Perguntar não ofende: Quando o filho de Procurador-Geral vai devolver os 50 mil reais pagos indevidamente pela Câmara de São Luís?

Conversando com seus botões, o editor do SLZMA lembrou dos inúmeros escândalos envolvendo a Câmara Municipal de São Luís que vêm se acumulando ao longo da gestão do presidente Paulo Victor. Embora muitas dessas denúncias e polêmicas do passado pareçam estar caducando e andando a passos de tartaruga sem grandes desfechos, o portal resgatou uma inconsistência grave ocorrida no início deste ano que não pode cair no esquecimento. Afinal, perguntar não ofende: como um servidor oficialmente desligado continuou recebendo salários de 25 mil reais nos meses seguintes?

A inconsistência financeira envolve o advogado Danilo José de Castro Ferreira Filho, filho do atual Procurador-Geral de Justiça do Maranhão, Danilo de Castro Ferreira. Ele permaneceu constando como beneficiário de salários integrais na folha de pagamento da Casa legislativa mesmo após ter sido formalmente desligado com efeitos retroativos.

No dia 9 de janeiro de 2026, o presidente da Câmara, Paulo Victor, assinou a Resolução Administrativa número 001 de 2026 oficializando a exoneração de Danilo Filho do cargo em comissão de Procurador Adjunto. O documento determinou expressamente que a decisão entraria em vigor com efeitos retroativos a 31 de outubro de 2025. Pela regra do direito administrativo, o ex-servidor não poderia receber nenhum tipo de remuneração a partir de 1º de novembro de 2025.

O rastro financeiro registrado no Portal da Transparência da própria Câmara Municipal desmente a eficácia da decisão retroativa. As folhas de pagamento oficiais apontam que Danilo Filho permaneceu ativo nos meses seguintes recebendo o valor bruto mensal de 25.065,90 reais, o que gerou um rendimento líquido de 18.365,16 reais em janeiro de 2026 e a mesma quantia de 25.065,90 reais brutos em fevereiro de 2026.

Diante da apuração dos dados oficiais obtidos pelo SLZMA, a pergunta que não calar, o senhor Danilo José de Castro Ferreira Filho, irá devolver o dinheiro recebidos indevidamente após o desligamento retroativo?.

O espaço segue aberto para que a presidência da Câmara Municipal de São Luís e a defesa de Danilo Filho se manifestem sobre o pagamento de salários a um servidor cuja exoneração já estava em vigor nas datas citadas.

TRAIÇÃO ESCANCARADA: Dico da Farmácia vira as costas para Brandão e escancara DNA de ingratidão em Bequimão

A classe política bequimoense foi surpreendida nesta terça-feira (5) com a declaração de apoio do candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2024 no município de Bequimão. Dico, mostrou mais uma vez que o DNA de ingrato e traidor está incrustado em alguns políticos maranhenses e começa a aflorar com a proximidade das eleições. Há cerca de dois anos, Dico fazia questão de rasgar elogios públicos e jurar eterna gratidão ao governador Brandão pela entrega da estrada Caminho dos Poetas, que dá acesso à praia de Araoca, exaltando o “olhar atencioso” do chefe do Executivo estadual com a Baixada e o Litoral Ocidental.

Contudo, a memória de Dico parece ser tão curta quanto a sua fidelidade partidária. O político, que antes se derretia em agradecimentos ao governador, agora resolveu revelar sua verdadeira face de forma sistemática e sem qualquer pudor. Ao declarar apoio político ao ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, Dico chuta a escada de quem estendeu a mão no passado e deixa claro que seus posicionamentos não são baseados em projetos ou coerência, mas sim no mais puro oportunismo de momento.

Essa atitude mostra que, para Dico, o compromisso com o grupo político e com a palavra dada não vale absolutamente nada diante de suas conveniências pessoais. Ao morder a mão de Brandão para tentar se abrigar sob as asas de Braide, o candidato derrotado de Bequimão carimba na própria testa o rótulo de traidor da Baixada.

