Federal-Professor Roberto Brandão investe no dialogo com a população e aposta também no protagonismo do interior para conquistar vaga na Câmara

Competente, amigo, culto e com uma vasta experiência Educacionalcional e humanística, Professor Roberto Brandão luta pra ser um dos 18 deputados federais na próxima legislatura. O Professor aposta nas redes sociais e no diálogo com a população para conquistar uma vaga na Câmara Federal a partir de 2023. Para isso, o pré-candidato a deputado pelo CIDADANIA cumpre uma série de visitas nos municípios e acredita no protagonismo do interior maranhense para ir bem à disputa.

IMG_20220629_145655 IMG_20220629_145848

Nesse final de semana o Professor esteve uma extensa agenda na região do Munim dialogando com estudantes da rede pública conversando sobre cenários da educação maranhense, logo em seguida foi até o município de Tutóia, onde prestigiou o ensaio do grupo folclórico, Boi Brilho do Delta que recebeu nosso apoio.

IMG_20220629_145728 IMG_20220629_145759 IMG_20220629_145831

O pré-candidato a deputado federal Professor Roberto Brandão também foi até a cidade de Humberto de Campos e reuniu com lideranças e moradores onde foram debatidos assuntos sobre o cenário político da região. Finalizando as visitas na região, Roberto dialogou com a comunidade do povoado Jaburu, no município de Icatu, com agricultores onde levou a mensagem do associativismo voltado para a agricultura familiar.

IMG_20220629_145711 IMG_20220629_145744 IMG_20220629_145813

Vídeo: Bandidos explodem carro-forte na BR-316 no Maranhão

O assalto ocorreu próximo à cidade de Bacabal no sentido Caxuxa no povoado Guaraciaba, na manhã de hoje (29/06), por volta de 6h.

Os criminosos estariam em 6 carros quando anunciaram o assalto. Os homens conseguiram levar uma quantia ainda não informada.

Seguranças da empresa tiveram ferimentos leves, mas não foram atingidos por disparo de arma de fogo.

Ferry Boat José Humberto começa a operar na Travessia entre São Luís e Cujupe, após aprovação da Capitania dos Portos

Após o cumprimento de todas as exigências determinadas pela Capitania dos Portos, a embarcação José Humberto foi autorizada a operar no Sistema de Transporte Aquaviário.

A primeira viagem aconteceu nesta terça-feira (28) com 50% da capacidade da embarcação, procedimento padrão da Capitania dos Portos.

Participaram dessa primeira viagem representantes de vários órgãos, entre eles, Porto do Itaqui e da MOB.

O novo equipamento tem espaços climatizados e também para deficientes, dando mais conforto para os passageiros.

Olho D’ Água das Cunhãs, Dia do Campo – Raimundo Coelho, pré-candidato a deputado federal participa do projeto que leva palestras e conhecimento prático para produtores rurais

A Fazenda Lajeado, no município de Olho D’ Água das Cunhãs foi sede do I Dia de Campo – Bovinocultura de Corte, realizado pelo sistema Faema/Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Vitorino Freire e a equipe técnica da regional Leste do Maranhão.

O pré-candidato a deputado federal Raimundo Coelho participou esteve reunido com produtores e técnicos da região para participar e conhecer novas técnicas cortes e melhoramento genético na área bovinocultura de corte. O Dia de Campo da Coopervil, realizado na última semana em Videira, busca promover a comunicação entre os produtores rurais e pessoal técnico e difundir as novidades em termos de tecnologia, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e fortalecer a agricultura.

IMG_20220627_224228

No evento estiveram presentes cerca de 200 produtores rurais, que foram recebidos com palestras com os temas: Melhoramento Genético na Bovinocultura de Corte, com a palestrante, Ludmila Gonzaga; Manejo dê Pastagens: Visualizando o Pasto como Lavoura, com o palestrante, Dr. Clesio dos Santos e os Resultados da Assistência Técnica e Gerencial dentro da Fazenda Lajeado, apresentado pelo técnico de campo, Leonardo Miranda.

IMG_20220627_224204

Para prestigiar esse evento, estiverem presente o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, Ramon Garcia, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lago da Pedra, Raimundo Magno, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo e a coordenadora de ATeG, Aline Saldanha.

Raimundo Coelho destacou a importância de condições para o setor do agro”A minha luta é no sentido de proporcionar condições dignas de trabalho ao pequeno agricultor, inclusive na concessão de incentivos fiscais. É preciso equilibrar para crescer no agro“, defendeu Coelho

IMG_20220627_224305

 

.

