Orleans Brandão participa das celebrações em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, em São Luís

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou nesta quarta-feira (13) das celebrações em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira de milhares de fiéis em todo o país. Acompanhado da esposa, Fernanda Heluy, ele esteve presente na capela da padroeira no bairro Alto do Calhau, que pertence à Paróquia São Maximiliano Kolbe, em São Luís, onde participou da missa que marcou um dos momentos mais importantes do festejo religioso.

Demonstrando apoio e respeito à tradição católica, Orleans participou da celebração ao lado de dezenas de fiéis e representantes da paróquia, reforçando sua proximidade com manifestações de fé que fazem parte da cultura religiosa do Maranhão.

Após a missa, Orleans Brandão e sua esposa participaram de um almoço oferecido pelos coordenadores da paróquia e Anderson Borges, atual presidente da
Agência Executiva Metropolitana do Maranhão (Agem). O momento de confraternização e diálogo com membros da comunidade religiosa também simbolizou o reconhecimento à importância social e espiritual desempenhada pela Igreja junto às famílias da região.

Na ocasião, Orleans Brandão destacou a relevância da tradição mantida há décadas pela comunidade paroquial.

A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, na paróquia do Alto do Calhau, reúne anualmente centenas de devotos em uma programação que inclui missas, novenas, momentos de oração e atividades de confraternização.

IMAGEM DO DIA: O retrato do abandono que impede crianças de estudar no povoado Santa Rita, em Codó

O discurso de “progresso” da gestão de Chiquinho do PT esbarra na lama que isola o povoado Santa Rita, na região do Deusdete. Há quatro dias, o direito constitucional à educação foi interrompido para dezenas de crianças, já que a van escolar não consegue vencer o lamaçal em que se transformou a estrada de acesso. A “imagem do dia” é o retrato da vergonha, veículo atolado revela um cenário de total abandono.

Enquanto a propaganda oficial tenta pintar uma cidade de avanços, a realidade dos moradores de Santa Rita é de isolamento e revolta. A falta de infraestrutura básica não apenas impede o tráfego, mas sequestra o futuro dos estudantes, que seguem acumulando faltas e perdendo conteúdos essenciais por pura omissão da Secretaria de Infraestrutura. Para quem vive no povoado, o sentimento é de que a prefeitura virou as costas para as comunidades rurais.

A comunidade exige agora que o prefeito e seus secretários saiam do gabinete e encarem o barro que a população é obrigada a enfrentar diariamente. Não se trata apenas de buracos, mas de falta de respeito com o cidadão codoenses. A pergunta que fica em Codó é, até quando o “atoleiro” da gestão Chiquinho do PT vai continuar prejudicando a vida e o futuro das nossas crianças?

Gestão ‘Self-Service’; o prefeito que se nomeia secretário, se fiscaliza e se paga em Rosário

Acredite se quiser, subestimando a inteligência dos rosarienses e puro deboche com a coisa pública. Em um flagrante de “autonomeação” que desafia qualquer princípio ético, o prefeito de Rosário, Jonas Magno, aparece no Portal da Transparência como secretário adjunto de Meio Ambiente de sua própria administração. A nomeação, que já dura mais de um ano e quatro meses, revela uma gestão que funciona em sistema de “rodízio”, onde o chefe do Executivo se senta à mesa, escolhe o cargo que quer e assina o próprio cheque. Com um salário de prefeito de R$ 11 mil somado aos mais de R$ 4 mil da pasta adjunta, Magno parece ter encontrado a fórmula mágica para engordar os vencimentos em meio às carências do município.

O caso ultrapassa a barreira do absurdo administrativo e entra no campo da suspeita de improbidade. Ao ocupar o cargo de seu próprio subordinado, o gestor anula qualquer possibilidade de fiscalização hierárquica, afinal, como o prefeito vai cobrar resultados do secretário, se ambos habitam o mesmo paletó? Enquanto a Secretaria de Meio Ambiente serve de cabide para o próprio prefeito, o que se vê é uma estrutura pública sendo tratada como extensão da conta bancária pessoal do gestor, ignorando a legalidade e a moralidade que o cargo exige.

