O contrato da Câmara de Rosário para pagar R$ 13,32 por uma unidade de flocão de milho

O presidente da Câmara Municipal de Rosário, Rachid João Sauaia, assinou um contrato no mínimo duvidoso com a empresa Comercial Santo Expedito Ltda para fornecimento de material de consumo, incluindo alimentos, bebidas, material de limpeza e expediente. Um dos itens que mais chamou atenção é o flocão de milho de 500g, que terá o valor de R$ 13,32 cada, sendo que nos comércios da região o mesmo produto custa entre R$ 1,79 e 2,50. Um preço totalmente fora da realidade do mercado e superfaturado. A pergunta que todo mundo faz é simples: por que dentro da Câmara custa tanto um produto tão básico?

E não para por aí. O mesmo contrato inclui outros itens com valores que também levantam questionamentos. Só em café Pilão, o Diário Oficial registra mais de R$ 27 mil. Em achocolatado Toddy, mais de R$ 13 mil. E em biscoitos Vitarella, quase R$ 15 mil. Valores que somados mostram que a Câmara está gastando de forma surpreendente em produtos comuns, enquanto o contribuinte assiste a esse gasto sem nenhuma explicação.

CONTRATO

Processo Licitatório Pregão Eletrônico nº 001/2025
Objeto Registro de preços para futura contratação de empresa para fornecimento de material de consumo
Vigência 30/06/2025 a 29/12/2025
Contratante Câmara Municipal de Rosário
Presidente da Câmara Rachid João Sauaia
Contratada Comercial Santo Expedito Ltda
CNPJ 23.212.691/0001-92
Valor total R$ 37.352,20

Trecho do contrato que comprova o valor do flocão:

Flocão de milho NORDESTINO 500g – R$ 13,32 cada
Quantidade: 300 pacotes
Valor total: R$ 3.996,00

Confira o contrato

A CONTA NÃO BATE! Em Paço do Lumiar prefeito entrega ônibus escolares, mas continua pagando 20 milhões a empresa terceirizada

A educação de Paço do Lumiar recebeu uma série de anúncios de investimentos nos últimos meses, mas o Ministério Publico e a população precisa olhar com atenção para os números. Em setembro de 2024, o prefeito Fred Campos entregou 19 ônibus escolares adquiridos com recursos próprios da Prefeitura e prometeu mais cinco veículos para reforçar o transporte dos alunos. Pouco tempo depois, uma postagem oficial no Instagram divulgou a entrega de mais 84 veículos, incluindo ônibus, vans e micro-ônibus, reforçando a frota própria do município. A narrativa da gestão reforça a sensação de avanço, conforto e modernidade para a educação do município, com cerimônias, fotos e discursos políticos celebrando as entregas.

Mas a história muda quando o portal SLZMA foi até o portal da transparecia e observou um termo aditivo assinado em março de 2025, que reajustou o contrato com a empresa Verona Transportes e Serviço LTDA em 24,24%, elevando o valor para R$ 19.029.552,56. O contrato é para prestação de serviço de transporte escolar, ou seja, a Prefeitura continuará pagando milhões para uma empresa privada rodar rotas que poderiam ser atendidas pelos ônibus já entregues à rede municipal. O documento mostra 88 ônibus em 82 rotas, incluindo todos os custos com combustível, manutenção, motoristas e tributos. A conta não esta batendo, a frota própria existe, mas a terceirizada segue recebendo milhões do dinheiro público.

E o cenário fica ainda mais duvidoso quando se junta o histórico completo. Paço do Lumiar comprou ônibus próprios, entregou veículos modernos e inclusivos e ainda assim mantém o contrato milionário com a terceirizada. A população tem o direito de questionar: se há frota suficiente, por que continuar pagando quase 20 milhões a uma empresa externa? Onde estão os ônibus da Prefeitura? Estão rodando, ou só serviram para fotos e marketing? A gestão precisa responder com transparência e explicar por que o dinheiro público segue beneficiando terceiros enquanto a frota própria deveria atender os estudantes.

