Em Grajaú, Orleans Brandão reforça parcerias, destaca obras executadas e amplia articulação política no município

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou nesta quarta-feira (29) das celebrações pelos 215 anos do município de Grajaú. Na cidade, ele foi recebido pelo prefeito Gilson Guerreiro, que reiterou apoio à sua pré-candidatura ao governo estadual e reforçou a parceria política e administrativa em favor do desenvolvimento do município.

Durante a programação, Orleans Brandão visitou obras de pavimentação asfáltica executadas na cidade pelo Governo do Estado e participou do ato de entrega de kits de fardamentos disponibilizados pela gestão municipal aos alunos da Escola Leão da Silva Figueiredo. Na ocasião, ele congratulou os grajauenses pelos 215 anos do município e destacou a importância da cidade para o desenvolvimento do Maranhão.

“São 215 anos de história, de luta e de conquistas dessa bela cidade. Um município rico em cultura, em belezas naturais e, principalmente, de um povo trabalhador que contribui diariamente para o crescimento do nosso estado. Tenho certeza de que, com união e compromisso, ainda teremos muitos avanços e dias melhores para todos aqui”, disse.

Orleans também ressaltou o potencial econômico e social de Grajaú, destacando a força do polo gesseiro, da agricultura e da pecuária. Ele também lembrou avanços na área da saúde, como a implantação do serviço de hemodiálise no município, iniciativa do governo estadual que acabou definitivamente com o deslocamentos de pacientes para outras cidades.

Citou ainda ações estruturantes realizadas na região, como a reforma de hospitais, a requalificação da MA-006 e obras de pavimentação, enfatizando a parceria com a gestão municipal. Ao agradecer o apoio do prefeito Gilson Guerreiro, ele destacou o bom diálogo que sempre mantiveram para viabilizar esses investimentos.

Por fim, Orleans reforçou o compromisso de ampliar as ações que vêm sendo realizadas pelo Estado, afirmando que, embora já tenham sido registrados avanços importantes, ainda há muito a ser feito para a população de Grajaú.

Gilson Guerreiro destacou a facilidade de interlocução e o compromisso que Orleans sempre teve quando à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. Ele reiterou seu apoio à pré-candidatura de Orleans e reafirmou o compromisso de seguirem juntos enfrentando desafios históricos do município.

“Avançamos com conquistas importantes, como a regularização fundiária, por exemplo, e seguiremos firmes no compromisso de garantir mais melhorias para a nossa cidade”, afirmou Guerreiro.

Suposto desvio de verba no Hospital Aldenora Belo tem funcionária como principal suspeita de desviar recursos do piso da enfermagem e caso já foi protocolado no MPF

O portal slzma recebeu uma série de denúncias graves envolvendo a gestão financeira do Hospital Aldenora Belo, em São Luís. Diversos profissionais da enfermagem entraram em contato com nossa redação para relatar irregularidades e possíveis desvios de recursos que deveriam ser destinados ao pagamento do piso salarial da categoria. As suspeitas é que uma ex-funcionária do setor contábil, que atuou por anos na instituição e foi desligada recentemente após a descoberta de movimentações suspeitas.

Diante da gravidade dos fatos, os próprios profissionais do hospital realizaram uma manifestação formal junto ao Ministério Público Federal (MPF). A iniciativa para que se inicie uma investigação rigorosa foi protocolada por José Maurício Melo Rocha Filho, conhecido como Maurício da Enfermagem. A representação junto ao MPF busca apurar o destino das verbas federais repassadas à instituição e garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores.

De acordo com as informações apuradas, o suposto esquema envolveria a manipulação de folhas de pagamento e a aplicação de descontos indevidos nos vencimentos dos colaboradores. O Hospital Aldenora Belo é uma instituição beneficente de alta complexidade, referência no tratamento oncológico no Maranhão, e sobrevive através de repasses de verbas federais, estaduais e municipais, além de doações. A denúncia aponta que verbas carimbadas para o cumprimento do piso nacional da enfermagem teriam sido desviadas, prejudicando diretamente os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento.

Documentos enviados ao portal mostram comunicados internos emitidos pela instituição em março de 2026, tentando justificar inconsistências em sistemas como o e-Social e a Receita Federal sob a alegação de erros técnicos ocorridos ainda em 2025. No entanto, os profissionais da enfermagem questionam a falta de transparência nos valores de restituição e as variações inexplicáveis nos contracheques. Seguimos acompanhando o caso e mantemos o espaço aberto para que a diretoria do hospital e os órgãos de fiscalização se manifestem sobre o destino desses recursos públicos.

