Moradores derrubam escola municipal em Bacuri, interior do Maranhão

Moradores da cidade de Bacuri derrubaram uma escolas municipal, nessa quarta-feira (3), na zona rural do município, e demoliram parte de outra unidade escolar na região.

Populares relataram que a Unidade de Ensino Miguel Nery, que fica localizada no povoado São Paulo e é destinada aos anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens Adultos (EJA), foi totalmente derrubada pelos moradores, pois, estava sendo construída por cima de material inadequado, o que colocaria em risco a vida dos alunos e funcionários da escola.

IMG_20220804_142248

A população derrubou porque a obra está há mais de 50 anos que eras feita e eles só tiraram o reboco e estavam metendo outro reboco. Aí a população se revoltou contra isso e botou embaixo. Em vez de meterem uns pilares, umas vigas, mas não meteram, só estavam rebocando de volta e já iam botar em cima e as paredes estavam todas rachando. Aí a população se revoltou e botou tudo embaixo”, relatou Inácio Cheppp, que é morador da cidade.

Já a Unidade de Ensino Tancredo Neves, localizada no Povoado Madragoa que, também, oferece aulas para os anos iniciais do ensino fundamental e Educação de Jovens Adultos (EJA), teve um parede derrubada pela população. A outra parte da escola foi demolida pela prefeitura, que teria sido pressionada pelos moradores.

A Prefeitura de Bacuri declarou, por meio de nota, que na escola Tancredo Neves já existe um projeto de engenharia para a reconstrução da escola, o qual está sendo executado pela administração municipal, para que a mesma fosse viabilizada.

Nossa equipe procedeu com a sua demolição, não havendo ação por parte da população para a derrubada da escola municipal no Povoado Madragoa, muito embora tenha sido erroneamente noticiado dessa forma por um grupo de pessoas interligadas por interesse político-partidário”, afirma a nota.

Em relação à escola Miguel Nery, a prefeitura admitiu que ela foi totalmente demolida por populares, afirmando haver interreses políticos por trás da ação popular.

O mesmo pequeno grupo de pessoas interligadas por interesse político-partidário convocou a população do Povoado São Paulo, de forma ardilosa, para efetivamente demolir a escola Miguel Nery que estava sendo reconstruída, o que realmente fizeram neste dia 3 de agosto do corrente ano. Demoliram a escola de forma irresponsável, sem sequer procurar a Prefeitura Municipal para reivindicar o que quer que seja, tampouco não se basearam em nenhum laudo técnico pericial de profissional especializado para lastrear a vândala ação a que pretendem conferir legitimidade e legalidade”, declarou a prefeitura.

Já moradores do local afirmam que a demolição se deu por causa da obra inadequada que estava sendo realizada pela prefeitura.

Acontece que aqui no município de Bacuri estão sendo construídas escolas por cima de materiais velhos, por cima de escolas antigas, que a gente chama de adubo, que é de feita de barro. Então estão colocando tijolos por cima disso. O que é um grande perigo. Aí a população se revoltou porque o município recebeu milhões para construir e reconstruir escolas e, pelo visto, não estão construindo, reconstruindo escolas de maneira digna, com segurança”, relata o morador da cidade, Erick Pimenta.

As aulas municipais do segundo semestre já tiveram início na cidade, sendo que os alunos das duas escolas, que estavam em reforma, foram colocados em outra unidade de ensino que, segundo Erick Pimenta, também está sendo ameaçada pela população de ser derrubada, caso a Prefeitura de Bacuri não se manifeste sobre a situação precária das escolas municipais.

Está tendo um outro tumulto, porque já quero derrubar a terceira (escola). Tudo por conta disso, porque já houve uma tragédia em 2014, que matou oito estudantes aqui em Bacuri. Para ter mais outra, a população não aguenta. Então houve essa revolta, ainda está sendo revoltante para a população, porque o até o momento o secretário de Educação não tem se manifestado”, afirma o morador.

A Polícia Militar do Maranhão esteve no local para acompanhar o ato dos moradores, mas não houve nenhum tipo de ação para conter a população.

A Prefeitura de Bacuri afirmou, também, que todas as obras da Administração Municipal obedecem a projetos específicos de engenharia e são desenvolvidas rigorosamente de acordo com esses projetos, sendo feito o controle de qualidade em todas as etapas de construção, inclusive com o acompanhamento do engenheiro responsável por cada obra.

