SLZMA Sem Filtro

O Maranhão voltou a liderar uma lista nada bonita. Segundo dados do IBGE divulgados pelo Poder360 , o estado é o campeão nacional de trabalhadores informais, com 57% da população ocupada vivendo de bicos, sem carteira, sem direitos e sem garantia nenhuma.
São 1,5 milhão de maranhenses na informalidade, de um total de 2,7 milhões que hoje trabalham em alguma atividade.

E o problema não é só nosso. Pará, Piauí, Amazonas, Bahia e Ceará também estão no mesmo barco. A informalidade domina o Norte e o Nordeste e está bem acima da média nacional, que é de 37,8%.

Enquanto isso, estados como São Paulo, mesmo com 7,1 milhões de informais, têm taxa menor por causa da enorme população ocupada.

O cenário mostra uma realidade dura: baixa escolaridade, baixo rendimento e pouca oportunidade formal de emprego, como explica o analista do IBGE William Kratochwill. O Brasil tem hoje 6,1 milhões de desempregados e 38,7 milhões de trabalhadores informais.

É o retrato de um país que tenta andar enquanto metade dos trabalhadores segue sem proteção, sem direitos e com renda instável.

E, ENQUANTO ISSO EM SÃO LUÍS… A BOMBA DO TRANSPORTE

Enquanto os números do IBGE mostram o peso da informalidade, em São Luís o trabalhador enfrenta outro drama: salário atrasado de novo no transporte público.

O Sindicato dos Rodoviários notificou as empresas nesta sexta (21) exigindo que os pagamentos atrasados sejam regularizados em até 72 horas.
Se não cair o dinheiro, a categoria promete greve geral na quarta (26), podendo parar toda a Grande São Luís.

A situação já atinge usuários diretamente. Apenas a empresa 1001 segue com ônibus parados enquanto espera o pagamento prometido.

E o problema se arrasta na Justiça. O TRT-16 já cobrou o SET para comprovar, em 48 horas, os pagamentos relativos a outubro. O desembargador Luiz Cosmo classificou a situação como grave e avisou que, se não tiver comprovação, pode vir nova multa diária.

A prefeitura tentou depositar R$ 2 milhões de subsídio, mas a Justiça do Trabalho extinguiu a ação sem julgamento, dizendo que esse tipo de questão só pode ser tratada no TRT-16.

Enquanto isso, 15 bairros seguem afetados pelos ônibus da 1001 parados:
Ribeira, Vila Itamar, Tibiri, Cohatrac, Parque Vitória, Alto do Turu, Vila Lobão, Vila Isabel, Vila Esperança, Recanto Verde, Forquilha, Ipem Turu e outros.

A Expresso Marina voltou a circular, mas longe da normalidade.

NO CAMPO POLÍTICO… DINOS, BLINDADOS E BASTIDORES

No meio dessa turbulência social e econômica, outro assunto rendeu repercussão nacional: o jornalista Claudio Humberto, do Diário do Poder, publicou reportagem afirmando que um Toyota SW4 blindado do TJMA, comprado com verba destinada à segurança de magistrados, estaria sendo usado por Flávio Dino e familiares em deslocamentos particulares em São Luís.

Segundo a apuração divulgada, não existe registro público da cessão do veículo, o que abriu um novo debate sobre transparência.

E O CLIMA ESQUENTA NA SUCESSÃO DE BRANDÃO

O vice-governador Felipe Camarão também virou manchete após “endurecer” o discurso em Itapecuru-Mirim:

“Eu vou lutar e não tem quem faça eu desistir”, disse ele sobre a disputa pelo Governo do Maranhão.

Mas, apesar do discurso firme, o clima interno no PT não é dos melhores para Camarão.
Figuras tradicionais do partido e aliados que sempre estiveram ao seu lado, como o co-vereador Jhonatan Soares e o Coletivo Nós, agora demonstram aproximação ao projeto de Orleans Brandão, secretário estadual e nome do Palácio.

