Em homenagens às mães, Orleans Brandão reafirma compromisso de trabalhar por São Luís

O pré-candidato a governador Orleans Brandão participou das homenagens às mães de São Luís, neste sábado (09), em programações festivas promovidas pelos vereadores Edson Gaguinho, na Cidade Olímpica; Astro de Ogum, na Vila Palmeira; e Thay Evangelista, no São Francisco. Em todos os eventos, foi recebido calorosamente pelas mães e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em parceria com os representantes das comunidades, para desenvolver a capital maranhense e melhorar a vida das pessoas.

“Muito feliz pela acolhida calorosa e carinhosa que tenho recebido em todas as comunidades de São Luís. Nossos vereadores nos ajudam a cuidar das pessoas através de obras e ações, e vamos seguir assim, trabalhando em parceria para desenvolver a nossa capital e melhorar a vida das pessoas. E é com esse espírito que participamos das homenagens às mães, reafirmando nosso compromisso de continuar trabalhando por todas as famílias”, destacou Orleans Brandão.

Ao reunir centenas de mães na Cidade Olímpica, o vereador Edson Gaguinho fez questão de reconhecer o apoio que tem recebido do Governo do Estado, essencial para a manutenção das ações de assistência à saúde oferecidas à comunidade. “Existem pessoas que respeitam o povo e nos ajudam a cuidar das pessoas. Por isso o meu pré-candidato a governador é Orleans Brandão, que conhece o Maranhão como ninguém e junto com o governador Carlos Brandão tem sido nosso parceiro em todas as ocasiões, atendendo a nossa população”, ressaltou o vereador.

As mães receberam Orleans com muito carinho também no Parque Folclórico da Vila Palmeira, onde foram homenageadas pelo vereador Astro de Ogum. E no São Francisco, o deputado Neto Evangelista e a vereadora Thay Evangelista mantiveram a tradição de festejar o Dia das Mães com show musical reunindo centenas de pessoas.

Prefeita Maura Jorge se irrita em entrevista após ser questionada sobre o abandono de Lago da Pedra

Durante passagem por Timon nesta última quinta-feira (7), a prefeita Maura Jorge (PP) tentou vender uma imagem de “tranquilidade” administrativa que não resiste a um minuto de fiscalização. Questionada diretamente pelo radialista Eliézio Silva sobre o cenário de buracos, lama e poeira que castiga diversos bairros de Lago da Pedra, a gestora perdeu a compostura. Ao ser confrontada com relatos reais de moradores, Maura demonstrou irritação, rebateu as críticas sem apresentar soluções e decidiu encerrar a entrevista abruptamente, deixando o local sem dar respostas claras à população.

A reação intempestiva da prefeita apenas reforça o que se comenta nas ruas, a gestão municipal parece ter ficado em segundo plano. Enquanto a cidade padece com o descaso na infraestrutura básica, Maura Jorge tem sido vista percorrendo diversas regiões do Maranhão. O foco da prefeita, segundo denunciam adversários e os próprios moradores, não é mais Lago da Pedra, mas sim buscar apoio para eleição do filho.

Vídeos gravados logo após a entrevista de Maura Jorge mostram uma realidade que desmente seu discurso. Enquanto ela afirma receber críticas com “serenidade”, o que se vê, é uma gestão que se esquiva do contraditório e ignora as centenas de reclamações diárias sobre a falta de manutenção na cidade. A prioridade eleitoreira da família Jorge parece estar custando caro para o contribuinte, que convive com ruas intrafegáveis enquanto a prefeita atua como cabo eleitoral de luxo em outras cidades.

O compromisso do portal SLZMA permanece inalterado, dar voz ao povo e expor a verdade, por mais que ela incomode quem está no poder. Lago da Pedra não pode esperar o fim das articulações políticas para ter ruas dignas. Continuaremos fiscalizando e cobrando que a gestão municipal saia das redes sociais e do asfalto das cidades vizinhas para resolver os problemas reais dentro de sua própria casa.

