Prefeito César Castro pode ser investigado para explicar o destino de mais de 8 milhões de reais na saúde de Cacheira Grande em 2025

Junto com a falta de médicos, medicamentos e a infraestrutura precária das UBS do município de Cachoeira Grande, que transformou a Saúde da cidade em um verdadeiro caos, existe um mistério milionário que atormenta a população: o que o prefeito Cesar Castro (PL) fez com mais de R$ 8 milhões recebidos para o setor por meio de emendas parlamentares (dinheiro extra)?!

Conforme dados do Portal de Transparência do Governo Federal e Fundo Nacional de Saúde (FNS), o município de Cachoeira Grande recebeu mais de R$ 8 (oito milhões) juntando com emendas parlamentares que somam R$ 4,5 milhões.

A essa conta, ainda falta acrescentar mais recursos federais recebidos pela gestão Cesar Castro em recursos ordinários para a Saúde, dinheiro que é transferido mensalmente pelo Governo Federal para a conta da prefeitura.

A chegada desse dinheiro nas contas da prefeitura cachoeirense tem a justificativa de recursos de custeio para o Incremento Temporário do Piso de Atenção Primária (PAP) e de Incremento Temporário Média e Alta Complexidade (MAC).

E como se trata de recursos federais, certamente a CGU e a Polícia Federal devem, tão logo, vir em busca de saber o destino dessa fortuna…

PF vai investigar prefeito de Buriticupu por suposta fraude em obras das voçorocas, determina TRF-1

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) determinou que a Polícia Federal instaure inquérito contra o prefeito de Buriticupu, João Carlos Teixeira da Silva, por indícios de fraude na execução de contratos financiados com recursos da União destinados ao enfrentamento das voçorocas no município.

A decisão foi proferida pelo desembargador federal Marcus Bastos, no dia 13 de novembro, após acolher o pedido do Ministério Público Federal (MPF).

O foco da investigação é a Tomada de Preços nº 005/2023, que tinha como objeto a demolição de 89 unidades habitacionais localizadas em áreas de risco na zona urbana, interditadas devido ao avanço das crateras.

De acordo com a petição inicial do MPF, a prefeitura firmou contrato com a empresa Milenar Empreendimentos Ltda. no valor de R$ 417.990,73. A empresa recebeu o pagamento integral em agosto de 20245. No entanto, diligências realizadas pela Promotoria de Justiça de Buriticupu em dezembro de 2024 constataram que as casas não foram demolidas, apesar de a verba ter sido liquidada.

O Ministério Público aponta que o gestor municipal teria tentado “ludibriar a fiscalização”. O município chegou a enviar fotos datadas de fevereiro de 2024 ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para comprovar a obra. Contudo, uma nova vistoria técnica realizada pelo MP em dezembro do mesmo ano — dez meses depois — revelou que as residências nas ruas Dr. Medeiros, da Independência e 31 de Julho continuavam de pé, em estado de abandono.

“As poucas demolições encontradas, segundo informações dos moradores da região, foram realizadas pelos próprios proprietários”, destaca o relatório da Procuradoria Regional da República. Além disso, o contrato previa o transporte dos entulhos, mas a fiscalização encontrou resíduos no local, indicando inexecução também desta etapa.

Crimes investigados
O MPF sustenta que o prefeito João Carlos Teixeira da Silva tem responsabilidade direta no caso, pois assinou a declaração de cumprimento do objeto e o termo de aceitação definitiva dos serviços, atestando falsamente ao Governo Federal que a demolição das 89 casas havia sido concluída.

Os fatos podem configurar, em tese, os crimes previstos no artigo 337-L do Código Penal (fraude em licitação ou contrato) e no Decreto-Lei nº 201/1967 (crimes de responsabilidade de prefeitos).

Com a autorização do TRF-1, o processo (nº 1043362-93.2025.4.01.0000) tramitará diretamente entre a Polícia Federal e o Ministério Público. A PF terá um prazo inicial de 120 dias para realizar diligências, que incluem novas perícias nos locais, oitiva dos empresários da Milenar Empreendimentos e o depoimento do prefeito João Carlos.

O MPF também acionou a Procuradoria da República no Maranhão para que adote providências na esfera cível e de improbidade administrativa contra os envolvidos.