A prefeitura disse, ainda, que os atos de ‘vandalismo’ não serão tolerados e que já registrou um Boletim de Ocorrência contra os responsáveis.

A prefeitura de Bacuri, não vai tolerar estes atos de vandalismo e destruição do patrimônio público, já registramos a Ocorrência Policial e todos os responsáveis serão identificados e responderão nas esferas administrativa, civil e penal”.

Do g1,MA

Após pegar fogo, mais um ônibus de transporte de passageiro fica totalmente destruído em São Luís

O incêndio ocorreu nas primeiras horas da manha desta quinta-feira 4 na avenida dos Franceses no bairro do Anil, em São Luis.
Um ônibus da empresa Ratrans fazia linha Coroadinho/Bom Jesus quando pegou fogo nas proximidades do outeiro da Cruz, em frente a faculdade Ceuma.

Segundo testemunhas, o incêndio começou por volta das 5h40 e, no momento da combustão, estavam no coletivo o motorista, o cobrador e mais dez passageiros. O fogo começou na área do motor e destruiu completamente o veículo.

IMG_20220804_122238

Apesar do susto, ninguém saiu ferido. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e conseguiu controlar as chamas. As causas do incêndio ainda serão averiguadas.

Veja quem são os candidatos milionários do Maranhão na corrida á Câmara Federal

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que até a noite dessa terça-feira (02), o Maranhão possuía 67 pedidos de candidaturas para Deputado Federal. Desses, apenas 43 fizeram a declaração de bens e patrimônios.

Até o momento, entre os candidatos com o maior patrimônio já declarado a Justiça Eleitoral estão o empresário Márcio Honaiser (PDT), a ex-governadora Roseana Sarney e o empresário e ex-senador Lobão Filho, ambos do MDB.

Márcio Honaiser declarou patrimônio superior aos R$ 20 milhões, a maioria provenientes de ações e imóveis e ainda R$ 1,7 milhões em dinheiro vivo.

Antes de ser eleito, Márcio Honaiser já tinha muitos investimentos e considerado um empresário de sucesso da região de Balsas.

Em seguida vem Roseana Sarney, com patrimônio declarado em mais de R$ 15 milhões. No detalhamento, a ex-governadora listou em sua maioria, bens imóveis.

No ranking dos maiores patrimônios, vem Lobão Filho (MDB), totalizando mais de R$ 5 milhões. Entre os seus bens declarados, estão bens imóveis, três aeronaves e três embarcações.

Abaixo, segue a lista com os 10 maiores patrimônios declarados até o momento:

1. MÁRCIO HONAISER (PDT) – R$20.230.953,60 (MAIORIA DE AÇÕES)
2. ROSEANA SARNEY (MDB) – R$15.762.410,22 (MAIORIA APLICAÇÕES)
3. LOBÃO FILHO (MDB) – R$5.137.074,72 (3 EMBARCAÇÕES E 3 AERONAVES)
4. GIL CUTRIM (REPUBLICANOS) – R$3.606.823,23 (AERONAVE)
5. DR ALAIR (MDB) – R$2.992.495,79
6. CLEBER VERDE (REPUBLICANOS) – R$1.920.000,00
7. JOÃO MARCELO (MDB) – R$1.817.806,03
8. HILDO ROCHA (MDB) – R$1.667.984,00
9. VICTOR MENDES (MDB) – R$1.247.000,00
10. DANIEL BARROS (PDT) – R$1.167.248,58

Confira a lista total de patrimônios declarados até o momento:

