André Fufuca tenta vender “gestão de sucesso”, mas realidade expõe baixa popularidade e denúncias

O ministro do Esporte, André Fufuca, apresentou nesta quarta-feira (18), na Câmara dos Deputados, um balanço robusto de sua gestão antes de deixar o cargo, no final de março, para retomar seu mandato parlamentar e focar na disputa eleitoral de 2026.

O ministro do Esporte, André Fufuca, apresentou na Câmara dos Deputados (18), um balanço otimista de sua gestão antes de deixar o cargo e focar nas eleições de 2026. Com destaque para aumento de orçamento, obras e programas sociais, o discurso seguiu a linha de missão cumprida. Mas, fora do discurso, a realidade é outra. Ao apresentar esse balanço, o ministro tenta vender um cenário que não corresponde ao que vem sendo apontado, passando a impressão de que quer enganar a população.

Um ranking recente colocou Fufuca como o menos popular e pior avaliado do governo Lula, o que já mostra um contraste com o “balanço robusto” apresentado. Além disso, reportagens do Metrópoles apontaram que, ainda como deputado, ele destinou recursos de emenda parlamentar para uma empresa considerada fantasma, ligada a suspeitas de desvio de verbas públicas, o que levanta questionamentos sobre sua trajetória.

Médico de formação e com carreira política iniciada sob influência do pai, ex-prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca agora deixa o ministério mirando 2026. Mas a tentativa de sair com imagem positiva esbarra em críticas, investigações e baixa popularidade. No fim, o discurso de legado pode até agradar aliados, mas não apaga as dúvidas que seguem rondando seu nome.

Vídeos mostram suspeita de desvio de recursos e descaso do prefeito Dr. Caçula na Educação de Presidente Médici

Vídeos que circulam nas redes sociais releva suspeita de desvio recursos públicos na prefeitura de Presidente Médice sob a gestão Dr. Caçula.

Em plena sede do município, a escola Conceição Gouveia revela a inoperância da gestão do prefeito Caçula. Em vídeos ao qual o SLZMA teve acesso, moradores denunciam a situação alarmante da escola que enfrenta um verdadeiro estado de calamidade.

Cadeiras e mesas quebradas, bebedouros danificados e uma infraestrutura geral em péssimas condições de funcionamento são parte da realidade enfrentada diariamente pelos alunos.

Segundo os denunciantes, o descaso com a educação em Presidente Médici não é um problema isolado. Desde que a atual gestão assumiu o comando do município, ainda no início do primeiro mandato, em 2021, as aulas nunca começaram dentro do calendário escolar previsto, sendo frequentemente adiadas, o que compromete diretamente o aprendizado dos alunos.

Essa denúncia destaca a necessidade urgente de uma resposta das autoridades municipais, que até o momento não apresentaram soluções para os problemas enfrentados pelos estudantes de Presidente Médici.

Alcântara entra na mira do MPF por irregularidades na gestão do Fundeb

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação ao município de Alcântara (MA) para que sejam adotadas medidas para regularizar a gestão dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Consulta aos dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que os critérios de Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o Cnae, e titularidade da conta movimento do Fundeb do município foram considerados inválidos.
O documento orienta que o município mantenha uma conta única e específica no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal para o recebimento e execução das despesas do Fundeb, evitando transferências indevidas e saques em espécie.

Caso o pagamento da folha salarial dos profissionais da educação seja feito por outra instituição financeira, essa conta também deverá ser exclusiva para os valores do Fundeb e registrada no sistema do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (SisCACAS), conforme prevê a legislação.

O objetivo é assegurar maior transparência e controle social sobre os gastos com a educação básica, em conformidade com os critérios exigidos pelo TCU e pelo Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.

O município tem 60 dias para adotar as medidas indicadas e deve informar ao MPF se acata ou não a recomendação.

Governo do Estado avança com obras de infraestrutura em São José de Ribamar e amplia frentes de trabalho para mais quatro bairros

O maior programa de investimento na infraestrutura viária de São José de Ribamar avançou com novas frentes de trabalho, agora nos bairros Parque Araçagy, Vila Sarney Filho II, Jota Lima e Vila Kiola. O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, representando o governador Carlos Brandão, esteve nas comunidades, nesta quarta-feira (18), para lançar o projeto nas áreas que serão contempladas com serviços de pavimentação asfáltica e bloquetes.