A notícia caiu como uma bomba, mas é apenas a ponta de um iceberg que parece muito mais profundo e gelado. Segundo dados extraídos do sistema público e divulgados pelo radialista Carlos Afonso, a nomeação teria ocorrido em 23 de janeiro de 2025. Segundo relatos de servidores com matrículas duplicadas e valores que nunca chegam ao bolso de quem trabalha sugerem que a gestão de Jonas Magno transformou a folha de pagamento em um banquete particular. Agora, a população de Rosário espera que o Ministério Público e o TCE-MA não fiquem apenas assistindo a essa festa com dinheiro público e coloquem um ponto final nesse banquete indigesto.

Em Estreito, Orleans Brandão dialoga com população, visita obras e destaca serviços estaduais realizados na cidade

Em continuidade à agenda de diálogos com a população maranhense, o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, esteve no município de Estreito, nesta terça-feira (12), durante os atos comemorativos pelo aniversário de 44 anos da cidade. Acompanhado pelo prefeito Léo Cunha, ele cumpriu uma série de compromissos voltados à escuta das demandas locais, visita a obras e ao fortalecimento de apoios ao seu projeto político por parte das lideranças da região.

A agenda incluiu visitas a importantes investimentos em infraestrutura esportiva e urbana promovidos pelo Governo do Estado na cidade, como a Areninha Esportiva e as obras de revitalização da Orla de Estreito. Visitou também a área onde será construído o novo hospital municipal, que contará com 10 leitos de UTI.

Na ocasião, ele parabenizou os estreitenses, agradeceu a acolhida calorosa e reforçou o compromisso com a melhoria das condições de vida da população, destacando a importância do município para o crescimento do Maranhão, especialmente por sua localização privilegiada para logística, presença de indústrias e pelo comércio pujante.

“Mas a maior riqueza desta terra são as pessoas, gente trabalhadora que muito contribui para o desenvolvimento do município e do nosso estado. Por isso afirmo que quero seguir trabalhando por essa gente e por essa cidade tão querida, a qual parabenizo por seus 44 anos”, frisou.

Ao destacar os investimentos realizados pelo governo estadual em Estreito, principalmente quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão reforçou a importância de iniciativas que unem qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social. A Orla de Estreito, localizada na Avenida Beira Rio, é uma dessas iniciativas. Ao visitar as obras de revitalização do espaço, ele destacou o impacto positivo das intervenções que transformam o local em uma área moderna voltada para o lazer, o turismo e a convivência social.

A Areninha Esportiva de Estreito também foi outro ponto visitado por Orleans. O espaço, que será inaugurado no próximo sábado (16), foi projetado para incentivar a prática esportiva e promover o lazer e a convivência comunitária, contando com campo de futebol, pista de caminhada, áreas acessíveis, praça de convivência e sistema de iluminação eficiente para uso noturno.

Além disso, Orleans lembrou que o município acaba de receber o anúncio de construção de um Centro de Hemodiálise, que será inaugurado ainda este ano.

Investimentos

O prefeito de Estreito, Léo Cunha, destacou a parceria e o compromisso de Orleans Brandão com o município, agradecendo pelo empenho na viabilização de importantes investimentos para a cidade.

“Quero começar agradecendo a você, Orleans, uma pessoa por quem tenho respeito e carinho, porque acompanhamos de perto o quanto você lutou por Estreito para trazer benefícios ao nosso município. As obras estão aí para mostrar esse compromisso, e nós somos muito gratos pelo seu empenho. O que estamos vivendo agora na saúde é motivo de grande comemoração: vamos receber um hospital novo, completo, com UTIs, algo que a nossa população sonha há muitos anos e que, em breve, será uma realidade”, disse Léo Cunha.

Participaram ainda da visita o deputado Antônio Pereira, o ex-secretário de Saúde Tiago Fernandes, vereadores municipais e outras lideranças da região.