Com informações blog CTA Notícias

Mulher atropelada e arrastada pelo ex na Marginal Tietê teve pernas amputadas passará por nova cirurgia

A mulher que teve pernas amputadas após ser atropelada e arrastada segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela foi atropelada e arrastada por seu ex-companheiro na Marginal Tietê, zona norte de São Paulo. Em decorrência da violência, a vítima, identificada como Taynara Souza Santos, teve as duas pernas amputadas. Taynara está em estado grave e será submetida a uma nova cirurgia nos quadris nesta terça-feira (2).

O crime ocorreu no último sábado (29), quando Douglas Alves da Silva, de 26 anos, usou seu carro para atingir e arrastar a ex-companheira. Segundo informações dos advogados da família, Taynarafoi arrastada por cerca de um quilômetro, desprendendo-se do veículo somente quando o agressor passou pela calçada de um posto de gasolina. Ela foi socorrida por testemunhas que presenciaram a cena. O suspeito foi preso no domingo e o caso é investigado como tentativa de feminicídio.

Prefeito Dino Penha perde o controle e toma celular de morador durante protesto na MA-014

O prefeito de São Bento, Dino Penha, protagonizou uma cena tensa na manhã desta terça-feira (2) durante um protesto realizado na MA-014. Moradores bloquearam a rodovia cobrando respostas sobre a obra inacabada e aguardavam uma posição mais firme da gestão municipal.

Ao chegar ao local, o gestor tentou negociar a liberação da via, mas a situação rapidamente saiu do controle. Pressionado por populares que exigiam explicações, o prefeito se irritou ao perceber que estava sendo filmado. Em um ato que gerou forte indignação entre os manifestantes, Dino Penha tomou o celular das mãos de um morador que registrava o diálogo.

A atitude revoltou quem acompanhava o protesto e aumentou ainda mais o clima de insatisfação no município, que já enfrenta críticas pela lentidão na conclusão da obra.

Advogados levam caso do Tech Office ao STF e apontam demora de Humberto Martins em processo que envolve investigação no Maranhão

Uma movimentação nos bastidores do Judiciário voltou a colocar o Maranhão no centro da atenção nacional. Advogados ligados ao caso Tech Office, em São Luís, recorreram ao Supremo Tribunal Federal acusando que um processo que está no gabinete do ministro Humberto Martins, do STJ, estaria parado desde agosto sem despacho. A informação foi revelada pelo Imirante em matéria assinada pela jornalista Carla Lima.

Segundo a apuração da jornalista, os advogados ligados ao processo do Tech Office, em São Luís, afirmam que um pedido de habeas corpus está sem qualquer movimentação desde agosto no gabinete de Humberto Martins. Eles alegam que a paralisação seria injustificada e decidiram buscar o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir providências. A peça menciona inclusive o nome do senador Weverton Rocha como alguém que teria influência sobre o andamento do caso.

Com o HC já no Supremo, o ministro Flávio Dino assumiu a relatoria e começou a despachar. Ele atendeu solicitações da Polícia Federal e do Ministério Público e deixou claro que, ao contrário do que ocorre no STJ, o processo está andando no seu gabinete.

O caso ainda está sob segredo de justiça, mas a movimentação nos bastidores indica que a situação deve gerar novo desgaste político e jurídico. A tensão aumenta porque o imbróglio envolve nomes de peso, disputa de narrativas e acusações que atingem diretamente a cúpula do Judiciário e da política maranhense.

A tendência é que esse episódio se torne munição para novos conflitos nos próximos dias. O silêncio no STJ, a movimentação no STF e as citações a figuras de grande influência colocam mais combustível em um caso que promete crescer.

O portal SlZMA também segue apurando o caso e trará novas informações nos próximos dias.

Policia Federal deflagra operação contra pedófilos em Joselândia

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (02), a Operação Conteúdo Proibido 18, com o objetivo de identificar e prender criminosos investigados por crimes relacionados à violência sexual de crianças e adolescentes praticados, principalmente, por meio da internet.

A operação visa o cumprimento de 03 mandados de busca e apreensão, em Joselândia/MA, na residência de um investigados por armazenar e disponibilizar imagens e vídeos com cenas de violência sexual infantil.