Veja o vídeo da sessão onde o TJMA encerra investigação contra Paulo Victor após o MP perder o prazo para recorrer

Como o desfecho desse julgamento não teve a divulgação esperada para o esclarecimento da população, o portal SLZMA foi buscar o vídeo da sessão do Tribunal de Justiça do Maranhão do dia 4 de março de 2026 para detalhar os fatos. Pode ser difícil de acreditar, mas, um dos maiores escândalos envolvendo o Palácio Pedro Neiva de Santana praticamente acabou em pizza.

O Órgão Especial do TJ-MA decidiu, por unanimidade, que o Ministério Público estadual perdeu o prazo legal para tentar reverter o trancamento da investigação conduzida pelo Gaeco contra o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor. A decisão, encerra a tentativa do procurador-geral de Justiça, Danilo de Castro, de sustentar que o tribunal teria feito uma contagem equivocada dos prazos processuais. Como o mérito das suspeitas não chegou a ser apreciado pelo colegiado, a decisão não representa inocência nem condenação para o parlamentar.

A investigação do Gaeco, que está trancada desde julho de 2024, apontava o vereador como líder de uma suposta organização criminosa especializada na cooptação de entidades sem fins lucrativos para simular a aplicação de emendas parlamentares. Segundo os dados da apuração agora interrompida, o esquema teria subtraído mais de R$ 5,6 milhões dos cofres públicos ludovicenses. Na época, o Gaeco chegou a pedir a prisão preventiva do presidente da Câmara, mas foi negado pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados, e obteve autorização para medidas como busca, apreensão e sequestro de bens, mas nenhuma das determinações foi cumprida devido ao trancamento do caso.

O processo foi interrompido após a defesa alegar que o vereador teria sido vítima de extorsão por parte de um promotor de Justiça em troca do encerramento das apurações. A Primeira Câmara Criminal acolheu a tese e aplicou a teoria do fruto da árvore envenenada, entendendo que toda a investigação estava contaminada pela conduta do promotor, que acabou afastado do cargo. O Ministério Público sempre defendeu que a denúncia de extorsão não possuía relação com o trabalho independente realizado pelo Gaeco.

Para tentar retomar o caso, o MP impetrou um mandado de segurança em novembro de 2024, utilizando o instrumento na condição de terceiro prejudicado. A tese ministerial era de que o Gaeco só tomou ciência oficial da decisão em 26 de agosto de 2024, o que tornaria a ação tempestiva. No entanto, o desembargador relator Ricardo Duailibe rejeitou o argumento com base no princípio constitucional da unidade e indivisibilidade do Ministério Público.

O magistrado considerou que, como a Procuradoria-Geral de Justiça já havia manifestado ciência expressa do acórdão em 19 de julho de 2024, essa notificação valia para toda a instituição. Contando a partir desse marco, o prazo de 120 dias se encerrou em 18 de novembro, exatamente um dia antes do protocolo da ação. Com a decisão do Órgão Especial confirmando a intempestividade, os argumentos sobre supostas manobras na distribuição do processo não foram analisados, e Paulo Victor segue respondendo apenas a uma ação penal separada por corrupção passiva relacionada ao mesmo episódio.

Ao que tudo indica, enquanto o Ministério Público se ocupava em construir narrativas de acusação, acabou esquecendo de olhar para o próprio relógio. É, no mínimo, curioso que uma instituição com centenas de assessores e uma estrutura tecnológica de ponta tenha deixado uma investigação de milhões ir para o ralo por um atraso de apenas 24 horas. No fim das contas, o Gaeco e a Procuradoria-Geral de Justiça provaram que, para enterrar um processo de R$ 5,6 milhões, não foi preciso nenhuma manobra complexa, bastou apenas um simples cochilo no calendário.

Disputa pelo Governo; Orleans supera Braide e lidera com 41,27% dos votos, diz pesquisa

O pré-candidato Orleans Brandão (MDB) registrou crescimento na disputa para o governo do Maranhão, de acordo com pesquisa do Instituto Inop, divulgada nesta sexta-feira (8). Em cenário estimulado, o emedebista lidera a corrida ao Palácio dos Leões, somando 41,27% das intenções de voto, sendo seguido por Eduardo Braide (PSD), com 38,60%. Os números também mostram que Orleans cresceu 9.62% em São Luís, onde Braide amargou queda de 10.31%.