TCE inicia nova etapa da fiscalização sobre execução de Emendas PIX em Prefeituras do MA

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da Secretaria de Fiscalização (Sefis), publicou Ordem de Serviço que determina a adoção de providências fiscalizatórias relacionadas à execução de emendas parlamentares especiais (Emendas PIX) pelos municípios maranhenses. A fiscalização deverá ser planejada e executada, no prazo de dez dias, pela Liderança de Fiscalização III, unidade responsável pela avaliação dos Portais da Transparência, e dá continuidade ao acompanhamento que já vem sendo realizado pela Corte de Contas maranhense na recepção e execução dessas emendas.

Os procedimentos de fiscalização que serão realizados pelo TCE maranhense estão vinculados aos efeitos da ADPF 854, julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que os Tribunais de Contas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotassem as providências necessárias à fiscalização e promoção da conformidade da execução das emendas parlamentares estaduais, distritais e municipais ao modelo federal de transparência e rastreabilidade.

Os termos da ADPF 854 reafirmam também que a execução das transferências especiais, conhecidas como emendas PIX, está condicionada ao atendimento dos requisitos constitucionais de transparência e rastreabilidade, com exigência de planejamento prévio, controle e incidência dos controles interno e externo previstos na Constituição Federal, aspectos que constituem o foco da fiscalização a ser realizada.

Caso sejam constatados indícios de irregularidade, especialmente quanto à ausência de transparência, rastreabilidade ou identificação da origem e destinação dos recursos, a unidade técnica deverá ingressar com representação no TCE, com pedido de medida cautelar solicitando as seguintes providências: suspensão imediata dos pagamentos relacionados às despesas executadas com recursos das referidas transferências especiais e suspensão da emissão de novos atos de empenho vinculados aos recursos executados em desconformidade com as determinações do STF.

Para dar maior consistência e materialidade às representações, a Ordem de Serviço estabeleceu que as mesmas devem ser instruídas com relatório técnico detalhado, contendo a descrição das irregularidades identificadas, os elementos de prova colhidos e a demonstração do risco à transparência e à adequada aplicação dos recursos públicos.

Como parte das providências necessárias à sistematização das atividades, a unidade técnica responsável pela avaliação dos Portais da Transparência, em conjunto com a Secretaria de Tecnologia e Inovação (Setin), deve estabelecer parâmetros técnicos e critérios automatizados de verificação a serem incorporados ao robô “Kazumbá”, com a finalidade de auxiliar os procedimentos de fiscalização relacionadas às transferências especiais.

Esses parâmetros devem contemplar, entre outros, os seguintes aspectos: a verificação da existência de aba, seção ou painel específico destinado à divulgação de informações sobre emendas parlamentares; a identificação da origem dos recursos, do parlamentar autor da emenda, dos valores recebidos e da destinação das despesas executadas e a verificação da atualização, integridade e rastreabilidade das informações disponibilizadas nos Portais da Transparência municipais.

O secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, destacou a importância da fiscalização e afirmou que o TCE vai cumprir todas as determinações estabelecidas pelo STF relativas ao controle do recebimento e da aplicação das Emendas PIX. “A fiscalização que vamos realizar se harmoniza com a decisão do STF em relação à ADPF 854, que ressaltou a importância dos Tribunais de Contas no acompanhamento da recepção e da aplicação das emendas parlamentares impositivas. Todos os municípios maranhenses deve obedecer às normas estabelecidas em relação a esses recursos e o TCE vai adotar as medidas cabíveis para que essas regras sejam cumpridas integralmente”, afirma.

Em encontro com educadores, Orleans Brandão reforça compromisso com ampliação de programas e o avanço da educação no Maranhão

Valorizar os educadores, fortalecer a aprendizagem e ampliar os programas e oportunidades para estudantes de todas as regiões do Maranhão foram alguns dos compromissos assumidos pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, durante encontro com educadores, na noite desta segunda-feira (11), em mais um momento de escuta e diálogo para a construção coletiva de seu plano de governo.

Reunindo professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, estudantes, pais de alunos e demais membros da comunidade escolar, o encontro serviu como espaço para debater os principais desafios e perspectivas para o futuro do ensino público estadual no Maranhão.

Entre os temas apresentados estão a ampliação da infraestrutura escolar, a formação continuada, mais inclusão tecnológica nas salas de aula, a expansão do ensino técnico e profissionalizante, além da continuidade de programas como o ‘Educação de Verdade’.

