Gestão do Coren-MA é investigada por suposta fraude documental e se mantém no cargo por liminar

A eleição que levou o enfermeiro José Carlos Araújo Júnior à presidência do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren/MA) está envolta em uma grave polêmica. A atual gestão, que permanece no cargo amparada por decisão liminar, enfrenta acusações de irregularidades na inscrição da Chapa 2 – “Enfermagem Forte e Valorizada”.

De acordo com documentos que o portal SLZMA teve acesso, o caso tramita na 2ª Vara Federal Criminal e na 13ª Vara Federal Cível, além de ser alvo de investigação da Polícia Federal e acompanhamento pelo Ministério Público Federal (MPF) desde janeiro de 2025.

As suspeitas recaem sobre a suposta utilização de 46 certidões falsificadas para viabilizar a candidatura da chapa vencedora – sendo 36 delas referentes a registros cíveis e criminais da Justiça Federal.

À época, em maio de 2023, durante o período de inscrição das chapas, a Comissão Eleitoral responsável pelo pleito não teria identificado inconsistências nos documentos apresentados. Assim, a Chapa 2 foi deferida, enquanto as demais concorrentes tiveram seus pedidos negados.

Após contestação, representantes das chapas indeferidas buscaram informações diretamente nos órgãos emissores – o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e o Tribunal Regional Federal (TRF). Ambos, por meio de suas corregedorias, confirmaram que as certidões apresentadas não constavam como oficialmente emitidas.

Um parecer técnico da Corregedoria de Informática do TRF reforça a suspeita de que as certidões usadas pela chapa não seriam autênticas.

O caso levanta questionamentos sobre a lisura do processo eleitoral e coloca em xeque a legitimidade da atual direção do Coren-MA, que segue sob forte pressão política e judicial.

A nossa equipe tentou contato com a direção do Coren-MA para obter a versão do presidente José Carlos Araújo Júnior sobre as acusações, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para que o gestor ou a entidade possam se manifestar a qualquer momento.

Outro lado – A atual gestão do Coren/MA, se manifesta através de nota.

Nota de Esclarecimento – Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA)

Em atenção à matéria recentemente publicada no portal SLZMA, o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) vem, com o devido respeito, esclarecer os fatos noticiados:

1. Processo Eleitoral Transparente e Auditável
A eleição do COREN-MA foi conduzida com rigorosos critérios de transparência, conforme normas do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), com auditorias que garantem a integridade e segurança de todo o pleito.

2. Participação Democrática da Categoria
Mais de 50% dos profissionais de enfermagem aptos participaram das eleições, reafirmando a legitimidade e a vontade soberana da categoria.

3. Infundadas Acusações de Fraude
As alegações de fraude não possuem comprovação e ferem a imagem de um processo legítimo. Todos os atos do pleito são fiscalizados e auditáveis.

Frisa-se que nenhum dos integrantes eleitos da Gestão 2024/2026 possui condenações cíveis ou criminais na Justiça Estadual do Maranhão (TJMA) ou na Justiça Federal (TRF1).

Dessa forma, reafirmamos que as acusações divulgadas não passam de perseguições políticas infundadas, alimentadas pelo inconformismo diante do resultado democrático das eleições de 2023.

O COREN-MA reitera seu compromisso com a legalidade, a ética e a transparência, e se coloca à disposição da Justiça, dos profissionais de enfermagem e da imprensa para todos os esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,
Gestão 2024/2026 – Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA)
Rua Carutapera, 3, Jardim Renascença – São Luís/MA | CEP: 65075-180