Governo do Estado entrega ponte esperada há décadas em São Félix de Balsas

O Governo do Estado realizou um sonho de décadas da população de São Félix de Balsas ao construir a ponte sobre o Rio Balsas. A obra foi inaugurada neste sábado (28) pelo governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e do prefeito Heider Nunes, em mais uma agenda municipalista no interior do Maranhão.

“Nunca se fez tanto em tão pouco tempo, pois em todos os 217 municípios maranhenses há obras do Governo do Estado, muitas delas tidas como impossíveis. Hoje é um dia histórico, pois entregamos mais que uma ponte que tira a cidade do isolamento: liga São Félix de Balsas ao futuro, ao progresso, ao desenvolvimento. E ainda há muitas parcerias que vão trazer melhores condições de vida para a população”, enfatizou Orleans Brandão.

A ponte sobre o Rio Balsas tem 195 metros de extensão e era aguardada há mais de quatro décadas, pois até agora a travessia para as cidades vizinhas de Balsas, Sambaíba, Loreto e Benedito Leite só era possível por meio de balsa, em horários limitados. A obra garante acesso terrestre aos demais municípios, favorece o escoamento da produção agrícola e fortalece a economia regional, além de facilitar o acesso a serviços de saúde e educação.

Ao agradecer pela construção da ponte e também pela implantação do Viva Procon e dos sistemas simplificados de abastecimento d’água dos bairros Três Poderes e Alexandre Costa – também inaugurados neste sábado, o prefeito Heider Nunes lembrou que a parceria com o Governo do Estado trará outros benefícios, como as duas Areninhas Esportivas e a Praça da Matriz, que estão em construção, e os outros investimentos autorizados pelo governador. “São Félix de Balsas nunca teve tantas obras ao mesmo tempo”, ressaltou ele.

Outras obras
A agenda em São Félix de Balsas incluiu a inauguração do Viva Procon, que oferecerá serviços de cidadania e defesa do consumidor, como emissão de documentos e atendimentos do Detran, Procon e Balcão do Cidadão. O governador assinou ordens de serviço para implantação de portal na cidade, e reformas da Praça da Família e do Hospital Municipal

Também foi anunciada a entrega de ambulância, viatura policial, veículos no âmbito do Programa Coopera Maranhão, para reforçar as ações municipais de educação e assistência social, e duas patrulhas mecanizadas para auxiliar o trabalho dos agricultores da região.

Orleans Brandão destaca a grandiosidade da Avenida Metropolitana durante entrega da segunda etapa da via neste sábado

“Estamos fazendo a maior obra de mobilidade urbana da história do Maranhão, e não apenas retornos”, afirmou o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, durante a entrega da segunda etapa da Avenida Metropolitana, feita pelo governador Carlos Brandão, neste sábado (29), em São Luís.

A nova etapa da via representa um avanço significativo na infraestrutura viária da Grande Ilha, ampliando a capacidade de circulação e criando novas alternativas de deslocamento para moradores da capital e de municípios da ilha.

Durante o evento, Orleans Brandão reforçou a grandiosidade da Avenida Metropolitana e os benefícios diretos para a população.

“Estamos concluindo mais uma etapa dessa obra que estava no rol das consideradas obras impossíveis, que ninguém tirava do papel, e que agora está sendo concretizada por um homem obstinado que é o governador Brandão. Com a Metropolitana, estamos garantindo maior fluidez ao trânsito, reduzindo o tempo de deslocamento e levando mais qualidade de vida para quem utiliza essas vias todos os dias”, ressaltou Orleans.

Eixo de Integração

Com 4,36 quilômetros de extensão, o novo trecho conecta o Conjunto São Raimundo ao retorno da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), consolidando um importante eixo de integração urbana. A avenida foi projetada com seis pistas de rolamento, ciclovia, calçadas acessíveis, canteiro central estruturado e iluminação pública moderna.

