SLZMA Sem Filtro | Quem enganou Brandão com pesquisa “disco voador” no MA, Eliziane tenta empurrar apoio da Assembleia de Deus à sua reeleição, morreu, mas passa bem, Braide não resolve nem no verão nem no inverno, a creche de ouro do Maiobão

PESQUISAS DISCO VOADOR NO MARANHÃO?

Quem andou vendendo pesquisas fantasmas para o governador Carlos Brandão

Durante meses, o Maranhão viveu uma realidade paralela cuidadosamente construída nos bastidores do poder. Pesquisas internas, números “confortáveis” e discursos afinados pintavam o governador Carlos Brandão como um dos gestores mais bem avaliados do país. Um verdadeiro campeão de aprovação, ao menos no papel.

Mas bastou uma pesquisa fora do controle local para a narrativa desmoronar.

Levantamento divulgado pelo UOL, com base em dados nacionais, jogou por terra a tese do “governador popular”. Segundo a pesquisa, Brandão aparece apenas na 24ª colocação entre os 27 governadores, com 33% de aprovação, 51% de desaprovação e 16% dos entrevistados sem saber opinar.

O governador do Maranhão ficou tecnicamente empatado com Raquel Lyra (PE) e Ibaneis Rocha (DF), superando apenas o último colocado, Wilson Lima (AM). Bem distante do topo do ranking, ocupado por Ronaldo Caiado (GO), que lidera com expressivos 80% de aprovação.

O levantamento ouviu 200.980 pessoas em todo o país, entre outubro e dezembro de 2025, com margem de erro entre 1 e 4 pontos percentuais, a depender do estado. Ou seja: não é pesquisa encomendada para agradar plateia local, nem levantamento ajustado a conveniências políticas regionais.

A discrepância entre os números nacionais e os dados que vinham sendo divulgados no Maranhão levanta uma pergunta incômoda, e inevitável:
Quem andou vendendo pesquisas fantasmas ao Palácio dos Leões?

Quem garantiu que “estava tudo bem”?
Quem sustentou a tese de alta aprovação?
Quem alimentou um ambiente de conforto político que simplesmente não existe fora das fronteiras do estado?

Quando as pesquisas não passam pelo filtro dos interesses locais, a realidade aparece. E ela não bate com o discurso oficial. Mais um mito cai na intensa disputa pelo poder no Maranhão, e alguém, certamente, terá de explicar essa nave cheia de números mágicos que acabou caindo.


MORREU… MAS PASSA BEM

Câmara de São Luís faz minuto de silêncio por pessoa viva e protagoniza vexame histórico

A Câmara Municipal de São Luís conseguiu ir além do constrangimento comum da política e protagonizar uma cena digna de humor involuntário. Durante sessão plenária realizada na última quarta-feira (17), vereadores fizeram um minuto de silêncio pela morte de uma pessoa que estava viva , e tudo foi transmitido ao vivo.

O episódio começou quando o vereador Antônio Garcez (PP) interrompeu os trabalhos para anunciar o suposto falecimento do jornalista, professor universitário e ativista cultural Euclides Moreira Neto.

“Acabei de receber a notícia do falecimento do Euclides Moreira”, declarou o parlamentar, sem apresentar qualquer checagem mínima da informação. O pedido foi imediatamente acatado pelo presidente da Casa, Paulo Victor (PSB), que prestou condolências e conduziu o minuto de silêncio, solenemente, diante das câmeras oficiais da Câmara.

Minutos depois, veio o detalhe que transformou o episódio em vexame institucional:
O ‘falecido’ estava vivo.

O próprio Euclides Moreira Neto precisou usar as redes sociais para desmentir a informação e tranquilizar amigos, colegas e familiares. Bastante conhecido no meio cultural maranhense, com atuação destacada no Carnaval, ex-secretário municipal e atualmente professor do curso de Comunicação da UFMA, ele relatou que o erro causou transtornos reais.

“Foi lamentável. A informação não foi checada. Isso viralizou, virou piada e causou protestos. Teve gente que passou mal achando que eu tinha morrido”, relatou. Segundo ele, uma amiga chegou a baixar a pressão em um supermercado e precisou ser socorrida.

