorizar professores:

  • R$ 1.600.000,00 foram retirados diretamente do FUNDEB (Contrato nº 0313105.1/2026).
  • R$ 800.000,00 foram retirados do MDE (Manutenção e Desenvolvimento do Ensino).

Desorganização no Diário Oficial

A desorganização técnica da gestão também ficou escancarada no Diário Oficial. No maior contrato do pacote (o do FUNDEB), a prefeitura registrou em algarismos o valor de R$ 1.600.000,00, mas escreveu por extenso um milhão e quinhentos reais”, “esquecendo” de mencionar seiscentos mil reais por extenso. A falha grosseira põe em xeque a revisão jurídica dos atos do prefeito.

O Raio-X do “Pacotão” de R$ 4 Milhões:

Para que a população de Pinheiro fique ciente, a reportagem detalha a divisão da gastança assinada pelos secretários municipais:

  1. Educação (FUNDEB): R$ 1.600.000,00 (Sec. José Arlindo Silva Sousa)
  2. Educação (MDE): R$ 800.000,00 (Sec. José Arlindo Silva Sousa)
  3. Administração e Finanças: R$ 700.000,00 (Sec. Carlos Alberto Costa da Luz)
  4. Saúde: R$ 500.000,00 (Sec. José Eduardo Sarmento Pires de Sá)
  5. Assistência Social: R$ 400.000,00 (Sec. Thalia Costa Liam)

A enorme discrepância entre o dinheiro que entra nas contas carimbadas da cidade e o montante repassado para autopromoção política deve pautar debates intensos nos órgãos de controle e fiscalização do Estado, como o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Cabe agora ao prefeito André da Rapnet e aos seus secretários explicarem aos pinheirenses os critérios que justificam gastar milhões da educação básica com publicidade enquanto as reais necessidades do povo continuam sem resposta.

Enquanto áreas essenciais como saúde e assistência social enfrentam graves dificuldades operacionais, o marketing político virou prioridade orçamentária em Pinheiro. O SLZMA segue acompanhando o caso para cobrar transparência sobre o destino real desses recursos.

MP pede anulação de contrato milionário da iluminação pública de Rosário por suspeita de fraude

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou uma Ação Civil Pública pedindo a nulidade do contrato de iluminação pública firmado entre a Prefeitura de Rosário e a empresa ASD Ilumination & Service Ltda, avaliado em R$ 2,4 milhões. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (18) pela 1ª Promotoria de Justiça de Rosário e aponta indícios de fraude documental, simulação de concorrência e possível desvio de recursos públicos.

Além da anulação do contrato, o MPMA solicitou à Justiça, em caráter liminar, a suspensão imediata de pagamentos à empresa, a proibição de novos aditivos contratuais e a indisponibilidade de bens dos investigados para garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos.

As investigações foram conduzidas pela promotora de Justiça Maria Cristina Lima Lobato Murillo, que identificou uma série de irregularidades no processo de contratação do serviço de iluminação pública do município.

Segundo o Ministério Público, a pesquisa de mercado utilizada para justificar o contrato apresenta fortes sinais de manipulação. A apuração apontou que propostas atribuídas a empresas supostamente concorrentes teriam sido assinadas digitalmente poucas horas antes de a Prefeitura encaminhar oficialmente os pedidos de cotação.

Outro ponto destacado na ação é que as empresas participantes da fase de orçamento seriam ligadas ao mesmo operador, identificado como Bruno Mousinho Lago. Para o MPMA, a situação reforça a suspeita de direcionamento e simulação de concorrência no procedimento licitatório.

A Promotoria também afirma ter identificado indícios de confusão patrimonial e utilização da própria estrutura pública municipal na execução do serviço contratado.

Durante inspeções realizadas no município, investigadores encontraram veículos adesivados com a marca da Prefeitura de Rosário e servidores públicos atuando diretamente nos serviços que deveriam ser executados pela empresa contratada.

“O ente público paga por um serviço que ele próprio executa com seus recursos, enquanto a empresa recebe o valor integral do contrato”, destacou a promotora na ação judicial.