Ainda de acordo com os dados do cenário estimulado para o governo, Lhaesio Bonfim (Novo) tem 10,39% e Felipe Camarão (PT) tem 4,17%. Um total de 1% disse não votar em nenhum dos candidatos e 4,57% afirmaram não saber ou não responderam.

O levantamento do Instituto Inop, realizado após o lançamento das pré-candidaturas, apresenta uma leitura do cenário no período em que Orleans focou no diálogo e no contato direto com a população nas ruas da capital e interior, enquanto Eduardo Braide preferiu correr atrás de aliados políticos no interior.

Em cenário espontâneo, a pesquisa também mostra crescimento de Orleans, somando 25,73% e em empate técnico com Eduardo Braide, que tem 26,39%. Em seguida, aparecem Lahesio Bonfim, com 5,14%, e Felipe Camarão, com 1,97%.

Para o Senado, em cenário espontâneo, Roseana Sarney aparece em primeiro lugar, com 6,38% das intenções de voto. Em seguida, estão Roberto Rocha (4,95%), Weverton Rocha (3,59%), André Fufuca (2,59%), Eliziane Gama (1,58%), Dr. Yglesio (0,97%), Dr. Hilton Gonçalo (0,93%), Pedro Lucas (0,85%), Mical Damasceno (0,62%) e César Pires (0,43%). Também são citados Iracema Vale, Juscelino Filho, Hildo Rocha, Carlos Brandão e Lahesio Bonfim, todos com 4% das intenções de voto.

Os números do Inop também mostram um cenário favorável ao grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão. A gestão estadual tem aprovação de 59,13% dos entrevistados, tendo 33,11% de desaprovação. O desempenho de Orleans Brandão nas intenções de voto é visto como reflexo direto da aceitação do atual governo e das realizações em todo o estado.

Encomendada pelo Jornal Pequeno e com número de registro MA-06910/2026, o levantamento do Instituto Inop ouviu 2.588 pessoas no período de 24 de abril a 02 de maio de 2026. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,03%.

Neto Evangelista confronta oposição e diz que votar contra empréstimos é “votar contra moradia, asfalto e desenvolvimento”

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (07), o deputado estadual Neto Evangelista defendeu os empréstimos solicitados pelo governador Carlos Brandão, afirmando que os recursos vão financiar obras estruturantes, habitação popular, mobilidade urbana e modernização tecnológica no estado.

Em tom enfático, Neto acusou adversários políticos de espalharem “desinformação” e de tentarem transformar projetos de desenvolvimento em debate eleitoral. Segundo ele, os financiamentos têm fiscalização internacional rigorosa e representam oportunidade histórica para o Maranhão avançar em áreas estratégicas.

Um dos pontos destacados pelo parlamentar foi o projeto de implantação de um cabo submarino de fibra óptica no Maranhão, iniciativa voltada para ampliar a capacidade de conexão digital do estado e atrair novos investimentos econômicos.

Ao comparar o Maranhão com o Ceará, Neto Evangelista afirmou que a qualidade da internet é hoje fator decisivo para atração de empresas e indústrias.

“Vá à Fortaleza, vá ao Ceará. Lá a internet não cai. Lá há atração de empresas porque existe conexão internacional. O Maranhão agora tem a chance de entrar nesse novo cenário”, afirmou o deputado.

Neto também rebateu críticas sobre o uso dos recursos internacionais e destacou que os financiamentos passam por controle rígido de organismos multilaterais.

“Isso é dinheiro de banco internacional, da Agência Francesa de Desenvolvimento. Alguém acha que instituições desse porte liberam recursos sem acompanhamento e fiscalização?”, questionou.

Na área habitacional, o parlamentar endureceu o discurso ao relacionar o voto contrário aos financiamentos com a permanência de famílias em áreas precárias e de risco em São Luís.

Segundo ele, os recursos permitirão retirar famílias das palafitas e garantir moradia digna em várias comunidades.

“Quem votar contra esse financiamento está votando contra as famílias que vivem em palafitas, contra quem mora em área de risco e espera há anos por dignidade”, disparou.

Durante o pronunciamento, Neto Evangelista citou regiões como Alemanha, Vila Jumenta, Fé em Deus, João Paulo e Itaqui-Bacanga, que convivem com situações precárias de moradia.