O episódio escancarou a total ausência de cuidado com a informação dentro do plenário da Câmara Municipal. Uma fake news atravessou o microfone oficial, virou ato solene e ganhou transmissão institucional sem qualquer verificação prévia.

O resultado foi constrangimento, memes, indignação e um alerta grave: quando nem a morte é checada antes de ser anunciada, o problema não é apenas a gafe, é a banalização da responsabilidade pública.

FÉ OU VOTO?

Quando o púlpito vira palanque e o apoio é empurrado goela abaixo

A senadora Eliziane Gama usou um evento religioso para declarar que seu mandato “pertence à igreja”. O discurso explícito foi lido nos bastidores como tentativa de reconstruir base política via pressão religiosa. Ao invés de resultados concretos, aposta-se no emocional. O problema: nem dentro da própria igreja o apoio parece fechado.


CONFESSOU, MATOU, VOLTOU

Em Igarapé Grande, a caneta ignora o óbvio

Um prefeito que confessou ter matado um policial militar reassumiu o cargo. O caso choca pela naturalização da impunidade quando o réu ocupa posição de poder. Para a população, fica a mensagem perigosa: a lei tem pesos diferentes.


SEM DESCONTO

PF entra em cena e a blindagem local não segura

Um senador maranhense virou alvo da Polícia Federal em operação sobre a farra do INSS. A investigação segue, mas o desgaste já é nacional. Quando a lupa é federal, o discurso local não resolve.


VERÃO, INVERNO… E O CAOS CONTINUA

Transporte público segue no automático, contra o usuário

Em São Luís, nada muda. A Justiça determinou a retirada de 52 ônibus da empresa 1001 por dívida de aluguel, enquanto a prefeitura segue sem solução. O passageiro continua pagando a conta do improviso.


A FUNCIONÁRIA QUE NINGUÉM VIU

Salário pago, trabalho invisível, TCU investigando

Denúncia revelada pelo Metrópoles aponta funcionária fantasma ligada a um ministro com base no Maranhão. Prejuízo estimado: R$ 284 mil. Prática antiga, agora sob apuração.


CRECHE DE OURO

Contrato caro, obra estranha e silêncio oficial

No Maiobão, a construção de uma creche virou símbolo de contrato milionário com execução questionável. Valor alto, dúvidas na obra e explicações que não aparecem.


NEGÓCIO MAL EXPLICADO

Acordo milionário, promessa quebrada e muita influência

Uma negociação de alto valor envolvendo político influente no Maranhão e em Brasília segue sem desfecho. Parte paga, parte pendente. Empresários revoltados. Nomes em sigilo, por enquanto.


ECONOMIA SOLIDÁRIA… PRA QUEM?

Terceirizados pedem ajuda para comprar comida

Funcionários da limpeza ligados a uma secretaria estadual estariam há dois meses sem ticket alimentação. Enquanto o discurso fala em dignidade, trabalhadores pedem cesta básica.

Victor do Sítio, com apoio comunitário, leva ação social à Vila Kiola em São José de Ribamar

Com uma atuação marcada pela presença constante nas comunidades e atenção direta às necessidades da população, o líder comunitário Victor do Sítio, referência em São José de Ribamar, realizou neste sábado (20) uma importante ação social na Vila Kiola, reunindo moradores em uma manhã de solidariedade, cuidado e apoio social.

A iniciativa teve início com um café da manhã comunitário, seguido da distribuição de cestas básicas para famílias da região. Além disso, a ação contou com atendimento médico gratuito, realizado pelo Dr. Pedro, clínico geral, garantindo assistência básica de saúde aos moradores.

A manhã foi marcada por alegria, acolhimento e união, reforçando o compromisso de Victor com as causas sociais e com o fortalecimento dos laços comunitários na Vila Kiola, área que historicamente enfrenta dificuldades de acesso a serviços essenciais.

A ação contou com o apoio de importantes lideranças políticas, entre elas o vice-prefeito de São José de Ribamar, Natércio Santos, a deputada Daniella e o ex-vereador Ribeiro Neto, que reconheceram a relevância do trabalho social desenvolvido por Victor junto às comunidades.