Para alguns, a traição de Dico ao grupo Brandão não é surpresa, mas para quem o conhece de outros “carnavais” tudo era questão de tempo, afinal, uma vez traidor, sempre traidor…

Orleans Brandão amplia base na Região dos Lençóis com adesão de grupo político de Santo Amaro

Mais um forte grupo político declarou apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado. Lideranças do município de Santo Amaro, importante porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, se reuniram com o pré-candidato, nesta segunda-feira (04), para reafirmar que seguirão ao seu lado nessa caminhada.

Participaram do encontro a ex-prefeita de Santo Amaro, Luziane Lopes, além dos vereadores Geni Silva, Elenilton do Cocal, Kelson Luna e Elias Meneses, todos reconhecidos pelo trabalho junto às comunidades. Também marcaram presença lideranças locais como Ronilson e Ricardo Barbosa, que, ao lado do grupo, reforçaram o compromisso com o projeto político liderado por Orleans.

O encontro foi intermediado pelo ex-prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Rezende, que comandou o município por três mandatos e é pré-candidato a deputado estadual. Ele destacou a importância da união de forças em torno do nome de Orleans e reafirmou seu empenho em fortalecer a pré-candidatura em toda a sua base política.

Durante a reunião, Orleans Brandão agradeceu o apoio e destacou a relevância estratégica de Santo Amaro para o desenvolvimento do estado.

“Santo Amaro é uma cidade fundamental para o Maranhão, especialmente por sua importância nos Lençóis Maranhenses. Tenho compromissos claros em trabalhar para melhorar a infraestrutura dessa bela cidade, fortalecer o turismo e garantir mais qualidade de vida para a população. Vamos olhar com atenção para essa região que tem tanto potencial e merece avançar ainda mais”, afirmou.

Orleans Brandão reforça projeto coletivo em reunião com pré-candidatos da Federação Renovação Solidária

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu-se com pré-candidatos da Federação Renovação Solidária – bloco formado pelo Partido Renovação Democrática (PRD) e o Solidariedade -, em um encontro para alinhamento político e fortalecimento do trabalho conjunto para o processo pré-eleitoral.

A reunião, na noite desta segunda-feira (4), contou com a participação de nomes que integram a chapa da federação, entre eles o presidente estadual do bloco, deputado federal Marreca Filho; Márcio Honaiser, Dr. Antônio Borba, Marcos Caldas, Mayane Martins, Geridiane Oliveira, Vânia Pimentel, Bianca Ferraz, Bianca Ribeiro, Soraya Pereira, Páblo Lima, Ribeiro Neto, Fábio Borjas, Julyfran Catingueiro, Daniel Barros, Manchinha, Luanda Palácio, Rayssa Campos, Leonardo Sá, Valdenio Caminha, Juliana Leite, Coronel Medeiros, Coronel Schnneyder, Sanquez, Tassio Pontual, Karina das Dindas e Louise Machado.

Durante o encontro, Orleans Brandão destacou a importância da união do grupo e do compromisso coletivo na construção de um projeto político consistente para o Maranhão. Ele ressaltou o papel de cada liderança no fortalecimento das propostas. “Quero agradecer pela confiança aos candidatos estaduais e federais, a todos vocês. Quando vejo esse grupo unido em torno de um projeto, eu entendo que também preciso dar a minha contribuição, somar esforços e caminhar junto”, afirmou.

Ele também enfatizou a disposição de manter diálogo próximo com os integrantes da federação. “Tenho o compromisso de, sempre que possível, conversar individualmente com cada um, ouvir, orientar e ajudar no que estiver ao meu alcance. Esse é um projeto coletivo, e o sucesso de vocês também é o nosso sucesso”, ressaltou.

Orleans Brandão relembrou parcerias construídas em diferentes municípios e destacou que a atuação conjunta tem gerado resultados concretos. “A maioria aqui eu já tive a oportunidade de conhecer de perto, de andar junto nas cidades, de construir parcerias importantes com prefeitos, vereadores e outras lideranças”, frisou.