Com infraestrutura moderna e planejamento estratégico para dar fluidez ao trânsito, a Avenida Metropolitana é um dos principais investimentos em mobilidade urbana da capital maranhense.

As intervenções visam ainda solucionar os gargalos históricos da mobilidade urbana nos trechos abrangidos, além de criar rotas alternativas aos corredores já saturados e reorganizar o fluxo viário da Grande Ilha.

O governador Carlos Brandão destacou o caráter estratégico do investimento para o crescimento da capital. “Esse é um investimento que acompanha a expansão de São Luís. A cidade cresceu muito e precisava de uma intervenção de grande porte como essa. Após concluída, a Metropolitana vai beneficiar mais de um milhão de moradores, abrangendo os quatros municípios da Grande Ilha. As pessoas vão conseguir trafegar com mais qualidade e chegar mais cedo em suas casas. Isso é qualidade de vida”, afirmou Brandão.

Impactos positivos

Além de melhorar a mobilidade urbana, a Avenida Metropolitana impacta diretamente a rotina de moradores de 50 bairros da região metropolitana, ajudando a desafogar vias já saturadas e fortalecendo a integração de São Luís com municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

A moradora da Cidade Olímpica, Meyere Márcia, considera a obra de suma importância, principalmente para quem vive o dia a dia naquele trecho da via, como os estudantes da UEMA e os milhares de moradores dos bairros que compõem a região, por exemplo. “Com essa interligação entre bairros feita pela Metropolitana, melhora muito a locomoção e impacta positivamente a vida de todos nós”, pontuou ela.

Além de garantir segurança e eficiência a motoristas, ciclistas e pedestres, a intervenção promove ainda impactos conômicos, uma vez que movimenta e estimula o comércio local e valoriza toda a região.

Braide e Gilberto Kassab rifam reeleição de Eliziane ao Senado; veja os bastidores

Informações de bastidores apontam que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, junto com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, teria batido o martelo para enterrar de vez a reeleição senadora Eliziane Gama ao Senado. Segundo fonte ouvida pelo SLZMA, a decisão veio após reunião em São Paulo, onde Braide teria apresentado dados mostrando resistência ao nome da parlamentar, o que pesou na posição final do partido.

Ainda de acordo com a apuração, a situação ficou ainda mais complicado. Kassab já não estaria atendendo as ligações da senadora, e Braide também por sua vez, tem evitado contato em um primeiro momento. Depois de inúmeras tentativas, quando finalmente atendeu, a proposta teria sido clara, oferecer uma vaga para disputar uma vaga para deputada estadual.

Confira o que foi repassado ao SLZMA

💬 Fonte: A senadora Eliziane Gama ligou após saber da decisão e tentou falar tanto com Eduardo Braide quanto com Gilberto Kassab, mas não foi atendida. Kassab já não estaria atendendo e Braide só falou depois de várias tentativas.

Fonte: Kassab, atendeu, “Fale com Braide

Fonte: Quando atendeu, Braide teria sido direto: “Não vejo espaço para você na chapa ao Senado, diante do cenário e das pesquisas. O caminho seria disputar uma vaga de deputada estadual.”

Fonte: A resposta da senadora foi dura: “Eu sou senadora. Prefiro sair da política do que disputar vaga de deputada estadual.”, deixando claro que não aceita recuar.

Fonte: Eliziane ainda teria dito ao prefeito: “Quando você precisou de partido, o PSD não saía da minha casa. Agora querem me rifar.”

Fonte: Mesmo com o clima pesado, a senadora afirmou: “Vou estar nos eventos oficiais da prefeitura, porque sou senadora e tenho precedentes para participar e falar.”

Com um percentual de rejeição gigante entre evangélico se parte da esquerda, o que teria influenciado diretamente na decisão de tirá-la da chapa. Descartar Eliziane ainda na pré-campanha é um ato de  grande covadia. O clima é de ingratidão e disputa por espaço nos bastidores da eleição de 2026.

