TCU aponta que deputado federal Junior Lourenço (PL) está inelegível para disputar as eleições deste ano

O Tribunal de Contas União informou na quarta-feira (10), que 617 nomes estão inelegíveis no Maranhão. Dentre eles, está o deputado federal Júnior Lourenço (PL), que já registrou sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, mas deve sofrer a impugnação e o consequente indeferimento. De acordo com órgão de fiscalização, a condenação do parlamentar ocorreu em 16 de fevereiro de 2022, portanto ele está inelegível até 2030.

IMG_20220811_132904

Na documentação do TCU, Júnior Lourenço foi condenado por deixar de prestar contas dos recursos repassados ao Município de Miranda do Norte à conta do Programa Dinheiro Direto na Escola – Plano de Desenvolvimento da Escola – PDDE-PDE/2010 e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE/2015.

O processo foi aberto em 2018 e somente em 2022 foi concluído, por conta disso, Júnior Lourenço pode concorrer a última eleição, quando foi eleito com mais de 117 mil votos, terminando entre os cincos mais bem votados do Maranhão.

Cotado como um dos favoritos em 2022 para reeleição, Júnior Lourenço deve ficar fora da disputa eleitoral, o que pode representar um desfalque importante na nominata do PL, que conta com outros pesos-pesados como Josimar de Maranhãozinho, Detinha, Paulo Marinho Júnior e Pastor Gil. Vale lembrar que recentemente, o partido perdeu Roberto Rocha Júnior, que desistiu da disputa para não atrapalhar a campanha do seu pai, o senador Roberto Rocha (PTB).

O espaço fica aberto para manifestação do deputado federal Júnior Lourenço, assim como também qualquer informação sobre a substituição do seu nome para a disputa eleitoral.

A lista completa dos inelegíveis pode ser acessada aqui

 

Informações Diego Emir

Mais de 800 presos do Maranhão são liberados para saída temporária do dia dos Pais

O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Rommel Cruz Viégas, encaminhou ofício à Secretaria de Administração Penitenciária, autorizando a saída temporária de 824 apenados do regime semiaberto para visita aos familiares em comemoração à semana do Dia dos Pais de 2022. Os beneficiados foram autorizados a sair às 9h desta quarta-feira (10), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até às 18h do dia 16 de agosto (terça-feira).

O magistrado também determinou que os dirigentes dos estabelecimentos prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís comuniquem à VEP, até as 12h, do dia 26 de agosto, o retorno dos internos e/ou eventuais alterações.

LEI DE EXECUÇÃO PENAL

Por preencherem os requisitos dos artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal, os apenados, se por outros motivos não estiverem presos, foram autorizados a sair das unidades prisionais, para visita aos seus familiares. Os beneficiados devem cumprir várias restrições como recolhimento à residência visitada, no período noturno; não frequentar festas, bares e similares; entre outras determinações.

De acordo com o artigo 123, “autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária e dependerá da satisfação dos seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena”.

Primeiro caso de Varíola dos Macacos é confirmado em São Luís MA

Informação foi divulgada em sua conta twitter pelo o ex-secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula.

IMG_20220810_183036

TRANSMISSÃO

A varíola causada pelo vírus monkeypox é uma doença transmissível que requer cuidados e ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

SINTOMAS

Os sintomas se assemelham a uma gripe, como febre, dor de cabeça e dor no corpo, calafrios, exaustão, ínguas (linfoadenopatia) que podem durar em média três dias.

Eleições 2022-Professor Roberto Brandão se reúne com lideranças da região do Munim e Sul do Maranhão

Pré-candidato a deputado federal pelo CIDADANIA, Professor Roberto Brandão, cumpriu uma ampla agenda de reuniões na região do Munim. Na quarta-feira (03), o professor se reuniu com lideranças políticas de Axixá, Morros e Icatu. “Estes são momentos para alinharmos ações da campanha, que terá início no dia 16”, disse Roberto, agradecendo os apoios do Neto da associação dos mototaxistas e a professora Léa por acreditarem em nosso projeto.

IMG_20220809_224404 IMG_20220809_224434 IMG_20220809_224447

No sábado (06), o professor seguiu para as regiões do sul do Maranhão cumprindo agenda com diversas lideranças.
Com diálogo e compromisso vamos conhecendo as necessidades do nosso povo”, finalizou, agradecendo a todas as lideranças da região que participaram destes momentos e acreditam no seu projeto.

IMG_20220809_224419 IMG_20220809_224500

Eleições 2022-Raimundo Coelho participa de eventos importantes pelo Maranhão

O pré-candidato, Raimundo Coelho, participou de três grandes eventos no último final de semana, iniciando seus compromissos no sábado (06), pela manhã, com um dia de campo no município de Bacabal, onde recebeu o apoio do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal.