Ao falar sobre o cenário atual da educação no Maranhão e destacar a área como uma das prioridades centrais de seus compromissos com a população maranhense, Orleans pontuou os avanços promovidos pela gestão do governador Carlos Brandão, que tem intensificado investimentos estruturantes na área. Ele assumiu o compromisso de ampliar essas políticas públicas com foco ainda maior na expansão das escolas de tempo integral, assim como os IEMA; na qualificação profissional dos educadores e no fortalecimento de programas como o ‘Educação de Verdade’ e do Passe Livre Estudantil Estadual, iniciativas que ele ajudou a consolidar quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas.

“Nos últimos quatro anos, reformamos, ampliamos e equipamos centenas de escolas, dentro do maior programa educacional já implantado no Maranhão, que é ‘Educação de Verdade’. Vamos ampliar ainda mais as escolas de tempo integral, que hoje já contemplam 20% das unidades, e investir pesado na qualificação profissional”, assegurou.

Durante a plenária, Orleans Brandão reforçou ainda a importância estratégica da educação para o desenvolvimento do estado e destacou o papel essencial dos educadores nesse processo.

“Nenhuma transformação verdadeira acontece sem investimento em educação. Nosso compromisso é seguir avançando, valorizando os educadores, fortalecendo a escola pública e garantindo que cada criança e jovem maranhense tenha acesso a uma educação de qualidade. Vamos dar continuidade e ampliar esse grande trabalho que vem sendo realizado pelo governador Carlos Brandão”, afirmou Orleans.

Plenária

A plenária faz parte de uma série de reuniões que Orleans Brandão vem promovendo com diversos segmentos da sociedade, ouvindo representantes de diferentes áreas para construir, de forma participativa, um plano de governo alinhado às necessidades reais da população maranhense, reunindo contribuições que possam fortalecer políticas públicas e ampliar conquistas em áreas essenciais para o desenvolvimento do Maranhão.

Durante a reuniãoa, os participantes puderam se manifestar sobre o tema. A estudante Naylane Pereira, da Escola Joaquim Aroso, do município de Raposa; e a educadora Eva Cavalcante destacaram o impacto positivo de iniciativas que têm fortalecido a educação pública no Maranhão e melhorado diretamente a vida dos estudantes.

“Meu coração hoje está alegre em dar esse testemunho sobre como algumas iniciativas têm transformado de verdade a nossa realidade dentro e fora da escola. O programa ‘Tô Conectado’ nos aproximou ainda mais do conhecimento. O programa ‘Alimentação de Verdade’ também faz toda a diferença porque ninguém aprende com fome. E o ‘Passe Livre’ é outro avanço muito importante, que garante nosso acesso à escola, por isso me sinto valorizada e esperançosa com uma educação que investe no nosso futuro”, destacou Naylane.

A educadora Eva Cavalcante, do Centro de Ensino Clarindo Santiago, corroborou com a estudante. “Hoje nós temos tudo em nossa escola: ensino de qualidade, alimentação de verdade, tecnologia, conforto e tudo o mais para o desenvolvimento do aprendizado de nossos alunos. Por isso apoiamos a pré-candidatura de Orleans para que tenhamos a continuidade dessas ações”, afirmou.

Participaram ainda da plenária a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale; a secretária estadual de Educação, Jandira Dias; e a ex-diretora-geral do IEMA e pré-candidata a deputada estadual, Cricielle Muniz.

Dr. Carlos Eduardo une 45 anos como profissional de saúde a pré-candidatura federal

Conhecido por sua atuação na vanguarda da saúde integrativa no estado, o Dr. Carlos Eduardo projeta levar a defesa da medicina humanizada para o Congresso Nacional.

Profissional com 45 anos de estrada, fitoterapeuta e há mais de 20 anos trabalhando com os métodos da Medicina Integrativa.

Tem se destacado pela aplicação de métodos terapêuticos focados no bem-estar integral do paciente, combatendo doenças crônicas como diabetes e hipertensão através de uma visão preventiva.

Em sua jornada como pré-candidato, Carlos Eduardo destaca a necessidade de fortalecer as práticas integrativas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), visando reduzir a dependência exclusiva da indústria farmacêutica e promover qualidade de vida real para a população maranhense.