Durante o lançamento, o secretário Orleans Brandão destacou a dimensão do projeto e o impacto direto na vida dos moradores. “Estamos iniciando mais quatro frentes de trabalho, dentro do maior pacote de infraestrutura já realizado na história de São José de Ribamar, uma determinação do governador Carlos Brandão. O que queremos é ajudar a cidade, tirar as pessoas dessa situação e garantir mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

As intervenções fazem parte de um amplo pacote que prevê cerca de 100 quilômetros de pavimentação, abrangendo aproximadamente 350 ruas em todo o município. A iniciativa tem como objetivo transformar a realidade da infraestrutura local, melhorar a mobilidade urbana e garantir mais dignidade à população.

O projeto prevê para esses bairros cerca de 19 quilômetros de pavimentação. Só no Parque Araçagy, serão asfaltadas 15 vias, compreendendo mais de cinco quilômetros de pavimentação. Os serviços no bairro iniciaram pela Rua do Vinho, em toda a sua extensão, até a confluência da Avenida General Arthur Carvalho.

Já nas comunidades Vila Sarney Filho II e Jota Lima, o programa vai implantar mais 13 quilômetros de pavimentação, beneficiando 27 ruas. Na Vila Kiola, serão executados três quilômetros de calçamento com blocos de concreto em oito vias.

Impacto

O vereador Ednilson do Kantão ressaltou a importância das obras para o município. Segundo ele, as intervenções representam um passo decisivo para enfrentar problemas históricos de infraestrutura. “Esse conjunto de obras chega para resolver demandas antigas da população. É um investimento essencial que vai melhorar o acesso, a mobilidade e as condições de vida em diversos bairros”, pontuou.

Moradora antiga do Parque Araçagy, Maria de Lourdes Gomes relata as dificuldades enfrentadas diariamente pela comunidade, especialmente no período chuvoso, e a expectativa por melhorias com a chegada das obras.

“Eu moro aqui há 30 anos e a gente esperava por esses serviços há muito tempo. Quando chove, ninguém consegue andar nas ruas, fica tudo cheio de lama. Agora, com essa pavimentação, a nossa realidade vai mudar para melhor”, disse Lourdes.

Também moradora da região há mais de 20 anos, Loide de Oliveira destacou a expectativa e a esperança da comunidade com a chegada das obras de pavimentação. “Depois de tantos anos esperando, agora tenho fé de que finalmente teremos ruas asfaltadas e dignas para todos nós”, ressaltou.

Presente ao ato de lançamento das obras, o ex-vereador Dudu Diniz também destacou o esforço coletivo das lideranças políticas. “Há um empenho de todos os vereadores na busca por melhorias para os bairros. É importante reconhecer o atendimento dessas demandas pelo governador Carlos Brandão, que tem olhado com atenção para São José de Ribamar”, afirmou.

Também participaram do ato os vereadores de São José de Ribamar, João Carlos, Alana Cardoso, Juliano, Mário Santos, Neguinho do Parque Jair, Fik-Fik, Rômulo Lourinho, Marcos Frazão, entre outras lideranças políticas e comunitárias do município. Marcaram presença ainda o secretário chefe de Governadoria, Luis Fernando e o secretário adjunto de Articulação Política, Jota Pinto.

O programa

O programa de investimento na infraestrutura de Ribamar foi lançado no dia 24 de fevereiro, com início das obras nos bairros Jardim Tropical, Parque Jair e Jardim Turu. Somente no Jardim Tropical, estão sendo executados 13 quilômetros de asfaltamento, contemplando todo o bairro.

Ao todo, serão cerca de 100 quilômetros de pavimentação, abrangendo 350 ruas.

No dia em que é condenado pelo STF, Josimar posta vídeo e diz ser “escolhido de Deus”

No mesmo dia (71) em que saiu a condenação por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva do deputado Josimar Maranhãozinho resolveu postar em sua rede social com um recado bem diferente do que a Justiça decidiu, disse que é “escolhido de Deus”. Entende que quem se diz “escolhido de Deus” deveria agir com valores como honestidade, justiça e responsabilidade, principalmente quando está na vida pública.

Na política, esse tipo de atitude não é novidade. Mistura de religião com posicionamento público, principalmente quando se é condenado por tal prática.

No caso do deputado Josimar Maranhãozinho, o discurso parece seguir um roteiro, mas a realidade contou outra história. Fica difícil engolir quando a fala tenta subir pro céu enquanto os fatos puxam pra baixo. Aí não é questão de fé, é de coerência mesmo.

Aí fica aquela dúvida simples, quase óbvia: é esse tipo de político que ainda está sendo escolhido? Porque, pelo visto, o problema não começa no julgamento. Começa bem antes, lá no voto.