A Operação Conteúdo Proibido, em sua 18ª fase, dá continuidade às edições anteriores, evidenciando o trabalho permanente da Polícia Federal nessa frente de combate.

A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.

Durante o cumprimento dos mandados, equipamentos eletrônicos foram apreendidos e imediatamente encaminhados para a perícia técnica. O objetivo é coletar vestígios digitais que possam robustecer as investigações.

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder, dentre outros, pelos crimes de armazenar e disponibilizar imagens e vídeos contendo cenas de violência sexual infantil. Tais crimes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 10 (dez) anos de reclusão.

Iracema Vale recebe Placa de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de São Luís

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi homenageada, nesta segunda-feira (1º), com a Placa de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de São Luís. A honraria, proposta pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB) e aprovada por unanimidade pelo plenário, reconhece personalidades que se destacam pela dedicação ao serviço público e pelas relevantes contribuições ao município.

Durante a solenidade, Iracema Vale ressaltou a importância do gesto e destacou que a homenagem ultrapassa o mérito individual. “Receber uma homenagem da Casa que leva a voz da capital do meu estado é uma grande alegria. Porque, toda vez que um Poder reconhece o trabalho de outro Poder, o que se celebra não é a Iracema, é a democracia funcionando, é a harmonia entre poderes, é o respeito institucional, é a maturidade política que o Maranhão tanto merece”, afirmou.

Autor do requerimento, o vereador Astro de Ogum destacou a trajetória política da presidente da Alema como motivo para a homenagem. “A presidente Iracema é a deputada estadual mais votada do estado, com uma trajetória marcada pela humildade e pelo compromisso com o povo maranhense. Espero que esta homenagem seja mais um incentivo para que continue essa luta em defesa do povo do Maranhão.”, declarou.

A deputada Ana do Gás (PCdoB) também reforçou a relevância da homenagem, lembrando o pioneirismo de Iracema Vale como a primeira mulher a presidir o Parlamento estadual. “Nossa presidente Iracema Vale, ex-vereadora, ex-prefeita e enfermeira, merece essa honraria. Tenho certeza de que, assim como eu, meus colegas parlamentares também admiram a liderança dessa grande mulher que vem fazendo história. O Maranhão e São Luís precisam conhecer essa trajetória.”, afirmou, parabenizando o vereador Astro de Ogum pela iniciativa.

A solenidade também reforçou o compromisso institucional entre a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de São Luís, fortalecendo o diálogo entre os poderes. Participaram da cerimônia os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB) e Ana do Gás (PCdoB); o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão; vereadores da capital; além de outras autoridades e servidores.

Fuga de Motel: homem bate no portão, tenta escapar sem pagar e quase atropela funcionária em São Luís. Vídeo

Um homem tentou fugir sem pagar a conta de um motel em São Luís no dia (30) de novembro. Para escapar, ele acelerou o carro contra o portão e, na saída, ainda bateu em outro veículo. Uma funcionária tentou impedir a fuga ficando na frente do carro, e por pouco não foi atropelada.

A Polícia Militar foi chamada e, após o tumulto, ninguém ficou ferido. O homem acabou sendo localizado, pagou a conta e o setor jurídico do estabelecimento foi acionado.

O motel se manifestou sobre o caso e afirmou que a funcionária está bem e não sofreu nenhum prejuízo. A direção também disse que a atitude da colaboradora não faz parte do treinamento e pediu desculpas pelo transtorno:

“Nosso líder Carlos Brandão dará a diretriz para 2026”, afirma Orleans”

Em entrevista ao quadro Bastidores, no programa Bom Dia Mirante, o novo presidente estadual do MDB, Orleans Brandão, afirmou nesta terça-feira (2) que, sob a liderança do governador Carlos Brandão, no momento certo seu grupo político decidirá sobre a disputa majoritária das eleições de 2026 no Maranhão.

“Assumo o comando do MDB com a missão de dar continuidade ao processo de fortalecimento do partido no Maranhão, tão bem conduzido nas eleições de 2024 pelo então presidente Marcus Brandão, que culminou com o aumento de sete para 37 prefeitos eleitos. Da mesma forma, vamos trabalhar para eleger uma grande bancada de deputados estaduais e federais em 2026”, declarou Orleans Brandão.