Orleans Brandão garante apoio de pré-candidatos do União Brasil

Uma série de encontros com lideranças políticas e pré-candidatos a deputados dos partidos Progressistas (PP) e União Brasil marcou o início da semana do pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, nesta segunda-feira (11) em São Luís. Todos manifestaram apoio ao projeto coletivo que visa manter o Maranhão no processo de desenvolvimento social e econômico vivenciado pelos maranhenses nos últimos anos.

“Fico muito agradecido pela confiança dessas lideranças de São Luís e diversos outros municípios, reafirmando nosso compromisso de junto caminharmos sempre trabalhando pelo Maranhão e pelos maranhenses”, declarou Orleans Brandão.

Estiveram reunidos com Orleans Brandão vários pré-candidatos a deputado federal pelo União Brasil: Pedro Lucas Fernandes, Aristeu Gomes (vereador de Açailândia), Drª Carol Bouéres (liderança de Santa Luzia), Gil Cutrim (ex-prefeito de São José de Ribamar), Josenildo Garreto (Chapadinha), Marcial Lima (São Luís), Ivan Júnior (ex-deputado – São Luí), Rejanny Braga (São Luís) e Eder Alenca (Paço do Lumiar). Do Progressistas, a deputada federal Amanda Gentil e o ex-deputado Allan Garcês reafirmaram aliança com Orleans Brandão.

“Nós acompanhamos o quanto Orleans contribuiu para a realização de grandes obras em São Luís, como a avenida Metropolitana e os Restaurantes Populares. Conhecemos seu trabalho e sabemos que ele é o melhor para o Maranhão”, afirmou Rejanny Braga, pré-candidata a deputada federal.

A agenda desta segunda-feira também incluiu pré-candidatos a deputados estaduais das duas legendas: Dr. Cláudio Paz (Codó), pastor Célio Henrique (Imperatriz), Junia Nunes (São Luís), Natália do Júnior Garimpeiro (Centro Novo), Paulo Casé Fernandes (ex-secretário estadual), Renê Sousa (Imperatriz), Luciano Genesio (Pinheiro), Rômulo Trovão (Coroatá), Dr. Kaio Hortegal (Pinheiro), Tenente Welton (Itapecuru -Mirim).

“Orleans Brandão tem a política como sacerdócio. Ele recebe e dialoga com todos, escutando e discutindo propostas que transformam a vida das pessoas. Por isso temos orgulho de caminhar ao seu lado”, enfatizou Paulo Casé, pré-candidato a deputado estadual.

Definida a lista tríplice para o cargo de PGJ do Maranhão

O Ministério Público do Maranhão encerrou, na tarde desta segunda-feira (11), a votação eletrônica para a escolha do novo procurador-geral de justiça para o biênio 2026–2028. O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral, presidida pelo procurador de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa, e definiu os três nomes que agora seguem para a decisão do Governo do Estado.

Após a contabilização dos votos, compõem a lista tríplice, em ordem de votação: o atual procurador-geral de justiça, Danilo José de Castro Ferreira, que obteve 201 votos; o procurador de justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, com 133 votos; e o promotor de justiça Carlos Henrique Rodrigues Vieira, que recebeu 121 votos.

Ficaram fora da lista os candidatos Luiz Muniz Rocha Filho (110 votos), Marco Aurélio Ramos Fonseca (74 votos) e Wlademir Soares de Oliveira. A eleição ocorreu de forma eletrônica das 8h às 15h, com ampla participação dos membros da instituição.

Com o resultado homologado, os três nomes mais votados serão encaminhados ao governador Carlos Brandão. O chefe do Executivo terá um prazo de até 15 dias para escolher um dos indicados para chefiar o Ministério Público pelos próximos dois anos. Caso não haja uma decisão dentro desse prazo, será automaticamente nomeado o candidato mais votado pela classe, conforme prevê a legislação.

