Enquanto deputado aliado chora por condenação, Josimar e Pastor Gil curtem feriado em restaurante flutuante com prefeito da Raposa

A política do Maranhão chegou a um nível surreal. Enquanto o deputado estadual Aluízio Santos (PL) marido da prefeita de Chapadinha, foi às lágrimas em um evento no município, em março, ao lamentar a condenação de seus líderes pelo STF, os protagonistas da sentença parecem não estar nem um pouco preocupados. Os deputados federais Josimar de Maranhãozinho e Pastor Gil, ambos do PL, foram flagrados aproveitando o feriado de Tiradentes no cenário paradisíaco da Raposa.

Em um vídeo gravado por um cantor em um restaurante flutuante, o clima era de total descontração. Além dos dois recém-condenados por desvios de emendas parlamentares, o “banquete” contou com a presença da deputada federal Detinha, do vereador de São Luís Aldir Júnior e do prefeito da Raposa, Eudes Barros, todos da mesma legenda.

A cena é um tapa na cara do eleitor. De um lado, o marido da prefeita de Chapadinha, Aluízio Santos, emocionou-se publicamente ao comentar a situação jurídica dos colegas. Do outro, os próprios condenados desfrutam das belezas da Grande Ilha como se nada tivesse acontecido.

Pelo visto, no PL do Maranhão, o choro é para os palanques, mas a vida real é regada a brisa do mar e tranquilidade, mesmo com a conta do STF para pagar.

Advogado é preso em São Luís suspeito de ser “leva e traz” de facção criminosa no MA

A Polícia Civil do Maranhão deu um golpe certeiro em uma célula de organização criminosa nesta quinta-feira (23). A Operação Fio Cortado, deflagrada pela SEIC, cumpriu mandados em São Luís e Chapadinha, revelando que a estrutura do crime contava com um braço jurídico para garantir a comunicação entre os chefões e a rua.

O grande destaque da operação foi a prisão de um advogado. Segundo as investigações, ele atuava como mensageiro de ordens emitidas por um líder da facção atualmente preso. A suspeita é que ele repassava ordens diretas de um líder da facção que já está atrás das grades, servindo de ponte para que o crime continuasse operando mesmo de dentro do sistema prisional.

Além das cinco prisões realizadas, a Justiça deu um prejuízo imediato ao grupo: o bloqueio de R$ 610 mil em contas bancárias. Carros e outros bens de luxo, que a polícia afirma terem sido comprados com o dinheiro do tráfico, também foram retirados de circulação.

Para os investigadores do Departamento de Combate ao Crime Organizado, os presos hoje não eram apenas “soldados”, mas peças estratégicas que tomavam decisões e movimentavam altos valores financeiros. Com o “fio cortado” pela polícia, a comunicação entre o líder preso e seus subordinados sofre um apagão, enquanto o advogado agora terá que explicar à Justiça onde termina o exercício da profissão e onde começa a colaboração com o crime organizado.

Orleans Brandão segue recebendo apoio de prefeitos e lideranças em todo o Maranhão

A pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo do Maranhão segue ampliando apoios entre prefeitos e lideranças de diversas regiões. Nesta quarta-feira (22), ele dialogou com representantes de Paraibano, Gonçalves Dias e São José dos Basílios, dando continuidade às escutas voltadas ao fortalecimento do municipalismo no estado.

Orleans conversou com a prefeita de Paraibano, Vanessa Furtado, sobre parcerias e projetos para a cidade e para os municípios do Sertão Maranhense. Também se reuniu com Valdison Dias, de Gonçalves Dias, e Farinha Paé, de São José dos Basílios.

O movimento tem se repetido em diferentes regiões e evidencia a marca da pré-campanha de escuta ativa e o diálogo direto com quem vive a realidade dos municípios. Ao priorizar o contato com lideranças locais e com a população, Orleans constrói um projeto alinhado às demandas reais de cada região.

Essa postura tem sido vista como um diferencial. Em vez de promessas genéricas, ele aposta na proximidade e na construção conjunta de soluções, fortalecendo a confiança e ampliando pontes com gestores municipais.