TURIAÇU – Decisão judicial cancela evento que custaria R$ 1,75 milhão aos cofres públicos

A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça determinou, nesta quarta-feira, 22, a suspensão liminar do evento Arraial Resgate Junino, que seria realizado pela Prefeitura de Turiaçu, no período de 24 a 29 de junho. O evento custaria R$ 1,75 milhão aos cofres municipais, apesar da precariedade da prestação de diversos serviços públicos na cidade.

Proferida pelo juiz Pedro Pascoal, a decisão é resultado das solicitações feitas na Ação Civil Pública ajuizada contra o Município, na última terça-feira, 21, pelo promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, que responde temporariamente pela comarca.

O Município está proibido de realizar pagamentos referentes aos contratos dos 14 artistas para o arraial. Também está proibida a contratação de atrações artísticas similares, durante o trâmite do processo.

A multa por descumprimento é R$ 50 mil diários a serem pagos pelo Município, até o limite de 30 dias.

Se o valor dos contratos já tiver sido pago parcialmente, o montante deve ser devolvido aos cofres municipais. Outra determinação é divulgar, em 24 horas, na página principal do site da Prefeitura de Turiaçu, o cancelamento do evento.

Custear a contratação de 14 artistas, no valor de R$ 1.750.000,00, aos cofres públicos, além dos gastos acessórios escapa aos preceitos da moralidade, proporcionalidade, razoabilidade e impessoalidade. Empregar verbas públicas em evento desta natureza em detrimento de serviços públicos essenciais de atribuição do município contraria a eficiência no trato com a coisa pública”, afirma o magistrado, na decisão.

PRECARIEDADE

Em 14 de junho, o MPMA solicitou que o prefeito Edesio Cavalcanti encaminhasse informações sobre a regularidade do pagamento de servidores pelo Município, contratos firmados para realização dos shows e respectivos processos licitatórios e processos de pagamento. Não houve resposta do Município.

Também foi encaminhada Recomendação ao gestor municipal, solicitando que não fossem utilizados recursos públicos para o Resgate Junino. O acatamento do pedido deveria ter sido comprovado por escrito. Outra vez, não houve retorno.

Igualmente foram solicitadas informações relativas ao procedimento licitatório realizado para o Resgate Junino, com indicação da forma de contratação dos artistas, além de cópias dos contratos firmados. As informações pedidas incluíam o valor dos gastos acessórios ao evento, atual disponibilidade financeira do Município para a realização do evento e existência de decreto de emergência ou calamidade pública vigente no município.

CARÊNCIA

Segundo o promotor de justiça, já foram ajuizadas diversas ações, para corrigir omissões da administração municipal. Entre elas, estão irregularidades no fornecimento de alimentação e transporte escolares, serviços de atenção básica, metas vacinais, baixa cobertura de tratamento integral à saúde e falta de adequação de prédios de escolas.

Ainda de acordo com o representante do MPMA, existem casos de precariedade conhecidos, relativos à conservação do asfalto da cidade, falta de saneamento básico, baixa iluminação pública, falta de estrutura do Conselho Tutelar, entre outros. “A falta de serviços públicos essenciais na cidade é notada regularmente”.

SEM TRANSPARÊNCIA

Apesar da divulgação do evento incluir apoio do governo estadual, não foi encontrado nenhum convênio para realização do evento no portal da transparência municipal, o que demonstra que o instrumento não vem sendo alimentado.

Além disso, segundo a Lei Orçamentária Anual do Município, o valor dos contratos para a realização do evento ultrapassa o orçamento anual da Secretaria Municipal de Cultura em R$ 501,5 mil.

O Ministério Público não tem nada contra a realização de eventos festivos. Entretanto, devido à atual precariedade enfrentada pela população local, especialmente, nas áreas de saúde, educação e saneamento básico, a realização do evento afronta os princípios de legalidade, moralidade, eficiência, proporcionalidade e razoabilidade que orientam a administração pública”.

Chinês procurado pela Interpol é preso atuando no comércio de São Luís

A Polícia Federal prendeu, em São Luís (MA) nesta quinta-feira, 26/06, um estrangeiro foragido da justiça da República Popular da China, desde 2013 e procurado pela INTERPOL, onde figurava na Lista de Difusão Vermelha (Red Notice) . O mandado de prisão foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal.