Senado rejeita Jorge Messias para o STF, em decisão histórica

Numa decisão histórica, o plenário do Senado rejeitou nesta quarta-feira (29) a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal. Foram apenas 34 votos favoráveis e 42 contra ao indicado por Luiz Inácio Lula da Silva. O resultado ficou a sete votos do mínimo necessário para a aprovação.

Os únicos nomes rejeitados para o Supremo na história do Brasil foram indicados por Floriano Peixoto, presidente entre 1891 e 1894. O marechal, que governava o país de forma autoritária, tinha uma relação conflituosa com o Legislativo.

Atual advogado-geral da União, cargo com status de ministério, Messias é um nome de confiança de Lula. Sua indicação foi um gesto do governo em direção à população evangélica, já que ele é membro da Igreja Batista.

A tramitação da indicação de Messias ao Senado foi marcada por resistências. O indicado enfrentou insatisfação especialmente por parte do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), que defendia a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) ao Supremo.

Jornalista aponta deputado Francisco Nagib como pivô de operação da SEIC com busca e apreensão em sua residência

O jornalista e blogueiro Marco Silva denunciou na manhã desta quarta-feira (29) ter sido alvo de medida policial judicial (busca e apreensão) cumprida pela Superintendência Estadual de investigações Criminais (SEIC). Segundo ele, está sendo vítima de uma decisão absurda simplesmente por exercer seu trabalho profissional e diz que a esposa teria sido conduzida à delegacia por desacato, apontando o deputado estadual e ex-prefeito de Codó, Francisco Nagib, que vem a ser vizinho dele, e filho do empresário Francisco Oliveira, popularmente conhecido como FC Oliveira, influente na política do Maranhão.

Marco conta ainda que questionou ao delegado, identificado por ele como Pedro Henrique, o porquê da apreensão do aparelho celular da esposa já que ela não é alvo da investigação.

Uma arma de fogo também foi levada da residência do jornalista e a decisão judicial é assinada pelo juiz Fábio Godinho de Oliveira, da Comarca de Codó.

Orleans Brandão e João Alberto discutem cenário político e alinham propostas para Bacabal

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, e o vereador de Bacabal, João Alberto, reuniram-se na sede do MDB, em São Luís, na manhã desta segunda-feira (27), para discutir os desafios atuais do estado e alinhar perspectivas políticas para os próximos anos.

Na ocasião, eles também conversaram sobre pautas relevantes voltadas ao desenvolvimento do município de Bacabal, abordando demandas locais e estratégias para fortalecer áreas prioritárias da cidade, onde João Alberto tem forte atuação política.

Um dos nomes influentes da política estadual, com uma trajetória marcada por cargos de grande relevância, João Alberto já foi governador do Maranhão, senador da República e deputado.

Para Orleans, a experiência e a importância de João Alberto para a política do Maranhão são inquestionáveis. Ele afirmou que o vereador tem muito a contribuir com seu projeto político para o estado, reconhecendo sua liderança como fundamental para o diálogo político e para a construção de propostas que atendam às necessidades da população.

Severino Sales reforça apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão em São Luís

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu-se com o 1º suplente de vereador de São Luís, Severino Sales (PSD), nesta segunda-feira (27), em mais uma agenda voltada ao fortalecimento de sua pré-candidatura na capital maranhense.

O encontro faz parte de uma série de diálogos que ele vem promovendo com lideranças ludovicenses, com o objetivo de alinhar propostas e ouvir demandas diretamente de quem atua nas comunidades.

Nesse contexto, Severino Sales se destaca como mais uma forte liderança que agrega força e mobilização à pré-candidatura de Orleans Brandão na capital maranhense.

“O momento foi bastante produtivo e contribuirá para a construção de iniciativas importantes para São Luís, principalmente voltadas ao esporte, área em que o amigo Severino Sales atua com muita responsabilidade e amor”, disse Orleans.

Eventos na Baixada e na Região Tocantina consolidam favoritismo de Orleans Brandão na disputa pelo governo

Este final de semana na política maranhense foi marcado por eventos gigantescos realizados pelo pré-candidato Orleans Brandão (MDB) nas regiões da Baixada e Tocantina. Reunindo o povo, prefeitos, vereadores e lideranças, o emedebista vai consolidando, ainda na pré-campanha, seu favoritismo na corrida pelo Palácio dos Leões.

Na sexta-feira, 25, em Viana, o movimento “Por Todo o Maranhão” reuniu, em torno do nome de Orleans Brandão, a população de mais de 20 municípios da Baixada Maranhense, em uma demonstração clara do crescimento de seu projeto junto ao eleitorado e da confiança em sua capacidade de diálogo com a classe política.