Como resultado, o número de apoios cresce de forma consistente. Lideranças de diferentes correntes políticas têm aderido ao projeto, impulsionadas pela capacidade de articulação e pelo perfil dialogador de Orleans, consolidando sua pré-candidatura em todo o Maranhão.

MPE pede a cassação de prefeito de Presidente Médici por abuso de poder nas eleições de 2024

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu, no dia 09 de abril de 2026, solicitou à Justiça a cassação do prefeito de Presidente Médici, Janilson dos Santos Coelho, conhecido como Dr. Caçula Coelho, no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600509-08.2024.6.10.0080, em tramitação na 80ª Zona Eleitoral de Santa Luzia do Paruá. A ação foi proposta pela coligação União e Reconstrução, formada por PP, PL e União Brasil, que acusa o gestor de abuso de poder econômico, compra de votos e uso indevido da máquina pública durante as eleições de 2024.

De acordo com o processo, as provas reunidas incluem depoimentos de testemunhas que afirmam ter recebido R$ 3 mil em troca de votos, com negociações atribuídas diretamente ao investigado e intermediadas por uma vereadora. Também foram anexados comprovantes de transferências via Pix e atas notariais. Há ainda relatos sobre o uso de prédios da prefeitura para atividades de campanha, distribuição frequente de alimentos na residência do candidato e a suposta utilização de um “chaveiro eletrônico” para monitorar votos no dia da eleição.

Diante dos elementos apresentados, o promotor eleitoral Lúcio Leonardo F. Gomes requereu a cassação do diploma do prefeito, a declaração de inelegibilidade por oito anos a partir de 2024 e a aplicação de multa no valor máximo previsto em lei. Caso o pedido seja acatado pela Justiça Eleitoral, Caçula Coelho poderá perder o mandato e ficar impedido de disputar eleições até 2032.

Orleans Brandão lança pré-candidatura na Região Tocantina com expectativa de grande público

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), dará mais um passo importante em sua pré-campanha ao lançar oficialmente sua agenda na Região Tocantina, com evento que acontecerá em Imperatriz neste sábado (25).

A mobilização segue o ritmo crescente que tem marcado suas últimas aparições pelo estado, sempre com forte presença popular.

O otimismo em torno do evento na região é impulsionado pelo histórico recente. Em São Luís, o lançamento de sua pré-candidatura reuniu uma multidão e consolidou seu nome como o principal ator do cenário político estadual, com repercussão positiva também em outras regiões.

Na Região Tocantina, esse cenário favorável se soma à boa avaliação das ações do Governo do Maranhão, o que tem elevado a expectativa da população para o encontro em Imperatriz que deve repetir, ou até superar, o sucesso registrado na capital, refletindo o momento político vivido pelo pré-candidato.

Por onde tem passado, Orleans Brandão tem registrado eventos cheios e adesão popular, consolidando uma pré-campanha baseada no contato direto com a população.

A proposta de avanço e a defesa de políticas públicas já implementadas pelo atual governo, com a marca da inovação, tem sido o pilar do discurso de Orleans.

Em suas redes sociais, o pré-candidato reforçou o chamado para o evento na região:

“Imperatriz, chegou a hora! Um time unido, forte e cheio de vontade de trabalhar segue pronto pra construir um Maranhão com mais oportunidades, desenvolvimento e futuro pra nossa gente. Vem com a gente fazer o futuro acontecer!”.

Imperatriz dará o termômetro político da Região Tocantina e deve medir, mais uma vez, a força de mobilização do pré-candidato.

Guto Andrade é mais um politico da nova safra que corresponde ás expectativas do povo de São Benedito do Rio Preto

O cenário político de São Benedito do Rio Preto ganha um novo fôlego com a ascensão de Luís Augusto, popularmente conhecido como Guto Andrade. O empresário, que já deixou sua marca na administração pública como secretário municipal, vem agora colhendo os frutos de um trabalho que se destacou pela eficiência e proximidade com as demandas da população. Guto Andrade tem correspondido às expectativas de quem busca renovação na politica sambeneditense como um dos nomes mais promissores do município no momento atual.