Construtora admite acordo, aceita devolver R$ 32 mil e evidencia fraudes em contrato da Prefeitura de Presidente Juscelino

O Ministério Público do Maranhão abriu um procedimento administrativo para acompanhar a negociação de um acordo envolvendo a Construtora Castelucci Eireli e a prefeitura de Presidente Juscelino. O caso está ligado a uma Ação Civil Pública que apura possíveis irregularidades na execução de contrato público.

A investigação envolve um contrato voltado para recuperação e reforço estrutural de uma ponte de concreto no povoado Sangrador, firmado em janeiro de 2022, no valor de R$ 32.714,40. Segundo o MP, a própria empresa demonstrou interesse em firmar um Acordo de Não Persecução Civil, que pode encerrar o processo sem continuidade na Justiça, desde que haja devolução de possíveis prejuízos e aplicação de sanções.

O documento aponta que já houve reunião preliminar para tratar do acordo, incluindo discussão sobre ressarcimento e multa. Outros envolvidos também foram notificados e têm prazo para se manifestar, enquanto o município foi acionado para dizer se aceita a proposta, podendo inclusive receber eventual compensação em forma de serviços ou bens para a população.

A apuração também indica que a empresa mantém outros contratos com a gestão municipal, como obras em escola e recuperação de estradas vicinais, o que aumenta a atenção sobre o caso.

Se não houver acordo entre as partes, a ação segue normalmente na Justiça. O Ministério Público continua acompanhando a situação.

SINDSERT chama prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, de irresponsável e cobra explicações sobre o destino dos recursos da previdência

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tuntum (SINDSERT), Leno Carlos, trouxe à tona uma denúncia que já vinha sendo comentada nos bastidores, mas que agora ganhou força. Em um grupo de WhatsApp dos servidores, ele afirmou que a gestão municipal estaria deixando de informar o vínculo de trabalhadores e, mais grave, não estaria repassando as contribuições previdenciárias à Receita Federal.

Segundo Leno Carlos, a situação fica ainda mais preocupante porque muitos servidores não estão conseguindo acessar os informes de rendimento de 2025. Para ele, isso acontece porque esses dados simplesmente não estariam sendo registrados corretamente.

Na prática, o que está em jogo é o dinheiro descontado todo mês do salário do servidor. Esse valor deveria ser repassado ao INSS, já que a prefeitura funciona apenas como intermediária. Mas, de acordo com a denúncia, esse repasse não estaria sendo feito, e o recurso estaria sendo usado para outros fins.

Além disso, há suspeita que o município também não estaria pagando a parte que lhe cabe como empregador, o que agrava ainda mais a situação. Caso isso se confirme, os servidores podem ter prejuízos sérios no futuro, como problemas para se aposentar ou acessar benefícios.

Diante disso, fica a cobrança, a prefeitura precisa explicar o que está acontecendo e dar uma resposta clara aos servidores. Afinal, o dinheiro é do trabalhador, e o risco pode cair direto no futuro de quem depende da aposentadoria.

MP aponta prefeito João Carlos e deputada Edna Santos como líderes de desvio de verbas públicas em Buriticupu

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, ingressou, no último dia 20, com uma Ação Civil Pública por atos de improbidade administrativa contra oito pessoas e duas empresas. São eles, o prefeito de João Carlos Teixeira da Silva, a deputada estadual Edna Santos Silva e outros envolvidos, apontando a existência de um esquema organizado dentro da prefeitura de Buriticupu. Também são citados Afonso Barros Batista, Vandecleber Freitas Silva, Chrystiane Piancó Lima, Áurea Cristina Costa Flor, Eurandino Valero Martins e Antonio Leandro Lima do Nascimento, além dos empresários Antonio Pereira da Silva e Izaque Gomes Araújo, e dos operadores financeiros Joseli de Souza Pereira e Sérgio Soares de Amorim. O prejuízo passa de R$ 3,3 milhões.