As investigações também apontam uma suposta triangulação financeira envolvendo contratos de locação de veículos. Conforme o MPMA, pagamentos destinados aos proprietários dos automóveis estariam sendo transferidos para contas bancárias de funcionários ligados à própria ASD Ilumination, o que pode caracterizar desvio de finalidade e irregularidade financeira.

A ação judicial cita ainda reportagens publicadas pela imprensa maranhense que associam Bruno Mousinho Lago à atuação como suposto operador de empresas de fachada utilizadas em contratos públicos em diferentes municípios do Maranhão.

Segundo o Ministério Público, o inquérito civil continua em andamento para aprofundar as investigações, identificar todos os envolvidos e responsabilizar possíveis autores das irregularidades apontadas.

Brandão passa o comando da Casa Civil para as mãos de empresária de Imperatriz

O governador Carlos Brandão definiu o novo nome para a chefia da Casa Cívil. A nova titular da pasta é a empresária Miriam Reis Ribeiro, de Imperatriz.

A nomeação foi assinada nessa segunda-feira (18). O governador ainda não fez o anúncio oficial em suas redes sociais. A nova chefe da Casa Civil ocupa o lugar de Sebastião Madeira, que deixou o cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Miriam é educadora, gestora e líder pedagógica. Atua como diretora do Colégio Santa Luzia. A nova secretária já atuou como auxiliar na Prefeitura de Imperatriz.

Deputados do MA assinam proposta que adia fim da escala 6×1 para 2036 e reduz FGTS

A discussão nacional sobre o fim da jornada de trabalho 6×1 (onde o funcionário trabalha seis dias e folga um) ganhou um novo rumo nos bastidores do Congresso Nacional. Um grupo de 176 deputados federais assinou uma emenda que altera por completo o projeto original. Entre os signatários que apoiam a mudança estão quatro representantes do Maranhão, Aluísio Mendes (Republicanos), Josivaldo JP (União Brasil), Hildo Rocha (MDB) e Marcio Honaiser (Solidariedade).

O novo texto, de autoria do deputado Sérgio Turra (PP-RS), estabelece que o fim da escala 6×1 só passaria a valer de forma definitiva daqui a dez anos, no ano de 2036. A proposta também cria regras flexíveis que abrem margem para jornadas de até 52 horas por semana, além de prever a isenção do INSS patronal para as empresas.

Outro ponto que gera forte polêmica na medida é a redução do Fundo de Garantia do Trabalhador. Caso seja aprovada, a emenda corta pela metade o depósito mensal do FGTS feito pelas empresas, reduzindo a alíquota atual de 8% para apenas 4%.

Nos bastidores políticos de Brasília, a iniciativa é avaliada como uma estratégia para esvaziar a proposta principal da PEC, que defende folga de dois dias na semana com limite de 40 horas de trabalho, sem qualquer corte nos salários ou benefícios. O texto finalizado na última sexta-feira (15) deve enfrentar forte resistência por parte do governo federal e de movimentos trabalhistas ao longo das próximas semanas de votação.

Confira a relação na íntegra

Deputado federal em exercício, Ribeiro Neto é denunciado pela esposa por agressão, estupro e cárcere privado

O deputado federal em exercício Ribeiro Neto passou a ser alvo de uma grave denúncia registrada pela esposa, Ingrid Graziella, na Delegacia da Mulher de São José de Ribamar na madrugada deste domingo (17). Ele é acusado de cárcere privado, lesão corporal e estupro de vulnerável, além de ameaça e injúria.

Segundo o relato da denunciante, as agressões teriam ocorrido após uma discussão na residência do casal, em São Luís. Ela afirma ter sido agredida, impedida de sair e de manter contato com familiares, além de relatar abuso em situação de vulnerabilidade.

De acordo com os documentos oficiais do depoimento, as agressões físicas teriam se intensificado no último dia 7 de maio, na residência do casal, localizada no bairro Itapiracó, resultando em lesões que levaram a vítima a buscar atendimento médico na Policlínica do Cohatrac. Ingrid relatou à polícia que, após o atendimento, foi conduzida pelo marido a um motel na Avenida General Arthur Carvalho, onde teria sido forçada a consumir bebida alcoólica e submetida a atos sexuais sem consentimento, quadro agravado pelo fato de a denunciante ter recebido alta recente de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a um aneurisma cerebral. O relato aponta ainda que, ela foi mantida em em cárcere privado, com retenção de seus pertences e sob constantes ameaças de morte, inclusive com o uso de arma de fogo.