ALEYGNAN LEAL (PROS) – R$4.000,00
ANALIDES (PDT) – R$300.000,00
CASSIO (PDT) – R$200.000,00
CLEBER VERDE (REPUBLICANOS) – R$1.920.000,00
CORONEL JURANDY (REPUBLICANOS) – R$530.000,00
DANIEL BARROS (PDT) – R$1.167.248,58
DANILO LIMA (PROS) – R$309.810,00
DELEGADO ROMULO (PDT) – R$721.793,75
DOUTOR DO POVÃO (MDB) – R$60.000,00
DR ALAIR (MDB) – R$2.992.495,79
DRA LUANA (REPUBLICANOS) – R$696.990,00
DR. RAFAEL NUNES (PROS) – R$90.000,00
EDÉSIO NASCIMENTO (PROS) – R$660.000,00
ENFERMEIRA KELLY (MDB) – R$240.000,00
ENF. JOSÉ CARLOS (PDT) – R$125.000,00
FRANCISCO ( MDB) – R$54.571,00
GIL CUTRIM (REPUBLICANOS) – R$3.606.823,23 (Aeronave)
HILDO ROCHA (MDB) – R$1.667.984,00
JACIMARA MACIEL (PDT) – R$150.000,00
JEFFERSON PORTELA (PDT) – R$745.000,00
JOÃO MARCELO (MDB) – R$1.817.806,03
JONAS MAGNO (REPUBLICANOS) – R$198.606,49
JURAN CARVALHO (REPUBLICANOS) – R$183.000,00
LOBÃO FILHO (MDB) – R$5.137.074,72 (3 embarcações e 3 aeronaves)
LUCYANA GENESIO (PDT) – R$6.316,78
MÁRCIO HONAISER (PDT) – R$20.230.953,60 (maioria de ações)
MICHELE SANTOS (MDB) – R$505.000,00
NONATO BALECO (PROS) – R$800.000,00
PACA (PROS) – R$105.000,00
PROFESSOR UDINALDO RABELO (PROS) – R$20.000,00
RAISSA MENDONÇA (PDT) – R$50.000,00
ROSA DO BOI (MDB) – R$100.000,00
ROSEANA SARNEY (MDB) – R$15.762.410,22 (maioria aplicações)
ROSI VICENTINI (PDT) – R$830.000,00
TIA DE ESPERANTINÓPOLIS (MDB) – R$50.000,00
VALCIZÃO DO MARANHÃO (REPUBLICANOS) – R$5.000,00
VALMIR MORAIS (PDT) – R$370.000,00
VASTY MENESES (PROS) – R$320.000,00
VICTOR MENDES (MDB) – R$1.247.000,00
WALDIR MARANHÃO (PDT) – R$950.000,00
WELLINGTON GOVEIA (MDB) – R$39.491,00
ZÉ EIDER (PDT) – R$195.000,00
ZÉ PEQUENO (REPUBLICANOS) – R$350.000,00

Central de Notícias

Eleições 2022 – Professora Cassia é confirmada como candidata a deputada estadual em convenção

A professora Cássia (Fé Brasil – PCdoB) foi confirmada como candidata a deputada estadual na Convenção da Coligação “O Maranhão não pode parar”, na tarde do último sábado, 30, no Parque São João Paulo II.

Foi linda, gigante e histórica a nossa festa democrática, a maior convenção da história do Maranhão, que confirmou as candidaturas do governador Brandão à reeleição, Felipe Camarão vice e de Flávio Dino a senador. Agora é oficial. Sou candidata a deputada estadual. Vem com a gente! Bora fazer a diferença!”, escreveu a educadora em suas redes sociais.

IMG_20220802_133650

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Maranhão, Cássia é professora concursada da rede municipal de ensino de São Luís e profissional com 13 anos de atividade em sala de aula nas redes pública e particular de ensino.

IMG_20220802_133716

A candidata da Federação Brasil da Esperança tem como principais bandeiras de campanha a valorização da educação infantil, das mulheres, da juventude e o desenvolvimento regional.

PF deflagra operação para combater fraudes eletrônicas no Maranhão e em mais 12 estados

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2/8), a Operação Não Seja um Laranja, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes em contas eletrônicas mantidas em diversas instituições bancárias do país. O montante de fraudes bancárias eletrônicas investigadas totaliza R$ 18,2 milhões.

Estão sendo cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em 13 Estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal. A operação conta com apoio e participação das Polícias Civis do Distrito Federal, Pará e São Paulo.

Nos últimos anos, a Polícia Federal detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas, no jargão policial, como “Laranjas”.

A Polícia Federal alerta a sociedade que: emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, a qual tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

Os investigados podem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.

Tentáculos

A ação é resultado de mais uma iniciativa da Força-Tarefa Tentáculos, instituída pela Polícia Federal para a repressão a fraudes bancárias eletrônicas, a qual envolve esforço cooperativo e integração com as Polícias Civis e as instituições bancárias, por meio da Febraban. Destaca-se o apoio operacional da Unidade Especial de Investigação a Crimes Cibernéticos, a qual iniciou as atividades recentemente e já tem participação em sua segunda operação de grande porte.