Ou seja, o jogo está longe de estar definido, e os movimentos internos só aumentam.

Prefeitura de Humberto de Campos mantém atendimento e assistência às crianças feridas após disparo acidental efetuado por menor de idade

A Prefeitura de Humberto de Campos informa que, na tarde deste sábado, (22) de novembro, ocorreu um incidente envolvendo arma de fogo de fabricação caseira, manuseada por uma criança de 11 anos, resultando em disparo acidental que atingiu três menores.

As vítimas foram prontamente socorridas e encaminhadas ao Hospital Municipal Elda Ribeiro Fonseca no próprio município, onde receberam os primeiros atendimentos de forma imediata e adequada.

Às 16h30, o paciente V.G.M.S., 10 anos, morador da Rua Areal, apresentou o quadro mais grave. Após atendimento emergencial e estabilização no hospital municipal, foi transferido imediatamente para o hospital de referência (Hospital de Regional Barreirinhas), onde permanece internado para realização de procedimentos e cuidados especializados.

A segunda vítima, I.V.M.S., 6 anos, também foi encaminhada ao hospital de referência, recebeu os atendimentos necessários, evoluiu satisfatoriamente, recebeu alta e retornou ao município de origem.

A terceira vítima, J.L.S.R., 14 anos, apresentou lesão superficial, recebeu atendimento médico, avaliação completa, orientações e recebeu alta hospitalar.

A Prefeitura de Humberto de Campos mantém seu compromisso com a assistência integral às vítimas, garantindo todo o suporte necessário no âmbito da saúde, e permanece acompanhando a evolução dos casos em conjunto com a equipe de referência.

Por fim, esclarece que todas as medidas cabíveis dentro da competência desta Secretaria estão sendo tomadas, sempre pautadas pela responsabilidade, ética e cuidado com a vida.

Bolsonaro é preso preventivamente pela Polícia Federal em Brasília

A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em sua casa, em Brasília, neste sábado, 22 de novembro, pela manhã, por volta das 6h, e o levou para a sede da superintendência da PF em Brasília. A prisão preventiva foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Prefeito de Imperatriz culpa população por alagamentos: “Lixo na rua”

A chuva forte registrada na noite de quarta-feira (19) deixou rastro de destruição na segunda maior cidade do Maranhão. Diante da situação o prefeito Rildo Amaral (PP) afirmou, em um vídeo em suas redes sociais nesta quarta-feira (20), que a culpa dos alagamentos em Imperatriz é da população que obstrui os bueiros e joga lixo nas ruas.

A notificação é que estamos fazendo. A próxima vem a equipe do planejamento para poder estar punindo no bolso. Então, é um momento de ajuda. Não jogue lixo para que a água possa levar aos bueiros. Acomode seu lixo. Se for chover, bote para dentro de novo para que a gente não possa ter os riscos de o que aconteceu ontem”, disse o prefeito.

A fala mostra que o gestor tenta inverter a responsabilidade pelos estragos. Ele afirma que a prefeitura vai começar a multar moradores sugerindo que o alagamento ocorreu porque as pessoas não teriam guardado o lixo ou teriam deixado sacolas na rua. Na prática o prefeito transfere para os cidadãos uma culpa que não é deles.

Quando uma cidade fica totalmente tomada pela água, com ruas, casas e até hospital sendo invadidos, o problema é muito maior que lixo em calçada. Falta drenagem eficiente. Falta limpeza urbana constante. Falta manutenção de canais e galerias. Falta gestão preventiva de enchentes.

O prefeito também sugere que moradores prevejam a chuva e guardem o lixo dentro de casa. A ideia é irreal, além de reforçar a tentativa de responsabilizar a população em vez de enfrentar as falhas estruturais que deveriam ser tratadas pelo governo municipal.