Ao final, reforçou a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão. “Seguimos juntos, com responsabilidade, confiança e a certeza de que estamos construindo algo maior”, concluiu.

SÉRIE “AS MENTIRAS DO PREFAKE”: Vídeos do prefeito do Maranhão anunciam três obras em um mesmo terreno, mas nenhuma saiu do papel; cadê os R$ 3,3 milhões?

O prefeito do município de Tuntum, Fernando Pessoa, é o mais novo personagem da série “As Mentiras do Prefake”. O gestor usou a esperança do bairro Mil Réis para gravar vídeo, onde ele vem ludibriando o povo com ilusões mirabolantes. O cenário da vez é um terreno de apenas 50 metros quadrados que, na criatividade da propaganda oficial, parece ter dimensões infinitas: o prefeito já anunciou três projetos diferentes para o mesmo local, mas, na vida real, o que se vê é apenas mato e uma placa milionária.

A confusão, ou estratégia de marketing, começou no final do ano passado, quando um blogueiro ligado à gestão anunciou com pompa a construção da Creche José Ricardo de Araújo. Pouco tempo depois, o próprio prefeito foi ao local para dizer que ali seria a Nova Escola José Teixeira, uma unidade que ele mesmo mandou demolir e que a população cobra o retorno. Não satisfeito, Fernando Pessoa voltou ao terreno recentemente para anunciar um terceiro projeto: uma Escola Bilíngue.

Como o prefeito pretende encaixar uma creche, uma escola municipal e uma unidade bilíngue em um espaço tão reduzido é um mistério que desafia a engenharia e a lógica.

Apesar da “dança dos projetos”, apenas uma placa permanece de pé no local. Ela indica a construção da creche com um valor astronômico: R$ 3.349.000,00 (três milhões, trezentos e quarenta e nove mil reais). O que a população de Tuntum quer saber é, se o dinheiro está empenhado e a placa está no chão, por que a obra não saiu do papel? E mais, como um gestor anuncia três destinos diferentes para o mesmo recurso e o mesmo espaço?

A série “As Mentiras do Prefake” revela o abismo escandaloso entre o prefeito que faz discursos em vídeo e o administrador que vira as costas para o povo. O silêncio das máquinas no terreno contrasta com o barulho dos vídeos de propaganda nas redes sociais. Enquanto o “Prefake” segue gravando conteúdos, o povo de Tuntum segue esperando pela educação que foi demolida e nunca reconstruída. Com a palavra, o Ministério Público.

Tem uma denúncia de promessa não cumprida? Mande para o nosso WhatsApp: (98) 98863-1980 ou @slzmanews.

‘São Luís não tem dono, e quem fez as grandes obras da capital fomos nós”, diz Orleans Brandão

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, afirmou neste sábado (2) que “São Luís não tem dono, é do povo”, durante evento político realizado no Palazzo Eventos, no Araçagy, que reuniu mais de 7 mil pessoas, segundo a organização.

O ato, que integrou o movimento “Por Todo o Maranhão”, marcou também a adesão de mais de 40 suplentes de vereadores da capital à pré-candidatura. Em discurso, Orleans destacou ações do Governo do Estado nos últimos anos e afirmou que obras estaduais tiveram papel decisivo na transformação da cidade. “Se tirar as obras do governo em São Luís, só sobra asfalto”, declarou.

O pré-candidato também fez críticas à condução de áreas consideradas problemáticas, como o transporte público, apontando que a situação persiste sem solução. Segundo ele, há disposição do governo estadual para parcerias, mas, caso não haja avanço, prometeu resolver o problema se eleito. “Se não resolverem, como não resolveram nos últimos cinco anos, pode deixar que quando eu chegar lá eu resolvo”, disse.

Durante o evento, Orleans Brandão ressaltou ainda o crescimento de sua base política na capital e afirmou que sua proposta de governo será construída com participação popular. Ele destacou a importância de ouvir lideranças comunitárias e a população para elaborar um plano que contemple as demandas locais. “É com essa escuta e com essa parceria que vamos construir, de forma coletiva, um plano de governo que atenda, de fato, às necessidades da população”, concluiu.