O deputado também saiu em defesa do projeto de aquisição de ônibus elétricos para o sistema de transporte público da Grande Ilha, afirmando que a medida poderá melhorar o serviço e abrir caminho para redução da tarifa.

“O transporte público não está bom. Precisamos investir em sustentabilidade, modernização e eficiência. Ônibus elétrico significa menos poluição e possibilidade real de reduzir tarifa”, destacou.

Sobre as críticas relacionadas ao aumento do endividamento estadual, Neto Evangelista afirmou que o Maranhão vive hoje um dos melhores momentos fiscais de sua história recente. Segundo ele, a elevação da nota Capag para nível A pelo Tesouro Nacional comprova equilíbrio financeiro e capacidade de investimento do estado.

O parlamentar lembrou ainda que empréstimos anteriores aprovados pela Assembleia já resultaram em obras de pavimentação e recuperação de rodovias em diferentes regiões maranhenses.

“Quem votar contra esse financiamento está votando contra estrada, contra infraestrutura e contra o asfalto chegando na porta da casa das pessoas”, afirmou.

Ao encerrar o discurso, Neto Evangelista pediu responsabilidade no debate político e reafirmou apoio aos projetos encaminhados pelo Governo do Estado, defendendo que os financiamentos representam investimentos estratégicos para o futuro do Maranhão.

Crédito solicitado por Brandão prepara Maranhão para o futuro

O empréstimo articulado pelo governador Carlos Brandão e aprovado na Assembleia com votação expressiva nesta quinta-feira (07) já nasce com um objetivo claro: preparar o Maranhão para o futuro.

Trata-se de uma carteira de investimentos que será executada nos próximos anos pelo próximo governo e que mira em setores estratégicos como infraestrutura, conectividade, mobilidade, habitação e inclusão social em todos os 217 municípios do estado. Essa é a parte que muitos tentam esconder enquanto espalham desinformação: não se trata de gasto imediato, mas de planejamento a longo prazo para mudar estruturalmente o Maranhão.

O debate público tem sido contaminado por má-fé e desonestidade intelectual. Enquanto alguns tentam transformar crédito público em escândalo político, ignoram o básico: governar um estado inteiro é muito diferente de administrar apenas a capital, São Luís, que há décadas convive com problemas crônicos de drenagem, transporte público, mobilidade e habitação que continuam sem solução pela gestão municipal. Basta uma chuva para que a realidade apareça e ainda assim tentam atacar quem está investindo no estado inteiro.

É preciso repetir o óbvio: empréstimos públicos não acontecem por vontade política isolada. Eles seguem regras rígidas da Lei de Responsabilidade Fiscal e passam pelo crivo técnico da Secretaria Nacional de Tesouro. Não existe operação de crédito “aleatória”. Existe gestão, planejamento, controle e transparência, exatamente o que incomoda quem prefere narrativa fácil a debate sério.

Os números derrubam qualquer tentativa de distorção. Em apenas três anos, o Maranhão saiu da nota C para a nota A na Capacidade de Pagamento. Em linguagem simples: o estado passou a ser visto como bom pagador, com contas equilibradas, despesas controladas e arrecadação eficiente. Essa conquista permite acesso a crédito com garantia da União, juros menores e prazos melhores ou seja, investir mais pagando menos.

Outro fato ignorado por quem insiste em criar pânico: a operação com o Banco do Brasil não aumenta a dívida. É substituição de contrato. O estado havia contratado R$ 1,9 bilhão e recebido R$ 665 milhões. O novo contrato cobre apenas o saldo devedor, cerca de R$ 1,3 bilhão, com condições mais vantajosas. A dívida não cresce fica mais barata. Simples e direto.

E para onde vão esses recursos? Para aquilo que realmente muda a vida das pessoas. O Maranhão será conectado diretamente à Europa pelo cabo submarino do programa Maranhão Mais Conectado, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agence Française de Développement, para garantir mais conexão na Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Haverá urbanização de comunidades e construção de moradias populares, ação nunca antes realizada pelo Estado, com o aporte da Caixa Econômica Federal, renovação da frota com 50 ônibus elétricos, além da ampliação de hospitais, aparelhamento do centro de hemodiálise, mais escolas conectadas, estradas, Restaurantes Populares, ambulâncias e ações chegando em todos os municípios maranhenses.