Iracema Vale é condecorada com a mais alta honraria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi condecorada, na quarta-feira (19), com a insígnia Grande-Oficial da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, honraria máxima concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.

Durante a solenidade, a parlamentar ressaltou a relevância da homenagem em sua trajetória pessoal e profissional.

“Essa medalha representa tudo o que vivi e aprendi dentro do Tribunal Regional do Trabalho, uma Casa que fez parte da minha formação e que me ensinou valores que levo para toda a vida”, afirmou Iracema.

A comenda é destinada a personalidades e instituições com relevantes contribuições para a Justiça do Trabalho, cidadania e promoção da justiça social.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Márcia Andrea, destacou que a Ordem Timbira é uma forma de reconhecer aqueles que atuam em prol da justiça e dos direitos dos trabalhadores.

“A entrega desta comenda simboliza a valorização de profissionais e autoridades que colaboram para o fortalecimento da Justiça do Trabalho e para o desenvolvimento social em nosso estado”, afirmou.

A homenagem também reafirma o compromisso da presidente da Assembleia Legislativa com a instituição, cuja principal função é lutar pelos direitos dos trabalhadores do Maranhão.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Antônio Pereira (PDT); Ana do Gás (PCdoB); Davi Brandão (PSB); Glalbert Cutrim (PDT); Helena Dualibe (PP); Yglésio Moyses (PRTB); Dra. Vivianne (PDT); Fred Maia (PDT); Florêncio Neto (PSB); Neto Evangelista (União); Catulé Júnior (PP); o presidente da Famen, Roberto Costa (MDB); além de outras autoridades e servidores.

Dr. Pedro faz história em Presidente Juscelino, sendo o primeiro prefeito a levar asfalto às comunidades rurais

Presidente Juscelino viveu um dia histórico. Pela primeira vez na história do município, comunidades rurais receberam asfaltamento, um feito inédito realizado pela gestão do prefeito Dr. Pedro.

O prefeito destacou a gratidão a Deus pela oportunidade de concretizar uma demanda antiga da população e lembrou que o avanço só foi possível graças à parceria com o governador Carlos Brandão e com o secretário Orleans Brandão, que vêm ampliando investimentos em infraestrutura por todo o Maranhão.

A chegada do asfalto à zona rural representa mais qualidade de vida, mobilidade e dignidade para as famílias que dependem das estradas todos os dias. Um marco que entra para a história de Presidente Juscelino e reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento do município.

VÍDEO: Fiscalização de vereadoras aponta falta de merenda escolar em escolas de Centro Novo

A crise na educação de Centro Novo do Maranhão voltou a chamar atenção depois de novas denúncias de pais e alunos sobre a falta de merenda escolar. As vereadoras Dra. Mércia e Adriana Araújo foram às escolas do município de Centro Novo do Maranhão e encontraram uma situação vergonhosa. Em vídeo registrado pelas próprias parlamentares, a cantina da Escola Antônio da Cruz aparece completamente vazia: armários sem nada, geladeira zerada, nenhum tipo de alimento.

Segundo relatos de funcionários e dos próprios pais, as crianças estariam sendo liberadas mais cedo por falta de merenda escolar, um absurdo que fere diretamente o direito dos alunos e revela um cenário de abandono, a omissão da Secretaria de Educação e o total descompromisso da gestão municipal com o básico: garantir comida e dignidade às crianças. Uma vergonha para Centro Novo.

Mesmo cumprindo suas atribuições legais garantidas pela Constituição Federal, as vereadoras relatam que a SEMED, comandada pela irmã do prefeito, tentou impedir o acesso delas às áreas onde a merenda deveria estar armazenada. Uma tentativa de barrar a fiscalização que levanta ainda mais suspeitas sobre a gestão da Educação no município.