Ainda sobre as eleições de 2026, Orleans ressaltou que um partido histórico como o MDB tem que ter participação na disputa majoritária. “Integramos um grupo político forte, com a maioria dos prefeitos, vereadores e deputados que apoiam um governo que tem mais de 70% de aprovação porque tem realizado grandes obras e executado políticas públicas que estão melhorando a vida das pessoas. É esse processo de desenvolvimento do Maranhão que deve ter continuidade”, disse ele, em entrevista à jornalista Carla Lima.

Ao ser questionado sobre os resultados do programa de combate à fome por ele liderado, Orleans Brandão lembrou que nos últimos três anos mais de um milhão de pessoas saíram da pobreza extrema no Maranhão, e que o governo criou o programa Maranhão Livre da Fome para resgatar as cerca de 500 mil pessoas que ainda passavam fome no estado.

“Recebo com muita responsabilidade o reconhecimento da população ao trabalho que realizamos nos últimos três anos como secretário de Assuntos Municipalistas, sob o comando do governador Carlos Brandão. E é ele quem, na hora certa, dará a diretriz e nosso grupo político escolherá o que for melhor para o povo do Maranhão”, finalizou o presidente do MDB.

Criminosos brincam e debocham da Segurança Pública no Maranhão ao usar massa de modelar como falso explosivo em assalto ao Bradesco de Porto Franco

Pelo visto parece que a segurança do estado do Maranhão esta virando brincadeira, e caminha para um caos total nos quatro cantos do estado. Um dos ataques mais ousados dos últimos anos expôs mais uma vez, o descontrole da segurança pública no Maranhão. Em Porto Franco, criminosos sequestraram o gerente do Bradesco e seus três filhos na noite de domingo (30), obrigando o funcionário a ir até a agência com um suposto explosivo preso ao corpo. A ação, que só não teve êxito graças à central de segurança do banco, escancarou a fragilidade do Estado diante da criminalidade.

Pela manhã, foram mobilizadas as forcas de segurança, e na tarde desta segunda (1º), ficou confirmado pelo esquadrão antibomba do BOPE , que precisou ser deslocado de São Luís, que o artefato colocado no gerente não passava de massa de modelar. Ou seja, os bandidos brincaram com a cara da segurança pública, simularam explosivos e ainda colocaram toda a cidade em pânico, mostrando que a ousadia do crime cresceu porque a sensação de impunidade virou regra.

Enquanto a polícia corria contra o tempo, os criminosos fugiam antes mesmo da chegada das forças de segurança. Nada foi levado, mas o recado ficou, o crime organizado age sem medo, testa o sistema e demonstra que o atual comando da segurança não consegue se antecipar, nem reagir com eficiência.

Quando bandidos sequestram uma família inteira, colocam um “explosivo de massa de modelar” no gerente e manipulam a cidade inteira como se fosse um jogo, não é apenas um assalto. É um aviso claro de que a segurança pública perdeu o controle.

Dois suspeitos já foram presos, outros dois seguem foragidos.

Real Time Big Data aponta Brandão 27%, Weverton 19%, demais só se destacam quando candidatos fortes são retirados da pesquisa

Uma pena que, mesmo fora de período eleitoral, a gente ainda tenha que assistir a narrativas fabricadas tentando inflar candidaturas que não mostram a força real nas pesquisas. Agora inventam até favoritismo onde os números não confirmam, como se repetir a versão fosse suficiente para transformá-la em fato.

Foi assim que nasceu a narrativa de que André Fufuca estaria entre os favoritos ao Senado no Maranhão. A pesquisa divulgada pela CNN, produzida pela Real Time Big Data, mostra que a história não é bem essa. O ministro aparece com 17 por cento em um cenário específico, mas oito pontos atrás de Weverton Rocha, que lidera com 25 por cento. Mesmo com margem de erro, não há aproximação. Há distância.

A situação fica ainda mais reveladora quando os demais cenários são apresentados. Com Carlos Brandão na disputa, o governador salta para 27 por cento e empurra Fufuca para um lugar menos confortável. Nos outros cenários testados, a dinâmica se repete e o ministro novamente perde terreno. É como se o tal favoritismo só existisse quando nomes de maior peso são retirados da mesa.