Para o líder comunitário, iniciativas como essa mostram que a parceria entre lideranças, apoiadores e moradores é fundamental para levar dignidade e esperança a quem mais precisa. A ação na Vila Kiola reforça o papel de Victor do Sítio como uma liderança atuante, comprometida com o bem-estar da população ribamarense.

Prefeitura de Itapecuru-Mirim conquista Selo Ouro em Transparência Pública e se destaca no Maranhão

O município de Itapecuru-Mirim alcançou um marco histórico ao conquistar, pela primeira vez, o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), atingindo 94,86% de atendimento aos critérios avaliados.

A certificação foi entregue nesta terça-feira (16), em São Luís, durante cerimônia realizada no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), reunindo representantes de municípios que se destacaram no compromisso com a boa gestão dos recursos públicos.

O reconhecimento, concedido no âmbito da Atricon, comprova o avanço da gestão municipal na transparência ativa, garantindo ao cidadão acesso claro, fácil e atualizado a informações como receitas, despesas, licitações, contratos, obras e demais dados públicos.

À frente da Prefeitura, o prefeito Filipe Marreca tem reforçado a importância da transparência como instrumento de controle social e respeito ao dinheiro público. O resultado coloca Itapecuru-Mirim entre os municípios maranhenses com melhor desempenho no ranking nacional de transparência.

A conquista do Selo Ouro fortalece a credibilidade da gestão e demonstra compromisso com a responsabilidade administrativa, a legalidade e o direito da população à informação.

Iracema Vale recebe José Sarney em visita de cortesia à Assembleia Legislativa

Na manhã desta sexta-feira (19), a Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu a visita de cortesia do ex-presidente da República José Sarney. O encontro foi marcado por reconhecimento institucional, simbolismo histórico e momentos de emoção. Na ocasião, Sarney parabenizou a presidente da Alema, Iracema Vale (PSB), pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente do Legislativo estadual, ressaltando a importância de sua atuação e o marco histórico de ser a primeira mulher a presidir a Casa em 190 anos.

A visita teve como objetivo estreitar as relações com a Casa e reforçar a relevância do Parlamento como um dos pilares da democracia. Durante a passagem pela Alema, Sarney ratificou o sentido da frase de sua autoria inscrita no plenário Deputado Nagib Haickel: “Não há democracia sem parlamento livre”.

A presidente Iracema Vale destacou a honra de receber o ex-presidente e fez um agradecimento especial pelo apoio recebido ao longo de sua trajetória, em especial em um momento recente e decisivo para o Legislativo estadual. “Sinto-me muito honrada em receber o presidente José Sarney nesta Casa. Ele sempre esteve ao meu lado, torcendo, apoiando e contribuindo com sua experiência. Quero agradecer, inclusive, por todo o apoio neste momento de vitória da Assembleia Legislativa. Não foi uma vitória pessoal, foi a vitória da Casa, do nosso Regimento, da institucionalidade e da democracia”, afirmou.

O ex-presidente solicitou ainda que a presidente transmitisse um abraço a todos os deputados e deputadas que integram a Casa, reafirmando o apreço pela atuação coletiva do Parlamento maranhense. Ele também aproveitou o momento para desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos os maranhenses.

A reunião contou com a presença dos deputados Wellington do Curso e Yglésio (PRTB), do presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Andrade, além de diretores da Assembleia Legislativa, que acompanharam o encontro institucional.

Ao final da visita, servidores de diversas diretorias se reuniram para registrar o momento em fotos com José Sarney. Em seguida, em um gesto de fé e união, todos deram as mãos na Presidência da Casa e realizaram uma oração pela saúde da deputada federal Roseana Sarney, encerrando a manhã em clima de solidariedade e esperança.

Em desespero politico, Eliziane Gama força discurso religioso para arrancar apoio da Assembleia de Deus em 2026

Em mais um movimento claro de tentativa de sobrevivência política, a senadora Eliziane Gama utilizou nesta quinta-feira (18) Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão (CEADEMA) em Buriticupu, como palco para um discurso que soou menos como fé e mais como estratégia eleitoral visando 2026.