O natural chinês de 56 anos, é acusado e de fraude contra o sistema financeiro da China, podendo ser condenado a pena de até sete anos de prisão.

A Representação Regional da INTERPOL no Maranhão realizou um complexo trabalho de investigação para confirmação da identidade do estrangeiro, que há nove anos atuava como comerciante no centro de São Luís, que abriga um grande núcleo comercial chinês. A prisão foi realizada no momento que o suspeito chegava no local de trabalho.

Foram realizados, ainda, exames prosoprográficos, onde a identificação de suspeito é feita a partir da comparação de forma objetiva e metodológica dos elementos constitutivos da face apresentados em fotos.

Agora, ele permanecerá à disposição da Justiça aguardando os trâmites relativos ao processo de extradição.

A Polícia Federal é a representante da INTERPOL no Brasil, uma organização intergovernamental composta por 195 países membros.

BOM JARDIM, DIA DO CAMPO – Raimundo Coelho pré-candidato a deputado federal participa do projeto que leva palestras e conhecimento prático para produtores rurais

O Sindicato dos Produtores Rurais do município de Bom Jardim justamente com Sistema Faema/Senar, e prefeitura municipal promoveram sábado (18), o 1º Dia de Campo de Piscicultura e Pecuária da região, na Chácara Oliveira, localizada em Bom Jardim. O evento e considerado de extrema importância para os produtores rurais e para os jovens estudantes das ciências agrárias. Estiveram presente também Sindicatos Rurais de Santa Inês, Caxias, Santa Luzia e Centro do Guilherme.

IMG_20220621_173124 IMG_20220621_173100

O engenheiro agrônomo e produtor rural Raimundo Coelho, participou de toda a programação. Coelho sempre esteve uma vida toda voltada para trabalhos no setor agropecuário do estado. Defensor da agricultura coloca seu nome como pré-candidato a deputado federal por ter ligação mais próxima com as pessoas na zona rural do estado, com os agricultores onde se identifica e tem trabalhado para garantir melhorias no setor agropecuário.

Raimundo sempre buscou junto ao governo do estado atender as demandas dos produtores rurais, os homens do campo, e tem se dedicado a trabalhar para garantir condições de produção e desenvolvimento a este importante setor no Maranhão.

IMG_20220621_173042 IMG_20220621_173024~2

Na visão de Raimundo Coelho, a iniciativa do Sindicato e dos órgãos de agricultura em levar programas de assistência aos produtores, demonstra a preocupação que tem as instituições com a melhoria de vida do homem do campo. A experiência de Raimundo vem de décadas. “Essa parceria Faema, sindicatos e governo estadual é fundamental para o desenvolvimento do Maranhão”, disse ele.

A programação foi vasta e com temas distintos, tendo sido dividida em duas estações de conhecimento. A primeira delas ressaltou casos de sucesso na piscicultura e pecuária; Qualidade da Água e Uso de Probióticos na Piscicultura e Técnicas de Manejo. Já na segunda, os temas trataram sobre Conservação de Forragem Alternativa de Alimentação no Período de Seca e Ações da Sagrima na Área da Aquicultura.

IMG_20220621_172957 IMG_20220621_172923

 

Emocionado, Raimundo Coelho agradeceu à presença de todos e especialmente aos parceiros da instituição, colaboradores, dirigentes de sindicatos e gestores que te por meta principal a melhoria do segmento agropecuário e consequentemente, da qualidade de vida do homem do campo.

O Maranhão é promissor, rico em recursos naturais e como produtor rural e como gestores deste setor, temos a responsabilidade de ajudar no seu desenvolvimento, e a Faema juntamente com o Senar, já faz isso com grande categoria“ disse o pré-candidato a deputado federal

Saiba quem é a advogada Neide Carvalho, vencedora do concurso da Unesco que completa 15 anos

Nascida na roça, no povoado Lago do Baiano, zona rural do município de Poção de Pedras, região do Mearim, estado do Maranhão, a Dra. Neide Carvalho, Advogada, 43 anos, é a quinta filha de uma família de seis irmãos, cujos pais, Sr. Raimundo Carvalho e Dona Maria Teixeira, trabalhadores rurais, analfabetos, naquela época, sonhavam com a possibilidade dos seus filhos aprenderem a ler e a escrever.