A vítima solicitou formalmente a concessão de Medidas Protetivas de Urgência e mandado de busca e apreensão para a recuperação de documentos e equipamentos eletrônicos retidos. O caso está sob a condução da delegada Amanda Falcão de Carvalho Lopes, titular da Delegacia da Mulher de São José de Ribamar. O deputado emitiu nota e nega as acusações.

SLZMA Sem Filtro | Em pesquisa e disco voador, crê quem quer; no MA, não há mais lugar para amadores na política; o show do milhão de Tarcísio do Acordeon; o Angu de Lula com Camarão e o araponga sobrevoando os prédios de São Luís  

Bem-vindos a mais uma edição do SLZMA Sem Filtro. O termômetro político do nosso estado subiu de forma drástica nos últimos dias. Entre números de pesquisas que parecem saídos de realidades paralelas, drones invadindo a privacidade alheia, ensaios de censura no interior e até Angu com crustáceos diretamente de Brasília, o Maranhão mostra que a corrida para 2026 já começou, e não há espaço para amadores. Vamos aos fatos.

CONTRA OS FATOS. EM PESQUISA E DISCO VOADOR, CRÊ QUEM QUER. As pesquisas são muito importantes em um processo político porque norteiam partidos e candidatos em uma campanha eleitoral. Na história política do Maranhão já mostrou diversas vezes que crescimento de campanha, rejeição, redes sociais, debates e o sentimento das ruas podem mudar completamente uma eleição.

Exemplo é justamente a disputa de 2014 para o governo do estado e de São Luís em 2020. Pois bem, vamos as pesquisas recentes, em um intervalo de poucos dias, três institutos diferentes apresentaram cenários completamente desencontrados para a disputa ao governo do estado. Enquanto uma amostragem apontava a liderança isolada de um dos pré-candidatos na casa dos 40%, outra sondagem realizada via internet inverteu drasticamente o tabuleiro, colocando um concorrente de outro campo político rompendo a barreira dos 50% e empurrando o primeiro colocado anterior para uma queda inexplicável de quase vinte pontos em apenas uma semana. Para embolar ainda mais o meio de campo, um terceiro instituto trouxe uma terceira via de números, alterando posições, diminuindo as margens e modificando as distâncias reais entre os nomes postos.

Uma pesquisa bem elaborada, ela tem o seu valor científico, isso é indiscutível. Não se briga com pesquisa, nem se discute sua licitude sem dados, mas o maranhão deve ser analisado pela discrepância entre os números.

PRETO NO BRANCO. DRONE DA DISCÓRDIA E O CLIMA DE ARAPONGAGEM O deputado estadual Rodrigo Lago (PSB) subiu à tribuna da Assembleia na quinta-feira (14) para fazer uma denúncia gravíssima. Segundo o parlamentar, o apartamento de seu pai, o ex-deputado Aderson Lago, um senhor de 78 anos, teve a privacidade invadida por um drone supostamente ligado ao sistema de segurança pública do Estado. O caso ganhou contornos de escândalo porque Lago apontou o dedo diretamente para o ex-secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, sugerindo que a ação seria para monitorar adversários após o vazamento de um vídeo privado de Aderson em uma mesa de jogos ao lado de velhos conhecidos da política. Com tantas irregularidades e gargalos de criminalidade real para combater no Maranhão.

PAPO DE GABINETE. SHOW DO MILHÃO” O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu investigações sobre o uso de emendas parlamentares para a contratação de shows e eventos no Maranhão, e os alvos são velhos conhecidos do noticiário. A apuração mira Zé Doca e Centro de Guilherme, municípios controlados pelo grupo político do deputado federal Josimar de Maranhãozinho. Sob a lupa dos auditores estão R$ 1,8 milhão enviados pelo aliado Pastor Gil para o Carnaval de 2024 e mais R$ 900000 destinados pelo próprio Josimar. A auditoria identificou pagamentos sem comprovação documental, falhas em notas fiscais e ausência de atesto formal, mesmo com o dinheiro todo liberado. Vale lembrar que ambos os deputados foram condenados pelo STF em março deste ano por desvios de emendas. Ver o dinheiro público sumir repetidas vezes em festas sem prestação de contas correta é o retrato de um Maranhão que teima em repetir os mesmos erros. As informações são do Metrópoles.