O prefeito Júnior Garimpeiro (PSDB), que deveria estar resolvendo os problemas do município, recentemente ganhou as manchetes após ser preso pela Polícia Militar do Mato Grosso, suspeito de envolvimento com extração ilegal de ouro. Enquanto isso, as escolas seguem largadas e as crianças passando necessidade.

A pergunta que fica é simples: se a merenda não chega às escolas, onde está sendo aplicado o dinheiro público que deveria garantir alimentação digna aos alunos?

As vereadoras afirmam que continuarão acompanhando o caso e cobrando providências imediatas. Para elas, merenda escolar não é favor. É direito, é lei e precisa ser garantida com qualidade para todas as crianças do município.

Em pesquisa e disco voador, acredita quem quer

PESQUISA bem feita tem seu valor científico e isso ninguém discute. Mostra o momento e só o momento. Mas acreditar que um levantamento feito a quase um ano da eleição já define quem será o próximo governador do Maranhão é como acreditar que disco voador pousou no Bacanga. Crê quem quer.

A nova pesquisa do Instituto Econométrica, encomendada pelo Imirante, ouviu 1.283 eleitores entre 13 e 16 de novembro e colocou Orleans Brandão com 33 por cento Eduardo Braide com 29,2 por cento e Lahésio Bonfim com 18,2 por cento. Felipe Camarão aparece com 7,3 por cento. É um retrato de agora, nada além disso. Não mostra alianças futuras nem mudanças de cenário, não mostra o impacto da campanha nas ruas e não diz como esses personagens estarão quando outubro de 2026 realmente chegar.

Pesquisa não ganha eleição. Não pode também ser analisada à luz do emocional e das torcidas organizadas dos candidatos. Não sabemos nem como ficarão as composições partidárias para a disputa do próximo ano. Hoje um é líder de pesquisa e amanhã cai. Outro está apagado e de repente vira fenômeno de redes sociais. E enquanto isso tem político que já comemora como se estivesse com a chave do Palácio dos Leões no bolso. Mas eleição no Maranhão não se decide em gráfico colorido, se decide no corpo a corpo, no território, no enfrentamento direto com o eleitor e não no achismo de pesquisa feita com tanta antecedência.

Entre comemorações exageradas e choros antecipados, o que sobra é a velha lógica da política maranhense. Antes da campanha oficial começar tudo é especulação e conversa para boi dormir. Pesquisa não ganha eleição e nem derruba ninguém.

No fim das contas ninguém está eleito e ninguém está eliminado. Só acredita em pesquisa como fator decisivo dessa disputa quem quiser. O resultado de verdade só aparece na urna. Até lá tudo continua como sempre foi. Uma mistura de expectativa, aposta e fé. Quase a mesma discussão de acreditar ou não em disco voador.

ESPAÇO ABERTO

O portal SLZMA está com o espaço aberto para todos que apareceram na pesquisa do Instituto Econométrica, independente da posição, a comentarem seus resultados. É só enviar.

“Fala para inglês ver”: vereador do governo fala, fala e não diz nada sobre a crise do transporte em São Luís

Há uma linguagem popular que diz “para inglês ver”. Esta é a expressão que melhor resume a tentativa do líder do governo, vereador Dr. Joel (PSD), de explicar a situação do transporte público foi uma verdadeiro show de falação sem conteúdo ao falar sobre subsídio atrasados e salários pendentes, mas respondeu de forma totalmente genérica, confusa e sem apresentar um único dado concreto.

O discurso dele foi tão vazio que parecia feito só para enrolar. Falou, falou e não explicou nada. Não disse quando a prefeitura irá resolver o problema, mesmo diante da greve, dos 66 milhões já repassados este ano pela Prefeitura.

Enquanto isso, a população sofre nos pontos, motoristas ficam sem salário e o sistema continua em colapso. O vereador, que deveria trazer respostas, mostra apenas despreparo e falta de conhecimento sobre o próprio assunto. Dr. Joel acabou provando, com a própria fala, que está tão perdido quanto o transporte público da cidade.