STF condena deputados Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil por corrupção em emendas do orçamento secreto

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a dar uma resposta que muita gente no Maranhão esperava há anos. Condenou nesta terça-feira, 17, três deputados do Partido Liberal (PL) acusados do desvio de emendas parlamentares. Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Flávio Dino acompanharam o voto do ministro Cristiano Zanin, que é o relator, pela condenação pelo crime de corrupção passiva. Foram condenados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Gildenemir, o Pastor Gil (PL-MA); e João Bosco da Costa, o Bosco Costa (PL-SE).

De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os deputados solicitaram ao então prefeito do município o pagamento de R$ 1,6 milhão em contrapartida ao encaminhamento de cerca de R$ 6,7 milhões em emendas parlamentares para a cidade. Segundo a denúncia, os réus se dividiam em dois núcleos: o dos parlamentares, encarregados de destinar as emendas, e o de execução, responsável por cobrar a propina.

 A maior pena foi aplicada ao deputado Josimar, apontado como líder do esquema. Ele foi condenado a 6 anos e 5 meses de prisão, em regime inicial semiaberto, além do pagamento de multa. Pastor Gil, a 5 anos e 6 meses de prisão, e o ex-deputado João Bosco da Costa (PL-SE), a 5 anos de prisão — ambos em regime inicial semiaberto e com aplicação de multa.

Polícia Federal apreende carga ilegal de canetas emagrecedoras no Aeroporto de São Luís

A Polícia Federal apreendeu, neste domingo (15/3), diversas canetas e frascos do medicamento emagrecedor contendo tirzepatida no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, na capital maranhense. A carga era transportada sem a devida autorização sanitária e sem o recolhimento de tributos.

O material ilícito foi localizado durante a abordagem e inspeção das bagagens de um passageiro que havia embarcado em Foz do Iguaçu/PR. A tirzepatida é uma substância que exige controle rigoroso e autorização específica dos órgãos competentes para importação e comercialização no Brasil.

Todo o material apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal para os procedimentos legais cabíveis. O passageiro poderá responder pelos crimes de contrabando e infração sanitária.

Julgamento de deputados pode dar ao STF chance de amenizar desgaste e recuperar credibilidade no MA

O Supremo Tribunal Federal (STF) terá nesta terça-feira (17) uma oportunidade importante para tentar amenizar o desgaste que a própria Corte vem enfrentando diante da opinião pública. Em meio a críticas, questionamentos e queda na confiança da população. Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 12 de março, mostrou que, pela primeira vez na série histórica, a desconfiança no STF superou a confiança, 49% disseram desconfiar da Corte.

O tribunal retoma o julgamento da ação que envolve os deputados federais Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o grupo de ter solicitado cerca de R$ 1,7 milhão em propina ao então prefeito de São José de Ribamar em troca da liberação de aproximadamente R$ 6,7 milhões em emendas parlamentares. Segundo a investigação, o esquema cobraria 25% dos valores destinados ao município.

O caso ganhou peso político justamente porque envolve dinheiro público e um modelo de repasse de emendas que há anos levanta suspeitas em todo o país. Para o Maranhão, o julgamento tem um significado ainda maior. A expectativa é que o STF avance no processo e dê uma resposta clara sobre as acusações que pesam contra os parlamentares.

Num momento em que a credibilidade do Supremo vem sendo questionada e pesquisas apontam aumento da desconfiança da população na instituição, decisões firmes em casos de corrupção podem ajudar a reconstruir parte dessa confiança. Para muitos maranhenses, o julgamento que será retomado agora pode se tornar um teste importante. Mais do que decidir o futuro político de deputados, o STF terá diante de si a chance de mostrar que ainda consegue agir com rigor quando o assunto envolve suspeitas graves de desvio de recursos públicos.

Paço do Lumiar: verdade começa a vir à tona e aliado de Fred Campos expõe possível racha

A verdade que muita gente tenta esconder em Paço do Lumiar começou, enfim, a aparecer. Em meio ao silêncio de boa parte da base aliada e à omissão diante de problemas que já vinham sendo denunciados nos bastidores, o vereador Eder Alencar resolveu fazer o que poucos tiveram coragem até agora, botar a boca no trombone. Em nota pública em sua rede social neste domingo (10), o parlamentar expôs sua preocupação com a condução da Secretaria de Educação e revelou denúncias graves que envolvem falta de diálogo, decisões arbitrárias, insegurança dentro da rede municipal e até suspensão de salários sem o devido processo legal.