Orleans Brandão participa da comemoração dos 49 anos do Coroadinho

O pré-candidato a governador Orleans Brandão participou neste sábado (2) da abertura da programação festiva em comemoração aos 49 anos de fundação do bairro Coroadinho, reafirmando o apoio a iniciativas que promovem a cultura, o entretenimento e a geração de renda em São Luís. Atendendo a convite do vereador Nato Júnior, organizador da festa, ele foi recebido com muito carinho pelos moradores.

“Há quatro anos estabelecemos essa parceria com o vereador Nato Júnior, que tem sido um gigante como representante do Coroadinho e sempre contou com o apoio do governo Brandão. Além de oferecer entretenimento à comunidade, essa festa também gera renda para dezenas de pessoas que vêm aqui comercializar seus produtos e oferecer serviços. Viemos parabenizar esse bairro de gente trabalhadora, que sempre nos recebe com muito carinho, e ficamos felizes em ver a movimentação financeira que esse evento gera”, declarou Orleans Brandão.

A comemoração do 49º aniversário do Coroadinho acontece na praça do Viva Coroadinho, com programação evangélica no sábado e show com Silvano Sales no domingo. Organizador das festividades, o vereador Nato Júnior fez questão de agradecer a todos que confiaram em seu trabalho e são parceiros na construção de benefícios para a sua comunidade.

“A minha gratidão ao meu Coroadinho e a todos os parceiros que sempre estiveram conosco nessa caminhada. E Orleans tem sido um grande parceiro do nosso mandato, por isso o nosso carinho por ele, que mais uma vez esteve aqui presente em nosso bairro”, destacou Nato Júnior.

Ato gigantesco com adesão de mais de 40 suplentes de vereadores de São Luís impulsiona pré-candidatura de Orleans Brandão na capital

Mais de 40 suplentes de vereadores de São Luís manifestaram apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Estado, em mais um ato gigantesco realizado pelo movimento ‘Por Todo o Maranhão’ na capital, com mais de sete mil pessoas. O encontro foi marcado pela adesão de expressivas lideranças que representam a base política nos bairros e comunidades da cidade, além de demonstrar grande engajamento popular.

Entre os suplentes de vereadores que abraçaram a pré-candidatura de Orleans Brandão estão Francisco Chaguinhas, Domingos paz, Charles Carrinhos, Rejanny Braga, Álvaro Pires, Fátima Araújo, Jearlysson Moreira, Karla Sarney, Junior Nazaré, Melk, Laesly Simões, Basileu Barros, Halice figueiredo, Armando Costa, Oziel Penha, Fabio Viegas, Chico Carvalho, Eidimar Gomes, Anderson Martins, Silvana Noely, Anderson Borges, Umbelino jr, Ediram, Jhon Ribeiro, Junia Nunes, Tiago do Povo, Joãozinho Freitas, Professor Carlinhos, Ricardo Diniz,
Pintinho Itamaraty, Tiririca do Maranhão, Enfermeira Goreth, e Joabson Junio.

Em seu discurso, Orleans Brandão agradeceu o apoio recebido e destacou a importância dos suplentes de vereadores para o fortalecimento do movimento que lidera.

“Hoje São Luís mandou mais um recado claro mostrando que não tem dono, São Luís é de todos nós”, disse Orleans para a multidão que se concentrou no Palazzo Eventos do Araçagy. Aos suplentes apoiadores, ele agradeceu a parceria e conclamou todos a trabalharem juntos na construção de seu plano de governo em prol de um Maranhão ainda melhor.

“Quero agradecer a cada um de vocês por acreditarem nesse projeto. Vocês conhecem de perto a realidade das comunidades, sabem onde estão os desafios e também as potencialidades da nossa cidade. É com essa escuta e com essa parceria que vamos construir, de forma coletiva, um plano de governo que contemple todas as áreas de São Luís e atenda, de fato, às necessidades da população”, ressaltou ele, reafirmando seu compromisso de solucionar problemas históricos não resolvidos em São Luís, como falta de sistema de drenagem eficiente e de transporte, por exemplo.