Procon de Presidente Médici é fechado com cadeado após “calote” da gestão Dr. Caçula Coelho

A gestão do prefeito Dr. Caçula Coelho, em Presidente Médici, resolveu mesmo brincar com a população, acaba de demostrar a incompetência e um dos episódios mais vergonhosos de sua administração. O prédio onde funciona o Procon foi trancado com cadeado pela própria proprietária do imóvel, cansada de esperar por aluguéis que nunca foram pagos e de promessas vazias feitas pela prefeitura.

Acredite se quiser, o órgão que deveria fiscalizar abusos contra o cidadão e expedições de documentos está funcionando de forma irregular. Segundo o relato da proprietária, a reforma do prédio começou ainda no final do ano passado, sob o comando do Governo do Estado, mas com o compromisso de que o aluguel seria responsabilidade da prefeitura de Presidente Médici.

No entanto, o Procon foi inaugurado em 30 de janeiro deste ano sem que houvesse um contrato formalizado. Desde então, a proprietária tem sido submetida a um jogo de empurra-re-empurra. Quando o contrato finalmente apareceu, continha cláusulas abusivas que a prejudicavam, e desde que pediu as correções, foi ignorada pela gestão.

As tentativas de diálogo foram muitas. A proprietária chegou a procurar diretamente o sobrinho do prefeito, buscando uma solução amigável para receber o que lhe é de direito e colocar as próprias contas em dia. O resultado? O silêncio absoluto.

Sem alternativa e vendo o prejuízo se acumular desde outubro (quando o imóvel foi entregue para a reforma), a dona do prédio tomou a medida extrema de trancar as portas. O Procon agora só reabre se a prefeitura quitar todos os meses em atraso.

Enquanto o cadeado permanece no portão, o povo de Presidente Médici fica sem o serviço de defesa do consumidor, e o prefeito ganha mais uma mancha no currículo, a de ser o gestor que levou o Procon a sofrer uma “ação de despejo” por falta de pagamento.

MPMA: Seis candidatos disputam comando da Procuradoria-Geral de Justiça para o biênio 2026-2028

O Ministério Público do Maranhão realiza, nesta segunda-feira (11), o processo eleitoral que definirá o comando da instituição para o biênio 2026-2028. A votação eletrônica teve início às 8h e segue aberta para os membros até as 15h, quando será iniciada a apuração para a formação da lista tríplice que será encaminhada ao Poder Executivo.

Ao todo, seis candidatos disputam a preferência dos integrantes do órgão. Estão no páreo o atual procurador-geral de justiça, Danilo José de Castro Ferreira, que busca a recondução, e o procurador de justiça Eduardo Jorge Hiluy Nicolau. Também concorrem os promotores de justiça Luiz Muniz Rocha Filho, Marco Aurélio Ramos Fonseca, Carlos Henrique Rodrigues Vieira e Wlademir Soares de Oliveira.

O processo é conduzido por uma Comissão Eleitoral presidida pelo procurador de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa e composta pelos titulares Marco Antonio Anchieta Guerreiro e Valdenir Cavalcante Lima, além da suplente Mariléa Campos dos Santos Costa. O papel da comissão é garantir a integridade da contagem eletrônica, que apontará os três nomes mais votados pelos promotores e procuradores maranhenses.

Após a oficialização do resultado nesta tarde, a lista tríplice será entregue ao governador Carlos Brandão. A partir do recebimento dos nomes, o chefe do Executivo Estadual terá um prazo de 15 dias para decidir qual dos três indicados será o próximo procurador-geral de Justiça. É importante ressaltar que a legislação prevê a nomeação automática do candidato mais votado caso o governador não faça sua indicação dentro do prazo estabelecido.

A expectativa em torno do resultado é grande, tanto nos bastidores do Judiciário quanto no ambiente político, dada a relevância do Ministério Público na fiscalização da administração pública e na garantia dos direitos dos cidadãos em todo o estado. O SLZMA segue monitorando a movimentação e trará o resultado final assim que a apuração for concluída.