A verdade que incomoda é simples: esse empréstimo não é sobre o agora. É sobre garantir que o Maranhão tenha infraestrutura, tecnologia e capacidade de crescer de forma sustentável. Quando um estado melhora sua saúde fiscal, paga menos juros, acessa financiamentos internacionais e planeja investimentos estruturantes, a narrativa da crise permanente perde força.

O que está em jogo não é dívida. É futuro. E ele já começou a ser preparado por Brandão.

Patroa que agrediu doméstica grávida é presa em Teresina e defesa se manifesta

A empresária Carolina Sthela Ferreira dos Anjos foi presa na manhã desta quinta-feira (7) em Teresina, no Piauí. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça do Maranhão após pedido da Polícia Civil, que investiga a empresária por suspeita de agredir e torturar uma empregada doméstica de 19 anos, que está grávida, em um condomínio no município de Paço do Lumiar.

A defesa da empresária, representada pela advogada Nathaly Moraes, confirmou que o mandado de prisão está sendo cumprido na capital piauiense. Em nota, a defesa informou que Carolina irá responder ao processo nos termos da lei e que cumprirá todas as medidas judiciais impostas, ressaltando que os advogados seguem atuando no caso para garantir os trâmites legais.

Carolina era considerada foragida desde quarta-feira (6), quando a Polícia Civil tentou intimá-la em sua residência no Araçagy e não a encontrou. O caso, que gerou forte indignação popular e o afastamento de policiais militares por suspeita de favorecimento à agressora, agora entra em uma nova fase com a custódia da investigada, que deverá ser recambiada para o Maranhão nos próximos dias.

Maranhão sobe 11 posições e vira destaque como estado que mais avançou em gestão pública no Brasil

De 2023 a 2025, o Maranhão registrou o maior avanço em gestão pública no país. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2026 – Eleições, levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado saltou da 20ª para a 9ª colocação, subindo 11 posições, a maior evolução entre os estados.

O fator preponderante para o crescimento do Maranhão foi a melhora nos indicadores de solidez fiscal. Nesse quesito, o estado avançou 12 posições em apenas três anos. O levantamento também aponta melhora na eficiência da máquina pública, área em que o Maranhão subiu quatro colocações.

O levantamento destaca o desempenho das gestões estaduais a partir de indicadores técnicos e dados objetivos ligados à administração pública. Entre os critérios avaliados, estão gasto com pessoal, resultado primário, capacidade de investimento, custo dos Três Poderes, oferta de serviços digitais e nível de transparência.

O avanço dos indicadores do Maranhão acontece em meio à adoção de uma série de medidas voltadas ao equilíbrio das contas públicas, ampliação de investimentos e modernização de serviços administrativos. Nesse período de crescimento apontado pelo ranking, a gestão do estado é comandada pelo governador Carlos Brandão.

Estabilidade
Os dados mostram que estados das regiões Sul e Sudeste seguem entre os mais bem colocados, mas com menor ritmo de crescimento. São Paulo, Paraná e Santa Catarina permanecem em posições de destaque, porém apresentando estabilidade em níveis mais altos de gestão pública.

O ranking traz como primeiro colocado o Espírito Santo, que assumiu o primeiro lugar no levantamento após uma trajetória de crescimento contínuo nos últimos anos. O estado ocupava a terceira posição em 2023, passou para a segunda em 2024 e alcançou o topo em 2025. O desempenho capixaba foi impulsionado principalmente pelo equilíbrio fiscal e pela eficiência administrativa.

O governo do Espírito Santo é comandado por Ricardo Ferraço (MDB), que assumiu o cargo em abril deste ano após a saída de Renato Casagrande (PSB), candidato ao Senado.

O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, afirmou que o objetivo do levantamento é contribuir para o debate público com base em dados concretos sobre gestão e eficiência administrativa. “A proposta é incentivar políticas públicas mais eficientes e orientadas a resultados”, afirmou.

O levantamento é visto como uma das principais ferramentas de análise da administração pública no país e reúne indicadores sociais, econômicos e fiscais para medir o desempenho das gestões estaduais brasileiras.