Diante de pastores e lideranças evangélicas, a senadora afirmou que seu mandato “pertence à igreja” e que toda a estrutura do seu gabinete estaria à disposição dela. A fala, longe de ser apenas simbólica, foi interpretada como uma tentativa explícita de amarrar apoio político usando a fé como instrumento.

O problema é que o discurso não convence mais. Nos bastidores, a leitura é clara: a senadora perdeu força, inclusive entre os evangélicos, grupo que já foi sua principal base. Em vez de apresentar resultados concretos do mandato, Eliziane aposta em frases prontas e emoção religiosa para tentar conter o desgaste.

O uso da fé como escudo político escancara a fragilidade de quem já não consegue dialogar com o eleitor fora da bolha. Transformar igreja em palanque não fortalece a política nem a religião. Apenas revela desespero eleitoral.

Eliziane Gama já foi símbolo de renovação política no Maranhão. Eleita com um discurso de fé, ética e compromisso com as causas sociais, chegou ao Senado Federal como promessa de mudança e força feminina na política nacional. Mas o tempo passou, e os números mostram que a confiança do eleitorado maranhense se esgotou. A senadora, outrora ovacionada, agora enfrenta um dos piores momentos de sua carreira pública e corre o risco de ser varrida de vez da política.

Quando o mandato vira propriedade e a fé vira moeda de troca, o resultado costuma ser um só, rejeição nas urnas.

SEM DESCONTO: Senador Werverton é alvo da PF em operação sobre a farra do INSS

Vice-líder do governo Lula no Senado, o senador Weverton Rocha (PDT) é um dos alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (18).

A operação investiga a chamada farra do INSS, esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões dos idosos.

Segundo fontes da PF, Weverton é alvo de um mandado de busca e apreensão. Ao todo, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva, bem como outras medidas cautelares.

As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e são cumpridas nas seguintes unidades da Federação: São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal.

Denúncia aponta acordo milionário não cumprido envolvendo político influente no Maranhão e em Brasília

O portal SLZMA recebeu uma denúncia de fonte da região de Balsas envolvendo uma suposta negociação de uma fazenda de alto valor, atribuída a um político com forte influência no Maranhão e trânsito em Brasília. Segundo o relato, o imóvel rural teria sido negociado por cerca de R$ 8 milhões, mas apenas parte do valor teria sido paga, ficando o restante pendente até o momento.

De acordo com as informações repassadas à reportagem, o não cumprimento do acordo financeiro vem provocando insatisfação e revolta entre empresários ligados à negociação, que já estariam ameaçando tornar o caso público caso a situação não seja resolvida. Nos bastidores, o clima é de cobrança e tensão.

A denúncia aponta ainda que uma empresa teria sido criada especificamente para viabilizar a compra da propriedade, o que levanta questionamentos sobre a transparência da operação e o real objetivo da estrutura empresarial montada para a negociação. O assunto já circula entre lideranças políticas e empresariais da região sul do Maranhão.

As informações estão sendo apuradas e ganham consistência à medida que novos relatos e detalhes surgem. O político citado é descrito como alguém de grande influência, com atuação relevante tanto no cenário estadual quanto nacional.

A prática de preservar identidades nas fases iniciais da apuração, até a análise de documentos e provas concretas, faz parte do jornalismo responsável e investigativo e serve para garantir responsabilidade, precisão e segurança jurídica. Por isso, o SLZMA mantém os nomes em sigilo neste momento.

A reportagem segue em apuração e reunindo informações. Assim que houver documentos e elementos concretos, os nomes dos envolvidos serão revelados. O espaço permanece aberto para manifestações e esclarecimentos das partes citadas.

Em Brasília, Cricielle Muniz reforça a força da mulher na política em reunião com a direção nacional do PT

A diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz, encerrou sua agenda em Brasília nesta semana com uma reunião ao lado da direção nacional do Partido dos Trabalhadores. O encontro reuniu o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e a secretária nacional de Finanças da sigla, Gleide Andrade, para uma conversa sobre o cenário político atual e os desafios do próximo período.

O encontro foi divulgado por Cricielle em suas redes sociais, onde ela destacou o diálogo sobre a conjuntura nacional e reafirmou o compromisso com o fortalecimento do projeto político liderado pelo presidente Lula, em articulação com o governo do Maranhão, sob a condução do governador Carlos Brandão.

