O governador Carlos Brandão (PSB) tem a quarta pior aprovação, segundo levantamento do Atlas Intel divulgado em janeiro deste ano.
Depois de realizar um ranking nacional dos prefeitos, pela primeira vez, a pesquisa Atlas estudou a aprovação de todos os governadores do país a partir de uma coleta de dados em todas as unidades de federação entre os dias 18 e 31 de dezembro.
A empresa de pesquisa atribui o desempenho desfavorável ao contexto de problemas de governabilidade.
Em meio a crises na cultura, com a não valorização de artistas locais, falta de leito em hospitais públicos, altas nos preços e aumento da violência, a atual gestão não tem agradado os maranhenses.
Em suma, Brandão tem 39% de desaprovação, o que faz com o Maranhão esteja atrás de outros 23 estados mais bem avaliados. Abaixo do Maranhão estão apenas Rondônia (Marcos Rocha), Rio de Janeiro (Cláudio Castro) e Pernambuco (Raquel Lyra).
Quanto ao cruzamento demográfico no estado, 38.3% dos homens e 39.2°% das mulheres desaprovam o governador Carlos Brandão, com a maioria tendo entre 16 e 24 anos.
Ao considerar a renda familiar, a desaprovação é maior na população com renda acima de R$ 10 mil. Nesse grupo, o índice de desaprovação é de 55.7%, seguido pela população com menor renda, de até R$ 2 mil cujo índice é 41.6%.
Em termos de escolaridade, aqueles que concluíram o ensino médio são os mais decepcionados, atingindo 42.6% de cidadãos insatisfeitos.
Para garantir a representatividade em nível nacional, as amostras da Atlas Intel usam um algoritmo interativo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior. A margem de erro da pesquisa depende do tamanho de cada estado, oscilando entre 1 e 5 pontos percentuais.
Confira:
difusora on