IMG-20220809-WA0377 IMG-20220809-WA0378 IMG-20220809-WA0380 IMG-20220809-WA0379

Durante a tarde, participou de reunião com moradores do Povoado Assentamento, em Rosário, a convite do deputado estadual, César Pires. No domingo (07), participou da abertura da 48º Expo Codó, prestigiando a exposição e os amigos. Durante a abertura, participou da visita aos estandes.

Durante a Expor Codó, Raimundo Coelho destacou a importância da realização do evento para o fortalecimento do agronegócio e da economia na região: “Esse é um evento importante onde estão sendo fechados muitos negócios, temos equipamentos agrícolas, a pecuária, temos eventos, shows culturais, enfim, são várias ações aqui que tem fomentado o agronegócio na região. Estivemos também visitando os estandes. O evento incentiva a agricultura familiar, os pequenos produtores da região. É um evento de grande porte que atinge vários seguimentos da sociedade e que tem alavancado o agronegócio aqui na região de Codó”, destacou o pré-candidato Raimundo Coelho.

IMG-20220809-WA0137 IMG-20220809-WA0136

Pode isso Arnaldo ? Primeira dama de Buriticupu no MA declara quase R$ 3 milhões em bens, dois anos após o marido declarar apenas R$ 382 mil reais

Primeira dama de Buriticupu declara quase R$ 3 milhões em bens, dois anos após o marido prefeito declarar apenas R$ 382 mil reais.

O prefeito de Buriticupu-MA, João Carlos, lançou na semana passada, a primeira-dama do município como candidata a deputada estadual.

O nome da primeira-dama, foi anunciado logo após desistência do Chico Malta, pai do prefeito, que por motivo de saúde, desistiu de sua candidatura na corrida por uma vaga assembleia legislativa do Maranhão.

O que chamou mais atenção, não foi o nome da primeira-dama ter sido anunciado de última hora, mas sim a sua declaração de bens. De acordo com a informações do TSE, a esposa do prefeito declarou um patrimônio de quase três milhões de reais. São R$ 2.875.000,00, entre veículo de luxo, mansões e até mesmo R$ 300 mil reais em espécie.

O seu esposo, João Carlos, prefeito do município comandando pelo casal, declarou apenas R$ 382.000,00, quando registrou sua candidatura a prefeito do município. Diferente da esposa, que é de família humilde e acumula um patrimônio milionário.

IMG_20220808_222944

Informações do Irisnobre

GAECO oferece denúncia contra ex-prefeito de Lago do Junco

O Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão ofereceu denúncia contra o ex-prefeito de Lago do Junco/MA, Osmar Fonseca dos Santos e outras 11 pessoas, dentre elas os filhos do ex-prefeito, empresários e servidores da prefeitura. Os denunciados integravam organização criminosa atuante para desviar verbas públicas por meio de certames licitatórios fraudulentos. Ao final, o dinheiro ilícito obtido era lavado na compra de veículos de luxo e compra de gados, beneficiando o ex-prefeito e sua família.

Os indícios dos crimes cometidos foram sendo confirmados à medida que as investigações do Procedimento Investigatório Criminal nº 050323-750/2021 avançavam. A Operação Grinch, realizada pelo Gaeco com apoio da Polícia Civil do Maranhão, em 17 de dezembro de 2021, permitiu, por meio de medidas cautelares de busca e apreensão e quebra de sigilo bancário, que fossem encontrados os elementos finais necessários para montar o quebra-cabeças da organização criminosa e as suas formas de lavagem de dinheiro.

Ainda, foram realizadas, por parte do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do MPMA, análises de diversos certames licitatórios ocorridos no município de Lago do Junco ao longo dos anos de 2014 a 2020 e estima-se que cerca de R$ 10.865.006,38 (dez milhões, oitocentos e sessenta e cinco reais e trinta e oito centavos) foram indevidamente utilizados pelo poder executivo local, causando prejuízos a toda a população que se viu desassistida de serviços básicos para os quais o dinheiro público havia sido destinado.

Assim, foram imputados os seguintes delitos para as pessoas denunciadas: organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013), fraude em licitação (art. 90 da Lei 8.666/1993) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98).

Professor Zé Maria é destaque no Repórter Mirante por pesquisar manguezais da região pela Baía de Tubarão, entre os municípios de Icatu e Humberto de Campos

O professor, pesquisador e físico José Maria foi destaque no repórter mirante deste sábado 6/8 por pesquisar as belezas naturais do processo de reprodução dos manguezais na costa Leste do Maranhão.

IMG_20220806_133042IMG_20220807_080259

O Rio Mapari fica localizado na região de Humberto de Campo e Icatu e desemboca na baía de tubarão. A equipe de TV Mirante junto com professor Ze Maria mostraram as belezas naturais dos arquipélagos das Marianas, um santuário ecológico formado por pelo menos 30 ilhas.

imageIMG_20220807_143539imageScreenshot_2022-08-06-13-50-50-412_com.android.chrome

Matéria e vídeo completo click aqui

Candidata a deputada estadual Professora Cássia participa de ato com milhares de pessoas em apoio a Brandão em Pinheiro

A candidata a deputada estadual Professora Cássia (Fé Brasil – PCdoB) participou de ato político com o governador Carlos Brandão e candidato à reeleição, o candidato a vice Felipe Camarão e a candidata a primeira suplente de senadora na chapa de Flávio Dino, Ana Paula, no município de Pinheiro, na noite do último sábado, 5.