De acordo com a ação, o esquema teria sido montado a partir de um pregão para compra de alimentos da merenda escolar. O processo, segundo o MP, foi cheio de falhas, sem transparência e com regras que dificultavam a concorrência, favorecendo diretamente a empresa A. Pereira da Silva Ltda., que mesmo sem estrutura, funcionários ou veículos, acabou fechando contratos milionários. A empresa chegou a receber mais de R$ 3,3 milhões, com itens superfaturados em até 70%, como arroz e outros produtos básicos.

As investigações também apontam que o dinheiro pago à empresa não parava por ali. Parte dos valores voltava por meio de transferências para contas de agentes públicos, incluindo prefeito, deputada e secretários, numa tentativa de dificultar o rastreamento. Segundo o MP, esse dinheiro era distribuído para manter apoio político, silêncio e funcionamento do esquema.

Outro ponto que chama atenção é o papel de outras empresas e operadores financeiros, que ajudariam a circular os valores. Há casos de movimentações milionárias incompatíveis com a renda declarada, incluindo saques em dinheiro vivo e transferências em sequência no mesmo dia.

Diante disso, o Ministério Público pede a condenação dos envolvidos, com devolução do dinheiro, perda de cargos, suspensão dos direitos políticos por até 14 anos e proibição de contratar com o poder público. O caso agora segue na Justiça e pode ter novos desdobramentos.

CPI na Assembleia vai aprofundar investigação sobre pedido de afastamento do vice-governador pelo MPMA

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa vai aprofundar investigação sobre denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual que resultaram em pedido de afastamento cautelar do vice-governador Felipe Camarão (PT) e que já tramita no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). A Mesa Diretora da Alema aguarda a indicação pelos líderes de blocos dos nomes dos 7 membros para seguir com a devida instalação da comissão.

Em fala enérgica durante a sessão desta quarta-feira (25), o deputado Dr Yglésio (PRTB), autor do Requerimento nº 089/2026, que solicita a CPI, fez a defesa da instalação e ressaltou que os comunistas oposicionistas são contra a apuração da Alema por acharem que seus aliados, caso do vice-governador, são “investigáveis” e “acima do bem e do mal”, mas que são contraditórios ao apoiar desmandos de poderes supremos em Brasília.

“Esta CPI vai acontecer e a verdade vai aparecer, e a lamúria de vocês, que é assentada pelos princípios do interesse próprio e da sobrevivência política, essas vontades vão perecer”, afirmou.

No Requerimento, Dr. Yglésio destaca que, de acordo com fatos que constam do Procedimento Investigatório Criminal nº 025065-750/2025, instaurado pelo MPMA e atualmente em tramitação no TJ/MA, haveria indícios de movimentações financeiras consideradas atípicas, com supostos repasses de valores a terceiros e a pessoas vinculadas ao atual vice-governador, com possível utilização de servidores públicos, bem como da estrutura administrativa da Vice-Governadoria, da Secretaria de Estado da Educação, órgão anteriormente dirigido por Camarão.

Legitimidade
A deputada Mical Damasceno (PSD) parabenizou os deputados que assinaram o pedido para a instalação da CPI, fez referência a caso de misoginia praticado contra ela pelo vice-governador e ressaltou o papel do Parlamento. “Não é ato de perseguição, é instrumento legítimo do Poder Legislativo previsto para momentos como esse, quando existem fatos graves que precisam ser esclarecidos”, observou.

Ricardo Arruda (MDB) ressaltou a constante instabilidade criada pelos comunistas em relação ao governo, com ameaças de cassação, inclusive com datas para o afastamento do governador, e saiu em defesa da investigação dos fatos apontados pelo MPMA. “Esta Casa vai fazer uma apuração isenta e com serenidade, prestando contas ao povo”, disse.