O movimento consolidou um novo patamar de fortalecimento da pré-candidatura de Orleans Brandão na capital maranhense, evidenciando seu crescimento e a articulação maciça de seu projeto político em todas as regiões da cidade. A adesão dos suplentes de vereadores também representa um grande movimento para a conquista de redutos fundamentais em São Luís, pois são lideranças de grande expressão, com atuação política consistente e trabalho consolidado nas comunidades que representam.

A expressiva participação das lideranças e de populares confirma também a solidez de uma frente política cada vez mais robusta em torno do projeto político de Orleans Brandão para o Maranhao, dando uma clara percepção de crescimento contínuo da sua pré-candidatura na capital.

O suplente de vereador Chico Carvalho, reconhecido por suas importantes contribuições às comunidades ludovicenses, foi um dos que manifestaram apoio no ato. Ele ressaltou os motivos que o levaram a integrar o projeto.

“Acredito no projeto de Orleans Brandão porque vejo nele compromisso com as comunidades e disposição para ouvir as lideranças que estão na ponta. São Luís precisa de alguém que construa soluções com diálogo e responsabilidade, e é por isso que estou aqui, somando forças”, declarou Chico Carvalho.

Pensamento similar tem o suplente Pinto da Itamaraty. “Orleans tem um olhar atencioso a todos que o procuram, sabe ouvir e dialogar, além de que é uma pessoa que gosta de trabalhar, pois isso ele mostrou quando esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas”, disse.

Salários de prefeito, vice e secretários são ocultados e Prefeitura de Santa Rita é acusada de crime contra a transparência

A transparência pública no município de Santa Rita virou uma verdadeira “caixa-preta” sob o comando do prefeito Milton Aquino Gonçalves Mota Júnior. Denúncias graves apontam que a gestão municipal está ignorando a lei e omitindo informações cruciais sobre os gastos com pessoal, especialmente no que diz respeito aos altos escalões da prefeitura.

Ao acessar o Portal da Transparência, o cidadão se depara com um “apagão” de dados, não há qualquer registro dos salários recebidos pelo prefeito Milton Amorim, nem pelo seu vice, Antônio Alberto Carvalho Gonçalves. O mistério se estende ao secretariado e a outros servidores, cujos vencimentos parecem ter sido “blindados” do olhar da população. A última listagem disponível, referente a fevereiro de 2026, é apontada como incompleta e seletiva.

Ocultar os gastos com a folha de pagamento não é apenas uma falha administrativa, é um ataque direto à Lei de Acesso à Informação (LAI) e aos princípios constitucionais da publicidade. Ao esconder quanto ganham as autoridades, a prefeitura impede que o contribuinte fiscalize o destino do seu próprio dinheiro, gerando um ambiente de suspeição e falta de confiança.

A omissão já não passa mais despercebida. A Prefeitura de Santa Rita foi oficialmente denunciada junto ao Ministério Público (MP) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os órgãos agora investigam por que a folha de pagamento está sendo publicada de forma “fatiada” e por que o prefeito e seu vice decidiram não prestar contas de seus próprios ganhos.

Enquanto a prefeitura oculta dados sobre a falta de transparência, a pergunta que circula nas ruas de Santa Rita é uma só, Se as contas estão certas, por que o medo de mostrar a folha de pagamento?

A prova do descaso com a lei está no próprio sistema oficial, a última atualização disponível, datada de fevereiro de 2026, é folha de pagamento meia-sola. O documento ignora nomes e valores fundamentais, funcionando como uma lista seletiva que esconde justamente quem deveria dar o exemplo na prestação de contas.

O espaço segue aberto para que a gestão municipal explique o motivo de descumprir o direito básico de informação do cidadão santarritense.