POR DENTRO DO JOGO. O ANGU DE LULA COM CAMARÃO O presidente Lula gravou um vídeo declarando apoio público à pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão (PT) ao Governo do Estado em 2026 na terça-feira passada, em Brasília. Na gravação, Lula disse que o petista tem condições de vencer, pelo jeito, o presidente também não acredita em disco voador, e ignorou as pesquisa no Maranhão. Recomendou que ele busque mais amigos e tenha menos inimigos. Jura!


NÃO PASSOU BATIDO.

Anjo da Guarda ou Censura? Em Imperatriz, durante a inauguração de uma praça no Conjunto Vitória, a vereadora Rosângela Curado agrediu o comunicador Capilé ao dar tapas em sua mão na tentativa de derrubar e quebrar o celular, com o objetivo de impedir uma entrevista com o senador Weverton Rocha.

Segundo relatos, a reação teria sido motivada pela repercussão negativa de uma entrevista anterior, em que o senador foi questionado sobre obras prometidas para Imperatriz ainda no período em que era deputado e que, após quase oito anos de mandato no Senado, não foram entregues à população.

Sem espaço para amadores. A empresária Elaine dos Pneus (PSD), pré-candidata a vice na chapa de Eduardo Braide e estreante na política, cometeu um deslize em um discurso ao falar em “Câmara da Assembleia”. O lapso chamou atenção que participava da reunião, no cenário complexo do Maranhão atual, o eleitor não tem mais paciência para improvisos ou propostas baseadas apenas em “planos de negócios”.

Até a próxima edição!

Orleans Brandão prestigia AgroBalsas e destaca importância de investimentos no agronegócio e no empreendedorismo maranhense

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, prestigiou, na sexta-feira (15), a 22ª edição do AgroBalsas, uma das maiores feiras de agronegócio do Norte e Nordeste do país, realizada no município de Balsas, no sul do estado. O evento reúne produtores rurais, investidores, pesquisadores e setor público para apresentação de novas tecnologias, exposição de implementos agrícolas, além da promoção de debates sobre inovação e sustentabilidade.

Ao lado do governador Carlos Brandão, Orleans percorreu os estandes da feira, visitou exposições de produtos e equipamentos voltadas ao setor agropecuário, além de dialogar com expositores, produtores e lideranças ligadas ao agronegócio da região.

Um dos espaços visitados por Orleans Brandão foi o Armazém do Empreendedor, uma iniciativa do Governo do Estado, que funciona como uma vitrine para promover e comercializar produtos genuinamente maranhenses, fortalecendo os pequenos negócios e incentivando o empreendedorismo. Durante a visita, ele destacou a importância da iniciativa para a valorização do trabalho dos maranhenses e para o fortalecimento da economia local.

“Uma das ações que mais admiro e faço questão de prestigiar é o Armazém do Empreendedor, criado pelo governador Carlos Brandão para incentivar nossos pequenos empreendedores, criando oportunidades para que eles possam mostrar e comercializar aquilo que produzem com tanto talento e dedicação. Levar esse espaço para as feiras e exposições é uma forma de valorizar a nossa gente e estimular a geração de renda. É um estande que eu gosto muito de visitar, conhecer, conversar com os expositores e, claro, experimentar os produtos feitos pelo nosso povo trabalhador, que merece cada vez mais esse incentivo e reconhecimento”, disse Orleans.

Durante a visita, ele também ressaltou a relevância de ampliar os investimentos no agronegócio como caminho para garantir mais desenvolvimento, geração de empregos e oportunidades para a população maranhense.