No sábado, foi a vez da Região Tocantina receber um dos maiores eventos políticos da história de Imperatriz. Com a participação de mais de 20 mil pessoas e de prefeitos de toda a região, o ato marcou a consolidação do favoritismo de Orleans para vencer as eleições em uma das regiões mais importantes do estado.

O resultado é um cenário que vai além de uma simples mobilização: trata-se de uma pré-campanha que ganha corpo, capilaridade e densidade política em todas as regiões do estado.

Ao reunir multidões, agregar lideranças e manter presença constante no interior, Orleans Brandão transforma apoio em demonstração concreta de força eleitoral. Se o ritmo for mantido, o que se desenha é uma candidatura cada vez mais consolidada, que entra na disputa não apenas como competitiva, mas como o nome a ser batido na corrida pelo Governo do Maranhão.

Vídeo. Gestão Fernando Pessoa nega médico para crianças autistas por ser “caríssimo” enquanto mães de Tuntum choram o abandono e o descaso na saúde

A prefeitura de Tuntum/MA, sob a gestão de Fernando Pessoa, mais uma vez protagoniza um cenário lastimável, dessa vez, a saúde atingiu um nível alarmante e desumano durante a sessão da Câmara Municipal desta sexta-feira (24). Em pleno “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização do autismo, o líder do governo, vereador Wellington Pessoa, primo do prefeito, chocou a população ao declarar que a contratação de um médico neuropediatra não é feita por ser um profissional “caríssimo” para os cofres públicos. Enquanto a gestão economiza com o cuidado especializado para crianças com TEA, o Hospital Dr. Rafael Seabra definha, funcionando sem o básico, não há serviços de radiografia, não há ultrassonografia e, para desespero das mães tuntumenses, nem sequer um pediatra está disponível para atender emergências infantis.

O vereador Jhon Pablo usou a tribuna e suas redes sociais para disparar contra o abandono da saúde em Tuntum, denunciando que a realidade noturna do hospital é de pura calamidade, operando com apenas um médico para toda a demanda da cidade. “É inaceitável que a gestão Fernando Pessoa use a desculpa de ‘custo alto’ para negar assistência médica básica, tratando a vida do nosso povo como um gasto que a prefeitura se recusa a pagar”, protestou o parlamentar. Segundo Jhon Pablo, o silêncio do governo diante desse deserto médico ignora o direito constitucional à saúde e prova que, para a atual gestão, cuidar das pessoas não é prioridade, deixando a população entregue à própria sorte.

Ato gigante em Imperatriz consolida força política de Orleans Brandão na Região Tocantina

Imperatriz foi palco, na noite deste sábado (25), de uma das maiores mobilizações políticas de sua história recente. Uma multidão participou do movimento “Por Todo o Maranhão”, liderado pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, em um ato que reuniu cerca de 20 mil pessoas, entre elas centenas de lideranças de peso da Região Tocantina, consolidando-a como um dos epicentros de seu projeto político para o desenvolvimento do estado. Na ocasião, ele anunciou algumas de suas propostas e celebrou as adesões recebidas.

“Como sou grato por ver tanta gente aqui hoje, engrandecendo esse projeto que é de todos nós. Agradeço a cada um que está aqui, que veio de todas as cidades da região, que saiu de suas casas para nos ouvir. Hoje não é apenas um discurso, mas um chamamento, uma convocação à população: vamos aos bairros, às casas, às cidades, percorrer todo o Maranhão e mostrar que podemos avançar ainda mais.” Assim, Orleans Brandão iniciou seu discurso para a multidão que lotou o espaço da AABB.

Ele reforçou o compromisso de ampliar ainda mais a presença do governo na Região Tocantina, como vem sendo feito na atual gestão. Orleans ressaltou ainda que o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na região reflete uma gestão pautada pelo diálogo e pela presença nos municípios. “Desde o primeiro dia de gestão, o governador mandou uma mensagem bem clara para Imperatriz e toda a região: queria governar junto com todos vocês. E, desde então, foi isso que a gente fez”, afirmou.

Ao destacar os avanços, ele enfatizou o alcance das ações em todo o Maranhão e o olhar diferenciado dado à região. “Fizemos obras históricas e tenho muito orgulho de dizer que temos obras nos 217 municípios e que olhamos para essa região como nunca ninguém olhou antes”, pontuou.