A manifestação de Eder não surgiu do nada. Há relatos cada vez mais frequentes de professores da rede municipal sobre tratamento rude, constrangimentos e humilhações atribuídas ao secretário de Educação, Fábio Henrique. Educadores afirmam que o ambiente tem sido marcado por pressão, medo e desrespeito. Quando um vereador da própria base resolve se posicionar publicamente, fica claro que o problema ultrapassou qualquer limite e já não dá mais para empurrar para debaixo do tapete.

O mais revelador de toda essa história foi a resposta do prefeito Fred Campos. Em vez de enfrentar o conteúdo das denúncias, rebater os pontos levantados ou anunciar apuração sobre as reclamações feitas por professores e servidores, o prefeito preferiu partir para o ataque político. Tentou desqualificar a nota do vereador, insinuou interesse pessoal e tratou a denúncia como se fosse apenas uma jogada para plateia. Foi uma resposta que diz muito. Quando faltam argumentos para encarar a verdade, sobra arrogância para tentar intimidar quem fala.

Fred preferiu listar obras, matrículas e selo de qualidade para desviar o foco da questão central. Só que prédio reformado, ônibus novo e propaganda institucional não apagam possível abuso administrativo, não justificam humilhação contra professor e muito menos anulam denúncias de perseguição e corte salarial sem direito de defesa. Gestão pública não se mede só por número e fotografia. Se mede também pela forma como trata as pessoas. E nesse ponto, a nota do vereador revelou uma ferida que o prefeito tentou esconder com discurso pronto.

O que chama atenção é que, no meio de tanta inércia, tanto silêncio conveniente e tanta gente fingindo que nada está acontecendo, foi preciso surgir um vereador cabra macho para dizer o que muitos já cochichavam nos corredores. Alencar fez o que se espera de um representante do povo, falou. Não se acovardou, não bajulou poder e não se calou diante de possíveis irregularidades dentro de uma das áreas mais importantes do município.

A verdade vem à tona aos poucos, e quando ela aparece, incomoda. Incomoda porque quebra a blindagem, desmonta o teatro e expõe que nem tudo são flores na gestão vendida como exemplo. O caso da Educação de Paço do Lumiar mostra exatamente isso, por trás do marketing, existem denúncias sérias, profissionais revoltados e uma base que começa a dar sinais de rachadura. E quando aliado começa a denunciar, é porque a fumaça já virou incêndio faz tempo.

Com 40 mil pessoas e 182 prefeitos, Orleans Brandão lança pré-candidatura ao governo do Maranhão

Cerca de 40 mil pessoas transformaram em um grande ato popular o lançamento da pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão, neste sábado (14), no Multicenter Sebrae, em São Luís. Representantes de 11 partidos (PDT, PRD, União Brasil, Republicanos, Progressistas, Cidadania, Avante, Podemos, Partido Verde e Solidariedade) e 182 prefeitos também participaram do evento, reforçando a formação de uma ampla frente voltada para o fortalecimento do diálogo e da construção de propostas para o desenvolvimento do estado.

“Tenho dedicado a minha vida a rodar o Maranhão e cuidar dos maranhenses. Meu nome é Orleans Brandão e podem espalhar aos quatro cantos do estado que o futuro chegou. E avisem em cada cidade, em cada bairro e em cada comunidade do Maranhão que o novo tempo chegou e vamos seguir em frente pelos trabalhadores, pelos municípios e por todo o Maranhão”, disse Orleans, emocionado, em seu pronunciamento de saudação aos presentes.

Com o tema “Por Todo o Maranhão”, o evento reuniu cerca de 40 mil pessoas e demonstrou a força do movimento que se consolida em torno da pré-candidatura de Orleans Brandão. Em clima festivo, milhares de participantes vindos de todas as regiões do estado, entre filiados, representantes partidários municipais, prefeitos, deputados, vereadores, lideranças comunitárias e a população em geral, engrossaram as fileiras da ampla base de apoio a Orleans ao governo estadual.

Entre os presentes estavam o governador Carlos Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (MDB), o ministro dos Esportes, André Fufuca; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), prefeito de Bacabal Roberto Costa; o senador Weverton Rocha; o vice-presidente da Univimar, Mário Cardoso; o presidente da União de Vereadores, Asaf Sobrinho; os deputados federais Pedro Lucas e Isnaldo Bulhões (vice-presidente do MDB).

