SLZMA

Informação e Entretenimento

672x150

Maranhão é o 4° estado mais violento do Nordeste

O Maranhão é o quarto estado mais violento do Nordeste em índices de mortes violentas intencionais, é o que aponta o Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De janeiro a outubro de 2023, o estado registrou 1.498 mortes, ficando apenas atrás da Bahia, Pernambuco e Ceará, que lideram o ranking, respectivamente.

Os dados são parciais já que dependem de informações das Secretarias de Segurança Pública dos estados. No Maranhão faltam serem contabilizados os casos dos meses de novembro e dezembro, o que pode elevar a estatística.

Só na Grande São Luís, em 2023, foram registrados 240 crimes violentos letais intencionais, segundo informações disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). Foram 177 homicídios, 49 feminicídios e 12 latrocínios (roubo seguido de morte).

O levantamento aponta ainda que, na capital, agosto foi o mês mais violento: com 27 pessoas assassinadas, sendo o mês de abril o mês menos sangrento, contabilizando oito homicídios no período.

No mês de dezembro, 23 pessoas morreram vítimas da violência, sendo 18 homicídios dolosos, dois feminicídios e 3 mortes ainda a esclarecer as circunstâncias. A estatística mostra ainda que desses crimes, doze aconteceram em São Luís; sete em São José de Ribamar; uma em Paço do Lumiar.

Entenda
Os Crimes Violentos Letais Intencionais englobam homicídios, feminicídios, latrocínio (roubos seguidos de morte) e óbitos por lesões corporais.

difusora on

SLZMA

Voltar ao topo