Confira os detalhes dos contratos:

Verona Transportes e Serviço LTDA
Valor: R$ 19.029.552,56
Contrato: Pregão Eletrônico nº 015/2023 – 2º Termo Aditivo
Objeto: Prestação de serviço de transporte escolar (ônibus) para atender os alunos da rede municipal de Paço do Lumiar – PNATE
Data: 05/05/2025

Líderes destacam a força do municipalismo no governo Brandão

A força do municipalismo no governo Carlos Brandão marcou os discursos das lideranças que participaram do Encontro Estadual realizado pela União Parlamentar dos Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (UNIPAV) em Barreirinhas. O evento contou com a presença do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, da deputada e presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, do prefeito de Barreirinhas, Vinicius Vale, e de centenas de líderes políticos do estado.

A presidente da UNIPARV e vereadora de São Luís, Concita Pinto, destacou que o governador Carlos Brandão tem 71% de aprovação popular, como aponta a mais recente pesquisa de opinião, porque está próximo do povo, em diálogo permanente com seus representantes. “Este é um governo que nos ouve, nos atende, nós que trabalhamos diretamente com a nossa população. Juntos seremos mais fortes para o Maranhão continuar se desenvolvendo”, enfatizou ela.

Com a experiência de quem foi duas vezes vereadora e exerceu dois mandatos de prefeita, Iracema Vale disse que são os gestores e parlamentares municipais que cuidam diretamente das pessoas, pois é nas cidades que os problemas acontecem. E ela destacou com firmeza a atual relação de respeito e colaboração entre o Governo do Estado e os municípios.

“Não conheço um governador na história do Maranhão que tenha ouvido tanto a classe política. Ele criou uma secretaria só para tratar de assuntos municipalistas e Orleans hoje é quem mais conhece os problemas das cidades e os projetos do governo. Ele serve de ponte e tem aberto portas, com trabalho, capacidade técnica e o compromisso de cuidar das pessoas. Nós temos que dar valor a quem nos valoriza”, afirmou Iracema Vale.

Orleans reafirmou que o governo estadual mantém o diálogo aberto com todos os vereadores por entender a importância do trabalho que realizam pela população. E defendeu que eles tenham melhores condições de atender as pessoas, com veículos para ir às localidades de difícil acesso, e com uma sede em São Luís, onde buscam soluções para as mais diversas demandas sociais.

“Nós chegamos a todos os municípios, realizando obras sonhadas há décadas pela população, como a estrada que liga Urbano Santos a Barreirinhas e está quase pronta, e enfrentando problemas históricos, como a MA-014 e a MA-006. Também dobramos os investimentos em educação, saúde, infraestrutura, cidadania, geração de emprego e renda e no combate à fome. As pesquisas mostram que o povo está reconhecendo o grande trabalho realizado pelo Maranhão. Com o apoio dos seus representantes e da população, seguiremos nessa missão de cabeça erguida, com a certeza de que estamos no caminho certo”, finalizou Orleans Brandão.

Investindo em Sonhos: Humberto de Campos Ganha Destaque com Ações do Empresário Carlos Santos

O empresário Carlos Santos, natural do interior de Humberto de Campos (MA) e atualmente residente em São Paulo (SP), tem se destacado nacionalmente por seus inúmeros investimentos em ações sociais e projetos esportivos na região dos Lençóis Maranhenses e em São Luís.

Carlos Santos é patrocinador master do Sampaio Corrêa, por meio de sua empresa Bet Aki, e também atua como organizador de diversos eventos solidários em Humberto de Campos. Na cidade, ele mantém um instituto social, apoia campeonatos locais, patrocina times amadores, festas e eventos culturais. Entre suas principais iniciativas está o “Jogo do Bem – O Jogo das Estrelas”, um grande evento beneficente realizado anualmente no fim do ano, que reúne influenciadores e ex-jogadores da Seleção Brasileira.

Nova Iniciativa: Projeto “Caça Talentos”

Nesta sexta-feira, 31 de outubro, Carlos Santos anunciou mais uma grande novidade para a região de Humberto de Campos: o Projeto Caça Talentos.
A iniciativa será uma grande peneira de futebol, prevista para acontecer entre janeiro e fevereiro, voltada para jovens de 12 a 16 anos.

As inscrições serão realizadas de forma gratuita através de um site oficial, que será divulgado nos próximos 45 dias. O evento contará com a presença de nomes renomados do futebol brasileiro, que estarão na cidade para avaliar os atletas participantes.

Os dois melhores jogadores da peneira serão empresariados por Carlos Santos e encaminhados para a categoria de base do Sampaio Corrêa, onde terão a oportunidade de treinar e disputar competições oficiais pelo clube — desde que atendam aos critérios técnicos exigidos.