Braide coloca band-aid na ferida do transporte público de São Luís quando o sistema precisa é de antibiótico

A crise do transporte público em São Luís é como uma ferida antiga, aberta, infeccionada e maltratada há décadas. Mais uma vez, ao invés de tratar o problema com o antibiótico que resolveria de verdade, com planejamento, transparência e enfrentamento aos empresários, a Prefeitura opta por colocar um simples band aid que apenas cobre o problema, mas não cura nada.

A fala do prefeito Eduardo Braide sobre a greve que já dura cinco dias em duas empresas de ônibus mostra exatamente isso. Ele disse que “mais um ano os empresários deixam de pagar os trabalhadores”. A verdade é que essa ferida nunca cicatrizou porque nunca houve um tratamento sério.

Só este ano, a Prefeitura repassou mais de 66 milhões de reais em subsídios para os empresários do sistema. Esse dinheiro público deveria ser usado exclusivamente para pagar motoristas e cobradores. Mesmo assim, mais uma vez, os empresários deixaram os trabalhadores sem salário e a cidade inteira sem ônibus.

Braide agora afirma que vai depositar o dinheiro diretamente na Justiça do Trabalho para garantir que os rodoviários recebam. Também anunciou que vai liberar corridas por aplicativo para a população prejudicada pela paralisação. São medidas que aliviam o sintoma, mas não atacam a raiz do problema.

A verdade nua e crua é simples. O sistema de transporte de São Luís está deteriorado há muitos anos e nenhum prefeito teve coragem de enfrentar o grupo de empresários que domina o setor. A Prefeitura promete investigar movimentações financeiras do SET, mas isso deveria ter sido feito desde o primeiro dia da gestão. O caos que explode agora não é novidade para ninguém, já que os ônibus continuam velhos, as empresas continuam falidas, os contratos seguem sem fiscalização, os trabalhadores vivem sem garantias e os passageiros são abandonados.

Agora a cidade se depara com corrida de aplicativo custeada pelo município, depósito judicial e promessa de auditoria. Tudo isso é paliativo. Tudo isso é band aid.

O antibiótico de verdade seria romper o ciclo de submissão aos empresários, revisar completamente o contrato do sistema, exigir frota renovada, punir quem descumpre, abrir licitação ampla e garantir transparência total para a população. No entanto, isso nunca acontece.

Enquanto isso, a ferida continua aberta. Continua inflamada. Continua doendo todos os dias. E São Luís segue tentando se mover dentro de um sistema que já ruiu há muito tempo.

Maranhão planeja ‘faculdade do petróleo’ para atuar na Margem Equatorial

O governo do Maranhão planeja criar uma faculdade de petróleo e gás para formar profissionais para atuar nas empresas que devem atuar na região caso a exploração na Margem Equatorial avance.

“Vamos iniciar uma faculdade de petróleo e gás. Daqui a cinco anos, teremos jovens preparados para entrar no mercado de trabalho. Senão, vamos ter que buscar pessoas em São Paulo”, diz Carlos Brandão, o governador do estado, em entrevista exclusiva à EXAME durante sua participação na COP30.

Brandão afirma que o seu governo estruturará cursos técnico-profissionalizantes na área para atender à demanda futura.

“Vamos nos preparar esses cinco anos para que, quando a exploração acontecer, tenhamos pessoas qualificadas e preparadas para o futuro”, diz.

No último dia 21 de outubro, o Ibama concedeu a licença para perfuração de um polo exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, a 500 km da foz do rio Amazonas e a 175 km da costa.

Esse é apenas o primeiro passo para confirmar o potencial da área para uma futura produção de petróleo.

A previsão é de que todo o processo de perfuração exploratória e o início da produção levem entre 7 e 10 anos.

O discurso do governador segue a linha de outros chefes do executivo da região da Amazônia Legal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na defesa da exploração na região.