IMG-20220617-WA0929
Foto em Família

A Dra. Neide Carvalho iniciou a sua trajetória política, ainda na adolescência, na liderança estudantil das escolas onde estudou, nas cidades de Poção de Pedras, Joselândia, Pedreiras, Açailândia e São Luís; sendo que, durante toda a sua Faculdade de Direito, foi líder do Núcleo Acadêmico, assumindo, simultaneamente, a representação da sociedade civil nos Conselhos de Direito da Política de Assistência Social tanto na capital quanto no Estado do Maranhão, contribuição social dada de modo gratuito, com a única intenção de fortalecer a construção de uma sociedade melhor.

Vencedora do Concurso de Redação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, com a poesia: “História de um sonho bom”, Iraneide de Albuquerque Carvalho destaca que a educação é de fundamental importância, no combate à pobreza e à desigualdade.

Veja a poesia na íntegra 

IMG-20220619-WA0540
Poesia

A advogada maranhense Neide Carvalho se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e confirmou seu nome como pré-candidata a Deputada Estadual para as eleições deste ano.

a participação da mulher na política é de fundamental importância para a construção de uma sociedade justa e igualitária, onde homens e mulheres têm voz para definir as políticas públicas, que nortearão os caminhos a serem trilhados por todos nós, cidadãos e cidadãs, nesse Estado Democrático de Direito”, afirma a Advogada.

Brandão estende licença médica por mais dez dias

O governador licenciado Carlos Brandão (PSB), concedeu nesta segunda-feira 20, uma entrevista ao Rádio Mirante e TV. Na oportunidade, ele anunciou que vai renovar seu pedido de licença por mais dez dias, ou seja, até o dia 30 de junho, o presidente do TJMA, Paulo Velten, segue no cargo.

Carlos Brandão também explicou que permanece em São Paulo, pois ele está com um dreno que aponta ainda uma não cicatrização do local que foi feita a cirurgia, por isso ele confia nos médicos e no novo tratamento que foi iniciado para que em breve, ele possa estar liberado para voltar ao Maranhão e tocar o Governo, assim como a sua pré-campanha.

Parabéns a pré-candidata a deputada estadual Iracema Vale

Hoje é dia de parabenizar esta mulher, mãe de família, profissional exemplar da saúde, além de um grande líder política que fez história na município de Urbano Santos. A ex-prefeita Iracema Vale e agora pré-candidata a deputada estadual.

Ela que exerceu o mandato de vereadora e por duas vezes consecutivas foi prefeita de Urbano Santos merece mais que os parabéns nesta data especial do seu aniversário, pela garra e coragem e determinação que encara os desafios, alcançando êxito.

Vídeo: Mesmo com o convite para ser vice na chapa de Weverton, prefeito Júnior Garimpeiro pula o barco e vai para Brandão

O senador e pré-candidato pelo PDT ao Governo do Maranhão, Weverton Rocha, acabou tendo mais uma baixa para o pleito eleitoral de 2022.

Dessa vez foi o prefeito de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro PP, que até semana passada estava São José de Ribamar ao lado de Josimar, Weverton e Julinho na caravana Maranhão Mais Feliz.

Josimar até tentou segurar Garimpeiro, fazendo o convite para ser parceiro de Weverton na chapa (Reveja) mais mesmo assim o prefeito abandonou o barco.

O apoio foi confirmado através de vídeo pelo secretário de Estado de Articulação Política do Maranhão, Rubens Pereira e o deputado federal André Fufuca PP, padrinho de Garimpeiro.

Professor Roberto Brandão recebe adesão à sua pré-candidatura em Bequimão e amplia força na Baixada Maranhense

O professor Roberto Brandão, pré-candidato a Deputado Federal (Cidadania), participou de um grande evento político no último sábado (11) em Bequimão. O professor esteve acompanhado do presidente do PSDB, e pré-candidato estadual Inácio Melo, Coronel Lopes, e pastor Henrique.

O encontro aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bequimão(SISMUBEC), e foi marcado pela presença em massa de lideranças políticas e apoiadores que vieram de toda região, e estão abraçando projeto, do novo jeito de fazer política no Estado.

Durante o encontro, o professor Roberto Brandão agradeceu o apoio e as novas alianças, que decidiram caminhar e reforçar o projeto, e reiterou ainda seu compromisso com a população bequimãoenses. A Reunião foi organizada pela ex-candidata a prefeita do município e coordenadora de campanha da grande Ilha do projeto professor Roberto Brandão, Dinha Pinheiro. O momento foi marcado pelo carinho do povo com o professor Roberto, que saiu do evento satisfeito.

IMG_20220612_223817 IMG_20220612_223846