Em tempo: durante cumprimento de mandado em Cáceres/MT, um homem foi preso em flagrante com 3 kg de maconha e cocaína.

Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas no Maranhão

O alerta vai até às 10h desta terça-feira (2) para o norte e oeste maranhense.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas para o norte e oeste maranhense. O alerta, teve início nesta segunda (1º) e vai até às 10h desta terça-feira (2).

São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Em sua passagem por Miranda Iracema Vale é recebida por apoiadores e diz “Eu serei a voz de cada maranhense”

Na última quarta-feira (27), um grande encontro em Miranda do Norte reuniu apoiadores e lideranças locais que abraçaram e declararam apoio a Iracema Vale e Edilazio Jr. As boas vindas calorosas foi mais uma demonstração que os trabalhos desenvolvidos estão caminhando para um desfecho positivo.

Durante discurso a pré-candidata Iracema Vale falou sobre sua caminhada política, sobre os seus projetos e os futuros desafios além de sonhos. Corajosa, não tem baixado a cabeça para os ataques sem fundamentos que tem surgido ao longo desta pré-campanha atrelado a sua imagem, a preço de nada. Sem rebater, Iracema Vale, sempre tem opinado ficar com o carinho e a verdade que cada Maranhense transmite e vê em seu rosto por onde passa.

Há dois meses do pleito Iracema Vale segue firme, a voz que os Maranhenses escutam como esperança de dias melhores e guardam na garganta o grito de vitória que não está demorando.

IMG_20220731_212114

Candidatura de Iracema Vale à deputada estadual é homologada em São Luís

A ex-prefeita de Urbano Santos tem nome aprovado para disputar uma das 42 vagas na Assembleia Legislativa do Maranhão

O dia 30 de julho de 2022 vai ficar marcado na história. Milhares de maranhenses saíram de seus municípios e foram ao aterro do Bacanga em São Luís manifestar seu apoio ao governador Brandão e seus aliados.

Uma grande festa da democracia, que contou com a presença da candidata a Deputada Estadual Iracema Vale(PSB). Ela, que mostrou sua força e garra com uma das maiores caravanas presentes na convenção.

Todos balançando suas bandeiras, cantando juntos e gritando que o Maranhão não pode parar. Foi uma noite linda, cheia de momentos especiais, como a mensagem de Lula, candidato a Presidência do Brasil declarando seu apoio à Brandão, candidato a reeleição Governador do Maranhão e Flávio Dino a Senador, e a voz do pequeno Douglas Barbosa, que emocionou a todos cantando pela saúde do governador Carlos Brandão e dando força a todos os candidatos.

Ele também fez um agradecimento especial ao governador Carlos Brandão, a sua madrinha Iracema Vale e sua cidade de Belagua!

Foi dada a largada a uma campanha muito bonita e abraçada pelos maranhenses que valorizam o crescimento do estado e reconhecem que o melhor caminho é o trabalho sério que vem sendo desenvolvido e que precisa continuar.

IMG-20220731-WA0197 IMG-20220731-WA0201 IMG-20220731-WA0199 IMG-20220731-WA0200

 

Professor Roberto Brandão é confirmado como candidato a deputado federal do Maranhão pelo Cidadania

O professor Roberto Brandão teve sua candidatura a deputado federal homologada nestes sábado 30/07, um grande ato que marcou a convenção partidária da chapa “O Maranhão Não Pode Parar”, encabeçada pelo governador Carlos Brandão (PSB) que concorrera a reeleição.

Entusiasmado, Roberto Brandão disse se sentir todo gás para, a partir de agora continuar dialogando com a sociedade civil organizada em todo Maranhão, levando a mensagem em favor da educação e dos mais humildes, umas das suas bandeiras que vai defender na câmara federal.

Agora sim, oficialmente candidato. Foi uma festa democrática e cheia de energia positiva, o que nos deixou com mais vontade ainda de caminhar pelos quatro cantos nosso estado. E vamos à vitória”, disse Roberto.

IMG_20220730_192339_1 IMG_20220730_191710 IMG_20220730_192423 IMG_20220730_192219 IMG_20220730_192234

Realizado no Parque João II, no Bacanga, a convenção reuniu milhares de apoiadores e comitivas de vários municípios maranhenses numa grande festa popular na qual foram homologadas as candidaturas dos demais integrantes da chapa.