Saudado efusivamente pelos presentes, Orleans Brandão destacou a importância da união de forças políticas e sociais em torno de um projeto coletivo para o Maranhão, reafirmando sua disposição de disputar o governo estadual e ampliar as políticas públicas implementadas nos últimos anos.

O pré-candidato conclamou as lideranças e a população a caminharem juntos em defesa de um Maranhão com ainda mais oportunidades e justiça social, fundamentos pelos quais tem trabalhado arduamente à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, fortalecendo o diálogo com os municípios, ampliando parcerias e promovendo ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população em todas as regiões do estado.

Ciclo de crescimento

Em tom marcado por projeções para o futuro do estado, Orleans Brandão reiterou que pretende dar continuidade ao ciclo de crescimento iniciado pela atual gestão estadual. Ele fez questão de homenagear o governador Carlos Brandão, a quem atribuiu a condução de um período de reorganização administrativa e retomada de investimentos. “O Maranhão voltou a sorrir e a sonhar com um futuro diferente. Recuperou sua capacidade de investir e passou a se destacar no cenário nacional”, afirmou.

Orleans destacou que participou diretamente da execução de diversas obras estaduais ao longo dos últimos anos, uma missão recebida do governador para transformar projetos em realizações concretas. “O governador Brandão me deu uma missão muito clara: tirar os projetos do papel e fazer acontecer. E foi isso que eu fiz. As obras que todos consideravam impossíveis de serem feitas estão aí, mudando a realidade da nossa gente”, declarou.

Capacidade de Gestão

Ao abordar sua trajetória, o pré-candidato destacou a juventude como elemento de renovação política, mas afirmou que a capacidade de gestão não depende apenas da idade. “Sou jovem, sim. Mas tenho orgulho de dizer que em poucos anos já realizei mais do que muitos que tiveram oportunidade e mais tempo de fazer”, pontuou.

Para Orleans, o momento político representa uma transição entre gerações. “A geração do governador Brandão colocou o Maranhão no rumo certo. Agora é hora de uma nova geração levar o estado ainda mais longe”, declarou.
O pré-candidato afirmou que a eleição que se aproxima deve ser encarada como uma escolha sobre o futuro do estado. “Esta eleição não é sobre mim. Não é sobre poder ou sobre nomes. É sobre as famílias do Maranhão, sobre os jovens que querem oportunidade e sobre os trabalhadores que querem dignidade”, disse.

Novos Investimentos

Ele também defendeu novos investimentos em infraestrutura, logística e desenvolvimento econômico. Entre as prioridades citadas estão a construção de mais estradas, a modernização dos portos, o fortalecimento da exportação da produção maranhense, a ampliação da industrialização, do agronegócio e do turismo.

Continuidade dos projetos.

O governador Carlos Brandão mencionou os programas que Orleans ajudou a criar e executar e afirmou que os resultados positivos obtidos o credenciam a concorrer ao cargo de governador do estado.

“Ele tem o trabalho, a dedicação e o conhecimento do estado como características essenciais. Orleans sabe ouvir, sabe fazer e, hoje, entende como ninguém a realidade do Maranhão. Afirmo que, com ele, o estado vai continuar crescendo, gerando emprego e cuidando das pessoas”, declarou Brandão.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, ressaltou a força e a disposição de Orleans em trabalhar pelo estado. “Eu não tenho a menor sombra de dúvida que ele será um grande governador, porque ele conhece a realidade do nosso povo e já sabe o que fazer”, disse.

O presidente da Famem, Roberto Costa, destacou a grande mobilização do evento. “Essa festa é a demonstração do prestígio do governador. O gestor das grandes obras e que conseguiu tirar um milhão de pessoas da extrema pobreza e investir pesado na educação. Essas ações precisam ter continuidade e isso será possível com Orleans Brandão”, finalizou.

VÍDEO: No Maranhão, moradores fazem protesto bem-humorado e cobram ‘Procura-se Prefeito Ausente’

“Procura-se Prefeito Ausente”, é o que diz o cartaz feito pelos moradores do município de São Mates a cerca 193 km de São Luís. De modo criativo, e uma forma diferente de protestar contra a situação de ruas tomadas pela lama e pela água neste período chuvoso. Em um vídeo que circula nas redes sociais, eles aparecem fazendo brincadeiras em meio ao alagamento, transformando o cenário de abandono em uma crítica bem-humorada à gestão municipal.