A consolidação de sua liderança ficou ainda mais evidente durante a Semana Santa, quando o empresário protagonizou um gesto marcante de compromisso social ao promover uma ampla ação beneficente em todo o município. A iniciativa levou apoio concreto a centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando seu papel de liderança empática. O ponto alto da ação foi a distribuição de quatro mil quilos de peixe, garantindo o alimento na mesa de inúmeras famílias em um período onde a partilha e o cuidado com o próximo se tornam ainda mais essenciais.

Mais do que a entrega de alimentos, a iniciativa simboliza uma responsabilidade social que o coloca em uma posição de destaque no município. Ao circular pelos bairros e povoados realizando essa entrega histórica, Guto demonstrou que seu capital político vai além da experiência técnica adquirida no secretariado, revelando uma articulação que o coloca como peça-chave no tabuleiro político da região. A população destacou a importância da ação, reconhecendo o gesto como um exemplo inspirador de solidariedade na prática que fortalece os laços sociais e gera mudanças reais na vida das pessoas.

Esse crescimento não ocorre por acaso, já que o desempenho de Guto Andrade enquanto esteve à frente da máquina pública deixou um legado de organização que a população recorda como um diferencial técnico. Agora, em um novo momento de sua trajetória, ele se posiciona não apenas como um empresário bem-sucedido, mas como uma liderança capaz de mudar a política municipal e desbancar velhas raposas da vida pública de São Benedito do Rio Preto de uma vez por toda.

Primeira Cruz entrega R$ 16 milhões para uma empresa sem funcionários

O município de Primeira Cruz, sob a gestão do prefeito Dr. Guilherme, vem dando o que falar, envolvendo o uso de recursos públicos para contratos de manutenção predial que somam 16.380.000,00 reais. Documentos revelam que a prefeitura firmou, em um único dia, especificamente em 19 de março de 2026, um pacotão de contratos com a empresa Litoral Empreendimentos, também conhecida como RE Empreendimentos e Serviços Ltda. O montante foi dividido entre as secretarias de educação e infraestrutura, com 6,3 milhões cada, e a secretaria de saúde, com 3,7 milhões de reais. O método utilizado para selar o compromisso foi a adesão a atas de registro de preços da Prefeitura de Zé Doca, a popular carona, o que evitou a necessidade de realizar um processo licitatório próprio no município.

O que mais chama a atenção dos órgãos de controle e da opinião pública é a aparente incapacidade técnica da contratada para executar serviços dessa magnitude. Levantamentos realizados apontam que a Litoral Empreendimentos não possui um único funcionário registrado nos sistemas oficiais como o Rais ou Caged, além de não constarem veículos em nome da empresa para transportar materiais ou equipes de obras. O perfil do proprietário, Renzho Erik Ribeiro, de apenas 26 anos, também levanta suspeitas, já que ele era beneficiário do Cadastro Único até 2019 e enfrentou recentemente a busca e apreensão de seu próprio carro por falta de pagamento, o que contrasta com o capital social declarado de 3,5 milhões de reais.

O SLZMA apurou que o histórico da empresa em outros municípios maranhenses como Axixá e Viana. Em Axixá, o Ministério Público já propôs uma ação civil por ato de improbidade administrativa devido a indícios de fraude em licitação. Em Viana, a empresa detém um contrato de 10,7 milhões de reais para pavimentação, enfrentando a mesma denúncia de ser uma empresa de fachada por não possuir estrutura operacional. Ao ignorar esses alertas e contratar uma empresa com características de fantasma, a gestão do Dr. Guilherme deixa sem resposta a pergunta sobre quem está de fato executando as obras pagas com o dinheiro do povo, enquanto o espaço segue aberto para os esclarecimentos da prefeitura e dos citados.

Assassino, confesso revela detalhes da execução do idoso e população se revolta em Humberto de Campos

O assassino confesso de Veridiano Sousa Borralho, 70 anos, conhecido como Verinho (foto a cima) foi preso neste domingo (19) e confessou com detalhes como ele e um comparsa mataram a vítima. O criminoso, identificado pelo vulgo Panela, revelou à polícia o modus operandi da ação, confirmando que o idoso foi assassinado para que a dupla pudesse roubar uma quantia de pouco mais de 500 reais. O crime, que vinha sendo investigado há 15 dias, agora é tratado como latrocínio seguido de ocultação de cadáver.