Milhares de pessoas de vários municípios da Baixada acompanharam a caravana ‘Juntos para o bem do Maranhão’, em Pinheiro.

A candidata a deputada estadual pela Federação Brasil da Esperança liderou a caravana do município de Bequimão. “Com muita alegria e entusiasmo, levamos nosso abraço e apoio juntos com nosso(a)s conterrâneo(a)s de Bequimão. Seguimos assim, felizes, firmes e fortes, marchando unidos rumo à vitória nas urnas, em outubro.”, afirmou a Professora Cássia.

IMG-20220806-WA0125

Ela destacou o sucesso do evento político. “Foi uma bonita festa na cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense, que demonstra o apoio de todos nós baixadeiros e baixadeiras às candidaturas de Carlos Brandão ao governo, Flávio Dino ao Senado e Lula à Presidência da República.”, disse a Professora Cássia.

É com garra, força, perseverança e determinação em ajudar o próximo que Iracema Vale coloca seu nome a disposição

Com um histórico de administração de grandes resultados e altos índices de aprovação no município de Urbano Santos, Iracema Vale foi escolhida como candidata a deputada estadual na Convenção do PSB, no último dia 30, demonstrando toda a determinação e força de quem conta com o apoio daqueles que conhecem seu trabalho.

Quem esteve no evento pôde constatar que Iracema Vale foi uma das participantes com mais apoiadores no local, e também perceber a confiança que as pessoas tem em seu nome. Uma confiança que não é dada aleatoriamente: em sua atuação política de mais de 30 anos, a ex-prefeita de Urbano Santos acumulou conquistas como três edições do “Prêmio Prefeito Empreendedor” do Sebrae, por seus projetos inovadores que trouxeram inúmeras melhorias para a vida da população urbanosantense. Além do Selo Unicef de Município Aprovado, que é um reconhecimento a gestão que se dedica às políticas públicas que garantem os diretos da criança e do adolescente.

Eu vou encarar esse desafio com muita determinação, com muita coragem, com muita perseverança e com a certeza que eu tenho um Deus vivo e um povo maravilhoso que está comigo nesse projeto.” – Iracema, sobre esse novo momento na sua jornada política no Maranhão.

Assessoria de Comunicação

CONTRA O POVO – Em apoio ao prefeito vereadores de Cedral realizam sessão semanal para bater palmas a prefeitura

Os vereadores são os representantes da população dentro do município, por morar na mesma cidade e conhecer os principais problemas que nela existem, fiscalizar o poder executivo, dentre outros é nada mais que o dever, mais na pacata cidade de Cedral, isso quase não acontece!

Representar o povo? Os vereadores da cidade de Cedral estão como filhotes de ave, debaixo das asas do prefeito, sem dar um “piu”, há quase dois anos 9 vereadores se fazem de surdos e mudos para todo e qualquer problema que passam a frente do nariz.

Sabe aquele ditado, “farinha pouca meu pirão primeiro”? pois é! , o povo geme na chibata e nada afasta os excelentíssimos da “botija de mel” e da mesa do banquete servido pelo gestor.

O município de Cedral tem o nome na história, marcada pelos péssimos atendimentos que vão da saúde, a educação dentre outros, e perdura como uma maldição e quem paga a conta é o povo sofredor, carente de quase tudo para sobreviver em uma terra rica, mais escravizada pela falta de compromisso dos maus gestores.

 

3230a01e-5d8b-4b7d-8a12-6d3450554853

Professora Cássia reúne com lideranças e recebe apoio no Lira em São Luís

A candidata a deputada estadual Professora Cássia (Fé Brasil-PCdoB) participou de reunião com lideranças do bairro do Lira, em São Luís, na noite desta quinta-feira, 4.

Organizado pelo empreendedor Cacau, o encontro marcou a apresentação das principais propostas da Professora Cássia, voltadas para a educação, juventude, mulheres e desenvolvimento regional.

A Professora Cássia é uma mulher de luta e comprometida em fazer a diferença na política em benefício da coletividade. Por isso tem nosso apoio”, disse Cacau.

IMG-20220805-WA0033

A Professora Cássia agradeceu a acolhida ao seu projeto rumo à Assembleia Legislativa. “Noite muito feliz e agradável. Agradeço ao querido amigo e grande líder Cacau pelo convite, a cada amigo e amiga por este momento e por acolherem tão bem o nossa candidatura a deputada estadual.”, afirmou a candidata.