A gravação foi feita em um bairro onde a rua aparece completamente sem infraestrutura e praticamente intrafegável. Entre risadas e ironias, os moradores cobram providências do prefeito Miltinho Aragão, reclamando do que chamam de “sumiço” da gestão justamente quando começam as chuvas e os problemas começam a aumentam na cidade.

A insatisfação de moradores com a gestão do Miltinho em São Mateus é cada dia mais visível. Além desse registro bem-humorado, vários outros vídeos têm circulado nas redes sociais mostrando a realidade enfrentada por moradores de diferentes bairros, com ruas alagadas, lama e falta de infraestrutura. Para muitos, a situação acaba sendo retratada com humor nas gravações, mas o recado é claro, cobrar presença da prefeitura e melhorias para quem vive diariamente os problemas da cidade.

Em Zé Doca, Orleans Brandão ressalta avanços na educação do Maranhão com investimentos em tecnologia de ensino

A adolescente Yara Samira, 16 anos, que estuda com afinco para o próximo ENEM, está ainda mais motivada a conquistar a vaga no curso de Direito com que sempre sonhou. Aluna da rede estadual em Zé Doca, ela foi uma das beneficiadas com a entrega de um tablet educacional realizada pelo Governo do Estado no município, nesta quinta-feira (12). O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou o governador Carlos Brandão na agenda de entregas na cidade, que contemplou também outras áreas.

“Com o tablet, vou conseguir acessar mais conteúdos, assistir a aulas e me preparar melhor para o ENEM. Uma conquista muito grande para todos nós, estudantes”, disse Yara Samira.

Ao todo, 1.688 alunos da rede estadual de Zé Doca receberam tablets por meio do programa Educação de Verdade – eixo Tô Conectado, iniciativa do Governo do Maranhão que busca ampliar o acesso à tecnologia no ambiente escolar e fortalecer o processo de aprendizagem.

Fortalecimento

Segundo o secretário Orleans Brandão, as novas tecnologias de ensino têm contribuído para o avanço da educação no estado. “São estratégias de fortalecimento da educação e de outros setores que impactem diretamente a vida das pessoas, seja na educação, na saúde, na assistência social, na segurança pública ou qualquer outra área importante para a população e o estado”, ressaltou.

O governador Carlos Brandão destacou que o investimento em tecnologia educacional é uma virada de chave na educação digital do Maranhão.

“Estamos garantindo que nossos jovens tenham acesso às ferramentas necessárias para estudar, pesquisar e se preparar para o futuro. Só na regional de Zé Doca entregaremos 11 mil tablets, ao todo”, afirmou Brandão, pontuando ainda que o Governo do Estado já levou para Zé Doca viaturas de polícia, ambulâncias, pavimentação asfáltica, entre outras ações.

Agentes de Saúde

Durante a agenda, 107 tablete também foram entregues a agentes comunitários de saúde do município. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar a coleta e o registro de dados durante as visitas domiciliares, contribuindo para fortalecer a atenção primária e modernizar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Sem dúvida, é um grande passo na melhoria do nosso trabalho de campo”, destacou o agente comunitário de saúde Nonato Ferreira. Além dos tablets, os profissionais também receberam novos fardamentos.

Delegacia e IEMA

A agenda em Zé Doca também foi marcada pela entrega da reforma da Delegacia de Polícia Civil do município, obra que modernizou as instalações da unidade, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento mais adequado à população.

A prefeita de Zé Doca, Flávia Cunha, reforçou a importância das ações desenvolvidas na cidade. “Estamos muito felizes em receber o governador e sua comitiva para essas entregas. Hoje, a palavra é gratidão por tudo isso. Uma prova viva de que, com união e parceria, quem ganha é a população”, disse a gestora.

Outra importante entrega foi a reforma do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA-Pleno) de Zé Doca. As intervenções incluíram melhorias em laboratórios, biblioteca, auditório, quadra coberta, áreas de convivência, refeitório e cozinha industrial. A unidade vai beneficiar toda a região do Alto Turi.

O município também foi contemplado com dois veículos destinados à Secretaria Municipal de Assistência Social e à Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, desenvolvida por meio do Programa Coopera Maranhão, tem como objetivo facilitar o deslocamento das equipes até as comunidades e ampliar o acompanhamento das ações e programas sociais no município.

Participaram também do ato de entregas os prefeitos Daniel Sena (Newton Bello), Dr. Caçula Coelho (Presidente Médice), Ary Menezes (Nova Olinda), as deputadas estaduais Fabiana Vilar e Solange Almeida; a diretora-geral dos IEMAs, Cricielle Muniz, entre outras autoridades.