“Investir no agronegócio é investir no desenvolvimento do Maranhão. O AgroBalsas demonstra a força produtiva do nosso estado e o enorme potencial que temos para crescer ainda mais. Precisamos seguir incentivando a inovação, melhorando a infraestrutura e criando condições para que nossos produtores possam expandir sua produção”, destacou Orleans Brandão.

A participação de Orleans no AgroBalsas integrou sua agenda no sul do Maranhão, onde também realizou encontros com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes de diversos setores produtivos da região.

Prefeitos e vereadores do sul do Maranhão reafirmam apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão durante encontro em Balsas

O pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, cumpriu agenda política nesta sexta-feira (15), em Balsas, onde se reuniu com diversos prefeitos, vereadores e outras lideranças de toda a região sul do Estado. O prefeito de Balsas, Alan da Marissol, seu grupo político, e demais gestores municipais e vereadores da região reafirmaram apoio à sua pré-candidatura durante encontro que demonstrou unidade política e reforçou o diálogo sobre demandas prioritárias para o desenvolvimento regional.

Durante a reunião, foram debatidas pautas consideradas essenciais para o crescimento de Balsas e dos demais municípios do sul do Maranhão, com destaque para investimentos em infraestrutura, agricultura, logística, saúde, educação e ações voltadas à geração de emprego e renda. O momento também serviu para alinhamento político e o fortalecimento das articulações em torno de sua pré-candidatura, consolidando um importante movimento de apoio em uma das regiões mais estratégicas do estado.

Ao agradecer a recepção e o apoio das lideranças, Orleans Brandão destacou o trabalho realizado durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas, ressaltando as ações desenvolvidas em parceria com os municípios da região sul e reafirmando o compromisso de ampliar os investimentos e implementar novos projetos estruturantes para fortalecer ainda mais o desenvolvimento local.

“Durante o período em que estive à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, tivemos a oportunidade de construir uma relação muito próxima com os prefeitos e com a população do sul do Maranhão, levando obras, serviços e soluções concretas para melhorar a vida das pessoas. Foram investimentos importantes em infraestrutura, saúde, educação e apoio à produção, sempre ouvindo as necessidades de cada município. Conheço de perto o potencial dessa região e sei da sua importância para o desenvolvimento do nosso estado. Nosso compromisso é seguir avançando com novos projetos, mais investimentos e ações que fortaleçam ainda mais a economia e gerem oportunidades”, afirmou Orleans Brandão.

Entre os prefeitos presentes à reunião estavam Alan da Marissol (Balsas), Rubens Japonês (Alto Parnaíba), Kelson Richard (Tasso Fragoso), Paula Coelho (Riachão), Accioly Cardoso (São Raimundo das Mangabeiras), Fátima Dantas (Sambaíba), Fernanda Lima (Fortaleza dos Nogueiras), Heider Nunes (São Félix de Balsas), Rômulo Arruda (São Pedro dos Crentes), Dra. Mariana (Nova Colinas) e Germano Coelho (Loreto), além do vice-prefeito de Balsas, coronel Juarez Medeiros, e diversas outras lideranças políticas da região.

O prefeito Alan da Marissol destacou a importância do diálogo e reiterou o apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão.

“Hoje é um dia importante para a cidade de Balsas, em que recebemos o nosso pré-candidato Orleans Brandão. Ele, que foi um secretário que tanto ajudou a nossa cidade, tenho certeza de que vai contribuir ainda mais com a geração de emprego, trazendo obras estruturantes e, acima de tudo, melhorando a saúde e a educação, garantindo mais desenvolvimento para o nosso município. Esse momento também mostrou a força da sua pré-candidatura na nossa região. Temos aqui mais de dez prefeitos, ex-prefeitos e vereadores, ou seja, o sul do Maranhão está fechado com Orleans Brandão”, afirmou.

Confiança

Representando os vereadores presentes ao encontro, o vereador Nonato Nogueira também manifestou apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão e destacou a confiança da classe política regional na continuidade do trabalho desenvolvido pelo governador Carlos Brandão.