Vereador denuncia ameaça de morte dentro da Câmara Municipal de Timbiras “Ameaças de dia e de noite”

Através de um vídeo publicado nas suas redes sociais, o vereador Marcelo Eduardo Pires, denunciou intimidações e ameaças de morte que, segundo ele, foi dentro da Câmara Municipal de Timbiras. O caso teria ocorrido durante o expediente legislativo, na presença de outras pessoas que acompanhavam a sessão.

Segundo o vereador, quem fez a ameaça foi André Lucena, que ele aponta como cunhado do ex-prefeito Doutor Antônio Borba e também assessor do atual prefeito Paulo Vinícius, além de ter atuação política ligada ao grupo da antiga gestão.

Ainda de acordo com o relato, tudo aconteceu logo após o encerramento do primeiro expediente da sessão. O parlamentar contou que foi até a cantina e, quando voltou ao plenário, foi surpreendido. “Ele simplesmente me ameaçou, dizendo que vai me dar um tiro”, disse.

O vereador afirmou que já vinha sendo alvo de ameaças há algum tempo, principalmente pelas redes sociais, mas deixou claro que esse episódio foi mais grave por ter ocorrido dentro da própria Câmara. “Essa foi bem séria”, destacou.

Mesmo assim, ele garantiu que não pretende recuar. “Não vai ser ameaça alguma que vai me intimidar diante do trabalho que estamos fazendo”, afirmou, dizendo ainda que espera que as autoridades tomem providências e investiguem o caso.

A situação acende um alerta sobre a segurança de quem exerce mandato dentro do Legislativo municipal no interior do Maranhão. Até agora, não houve posicionamento oficial do citado.

ACREDITE SE QUISER: Tuntum recebe “Selo Ouro”, mas perguntas sobre o FUNDEB continuam sem resposta

A prefeitura de Tuntum, sob o comando do prefeito Fernando Pessoa comemora o reconhecimento do Ministério da Educação, mas o clima fora do discurso oficial é outro. Depois de denúncias já tornadas públicas sobre o uso de recursos do FUNDEB, a pergunta que fica é direta, esse prêmio realmente reflete a realidade da educação no município?

O deputado estadual Wellington do Curso afirmou ter recebido diversas denúncias de professores e servidores apontando possíveis irregularidades na aplicação de recursos do FUNDEB no município. Segundo ele, há indícios de que verbas que deveriam ser usadas na educação estariam sendo desviadas de sua finalidade.

Entre as denúncias mais graves está a suposta inclusão de ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e lideranças políticas de vários municípios na folha de pagamento de Tuntum. De acordo com o parlamentar, essas pessoas estariam recebendo salários como contratados, mesmo sem exercer função na rede de ensino, o que pode configurar uso irregular de recursos públicos.

A gestão do prefeito Fernando Pessoa agora passa a ser cobrada por transparência. Se tudo está dentro da lei, por que tantas dúvidas surgiram? Onde estão os dados claros que comprovem que o dinheiro da educação está sendo aplicado corretamente e chegando de fato nas escolas, professores e alunos?

Diante disso, o que chama atenção. De um lado, um selo que indica excelência. Do outro, denúncias que apontam possível uso político e irregular de dinheiro público.

A pergunta continua no ar, o prêmio reflete a realidade da educação em Tuntum ou esconde um problema muito maior que ainda pode vir à tona?

Orleans Brandão cumpre agenda municipalista com entrega de obras e assinaturas para novos investimentos em Loreto

Após inaugurar dezenas de obras em Balsas e Tasso Fragoso, no final de semana, a comitiva do Governo do Maranhão chegou a Loreto, nesta segunda-feira (23), intensificando a agenda de entregas de serviços públicos no Sul do estado.
O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou os atos no município, ao lado do governador Carlos Brandão.

A agenda em Loreto iniciou pela inauguração da Praça Nossa Senhora de Guadalupe, que, com sua revitalização, passou a proporcionar um novo largo de convivência em frente à Igreja da padroeira da cidade.