Brandão afirma que o Maranhão tem duas das cinco bacias da região, a Grão-Pará e a de Barreirinhas.

Com isso, a expectativa é de produção de 60 bilhões de barris de petróleo.

O chefe do Executivo disse que ainda não há estimativas de qual valor de royalties o estado receberá, mas que será importante para o desenvolvimento da região.

“Não tenho dúvidas de que quando o governo começar a receber os royalties teremos muito mais recursos para realizar as obras estruturantes de que o estado precisa“, afirma.

Brandão cita ainda que há um mês o estado recebeu um navio de uma empresa da Noruega para realizar uma análise sísmica.

Já são 16 blocos onde foram feitos estudos, que estarão disponíveis para leilão.

“Entendemos que é um projeto para cerca de seis a sete anos — entre a sísmica, o leilão e os testes. Então, não é uma coisa para o meu governo, mas eu tenho que deixar estruturado para o próximo”, diz.

• Recursos para o Ibama:

O governador diz que existe uma articulação entre os governadores da região para que parte dos recursos da exploração sejam direcionados para o Ibama para cuidar da preservação.

“Isso não acontece no pré-sal do Sudeste — Espírito Santo, Rio de Janeiro, um pouco São Paulo —, mas sugerimos isso para a Margem Equatorial”, afirma.

Brandão disse que o assunto foi levado para a presidência da Petrobras, que avaliará a demanda.

• Pautas na COP:

Entre as pautas que apresentou na COP30, Brandão destaca a regularização fundiária, com mais de 8,5 mil títulos de terra distribuídos, com atendimento de 22 mil famílias.

Brandão destaca ainda que o Maranhão conseguiu R$ 45 milhões com o governo da Alemanha para um projeto contra queimadas.

“Conseguimos aprovar e estruturar um projeto para reestruturar 49 unidades do Corpo de Bombeiros e construir mais sete. Conseguimos R$ 45 milhões junto ao governo da Alemanha”, afirma.

Zé Inácio destaca parceria entre Lula e Brandão nas obras da Nova Litorânea

Zé Inácio destacou, nesta segunda-feira (17), a importância da parceria entre o presidente Lula e o governador Carlos Brandão para a execução da Nova Avenida Litorânea, uma das maiores obras de mobilidade urbana da história da Grande Ilha. Em vídeo publicado em seu Instagram, o parlamentar visitou o canteiro de obras e ressaltou os avanços que a iniciativa trará para a população.

Segundo Zé Inácio, a Nova Litorânea representa um marco para a infraestrutura do Maranhão. A obra vai dobrar a extensão da atual avenida, passando de 7 para 14 quilômetros, com seis pistas, ciclovia, calçadão, drenagem e saneamento básico. “É uma transformação completa que vai garantir mais fluidez no trânsito e mais qualidade de vida para moradores e turistas”, afirmou.

Com um investimento superior a R$ 230 milhões do Governo Federal, por meio do Novo PAC, a obra beneficiará diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas que vivem e circulam pela Grande Ilha. Para Zé Inácio, esse é um exemplo concreto de como a união entre os governos estadual e federal gera resultados expressivos para o Maranhão.

“É mais uma grande parceria entre o governador Brandão e o presidente Lula, um trabalho conjunto que está modernizando o estado e levando desenvolvimento para todos os cantos”, destacou.

No Instagram, o deputado reforçou seu compromisso com o acompanhamento das obras estruturantes no estado: “Estive na Nova Litorânea conferindo de perto essa grande obra fruto da parceria entre o presidente Lula e o governador Carlos Brandão. A avenida vai dobrar de tamanho e melhorar a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas na Grande Ilha. Mobilidade, desenvolvimento e qualidade de vida: o Maranhão segue em movimento!”

A Nova Litorânea se consolida como uma das intervenções mais importantes da gestão atual, fortalecendo o turismo, a economia local e garantindo um novo ritmo para a mobilidade urbana na capital.