Rombo milionário e falhas no Fundeb em Timbiras levam TCE a desaprovar contas do ex-prefeito Antônio Borba

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) rejeitou o recurso do ex-prefeito de Timbiras, Antônio Borba Lima, mantendo a recomendação de desaprovação das contas de governo referentes ao exercício financeiro de 2021. A decisão, relatada pelo conselheiro substituto Antônio Blecaute Costa Barbosa e referendada pelo colegiado nesta quarta-feira 29 de abril de 2026, ratifica o Parecer Prévio PL-TCE nº 200/2025, que apontou irregularidades graves na gestão fiscal e no investimento em educação no município.

O pedido de reforma da decisão foi motivado por um déficit orçamentário superior a R$ 3,2 milhões e pelo descumprimento de índices constitucionais obrigatórios. Entre as falhas técnicas apontadas pela instrução do Tribunal, destacam-se a aplicação de apenas 67,84% dos recursos do Fundeb na remuneração de profissionais do magistério, abaixo do mínimo legal de 70%, e o investimento nulo em educação infantil e despesas de capital através da complementação do Valor Aluno Ano Total (VAAT).

Em sua defesa, o gestor municipal alegou omissão quanto a normativas federais transitórias e apontou suposta contradição do tribunal ao citar casos de outros municípios que teriam recebido pareceres favoráveis mesmo com falhas análogas. No entanto, o relator destacou que a contradição que autoriza a modificação de uma sentença deve ser interna ao próprio texto da decisão e não fundamentada em comparações com decisões externas ou precedentes de outras cidades. Além disso, o conselheiro frisou que os embargos de declaração não são a via adequada para rediscutir o mérito da causa ou tentar adequar o julgamento à vontade da parte.

Para o Tribunal, o descumprimento dos limites do Fundeb e a existência de déficit financeiro substancial possuem gravidade suficiente para sustentar a recomendação de desaprovação, independentemente das alegações sobre as regras transitórias do VAAT. Com o julgamento mantido, o processo será encaminhado à Câmara Municipal de Timbiras para o julgamento político das contas e à Procuradoria-Geral de Justiça para que sejam tomadas as providências cabíveis no âmbito do Ministério Público.

Em São Raimundo do Doca Bezerra, Orleans Brandão defende ampliação da geração de emprego e renda

O pré-candidato a governador Orleans Brandão assumiu o compromisso de priorizar a geração de emprego e renda no Maranhão ao receber o apoio de líderes políticos de São Raimundo do Doca Bezerra, onde foi recebido pelo prefeito Jacinto Neto e todos os vereadores, em encontro que contou com a presença do prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, e dos deputados Abigail Cunha e Pedro Lucas Fernandes. Ele voltou a destacar, nesta quinta-feira (30), os avanços conquistados nos últimos três anos por um governo de diálogo que cuida das pessoas.

“Há mais de três anos estamos indo a todos os municípios, e não cansamos de andar pelo Maranhão, porque nada substitui o contato olho no olho, para ouvir, entender os problemas e buscar soluções, mostrando o que já fizemos e, principalmente, para falar de futuro. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo, mas temos a convicção de que poderemos fazer muito mais, principalmente na geração de emprego e renda”, afirmou Orleans Brandão, na conversa com as lideranças de São Raimundo do Doca Bezerra.

O pré-candidato a governador lembrou que em apenas três anos a rede de Restaurantes Populares aumentou de 94 para 220 unidades, que triplicou o número de Viva Procons e de cadeiras de hemodiálises, que passou de 200 para 600. “No próximo dia 8 será inaugurado o Centro de Hemodiálise de Barra do Corda, um serviço de saúde importantíssimo para os pacientes que hoje têm que percorrer longa distância toda semana para fazer esse tratamento. Essa expansão já começou e assumo o compromisso de levar a todas as regiões do Maranhão”, declarou.