Após a confissão, o assassino levou os policiais até o local onde o corpo teria sido enterrado. No entanto, as equipes encontraram grandes dificuldades, pois a área indicada está totalmente tomada pela água devido às fortes chuvas na região. Familiares e moradores chegaram a montar uma força-tarefa para tentar localizar o corpo no local apontado, mas, até o momento, as buscas não tiveram sucesso devido ao difícil acesso e ao terreno alagado.

A prisão gerou uma onda de revolta em Humberto de Campos. No momento em que o suspeito foi levado para a delegacia, um grande número de pessoas já aguardava no local em tom de protesto. Por questões de segurança e para garantir a integridade física do preso, a polícia precisou transferi-lo às pressas para a cidade de Barreirinhas. Enquanto isso, as polícias Civil e Militar, com o apoio da Guarda Municipal, continuam as buscas pelo segundo suspeito, que segue foragido, e trabalham para concluir a localização do corpo do idoso.

ESCÂNDALO EM ALCÂNTARA: Licitação de R$ 2,5 milhões beneficia empresa de suposto diretor da prefeitura

Na prefeitura de Alcantara acontece de tudo! Tudo mesmo, exemplo na semana passada, dia 17 de abril foi publicado no portal de licitação, mais um caso grave que aponta para possível conflito de interesses, favorecimento e atropelo à Lei de Licitações (14.133/2021) acaba de vir à tona na gestão do prefeito Nivaldo Araújo. Documentos obtidos através do Portal de Licitações e cruzamento de dados do Diário Oficial revelam que a empresa JB SOLUÇÕES INTEGRADAS LTDA tornou-se vencedora de um contrato milionário para manutenção de ar-condicionado, mesmo sob fortes indícios de irregularidades e uma conexão direta com a administração municipal.

Contrato milionário e as falhas no certame começaram no último dia 26 de março de 2026, a Prefeitura de Alcântara deu início ao Pregão Eletrônico nº 007/2026. O objeto, registro de preços para peças e serviços de refrigeração. O valor: R$ 2.544.979,01.

A empresa vencedora foi a JB SOLUÇÕES INTEGRADAS LTDA, de propriedade de João Batista Almeida Lemos. No entanto, a vitória não veio sem contestações. Empresas concorrentes, como a DS Engenharia, apresentaram recursos administrativos apontando que a JB deveria ter sido inabilitada por descumprir cinco itens cruciais do edital, incluindo como: Falta de Garantia da Proposta (Item 7.13.1); Ausência de Certidões Simplificadas e Específicas e Apresentação de CNPJ com mais de 30 dias.

Mesmo alegando que “não havia campo no sistema” para anexar documentos obrigatórios, argumento desmentido pelo próprio histórico de envios da empresa antes da sessão, o recurso foi indeferido pela Secretária Municipal de Administração, Soraia Gleide Cunha Chagas dos Santos, que manteve a habilitação da empresa.

O “Pulo do Gato” o dono da empresa é servidor público, o ponto mais crítico da investigação surge quando o SLZMA consulta o quadro de pessoal da própria prefeitura. João Batista Almeida Lemos, o sócio-administrador da empresa vencedora, aparece nomeado pela Portaria nº 030/2025 como Diretor do Departamento de Poços e Abastecimento (Simbologia DANS-2).

A investigação apurou ainda que o vídeo institucional postado no próprio instagram oficial da Prefeitura de Alcântara em julho de 2025, João Batista aparece atuando como diretor responsável pela manutenção de poços. Além de registros de recebimento de diárias pelo senhor João Batista em nome do município.

O que diz a lei (e o que foi ignorado). A Lei Federal nº 14.133/2021, em seu Artigo 14, inciso IV, é cristalina: é proibida a participação em licitação de quem mantenha vínculo trabalhista ou civil com o órgão contratante.