À frente do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Cricielle tem defendido a educação como eixo estratégico das políticas públicas no estado. A dirigente avalia que a articulação entre o governo federal e a gestão estadual é central para ampliar oportunidades e reduzir desigualdades, especialmente a partir do investimento em educação pública, área que considera estruturante para o desenvolvimento do Maranhão.

O contrato mais caro e estranho do MA entre a gestão de Fred Campos e Construtora Tripoli Engenharia para construção de creche no Maiobão

A gestão do prefeito Fred Campos, em Paço do Lumiar, assinou um contrato de quase R$ 3 milhões para a construção de uma creche no bairro Maiobão. A obra foi entregue à Tripoli Engenharia, registrada oficialmente como JB Construções e Incorporações Ltda. O valor do contrato, R$ 2.901.251,63, chama atenção pelo alto custo para uma unidade de educação infantil com projeto padronizado.

Segundo o projeto, a creche seguirá o modelo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE, com salas pedagógicas, áreas administrativas, pátio coberto, playground e demais estruturas comuns a esse tipo de obra. Apesar disso, o custo final de R$ 2,9 milhões levanta questionamentos, já que se trata de um modelo já padronizado, usado em diversos municípios com valores bem menores.

O contrato foi assinado no dia 6 de novembro pelo secretário municipal de Educação, Fábio Henrique Monteiro Ferreira, e pelo representante da empresa. A Tripoli Engenharia, registrada como JB Construções e Incorporações Ltda, tem sede em São Luís e atua em contratos públicos. O prazo de execução é de 12 meses, com previsão de término apenas em novembro de 2026.

Diante do alto valor envolvido, cresce a expectativa por fiscalização rigorosa dos órgãos de controle. A população de Paço do Lumiar espera que a obra saia do papel, seja concluída no prazo e que cada centavo do dinheiro público seja, de fato, convertido em benefício real, e não apenas em mais um contrato milionário cercado de dúvidas.

Brandão anuncia pacote de medidas destinadas a mototaxistas, motofretistas e motociclistas de baixa renda

O governador Carlos Brandão anunciou um grande pacote de ações voltado aos trabalhadores que trafegam sobre duas rodas no Maranhão. A medida foi apresentada diretamente aos profissionais e prevê mais segurança, qualificação e geração de renda para mototaxistas, motofretistas e motociclistas de baixa renda em todo o estado.

O Governo do Maranhão vai entregar 2 mil motos zero-quilômetro destinadas a mototaxistas e motofretistas, além de 30 mil capacetes de segurança, no âmbito do Programa Avança Maranhão: Trânsito Seguro é a Gente que Faz – Eixo Formação e Capacitação de Motociclistas. Também estão previstos 2 mil coletes de identificação profissional e 1.000 mochilas de trabalho específicas para motofretistas, fortalecendo a atividade e garantindo melhores condições no dia a dia.

Por meio de edital, já lançado pelo Detran-MA, o Programa Avança Maranhão, em sua primeira edição, disponibilizará 6 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação e formação, além da entrega de equipamentos de segurança, kits profissionais e o sorteio de 100 motocicletas zero-quilômetro destinadas a profissionais já regularizados.

Segundo Brandão, a distribuição de kits vai ser benéfica em diversas frentes. “Essa é uma oportunidade para quem quer trabalhar, uma porta de entrada para o futuro. Com esse pacote, fortalecemos o trabalho de pessoas de baixa renda e ainda garantimos mais segurança no trânsito”, explicou.

Para o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, o programa representa um avanço importante na valorização dos profissionais que trabalham sobre duas rodas. “Estamos unindo capacitação, equipamentos de segurança e geração de renda, com foco na redução de riscos e na promoção de um trânsito mais seguro para todos os maranhenses”, destacou.

O pacote inclui ainda a oferta de cursos gratuitos. Motociclistas de baixa renda poderão participar de curso de segurança no trânsito, requisito para receber o capacete. Já mototaxistas e motofretistas terão acesso a cursos de formação técnica específicos, exigidos para o exercício legal da atividade, ampliando a segurança e a profissionalização da categoria.