“Nós, vereadores do sul do Maranhão, estamos fechados com o projeto do pré-candidato Orleans Brandão, porque sabemos que ele dará continuidade ao grande trabalho desenvolvido pelo nosso governador Carlos Brandão, que está entregando grandes obras em todo o estado. E não poderíamos deixar de agradecer todas essas entregas aqui também. Orleans Brandão é uma pessoa que dialoga com a classe política e com o povo, e tem toda a nossa atenção e admiração. Tenho certeza de que todo o sul do estado vai se unir para continuarmos esse projeto que está dando muito certo. Conte com a gente!”, declarou.

Ainda em Balsas, Orleans Brandão encerra sua agenda com a participação na 22ª edição do AgroBalsas, um dos mais importantes eventos do agronegócio maranhense e nacional.

AVANÇO NA SAÚDE: Cedral recebe micro-ônibus moderno para reforçar transporte de pacientes e tratamento fora do domicílio

O município de Cedral recebeu um importante reforço para a sua rede pública de saúde com a chegada de um micro-ônibus moderno, totalmente equipado e voltado para o Tratamento de Fora do Domicílio (TFD). O novo veículo será estratégico para o deslocamento de pacientes que necessitam realizar consultas, exames complexos e sessões de hemodiálise na capital, garantindo mais conforto, segurança e um acolhimento digno durante o translado de ida e volta.

A conquista do equipamento é fruto de uma articulação política liderada pelo prefeito Danilo Moraes, viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Bira do Pindaré, em parceria com o governador Carlos Brandão e o governo do presidente Lula, através do programa PAC Seleções. Durante o evento, o gestor municipal destacou a importância de somar forças com as esferas estadual e federal para fomentar a saúde local e ressaltou o compromisso de sua administração em buscar investimentos que melhorem a qualidade de vida da população.

A entrega do veículo chega em um momento festivo, servindo como um presente antecipado para o município, que celebrará 62 anos de emancipação política no próximo dia 9 de junho. O micro-ônibus era uma demanda histórica e muito aguardada pelos cedrenses, consolidando o compromisso de colocar o município na rota do desenvolvimento e fortalecer a assistência social e médica para aqueles que mais precisam.

VÍDEO: Ônibus com destino a velório atola em estrada de Presidente Juscelino e moradores desmascaram propaganda da prefeitura

A gestão do prefeito Dr. Pedro Paulo, em Presidente Juscelino, virou alvo de uma enxurrada de críticas após moradores registrarem o completo abandono nas estradas da zona rural. Um ônibus que transportava pessoas para um velório no povoado quilombola Jussaraçal dos Pretos ficou completamente atolado e com a parte frontal quebrada em uma estrada de terra intrafegável. O registro ocorreu na noite desta quarta-feira (13), forçou os passageiros, que já enfrentavam o momento difícil do luto, a descerem do veículo no meio da lama, gerando revolta e indignação coletiva diante da precariedade das vias vicinais.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, os moradores desabafaram e classificaram a situação como uma “vergonha” e uma “palhaçada” da atual administração. Uma das eleitoras, revoltada por estar presa na estrada desde das 17h sem poder chegar ao destino, um trajeto que deveria ser rápido, cobrou diretamente o gestor, lembrando que ele se autointitula “o homem da mudança” e o único que se diz ter levado asfalto na zona rural. No calor do protesto, a comunidade ironizou a propaganda oficial da prefeitura, ressaltando que a zona rural continua esquecida e que o que a população realmente precisa e espera é asfalto de verdade para garantir o direito básico de ir e vir.

Além da revolta com a estrada intrafegável, os moradores usaram o momento para cobrar diretamente o prefeito, ironizando o sumiço do prefeito e da administração nas áreas mais necessitadas. Em tom de forte cobrança e desabafo, uma liderança disparou, recebeu expressiva votação no Jussaraçal e na comunidade do Sangrador, mas agora estaria “se escondendo” na cidade vizinha de Cachoeira Grande em vez de solucionar os problemas da sua própria cidade. O protesto escancara o sentimento de abandono dos eleitores da zona rural, que agora exigem que o prefeito apareça para dar explicações e cumprir as promessas de campanha.