“Essa proibição visa impedir o conflito de interesses e garantir que o dinheiro público não seja usado para favorecer ‘amigos’ ou ocupantes de cargos de confiança dentro da própria máquina pública.”

Apagão na Transparência é outro agravante na gestão é checado pela reportagem, o Portal da Transparência de Alcântara está desatualizado desde 2025. Essa “nuvem” de desinformação dificulta saber se João Batista ainda ocupa o cargo ou se foi exonerado estrategicamente para participar do certame, o que, dado o histórico de vídeos e diárias, não anula a suspeita de direcionamento e favorecimento.

Alerta aos órgãos de controle, diante da gravidade dos fatos, uma licitação de mais de R$ 2,5 milhões entregue a uma empresa com falhas documentais e ligada a um suposto diretor municipal, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) precisam agir.

A população de Alcântara exige respostas, ouve direcionamento deliberado pela Secretaria de Administração e a mesma teria capacidade técnica para decisão de recurso administrativo? Como uma empresa ligada a um servidor ativo (ou recentemente ativo) pode contratar valores tão altos com a mesma prefeitura que o emprega? Por que o Portal da Transparência continua às escuras?

O espaço está aberto para que a Prefeitura de Alcântara e os citados apresentem suas justificativas. Enquanto isso, o SLZMA continuará acompanhando o desdobramento deste que pode ser um dos maiores escândalos de má gestão de recursos públicos na região em 2026.

Orleans Brandão recebe apoio de comunidades religiosas de São José de Ribamar e São Luís

O sábado (18) foi dia de mais diálogo para o pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, que foi recebido com muito carinho e entusiasmo em bairros limítrofes entre os municípios de São Luís e São José de Ribamar. Em encontros promovidos por lideranças locais, dezenas de pessoas manifestaram apoio ao pré-candidato que constrói sua caminhada ouvindo as pessoas e conhecendo realidades.

Orleans Brandão declarou estar feliz em poder conversar com os moradores da Forquilha, do Itapiracó, do Novo Cohatrac, dezenas de pessoas que deixaram seus afazeres num sábado para recebê-lo. E fez questão de destacar que, além da parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar para asfaltar 100 quilômetros de ruas, o Governo do Estado está presente nas causas sociais, cuidando das pessoas com programas como o Maranhão Livre da Fome e os Restaurantes Populares, ao mesmo tempo em que investe na geração de emprego e renda.

“Rede social não substitui o olho do olho, o contato, não substitui a conversa para entender os problemas, e é isso que temos feito, antes como secretário de Assuntos Municipalistas, e agora como pré-candidato a governador do Maranhão. Por isso estamos indo aos bairros da Grande Ilha, conhecendo as necessidades para juntos buscarmos as soluções. Fizemos muito em tão pouco tempo, e tenho a convicção de que podemos fazer muito mais” afirmou Orleans Brandão.

O vereador Andrey Vilela foi um dos articuladores dos encontros realizados na igreja Santa Rita de Cássia (Itapiracó); Igreja Ortodoxa, no Alto do Turu, e no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, e destacou a importância de receber Orleans Brandão nessas comunidades.

“Nunca um pré-candidato a governador veio a nossos bairros para ouvir, conhecer as pessoas que aqui residem, para ver a realidade, as ruas e as casas, o rosto desses eleitores. É um momento ímpar e marcante para nossa comunidade. Com esse conhecimento prévio da realidade, ele vai saber de fato como pode cuidar do povo”, enfatizou o vereador de São José de Ribamar.

Orleans conversa com profissionais da saúde para construção de soluções conjuntas na área

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de uma reunião com profissionais da área da saúde, nesta sexta-feira (17), como parte de uma série de encontros que vem realizando com diferentes categorias para ouvir demandas e construir soluções conjuntas para o estado. No encontro, intitulado ‘Amigos da Saúde’, ele recebeu novos apoios à sua pré-candidatura.

Durante o encontro, que reuniu trabalhadores de diversas frentes da área da saúde, Orleans destacou a importância de um planejamento estratégico que priorize o fortalecimento da atenção básica, a valorização dos profissionais e a ampliação do acesso aos serviços em todas as regiões do Maranhão.