O que os números deixam claro é algo que muitos já comentam longe dos gravadores. Fufuca tem força limitada, depende de conjunturas muito específicas e não demonstra capilaridade robusta no interior do estado. Mesmo ocupando um ministério, não conseguiu transformar exposição nacional em musculatura eleitoral. Quando adversários tradicionais aparecem, o ministro perde espaço e volta ao tamanho real.

Em política, não é raro ver discursos tentando se sobrepor aos fatos. A cada eleição, nos deparamos com a construção de versões destinadas a impressionar militâncias, pressionar adversários e seduzir o eleitor mais distraído. Mas como acontece com toda narrativa mal sustentada, basta uma pesquisa séria para desmontar castelos de vento.

Os números da Real Time Big Data não consagram favoritismo algum. Apenas mostram que o ministro é competitivo em cenários artificiais e perde fôlego quando o jogo é completo. A verdade, paciente como sempre, permanece no mesmo lugar, esperando que a noite das ilusões políticas se desfaça para, mais uma vez, se impor.

Brandão entrega estrada de Santana em São João Batista e vistoria Travessia da Baixada

O governo do Maranhão entregou a pavimentação do trecho que liga o Povoado Santana, no Entroncamento da MA-314, à sede de São João Batista.
A estrada, com mais de 15 km de extensão, recebeu investimento de R$ 29,8 milhões e vai oferecer um trajeto mais seguro, confortável e acessível para quem depende da via todos os dias.

“A estrada de Santana estava totalmente destruída e, com isso, a gente vai melhorar o escoamento da produção, transporte de pacientes e alunos através de ambulâncias”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

A obra, realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), incluiu serviços de terraplanagem, instalação de base e sub-base, construção de bueiros e toda a parte de drenagem para garantir o escoamento da água da chuva.

A pavimentação foi finalizada com asfalto de alta qualidade (CBUQ), que aumenta a durabilidade da estrada e melhora o desempenho no tráfego diário.

Com a nova estrada, moradores de Santana, São João Batista e comunidades próximas passam a ter melhor acesso a serviços de saúde, educação e transporte escolar.

A obra também facilita o escoamento da produção agrícola e pesqueira da região, além de reduzir o tempo de deslocamento e os custos de transporte.

Impacto que já começa a ser sentido no dia a dia: a estrada, antes marcada por dificuldades, agora oferece mais segurança e tranquilidade para quem precisa trabalhar, estudar ou vender sua produção no centro do município.

“A estrada antes era só lama, tinha muito buraco, e hoje está sendo entregue pelo governador. É uma obra importante para o nosso município, só temos que agradecer”, disse o funcionário público e morador Izandro Mota.

Travessia da Baixada
O governador Carlos Brandão também vistoriou o andamento de outras obras importantes daquela região, como a Travessia da Baixada.

“São obras muito importantes para a Baixada Maranhense, começam na sede de Anajatuba e vão até a beira do Rio Mearim. Esse trecho já está praticamente pronto. Vai ter um terminal e, de lá, vamos atravessar com a balsa até aqui, em São João Batista, com mais 30 km de asfalto até o centro da cidade”, explicou Carlos Brandão – ressaltando que a proposta é reduzir em até três horas o acesso à Baixada.

“É um desafio para a engenharia, porque nós estamos fazendo uma obra dentro de uma área pantanosa. É uma travessia. Ninguém acreditava nisso, e fazemos para o povo chegar mais rápido às suas casas”, completou o governador do Estado.

O secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, pontuou que a entrega atende diretamente diversos povoados de São João Batista, destacando que a Secretaria teve papel decisivo no processo, ao ouvir a demanda da população e encaminhar ao governador. “O municipalismo saiu do papel. Hoje, a gente realiza mais um sonho da comunidade. A estrada de Santana vira realidade. Estou muito feliz por fazer parte dessa história”, afirma.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, “essa rodovia é uma obra importante para a região de São João Batista, interligando povoados e promovendo desenvolvimento”. Ele ainda integrou a comitiva que vistoriou também o Cais do Porto da Raposa, em São João Batista.

O prefeito Mecinho considera que as melhorias estão trazendo mudanças significativas. “Vivemos o melhor momento do município, com muitas entregas e muitas obras. Não só com recursos próprios, mas também com a parceria do governo do Estado, que estendeu a mão e tem nos ajudado a desenvolver São João Batista.”