Com foco na educação, ato com Cricielle Muniz amplia o engajamento à pré-candidatura de Orleans Brandão

Os avanços da educação no Maranhão e novas propostas para impulsionar ainda mais o setor deram o tom do encontro entre o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, e a pré-candidata a deputada estadual Cricielle Muniz, com a presença de seu grupo político, na noite desta terça-feira (05), no São Francisco, em São Luís. O ato reuniu um grande público, marcado por muito entusiasmo, em mais uma demonstração de fortalecimento do projeto de Orleans para o estado.

“Receber o apoio da Cricielle, que tem uma história de luta pela educação e pela juventude do Maranhão, é motivo de muita alegria e também de muita responsabilidade porque ela é uma liderança muito comprometida com a educação, com sua comunidade e com o futuro do nosso estado”, afirmou Orleans Brandão,

Ex-diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz é reconhecida como uma das principais vozes da nova geração política no Maranhão, com atuação voltada à ampliação de oportunidades para jovens, inclusão e o fortalecimento da educação pública. À frente da instituição, teve papel importante na expansão do ensino técnico e profissionalizante no estado, contribuindo para levar formação de qualidade a milhares de estudantes em diversas regiões do Maranhão.

Cricielle, que mora no São Francisco a vida toda, afirmou conhecer bem a realidade do bairro e reiterou sua disposição de caminhar com Orleans para que, juntos, consigam fazer pela comunidade o que o poder municipal não faz. Ela também destacou sua experiência ao lado de Orleans Brandão quando fizeram parte do governo estadual e ressaltou os avanços na educação profissional do Maranhão.

“Eu acompanhei de perto o trabalho de Orleans no período em que estive à frente do IEMA e posso afirmar que ele tem uma grande capacidade de buscar soluções concretas para as demandas da população. Além disso, é importante destacar a transformação que ele ajudou a promover na educação profissional do nosso estado, com a criação dos IEMAs em todas as regiões, ampliando o acesso dos nossos jovens a um ensino técnico de qualidade”, ressaltou.

Sua adesão ao projeto político de Orleans Brandão fortalece o diálogo com a pauta educacional e amplia o alcance da pré-campanha em segmentos importantes da sociedade, especialmente entre a juventude e profissionais da educação.

Diálogo

O encontro também foi marcado por momentos de escuta, dando espaço para que moradores apresentassem demandas e falassem sobre seus anseios para a comunidade. Dona Dina chamou atenção para a falta de infraestrutura no bairro, além da necessidade de creches e praças, apesar das reivindicações feitas ao Município, mas destacou a importância do IEMA do São Francisco, ressaltando a qualidade do ensino e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

Já Dona Eliane reforçou as reivindicações da sua vizinha e relatou sua experiência positiva com políticas públicas estaduais implementadas no bairro, afirmando ter uma filha formada pelo IEMA do São Francisco e destacando os benefícios do programa Mais Renda. “Depois de ganhar o carrinho do Mais Renda, nunca mais pedi dinheiro pra ninguém, nem passei mais fome”, afirmou.

Brandão se manifesta sobre agressão a doméstica grávida e garante rigor na apuração

O governador se manifestou sobre o caso da empregada doméstica de 19 anos, grávida, que teria sido agredida em Paço do Lumiar.

Estou acompanhando o caso, que está sob investigação. Vamos garantir toda a assistência necessária e apurar os fatos com rigor. Nossa equipe do @GovernoMA já entrou em contato com a vítima para prestar todo o apoio. Esse é um caso grave e não pode ficar impune. Em breve, trarei novas informações”, afirmou.

Ainda de acordo com a declaração, equipes do Governo do Maranhão já entraram em contato com a vítima para prestar apoio.

Brandão classificou o episódio como grave e destacou que a situação não pode ficar impune. Ele também informou que novas atualizações devem ser divulgadas em breve.

VC REPÓRTER: Morador mostra a “amargura” e o abandono das ruas de Alcântara na gestão Nivaldo Araújo

Um vídeo enviado por um morador à nossa página @slzmanews mostra a verdade nua e crua da infraestrutura na sede do município de Alcântara. As imagens revelam a situação crítica da Rua da Baronesa, tomada pelo limo e evidenciando um serviço de pavimentação completamente mal feito, além da Rua dos Guarás, que interliga à conhecida Rua da Amargura, e amargura, hoje, é exatamente o que a população enfrenta diante do descaso e do desperdício de dinheiro público pela gestão do prefeito Nivaldo Araújo.