Incentivo ao Esporte e à Juventude

De acordo com Carlos Santos, a região de Humberto de Campos é rica em talentos, e seu propósito é revelar jovens promessas para o mundo, assim como já faz no campo da música.
“Quero investir nos sonhos desses garotos e abrir portas para que eles possam transformar suas vidas através do esporte”, afirmou o empresário.

O Projeto Caça Talentos será executado pelo Instituto Social mantido por Carlos Santos na cidade e reforça seu compromisso com o desenvolvimento social, cultural e esportivo de Humberto de Campos.

Com essa nova iniciativa, o empresário consolida sua imagem como um verdadeiro investidor em sonhos, alguém que acredita no potencial do seu povo e trabalha para transformar oportunidades em realidade.

Cota de gênero: Brenda Carvalho fala pela primeira vez, revela como foi vítima de esquema do Podemos e expõe o responsável pelo escândalo dos R$ 300 mil nas eleições de São Luís

A ex-candidata a vereadora Brenda Carvalho, que disputou as eleições de 2024 pelo Podemos em São Luís, decidiu falar publicamente pela primeira vez sobre o escândalo que envolveu seu nome e a utilização de R$ 300 mil do fundo eleitoral. Brenda nega ter se beneficiado do valor e afirma que foi vítima de uma armação dentro do próprio partido.

Brenda divulgou prints de conversas com o presidente municipal do Podemos, o então candidato e hoje vereador eleito Fábio Filho, além do advogado da sigla. Nas mensagens, ela mostra que apenas seguiu as ordens do comando partidário, sem qualquer autonomia para gerenciar os recursos.

Brenda afirmou que todo o dinheiro que entrou em sua conta foi transferido conforme orientação do presidente do partido e que não ficou com um centavo. Ela explicou que jamais teve intenção de fraudar a eleição e que a realidade dos números prova isso. Com apenas 18 votos, ela questionou a lógica das suspeitas. “Acham que sou burra? Pegar 300 mil que não é meu e gastar aleatoriamente?”, disse em tom de desabafo durante entrevista ao podcast Café Quente, apresentado por Rogério Cafeteira.

Durante a conversa, Brenda também criticou a forma como a imprensa tratou o caso no início e cobrou que as investigações cheguem aos verdadeiros responsáveis pelo destino do dinheiro. Para ela, o foco deve estar em quem realmente se beneficiou dos recursos e não em quem serviu apenas como laranja do esquema. “Vocês têm que ir atrás de quem realmente recebeu esse dinheiro”, declarou.

O caso do Podemos segue sob investigação da Polícia Federal e da Justiça Eleitoral, que apuram possíveis crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, peculato eleitoral e formação de organização criminosa. Três vereadores foram eleitos pelo partido e podem perder os mandatos se for comprovada a fraude.

Além disso, em parecer emitido pelo Ministério Público Eleitoral em junho deste ano, disse que as acusações de fraude à cota de gênero supostamente praticadas pelo Podemos foram afastadas. O MPMA concluiu que não há provas de candidaturas fictícias de Brenda Carvalho e das outras mulheres do partido, destacando que registros de atos de campanha, fotos, vídeos e materiais de divulgação comprovam a participação ativa das candidatas. Mesmo com apenas 18 votos, Brenda não teve sua candidatura considerada irregular, reforçando que ela foi vítima de uma estratégia do partido e não cometeu nenhuma fraude, e que a baixa votação não configura, por si só, qualquer irregularidade.

Brenda, por sua vez, reforça que sua única intenção é limpar o próprio nome e mostrar que, diferente do que tentaram fazer parecer, ela não foi cúmplice, mas vítima de uma engrenagem política que ainda tenta se manter impune.

Veja os prints que comprovam que Brenda Carvalho transferiu todo o dinheiro para terceiros, sem se beneficiar de um centavo.

O mais novo e suspeito contrato milionário da gestão de Dr. Caçula em Presidente Médici

O prefeito de Presidente Médici, Dr. Caçula Coelho, tem uma predileção muito grande por contratos milionários enquanto representante da prefeitura. Não tem sido poucos os gastos de milhões feitos pelo gestor. Na maioria das vezes, por serviços e produtos cuja quantidade e qualidade parecem não justificar os investimentos.

O Extrato da Ata de Registro de Preços nº 013/2025, que prevê a aquisição de suprimentos de informática e manutenção de equipamentos, com valor total de R$ 816.878,12.