Nesta primeira etapa, os sorteios e a execução do edital contemplam municípios com mais de 100 mil habitantes, totalizando inicialmente 10 cidades para o sorteio de motocicletas zero-quilômetro, além dos 72 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, para a capacitação de motociclistas.

Segundo o governador, a medida trará benefícios para milhares de maranhenses e impacto direto na vida de milhares de trabalhadores. O objetivo é reduzir riscos, ampliar oportunidades e reconhecer a importância de quem move a economia todos os dias sobre duas rodas. As informações completas estão disponíveis no site do Detran-MA.

Brandão anuncia redução da tarifa do transporte alternativo

O Governo do Maranhão lançou, nesta segunda-feira (15), o Programa Transporte Para Todos, durante ato no Terminal Rodoviário de São Luís, no bairro Santo Antônio. O programa consiste em um subsídio direcionado a trabalhadores e operadores de vans e microônibus que impactará na redução da tarifa do transporte alternativo, de R$ 5,00 para R$ 4,20. A gestão estadual pagará um subsídio de R$ 0,91 por quilômetro rodado e a estimativa é que sejam investidos R$ 1,3 milhões por mês.

O governador Carlos Brandão explicou que o programa também incentiva a regularização do transporte alternativo, uma vez que para ter acesso ao subsídio é necessário estar com o cadastro regularizado junto à Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). De forma gradual, o programa será iniciado na Grande Ilha e depois na cidade de Imperatriz.

“Em primeiro lugar, as vans e micro-ônibus têm que estar cadastradas e regularizadas junto à MOB. Nós vamos pagar R$ 0,91 por quilômetro rodado para cada um desses veículos. O programa contemplará os donos de vans e de micro-ônibus na região da Grande Ilha e, também, o usuário. O preço da passagem vai baixar de R$ 5,00 para R$ 4,20, uma economia de R$ 0,80. Isso vai melhorar a renda das pessoas. É uma grande conquista, acima de tudo, para o consumidor”, informou o governador.

Para o presidente das Cooperativas da Grande Ilha pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Michel Pinho, a iniciativa da gestão estadual representa o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais do transporte alternativo, que há mais de três décadas lutam por melhores condições de trabalho.

“Quero agradecer de coração ao governo estadual pelos atos que estão fazendo para melhoria do transporte alternativo, não somente na Grande Ilha, mas também em todo o estado. Estamos muito alegres com a notícia do subsídio para o transporte alternativo, estamos lutando há mais de 32 anos e o atual governo tem olhado para o transporte alternativo e lutado por cada um de nós, não somente na Grande Ilha, como na Baixada Maranhense e nas BRs”, destacou Michel Pinho.

Segundo o presidente da Cooperativa de Turismo e Transporte Alternativo de São José de Ribamar (Coottamar), Warmiston de Sousa Aick, o apoio da gestão estadual é essencial para a melhoria das condições de trabalho e transporte dos passageiros.

“Essa iniciativa é de grande importância para o transporte alternativo. Só temos a agradecer por essa atenção e entendimento que o governo está tendo com o transporte alternativo da Grande Ilha e de todo o Maranhão. O governo, através da MOB, está dando esse incentivo e isso nos faz organizar em relação ao transporte”, frisou.

PF apreende R$ 1 milhão em ‘dinheiro vivo’ com donos de construtora em São Luís

Duas pessoas foram abordadas e conduzidas à Superintendência da Polícia Federal com R$ 1 milhão em ‘dinheiro vivo’ nesta segunda-feira (15) em uma agência bancária de São Luís.

Segundo a PF, os envolvidos seriam sócios de uma empresa de engenharia que mantém contratos milionários tanto com o Governo do Estado do Maranhão quanto com o Município de São Luís, alguns deles envolvendo verbas federais.

Diante da coleta de indícios de ocultação da origem ilícita dos recursos, os suspeitos foram conduzidos à Superintendência de Polícia Federal do Maranhão, onde prestaram declarações.

Os valores em espécie e os dispositivos eletrônicos apreendidos serão encaminhados para análise pericial e rastreamento financeiro, com o objetivo de identificar eventuais desvios de recursos públicos.