A indignação dos moradores não é para menos, já que a falta de planejamento e a baixa qualidade das obras viraram marca registrada da atual administração. Relatos apontam que esse mesmo padrão de serviço inacabado e de péssima qualidade se repete em vários povoados da zona rural, onde a colocação de tubulações é feita sem nenhum critério técnico: o serviço é realizado pela manhã e, na primeira chuva da tarde, a enxurrada leva tudo embora, exigindo que a equipe retorne para refazer o trabalho do zero.

Os moradores de Alcantara estão fartos de serem tratados com desdém e de verem seus impostos desperdiçados em promessas não cumpridas. A frustração cresce a cada dia, esse é apenas a ponta do Vitória é apenas uma amostra da insatisfação generalizada.

O bem da verdade, o prefeito e seu bando que hoje comandam a prefeitura, estão completamente perdidos, achando que o dinheiro público é brincadeira, pois, são incompetentes em todos os sentidos da administração pública. Será que a população vai continuar a ser enganada por falsas promessas ou finalmente tomará uma posição contra essa gestão ineficaz?. O @slzmanews segue aberto para que a prefeitura de Alcântara explique por que as obras públicas do município duram tão pouco e quando essas ruas receberão uma intervenção digna e definitiva.

Assembleia aprova urgência na votação de projetos para novos investimentos no Maranhão

A Assembleia Legislativa aprovou requerimento de urgência apresentado pelo deputado Neto Evangelista, para a apreciação do Projeto de Lei 100/2026 enviado pelo Poder Executivo, que autoriza o Estado a contratar operações de crédito internacionais e nacionais destinadas a áreas estratégicas como habitação popular, mobilidade urbana, infraestrutura digital e a renegociação da dívida pública estadual.

O PL 100/2023 prevê a contratação de R$ 1,3 bilhão. Na prática, a matéria trata da substituição de um empréstimo de R$ 1,9 bilhão aprovado na gestão do ex-governador e hoje ministro do STF, Flávio Dino.

Na ocasião do primeiro empréstimo, deputados estaduais que integravam a base do governo comunista e que hoje atuam na oposição, defenderam de forma enérgica a contratação da operação financeira no estado. No atual cenário, contudo, os mesmos parlamentares manobram para impedir o alcance de recursos para investimentos no Maranhão.

O Maranhão elevou recentemente a sua nota de capacidade de pagamento (CAPAG) de “C” para “A” junto ao Tesouro Nacional. Com a nota máxima, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) orientou o governo a substituir o financiamento antigo – contratado no governo Flávio Dino -, por um novo, com condições de juros e parcelamento significativamente mais favoráveis ao erário público.

Com isso, o Estado poderá dar celeridade aos projetos vinculados ao programa Pró-Moradia, integrados ao Novo PAC, e que garante dignidade ao cidadão maranhense.

O PL 105/2026 (R$ 140 milhões), por exemplo, será destinado à construção de 368 unidades habitacionais no Bacanga e outras 240 na Vila Isabel.

Já o PL 106/2026 (R$ 149 milhões), prevê a construção de 120 habitações no bairro Alemanha, 336 na Fé em Deus e 48 no bairro João Paulo.

Outro importante investimento no bojo da contratação de empréstimo, está fixado no PL 107/2026, que autoriza o aporte de R$ 123 milhões para a aquisição de ônibus elétricos para o sistema de transporte semiurbano, o que promove modernização e sustentabilidade da frota.

Há também o PL 104/2026, que tem por objetivo colocar o Maranhão na rota da infraestrutura global de dados. Com um financiamento de 81 milhões de dólares (via BID) e 57 milhões de euros (via Agência Francesa de Desenvolvimento), o Estado planeja a instalação de um cabo submarino. O equipamento conectará o Maranhão à rede que interliga a Europa à Guiana Francesa, espelhando o modelo de conectividade já existente em Fortaleza e ampliando o potencial tecnológico da região.