O documento, publicado no Diário Oficial, mostra que o contrato foi firmado em 23 de setembro de 2025, com vigência até 23 de setembro de 2026, tendo como órgão gerenciador a Secretaria Municipal de Administração e como empresa beneficiária E. de J. dos Santos Lima, com sede em Pinheiro. O contrato ainda tem como participantes as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, o que amplia o alcance do gasto dentro do município.

O valor expressivo e o objeto do contrato chamaram a atenção de quem acompanha as movimentações financeiras da prefeitura. A pergunta que não quer calar! Há necessidade de um gasto tão alto em um município pequeno e com tantas carências básicas, especialmente quando se fala em áreas como infraestrutura e saúde?

A transparência da gestão Dr. Caçula, que já vem sendo alvo de críticas por contratações milionárias sem explicações detalhadas sobre a aplicação dos recursos. Diante do histórico de gastos questionáveis, a situação acende novamente o alerta para os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público e a Controladoria-Geral da União, que precisam apurar a legalidade e a real necessidade desse contrato.

Em um cenário de limitações orçamentárias e demandas urgentes da população, a gestão de Dr. Caçula parece seguir um caminho perigoso, priorizando contratos caros e pouco transparentes, em vez de investir diretamente em melhorias que beneficiem o cidadão de Presidente Médici.

“Elite”, sim. Popular, nem tanto; Fufuca aparece entre os mais influentes, mas é apontado como o pior ministro do governo Lula

O ministro André Fufuca, aquele mesmo que vive dizendo que “faz política com compromisso e dedicação”, apareceu de novo na tal lista da “Elite Parlamentar 2025”, elaborada pela consultoria Arko Advice, que aponta os deputados federais mais influentes do país. O detalhe é que Fufuca está licenciado do mandato para comandar o Ministério do Esporte e mesmo assim foi lembrado como se ainda estivesse na Câmara.

Ou seja, o homem virou “influente” mesmo fora do jogo. A consultoria coloca ele entre os parlamentares que estariam na elite caso ainda estivessem no exercício do mandato. Bonito, né? Só que, na prática, essa “elite” parece mais um grupo de medalhinhas de prestígio entre os de sempre.

Enquanto isso, em outro ranking, de base mais popular e com avaliação pública, a história muda completamente. De acordo com levantamento da CB Consultora Opinión Pública, Fufuca aparece em último lugar entre todos os ministros do governo Lula, sendo apontado como o pior e o menos popular da Esplanada . Ou seja, de “elite”, ele até pode ser. Mas de “popular”, não tem nada.

Na prática, o contraste entre os dois rankings mostra bem como funciona a política de imagem no Brasil. No papel, Fufuca aparece como um dos “grandes articuladores” do Congresso. Mas, quando a avaliação é feita com o povo em mente, a nota despenca. Parece que o ministro tenta vender uma influência que não chega nas quadras, nos ginásios nem nas ruas.

Enquanto os outros ministros tentam, ao menos, mostrar serviço, Fufuca segue mais famoso por suas nomeações e alianças do que por resultados no Esporte. E o irônico é que ele comemora o título de “Elite Parlamentar” com entusiasmo, como se isso fosse sinônimo de aprovação popular.

A verdade é que o nome do ranking cai como uma luva. “Elite” mesmo. Porque popularidade, que é bom, passou longe.

Paço do Lumiar que o prefeito não mostra no Instagram

Enquanto o prefeito Fred Campos segue sorrindo e mostrando obras “perfeitinhas” nas redes sociais, a realidade vivida pelos moradores do Recanto dos Poetas, na Pirâmide, é completamente diferente.

Moradores denunciam o abandono total de uma obra iniciada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, que prometia melhorar as ruas com asfaltamento e bloquetes, mas acabou virando um verdadeiro transtorno. Segundo a moradora, o serviço foi deixado pela metade, com ruas esburacadas, cheias de poeira e muita sujeira.

Eles vieram, quebraram tudo, destruíram as calçadas e os canos de água das casas. Agora está todo mundo sem água e nada é resolvido”, contou um morador indignado.

A situação se agrava com a falta de ação da BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água, que até agora não tomou providências. Resultado, as famílias estão há dias sem uma gota nas torneiras, convivendo com poeira, lama e descaso.