SLZMA SEM FILTRO | O cochilo de R$ 5 milhões do MP, banho de água fria em Braide, fogo amigo em Paço do Lumiar, Angu no Cohatrac, estranha movimentação de Felipe Camarão e o papo de gabinete

CONTRA OS FATOS .O RELÓGIO DE R$ 5 MILHÕES O Tribunal de Justiça (TJ-MA) encerrou a investigação contra o presidente da Câmara, Paulo Victor, após o Ministério Público perder o prazo para recorrer. Um erro de apenas 24 horas que custou uma apuração de R$ 5,6 milhões. Fato apurado e documentado, na estrutura de ponta do MP, alguém esqueceu de olhar o calendário e o processo foi para o ralo.

PRETO NO BRANCO. BRAIDE LEVA BANHO DE ÁGUA FRIA EM TERRITÓRIO DOS BRANDÃO. Eduardo Braide (PSD) resolveu testar sua popularidade em Passagem Franca, reduto político dos Brandão. Apareceu no aniversário da cidade, mas o clima não foi de festa para o prefeito de São Luís, deixou o local ao som da música de campanha de Orleans Brandão e viu o palco ser dominado por elogios aos sobrinho do governador. O “termômetro” do Sertão marcou temperaturas baixas para a visita do caboclo da capital, o desconhecido do interior.

PAPO DE GABINETE. FOGO AMIGO EM PAÇO DO LUMIAR “Fogo amigo” é quando o tiro sai de dentro do próprio grupo, e foi o que aconteceu no post da vice-prefeita Mariana Brandão. O secretário adjunto de Trânsito, Moreira Neto, usou o espaço de uma festa de Dia das Mães para chamar o vereador aliado Paulinho do Lima Verde de “traíra”. Um clima de turbulência que só expõe as rachaduras cada dia mais na base aliada do prefeito Fred Campos.

POR DENTRO DO JOGO. A ESTRANHA MOVIMENTAÇÃO DE FELIPE CAMARÃO Mesmo aparecendo nas últimas posições das pesquisas, Felipe Camarão (PT) anunciou nomes para turismo e cultura em seu plano de governo. A escolha de figuras ligadas ao governo de Flávio Dino levanta a dúvida, qual a estratégia de montar um “secretariado antecipado” para uma candidatura que ainda não decolou? Alguém explica esse movimento?

NÃO PASSOU BATIDO. Maranhense no topo. O pedreirense Soldado Sampaio assumiu o Governo de Roraima após cassação da chapa eleita. De servente de pedreiro no Maranhão a governador no Norte.

Defesa Fora. A advogada da empresária suspeita de agredir uma doméstica grávida deixou o caso alegando ameaças. A pressão social pesou e o jurídico entregou os pontos.

Angu no Cohatrac. O angu esta feito e caldo ficou grosso, flagra de traição de um deputado federal terminou em perseguição, agressão involuntária e esposa na Policlínica. O bairro parou para assistir ao barraco que já circula em todos os grupos de whatsApp. Será que tem Caroço nesse Angu?

O VEREDITO. Em ano eleitoral, não existe coincidência, existe conveniência. Entre prazos perdidos, traições de gabinete e prefeitos testando popularidade, a conta é simples, quem dorme no ponto vira notícia, e quem não vigia o relógio vira estatística. O povo está de olho e o filtro do SLZMA não deixa passar nada.

PÉ DE OUVIDO. O EMBATE SILENCIOSO PELO SENADO EM 2026 O tabuleiro para as duas cadeiras do Senado não começou a ser mexido ontem, mas o jogo entrou em uma fase de “vale-tudo” que não permite mais amadorismo. Tem deputado federal que, após tentar a sorte na capital, agora joga as fichas abertamente na corrida majoritária, acreditando que o vácuo de lideranças o favorece. Enquanto isso. Enquanto isso, uma ex-governadora, mesmo focada na saúde, vê sua pré-campanha ser costurada pela família com um olho no Maranhão e outro em Brasília.

A dúvida que paira nas rodas de conversa é sobre a “fidelidade” de certas peças, um outro nome que se diz apadrinhado do Planalto, mas enfrenta um processo de fritura interna no próprio partido que pode implodir seus planos. O clima é de desconfiança total, ninguém coloca a mão no fogo por ninguém, e a lista de “candidatíssimos” só cresce, enquanto as vagas continuam sendo apenas duas. A frase célebre da ex-presidente Dilma Rousseff, se adequa nesse momento atual, é: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”.