Orleans Brandão acrescentou ainda que o Governo do Estado tem obras em todos os 217 municípios e tem cuidado das pessoas com programas sociais importantes, mas precisa avançar na geração de emprego e renda, desenvolver o turismo, a produção agrícola e a pecuária, valorizando o potencial de cada região: “Já alcançamos muitos resultados positivos, com crescimento recorde do PIB, o aumento no número de pessoas empregadas. Temos um porto com grande volume de exportações e precisamos mostrar esse potencial do Maranhão para o mundo. Sabemos que é possível e vamos avançar ainda mais”.

“Estamos muito felizes em receber nosso pré-candidato a governador, ouvir suas propostas e reafirmar que todo o nosso grupo político acredita e caminhará junto com Orleans Brandão”, afirmou o prefeito Jacinto Neto.

Em Barra do Corda, encontro com grupo político de Rigo Teles e Abigail Cunha consolida apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão

Durante agenda em Barra do Corda, nesta quinta-feira (30), o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, se reuniu com o grupo político liderado pelo prefeito Rigo Teles e pela deputada estadual Abigail Cunha, consolidando uma ampla frente de apoio à sua pré-candidatura. O encontro reuniu vereadores, lideranças políticas e comunitárias do município, que reafirmaram adesão ao seu projeto político e destacaram os resultados de parcerias já estabelecidas na cidade.

Na reunião, Orleans destacou sua trajetória de diálogo com a população, as parcerias construídas no município e as ações já realizadas em Barra do Corda:

“Desde o primeiro dia, eu fiz questão de conversar com as pessoas, ouvir cada demanda e entender de perto a realidade de Barra do Corda, pois sempre existiu um carinho e uma parceria muito especial. Ao lado de lideranças como a deputada Abigail, do prefeito Rigo e de diversas outros líderes da região, conseguimos ações importantes para atender às necessidades da população”, disse Orleans.

Ele lembrou que foram mais de 50 quilômetros de pavimentação asfáltica entregues ao município, além da construção do complexo esportivo, da maternidade, de ambulâncias, veículos para a saúde e educação, e de ações como mutirões de saúde, a Casa da Mulher Maranhense e a Carreta da Mulher, por exemplo.

“Quando estive à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, o governo estadual esteve presente de forma concreta, com obras e ações, mas também com presença física, ouvindo as pessoas e buscando soluções. Nada disso se faz sozinho. Foi preciso parceria, união e compromisso com o povo. Por isso, agradeço a todos os vereadores e a cada liderança que ajudou a tornar essas conquistas possíveis”, ressaltou.

Durante discurso sobre as ações e parcerias que vêm impulsionando o desenvolvimento de Barra do Corda, o prefeito Rigo Teles destacou o compromisso da gestão estadual com melhorias concretas para a população.

“O Orleans, quando foi secretário de Assuntos Municipalistas, colaborou muito e nunca nos disse não, sempre trabalhando por Barra do Corda e fazendo o que a cidade merece. Já avançamos muito, principalmente na saúde, adquirindo equipamentos importantes como ambulâncias, levando melhorias e implantando consultórios odontológicos em todas as UBS, fruto dessas parcerias”, frisou Rigo Teles.

A deputada Abigail Cunha destacou a importância da continuidade de uma gestão comprometida com resultados reais para Barra do Corda e o Maranhão.

“Quem conhece de verdade o Maranhão sabe que governar exige compromisso, sensibilidade e presença. É por isso que acredito em um projeto que tenha responsabilidade, que saiba ouvir o povo e que esteja preparado para dar continuidade aos avanços que o Maranhão precisa. Por isso, acredito que Orleans é o nome certo”, disse a parlamentar.

Também presente ao encontro, o presidente da Câmara de Barra do Corda, Etevaldo Sampaio, acompanhado de diversos vereadores do município, reforçou a confiança no projeto político de Orleans, construído com diálogo, experiência e proximidade com a população.

“Hoje, como presidente da Câmara, eu reafirmo que, quando há compromisso e parceria, os resultados chegam. Barra do Corda tem avançado porque existe um olhar atento para as necessidades do nosso povo. A nossa cidade não pode parar, e o caminho é continuar com responsabilidade, união e foco no desenvolvimento que a nossa gente merece”, disse.