Enquanto isso, nas redes sociais, o prefeito Fred Campos mostra uma cidade que parece perfeita, mas quem vive no Recanto dos Poetas sabe que a realidade é bem diferente. É o Paço do Lumiar que o prefeito não mostra no Instagram.

Com vereadores custando até R$ 210 mil por gabinete, sessão da Câmara de São Luís dura 30 segundos e pode entrar para o Guinness Records

A sessão da Câmara Municipal de São Luís, realizada nesta quarta-feira (29), durou apenas 30 segundos, tempo suficiente apenas para o presidente da Casa, vereador Paulo Victor, abrir os trabalhos, solicitar a leitura do expediente e encerrar por falta de quórum. Dos 31 vereadores, apenas 14 registraram presença, número insuficiente para qualquer deliberação.

O mais irônico é que cada sessão da Câmara custa, em média R$ 489 mil aos cofres públicos, considerando o orçamento anual da Casa. Além disso, há vereadores cuja estrutura de gabinete chega custar 100, 110, 115 e até R$ 210 mil por sessão, isso mesmo, segundo fontes de bastidores do Palácio Pedro Neiva de Santana.

Mesmo com toda essa despesa, o Legislativo ludovicense segue acumulando ausências e poucas entregas. São Luís tem mais de 400 anos de história e enfrenta problemas antigos e urgentes, e como bem lembrou o vereador Wesley Sousa, que com apenas 30 dias de mandato mostrou mais disposição que muitos com quatro mandatos, trabalho é o que não falta.

A cereja do bolo veio com uma checagem feita pelo portal SLZMA, que investigou o caso e confirmou: a Câmara de São Luís realmente tem chances de entrar para o Guinness World Records com a sessão mais curta de todos os tempos. Enquanto a população espera respostas e produtividade, o único recorde que parece garantido é o de falta de comprometimento.

Governo de Carlos Brandão chega a 71% de aprovaçãono Maranhão, aponta Quaest

Uma pesquisa da Quaest apontou que 71% dos maranhenses aprovam o governo deCarlos Brandão (sem partido), um aumento de nove pontos percentuais em relação aoúltimo levantamento realizado pelo instituto no estado, em abril.

A gestão do governador foi desaprovada por 23% — contra 31% de seis meses atrás.Outros 6% não souberam ou não responderam.

O levantamento foi contratado pela TV Mirante, afiliada da Globo no Maranhão, e serádivulgado pela emissora logo mais. A Quaest reuniu 1.404 pessoas, de 15 a 20 deoutubro, em 66 municípios do estado.

Ex-vice-governador de Flávio Dino, Brandão rompeu com o grupo político do ministro doSTF e é aliado de Lula.

Ele deixou o PSB no mês passado, depois que o comando dopartido no estado foi cedido à senadora Ana Paula Lobato, ex-suplente de Dino.

O governo foi aprovado por 79% dos entrevistados que se identificaram como lulistas. Eteve 63% de aprovação entre os autodeclarados bolsonaristas.

Deputado comunossocialista erra ao atacar a segurança do estado e fica só no “blá, blá, blá”

Durante a sessão desta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa, o deputado comunossocialista Ricardo Rios (PCdoB) resolveu subir à tribuna para atacar o governo do Estado, criticando o que chamou de “falta de respostas” à onda de violência causada pela guerra entre facções na Grande Ilha de São Luís.

Mas o que era pra ser um discurso firme e contundente acabou se tornando alvo de risadas e críticas nos bastidores. Rios tentou aconselhar o Palácio dos Leões, mas se perdeu em meio a frases desconexas e repetições. No fim, o discurso acabou chamando mais atenção por uma curiosidade que deixou o plenário surpreso: o próprio deputado usou a expressão “blá, blá, blá, blá, blá, blá” ao tentar explicar a falta de ação do governo. A fala soou vazia, e sem argumentos sólidos.

A tentativa foi frustrada de aparecer em meio ao caos, aproveitando o momento tenso da segurança pública para tentar pontuar politicamente.

URGENTE! Justiça cassa mandatos do prefeito e do vice de São Benedito do Rio Preto

A justiça eleitoral cassou o mandato nesta terça-feira, 28, do prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, e da vice Debora Heilmann.

Segundo decisão da juíza Luciana Quintanilha Pessoa, da 73ª Zona Eleitoral, a cassação se deve “abuso de poder político e uso indevido da máquina administrativa”.

Além disso, determina “a suspensão de direitos políticos e imposição de pena de inelegibilidade”.