Ele destacou que o desenvolvimento da saúde passa por uma gestão mais integrada, modelo que já vem sendo aplicado na atual gestão do governador Carlos Brandão e que ele pretende ampliar.

“Um encontro muito importante para conversarmos sobre o que idealizamos para o futuro da saúde do nosso estado. E eu não poderia começar sem agradecer ao melhor secretário de Saúde que o Maranhão já teve: Tiago Fernandes, que é uma das pessoas que fez questão de me apoiar nessa missão, porque acredita que a saúde precisava chegar de verdade à vida das pessoas”, disse Orleans.

O pré-candidato relatou ainda que todas as visitas que realizou no interior do estado, como secretário de Assuntos Municipalistas, ouvindo cada cidade, cada regional, entendendo os desafios, foi fundamental para que ela conhecesse melhor a realidade e pudesse agir. “Hoje, o governo tem obras e ações nos 217 municípios, mas também temos consciência de que ainda podemos fazer muito mais”, afirmou.

Programas

Orleans citou algumas ações que ajudaram a alavancar a saúde do Maranhão, como o programa Cuidar dos Olhos, que já realizou mais de 650 mil atendimentos em todo o estado, devolvendo a visão e a dignidade para milhares de pessoas.

Mencionou também a expansão da hemodiálise. “Lembro de uma paciente que saía de Barreirinhas e levava horas para chegar a São Luís, três vezes por semana, para fazer um tratamento tão difícil. Aquilo me marcou profundamente. E foi a partir dessas histórias que decidimos agir”, relatou ele, acrescentando ainda que o Maranhão saiu de 220 cadeiras de hemodiálise para mais de 700, proporcionando qualidade de vida e menos sofrimento para milhares de pessoas.

O pré-candidato também destacou avanços com a implantação de policlínicas, novos hospitais e serviços especializados, como o hospital da região Tocantina, referência em neurologia e cardiologia.

“Sabemos da importância de descentralizar o atendimento e levar qualidade para mais perto da população. E é com esse mesmo compromisso que queremos avançar ainda mais: ampliar a oncologia para todas as regionais, fortalecer o atendimento especializado e continuar ouvindo quem realmente faz a saúde acontecer. Eu sei que um plano de governo sério precisa ser construído ouvindo as pessoas, especialmente quem está na linha de frente. São vocês que conhecem os desafios e que ajudaram a transformar os indicadores do nosso estado”, ressaltou.

Os diálogos promovidos por Orleans Brandão com representantes de diversas categorias profissionais visam ouvir diferentes setores da sociedade com o objetivo de construir propostas alinhadas às reais necessidades da população maranhense.

Sem limites para gastar dinheiro público, Fernando Pessoa tenta obter mais de R$ 40 milhões em empréstimos em ano eleitoral

O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, do PDT, decidiu apostar alto no endividamento do município em pleno ano eleitoral. Segundo dados registrados no Tribunal de Contas do Estado, no qual a Folha do Maranhão divulgou, o gestor está buscando empréstimos que somam R$ 40 milhões junto à Caixa Econômica Federal.

A movimentação financeira acontece faltando pouco mais de cinco meses para as eleições de outubro. Bruna Pessoa, irmã do prefeito, é pré-candidata a deputada estadual e o prefeito precisa mostrar serviço na cidade. Além do projeto familiar, Fernando Pessoa tenta abafar as críticas e denúncias sobre o uso de dinheiro do Fundeb com a entrega de obras de última hora.

A conta que ficará para o povo de Tuntum é pesada. Dois contratos de R$ 10 milhões cada um já foram assinados. O primeiro é para instalar energia solar e vai custar mais de R$ 22,7 milhões até o fim do pagamento por causa dos juros. O segundo contrato tem um valor final de R$ 20,8 milhões, mas a prefeitura não detalhou publicamente onde esse dinheiro será gasto.

Além desses valores, existe um terceiro pedido de R$ 20 milhões focado em asfalto que ainda está em análise. Na prática, o prefeito está usando o crédito da cidade para garantir fôlego político agora, mas deixa um boleto milionário para as próximas gestões e para os moradores pagarem nos próximos anos.