Orleans também detalhou intervenções estruturantes em diversas cidades, ressaltando investimentos em saúde, infraestrutura e juventude. “Temos obras importantes em Açailândia, como a UPA e o hospital regional; em Itinga, fizemos pavimentação, o Centro da Juventude e o hospital que está sendo construído; em João Lisboa, a estrada do Centro dos Carlos; em Senador La Rocque, o mercado revitalizado; em Davinópolis, a estrada que vai ligar ao Porto Seco, gerando renda e fortalecendo a economia, entre muitos outros serviços em todas as cidades tocantinas”, enumerou.

Economia

O incentivo à economia regional também foi um dos eixos centrais do discurso. Ele defendeu a ampliação dos investimentos. “Estamos em uma região forte, pujante economicamente, com aço, pecuária e agricultura. Precisamos potencializar ainda mais. Já se fez muito, mas pode ter certeza de que vou seguir nesse caminho, trabalhando para mostrar que a Região Tocantina é motivo de orgulho para todo o Maranhão”, destacou.

Além de citar os avanços na área da saúde na Região Tocantina, com obras históricas como a UPA de Açailândia e o Hospital da Região Tocantina, Orleans também anunciou propostas de novos investimentos estruturantes no setor, como a construção de um novo hospital de urgência e emergência para atender à região e de um hospital infantil regional em Imperatriz, além da ampliação dos serviços de diagnóstico oncológico e do tratamento do câncer.

Em relação à segurança pública, Orleans Brandão defendeu o uso de tecnologia, da inteligência e o fortalecimento das forças locais, com o aumento do efetivo policial e a modernização da estrutura já existente.

Presente ao ato, o governador Carlos Brandão destacou que a decisão que vai definir o futuro do Maranhão é de grande responsabilidade e lembrou que honrou o compromisso de valorizar a população da Região Tocantina desde o início de sua gestão, quando deu posse aos seus secretários em Imperatriz e, posteriormente, aprovou uma lei que transfere a sede do governo para a segunda maior cidade do estado uma semana por ano.

“Implantamos um governo municipalista que valorizou Imperatriz e a Região Tocantina. Trouxemos para cá mais de R$ 400 milhões em obras e serviços, combatendo a fome, gerando emprego e renda, sempre contando com o trabalho, a dedicação e a seriedade do Orleans, que assumiu com muita competência a Secretaria de Assuntos Municipalistas e nos ajudou a resolver muitos dos problemas da população. Por isso, estamos aqui mostrando para o Maranhão que a Região Tocantina quer a continuidade desse trabalho com quem conhece a sua realidade e que já ajudou a realizar tanto pela região, que é Orleans”, enfatizou o governador.

Grandes obras

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destacou que apoia Orleans Brandão e defende a continuidade do governo Brandão por todas as grandes obras e ações realizadas na cidade. “Imperatriz hoje manda um recado para todo o Maranhão: quem quiser ser governador tem que ser igual a Orleans, que anda com o povo, que conhece as nossas necessidades. Por isso, nossa voz se levanta em defesa da continuidade de um governo municipalista, parceiro, que gosta de gente. E, hoje, você sai daqui gigante, Orleans”, finalizou Rildo Amaral.

Orleans Brandão defende fim do isolamento e apresenta propostas para impulsionar desenvolvimento da Baixada Maranhense

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), destacou como prioridade a superação do isolamento da Baixada Maranhense, durante discurso no ato do movimento “Por Todo o Maranhão”, realizado em Viana, na noite de sexta-feira (24). O evento reuniu uma multidão vinda de todos os cantos da região e contou com a presença de dezenas de lideranças políticas locais, demonstrando o fortalecimento de apoios importantes à sua pré-candidatura.

Ao abordar o principal desafio da região, Orleans Brandão foi direto: “Nosso maior desafio é eliminar o isolamento da Baixada, que ainda impede o pleno desenvolvimento econômico e social do nosso povo”.

Entre os compromissos assumidos, ele enfatizou a continuidade de obras estruturantes. “Vou dar seguimento à obra iniciada pelo governador Carlos Brandão, ligando o povoado Teso, em Anajatuba, a São João Batista, e concluir os acessos rodoviários do entorno da MA-014, reduzindo o tempo de viagem até a capital”, afirmou.

Orleans Brandão também destacou a integração da região a novos polos econômicos. “É importante também aproximarmos a Baixada dos benefícios que resultarão da Zona de Processamento de Exportações de Bacabeira, a ZPE, criando oportunidades reais de emprego e renda”, disse, ao defender ainda a implantação de agroindústrias e fábricas de beneficiamento de pescado. “Isso vai fortalecer nossos microempreendedores e ampliar a capacidade de exportação”, acrescentou.