IMG_20220730_190803 IMG_20220730_190813

IMG_20220730_191347 IMG_20220730_191516 IMG_20220730_163256 IMG_20220730_191606 IMG_20220730_191708

A má politica junta os ex-prefeitos “fantasmas” para tentar retornar ao comando da prefeitura de Presidente Juscelino

A cidade de Presidente Juscelino a 85 km de São Luís, já começa a ser lembrada pelos maus políticos fantasmas que se movimentam para retornar ao poder, seria cômico se fosse trágico, e pra terminar de acabar olha só a trupe que está se juntando para dar o “bote” no povo de novo, os ex-prefeitos Afonso Celso e Carrinho Castro, de tiracolo o vereador Leonardo Castro, há cidade que aguente esse desmantelo?

“Políticos” com fama de maus representantes do povo fazem de tudo para alcançar o poder, a ponto de esquecer rixa mortal, e agora tomam cafezinho um ao lado do outro, e se duvidar ainda andam de mãos dadas.

O famoso ditado “farinha pouca meu pirão primeiro”, é o slogam que os representam, próximo das eleições estão em campo garantindo recordes de votos para o Deputado Hildo Rocha, que nunca olhou para o município de Jucelino, e encontrou dois espertalhões de bucha de canhão para encabeçar um trabalho desastroso.

Os ex-prefeitos Afonso Celso, são conhecidos como o prefeito das obras inacabadas. Exemplo disso é que quando ainda prefeito recebeu recursos no valor de cerca de R$ 4 milhões para construção de escolas e quadras poliesportivas, a única coisa que ele conseguiu, foi desaparecer com metade com a metade da verba deixando apenas tijolos enterrados no chão.

Veja a planilha 2021 do (FNDE) Fundo Nacional de Desenvolvimento da EducaçãoIMG-20220729-WA0040

 

Raimundo Coelho, pré-candidato a deputado federal emite mensagem em homenagem ao Dia do Agricultor

O engenheiro agrônomo Raimundo Coelho, tambem agricultor, publicou na manhã desta quinta-feira 28, uma mensagem em homenagem a todos os agricultores do estado, e também, parabenizando a todos de um modo geral.

Nosso compromisso com a agricultura em nosso estado segue afirme com todo força ao homem do campo que é responsável pelos alimentos que chegam em nossas mesas, investimentos na área se fazem necessários sempre. Aproveito a oportunidade para parabenizar esses nobres guerreiros”, afirmou Coelho.

ELEIÇÕES 2022 – 3 meses da eleição, Professor Roberto Brandão está entre os nomes forte para assumir uma vaga na Câmara Federal

Com o seu nome incluído pela primeira vez no pleito eleitoral de 2022, o ex-reitor do IFMA professor Roberto Brandão vem ganhando adesão por onde passa.

Líder carismático movido pela solidariedade, pelo respeito e pelo amor ao próximo, Roberto Brandão (CIDADANIA) é um dos pré-candidato a deputado federal capaz de transmitir credibilidade que o povo anseia.

IMG_20220728_171016 IMG_20220728_171145

Com um vasto conhecimento educacional em qualquer debate e a qualquer instante. Com o seu olhar social tem percorrido diversas regiões do Maranhão em busca levar sua mensagem de esperança aos mais humildes, ele tem como bandeira a educação, associativismo, geração de emprego e renda e o desenvolvimento regional.

De origem pobre, Professor Roberto Brandão aprendeu com as dificuldades todas as lições que moldaram a sua percepção de mundo e regem a sua forma de lidar com cada aspecto da vida. Não é um candidato fabricado, um ser artificial, treinado para agir com frieza. Pelo contrário, tem a emoção como motor principal dos seus atos.
Como homem digno, não tem sido diferente.

IMG_20220728_170956 IMG_20220728_171059

Confrontado no dia a dia por diversos dramas humanos, demonstra extrema satisfação e bom grado em cada gesto generoso que faz pelo próximo. Sua recompensa é o brilho no olhar de quem dele precisou e obteve o tão esperado amparo.

Essa sua trajetória tem colocado o seu nome como um dos favoritos a assumir a câmara federal nas eleições deste ano.