A cena revela revela o contraste entre os discursos políticos e a realidade vivida por quem mora ou precisa trafegar pelo interior de Presidente Juscelino. A falta de manutenção nas estradas vicinais não apenas isola comunidades tradicionais, como o Jussaraçal dos Pretos, mas também humilha os cidadãos em momentos de extrema necessidade, como a despedida de um ente querido. Até o fechamento desta matéria, a prefeitura não havia se pronunciado sobre o ocorrido e nem enviado maquinário para retirar o veículo ou recuperar o trecho danificado.

Se a verdade continuar vindo à tona através das denúncias contundentes dos moradores, contrastando drasticamente com a maquiagem das propagandas oficiais da prefeitura, o prefeito Dr. Pedro Paulo caminha a passos largos para ser o próximo incluído no quadro PREFAKE do nosso portal. Afinal, contra fatos e imagens reais gravadas pelo povo na lama, não há marketing que resista.

Cachoeira Grande: Homem é executado com seis tiros na porta de casa

A noite desta quarta-feira (13) foi marcada pela violência na Vila Lindão, em Cachoeira Grande. José Ribamar Nascimento da Silva, conhecido popularmente como “Bebego”, foi assassinado na Travessa da Paz. Segundo informações oficiais da Polícia Militar, a vítima estava em sua residência com a esposa quando ouviu alguém chamá-lo no portão. Ao sair para verificar, José Ribamar foi surpreendido pelos criminosos e alvejado na frente de sua casa.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a vítima chegou a ser socorrida por uma ambulância local e transferida com vida para o Hospital Regional de Morros. No entanto, os médicos identificaram pelo menos seis lesões provocadas pelos disparos de arma de fogo e, apesar do atendimento de urgência, “Bebego” não resistiu aos ferimentos e veio a óbito minutos depois de dar entrada na unidade de saúde.

A guarnição da Polícia Militar de Cachoeira Grande realizou incursões na região logo após ser acionada, mas os autores do crime fugiram e ainda não foram identificados. Até o momento, a motivação do homicídio permanece desconhecida. O caso agora segue para investigação da Polícia Civil, que busca pistas que possam levar à autoria de mais um crime de execução que choca a população do município.

GRAJAÚ: Prefeito Dr. Gilson ameaça romper com Brandão após interferência de Ricardo Arruda

O cenário político em Grajaú ferveu após o prefeito Dr. Gilson Guerreiro subir o tom contra o que considera uma interferência externa na gestão municipal. Em declaração contundente, Gilson ameaçou romper com o governador Carlos Brandão caso obras estratégicas, como o Banco de Sangue e melhorias na rodoviária, sejam utilizadas como palanque político pelo deputado Ricardo Arruda. Para o prefeito, a execução dessas benfeitorias deve respeitar a institucionalidade da prefeitura, sem servir de vitrine para quem tenta atropelar a administração municipal.

A irritação do prefeito veio com a postura do deputado, que tem anunciado publicamente ações do Estado como se fossem conquistas pessoais, ignorando que os projetos foram articulados diretamente com o município. Dr. Gilson, que rompeu com o grupo Arruda após assumir o mandato, deixa claro que não aceitará ser figurante em obras enviadas para sua própria cidade. A mensagem enviada ao Palácio dos Leões é direta, ou o Governo do Estado mantém a parceria oficial com a prefeitura, ou o rompimento político será inevitável.

O atual prefeito chegou ao comando da cidade com o apoio do grupo Arruda, liderado pelo ex-prefeito Mercial Arruda e pelo deputado Ricardo Arruda. Após assumir a prefeitura, Dr. Gilson rompeu politicamente com o grupo e passou a travar constantes embates com o parlamentar.

Enquanto a queda de braço continua, o prefeito reafirma seu compromisso com o protagonismo de Grajaú, recusando-se a ceder às pressões de um grupo que, segundo aliados, tenta desgastar sua imagem visando as próximas eleições. Para Dr. Gilson, o desenvolvimento da cidade não pode ser objeto de disputa de ego ou moeda de troca para o deputado Arruda. Agora, a bola está com o governador Carlos Brandão, que terá de decidir entre o apoio institucional ao prefeito eleito ou a insistência na parceria com o parlamentar opositor.

O Angu tá feito, resta saber quem vai desembolar…