Na área social e produtiva, Orleans Brandão apontou investimentos em qualificação e apoio direto ao trabalhador. “Vamos ampliar a educação técnica, por meio do IEMA, com cursos voltados às vocações da região, além de garantir crédito facilitado e assistência técnica gratuita para pescadores e agricultores familiares”, assegurou.

Encerrando seu pronunciamento, Orleans reforçou propostas voltadas à sustentabilidade e à produção contínua. “Vamos construir os diques da Baixada para garantir água nos lagos o ano inteiro, assegurando condições para a pesca artesanal e a agricultura familiar se desenvolverem com mais estabilidade”, concluiu.

Em roda de conversa com idosos, Orleans assume compromissos com a terceira idade

Cerca de 300 idosos participaram de uma roda de conversa com o pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, no final da tarde desta quinta-feira (23). Em um ambiente descontraído, de muito carinho e acolhimento, o encontro possibilitou a escuta de demandas relacionadas à terceira idade e o compromisso de incluí-las na construção do plano de governo do pré-candidato.

Ao iniciar a conversa com os idosos, Orleans Brandão fez um breve resumo de sua trajetória política e administrativa, listou algumas das importantes ações e obras realizadas à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, e depois se colocou à disposição para responder a diversas perguntas feitas pelos idosos.

“Vamos trabalhar para que as policlínicas, os programas educacionais, de lazer e culturais, todas as políticas públicas voltadas para os idosos, sejam estendidas a todos os 217 municípios. Estamos construindo nosso plano de governo ouvindo quem mais interessa, que são as pessoas. Para assumir compromissos que melhorem, de verdade, a vida dos maranhenses. Já fizemos muito, e sei que é possível fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Organizador do encontro, o vereador Raimundo Penha falou da alegria de apresentar seu pré-candidato a governador às pessoas que integram diversos grupos da terceira idade que ele apoia há mais de 10 anos. “Começamos essa caminhada com nosso pré-candidato conversando com as pessoas que têm maior importância no meu mandato, que são os idosos e as pessoas com deficiência. A gente tem que planejar políticas públicas de verdade voltadas para a terceira idade, e ficamos muito felizes por Orleans ter atendido nosso convite e estar disponível para escutar e dar respostas aos nossos idosos”.

Da plateia, os idosos falaram de suas demandas e manifestaram o desejo de ter mais investimentos em políticas públicas que atendam às suas necessidades. A professora Efigênia Magda, coordenara do programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI), na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), questionou o pré-candidato sobre a ampliação das políticas voltadas para os idosos, e ouviu dele o compromisso de priorizar os direitos da terceira idade em seu programa de governo.

Dona Suveline Avelar propôs a criação de mais policlínicas do idoso, para facilitar o acesso a essas unidades de saúde mantidas pelo Governo do Estado. “Saímos deste encontro enriquecidos com as propostas e determinados a trabalhar ainda mais pelos idosos”, finalizou o pré-candidato.

Orleans Brandão visita Feira do João Paulo, dialoga com trabalhadores e reforça compromisso com melhorias no espaço

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, esteve na comunidade do João Paulo, em São Luís, onde visitou a tradicional feira do bairro e conversou com feirantes e consumidores. Durante a caminhada pelo local, acompanhado do vereador Antônio Garcez, ele ouviu demandas relacionadas à infraestrutura do espaço, organização e incentivo ao comércio popular.

“Quero, antes de tudo, agradecer a recepção calorosa de toda a população e, especialmente, dos feirantes aqui do João Paulo, um bairro que a gente tem no coração, com um histórico familiar e afetivo muito forte de convivência com esse lugar. Ao longo dos últimos anos, o bairro já recebeu importantes benefícios do Governo do Estado, como o CAPS AD-3, o Restaurante Popular, reforma de praças, pavimentação asfáltica, além de incentivo a eventos culturais”, disse.

No entanto, Orleans ressaltou que não poderia deixar de registrar o estado de total abandono em que se encontra a Feira do João Paulo, um espaço fundamental para a economia local e para o dia a dia da comunidade.

“Diante disso, vou formalizar um pedido à Prefeitura de São Luís para que realize as melhorias necessárias”, informou Orleans, enfatizando ainda a importância da Feira do João Paulo e da valorização de seus trabalhadores. Ele assumiu o compromisso de promover melhorias no espaço. “Com certeza, terei a oportunidade de trabalhar ainda mais pela comunidade, por São Luís e por todo o Maranhão”, assegurou.

Com a visita ao João Paulo, Orleans Brandão segue intensificando sua agenda de encontros em comunidades da capital e do interior do estado, ampliando o diálogo com a população e fortalecendo sua pré-candidatura, que vem conquistando novas adesões, todos os dias, em diferentes regiões do Maranhão.