Outro momento importante foi a entrega do Núcleo Especializado da Defensoria Pública do Maranhão (DPE) no município. A nova unidade vai garantir mais acesso à justiça e à assistência jurídica gratuita para os moradores da região.

Orleans Brandão destacou o trabalho de interiorização dos serviços estaduais e da importância que isso representa para a população.

“Mais um dia de andanças pelo nosso estado, entregando obras essenciais à população. Agora em Loreto, inauguramos equipamentos públicos que vão reforçar principalmente o atendimento dos serviços de cidadania, como a Defensoria Pública e o Viva/Procon, e melhorar os espaços de convivência da cidade”, disse o secretário.

Além disso, o município também recebeu a Praça Nossa Senhora de Loreto, ampliando os espaços públicos de lazer na cidade.

Investimentos

O governador Carlos Brandão também ressaltou os investimentos feitos pelo Estado para assegurar mais cidadania e segurança jurídica aos maranhenses.

“Com essa inauguração, estamos ampliando a presença da Defensoria em Loreto, o que facilita o acesso dos cidadãos aos seus direito e à proteção de suas garantias. É um avanço significativo na área para toda essa região. Chega de viajar longas distâncias para se tirar um simples documento”, ressaltou Brandão.

Durante o evento, foram assinadas ainda ordens de serviços para implantação do Colégio Militar; para a pavimentação de diversas ruas de Loreto e, ainda, para a construção do Portal da Cidade.

A professora Maria de Jesus Silva classificou como um presente as obras entregues na cidade. “As praças ficaram lindas, e imaginar que não precisamos mais sair daqui para resolver questões na Defensoria Pública ou no Procon, por exemplo, é um grande ganho para todos nós”, disse.

Urbanização

Na mesma ocasião, também foi assinado o termo de autorização de obras para a urbanização do entorno do calçadão da MA-347, que visa valorizar a área, impactando positivamente o comércio local.

“Um dia muito especial para a nossa cidade. Nada melhor que, na semana do aniversário do município, a gente receber tantos serviços importantes e que são verdadeiros presentes para a nossa população. Após nos entregar outras obras como o Rstaurante Popular, a Areninha e pavimentação de ruas, o governo nos presenteia agora com mais serviços”, afirmou o prefeito de Loreto, Germano Coelho.

Também participaram do ato de entrega o deputado federal Márcio Honaiser, o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado; o presidente de Câmara Municipal de Loreto Zé do Constâncio; os prefeitos Rodrigo Coelho (Benedito Leite); Fátima (Sambaíba); Hélder Nunes (São Félix de Balsas); o ex-prefeito de Loreto, Mafran Bringel, entre outras lideranças da região.

Moradores de Paço do Lumiar se mobilizam contra usina de asfalto e cobram respostas

Moradores de Paço do Lumiar fecharam a principal via do Tendal e Mojó nesta segunda-feira (23) em protesto contra a instalação de uma usina de asfalto na região. A população teme os impactos da obra, como fumaça, poeira, mau cheiro e problemas de saúde que podem atingir várias comunidades ao redor.

Durante a manifestação, o questionamento foi direto, quem autorizou essa usina e de quem é o empreendimento? Até agora, segundo os moradores, não houve explicações claras.

Outro ponto que chamou atenção foi o flagrante de que caçambas que estariam atuando na área da usina estariam abastecendo em um posto do prefeito Fred Campos. A pergunta que não quer calar. Há algum tipo de ligação indireta ou direta da prefeitura com o funcionamento da usina.

A mobilização mostra que a população não pretende ficar calada. O recado foi dado: sem transparência e sem respostas, o clima é quente para que o caso seja investigado e esclarecido.

No aniversário de Balsas, Orleans Brandão acompanha entrega de pacote de obras com cerca de 20 equipamentos públicos para a cidade

A inauguração da Estrada do Maravilha, primeira vicinal totalmente asfaltada do município de Balsas, foi o ponto de partida para o grande ato de entrega de um pacote de obras e serviços do Governo do Maranhão, em celebração ao aniversário de 108 anos da cidade. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou o governador Carlos Brandão nesse momento histórico para a população balsense.

O pacote de serviços contemplou cerca de 20 equipamentos públicos entregues para áreas fundamentais, desde a saúde e educação até o fortalecimento da segurança pública e o apoio ao setor social.

A Estrada do Maravilha, que liga a sede à zona rural, é um marco para a cidade. Com 2,5 km de pavimentação asfáltica, a via facilita o acesso a diversos povoados e, ainda, ao Balneário Maravilha, um importante espaço de lazer nas proximidades do Rio Balsas.

Ainda na área da infraestrutura viária, a ponte Dona Leontina, no bairro Cajueiro, foi outra grande obra entregue para melhorar a mobilidade no município. “Essa ponte desmoronou há 26 anos e somente agora, na gestão Brandão, conseguimos que ela fosse restaurada”, lembrou a vereadora Daynara Miranda.

Durante a solenidade, o secretário Orleans Brandão destacou a importância de trabalhar em parceria com os municípios para promover o desenvolvimento local.

“Cada entrega feita aqui hoje reflete o compromisso do Governo do Maranhão com a melhoria da qualidade de vida dos balsenses. Entregamos obras fundamentais e estamos realizando ações concretas em várias áreas para garantir ainda mais desenvolvimento para a cidade”, afirmou Orleans.

Segurança Alimentar

Outro marco importante foi a inauguração do segundo Restaurante Popular da cidade, o de n° 218 da política de segurança alimentar do governo estadual. Houve ainda a entrega de viaturas para a Polícia Militar, reforçando a segurança pública no município.

Ainda em celebração ao aniversário de Balsas, o Governo do Maranhão entregou o Colégio Militar 2 de Julho e inaugurou duas Areninhas Esportivas, nos povoados Angelim e Jardim Iracema,

No ato, o governador Carlos Brandão destacou que Balsas vive um momento muito especial. “A Estrada do Maravilha e as demais obras entregues aqui são fundamentais para o desenvolvimento do município e do Maranhão. Estamos avançando muito na construção de infraestrutura que transforma a realidade social e educacional da nossa população”, frisou.

Na área da saúde, foram distribuídos 155 tablets e fardamentos para agentes comunitários de saúde, uma ação voltada para melhorar a coleta de dados e o atendimento à população. Além disso, 10 carrinhos do programa ‘Mais Renda’ foram disponibilizados para promover a inclusão produtiva e o apoio aos pequenos empreendedores.

Balsas também foi beneficiada com a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água nos povoados Marimbondo e Bom Cantinho. Na mesma ocasião, foi assinada a ordem de serviço para a criação da Clínica Sorrir, destinada a cuidados odontológicos da população.

Avanços tecnológicos

A programação de entregas também contou com o ‘Festival Conecta’, que entregou 2.500 tablets educacionais como parte do Programa “Educação de Verdade” – eixo Tô Conectado, além da inauguração da Estação Tech, que visa à inclusão digital e ao acesso à tecnologia.

O prefeito Alan da Marissol ressaltou a importância de cada uma dessas ações para o desenvolvimento da cidade. “Hoje é um dia de celebração para Balsas. O Governo do Maranhão tem sido um parceiro fundamental no nosso crescimento. As entregas feitas aqui, incluindo a quadra do Centro de Ensino Prof. Luiz Rego e os veículos para a Assistência Social e a Educação, demonstram o compromisso do governador Carlos Brandão com o bem-estar da nossa gente”, afirmou o prefeito.

Também participaram do ato de entregas os deputados federais Marreca Filho e Márcio Honaiser; os deputados estaduais Yglesio Moyses e Dra. Vivianne; o subsecretário de Educação Antônio Heluy, vereadores municipais e outras lideranças da região sul do estado.