Presidente do TJ irá assumir o comando do governo do MA; Brandão deve pedir licença

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), deve entrar com pedido de licença nesta segunda-feira (30). Após viajar para São Paulo no dia 17 de maio com intuito de realizar uma cirurgia para retirada de um cisto no rim, o chefe do executivo completará 15 dias fora de São Luís, na próxima quarta-feira, 1 de junho, portanto terá que obrigatoriamente pedir licença para não correr risco de cassação de mandato. Em seu lugar deve assumir o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten.

O pedido de licença de Carlos Brandão deve ser de apenas 24 ou 48 horas, mas se faz necessário por conta da legislação. Existia uma expectativa que ele retornasse a São Luís na última quarta-feira, 25 de maio. Mas a pedidos dos médicos, ele permanece em São Paulo para acompanhamento do pós-operatório.

O sucessor natural de Carlos Brandão seria o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), mas como ele vai concorrer a reeleição de deputado estadual não pode ocupar a função de governador, caso contrário se tornará inelegível. Cabendo assim, a missão para o presidente do TJ, Paulo Velten, comandar o Maranhão por alguns dias.

A última vez que um presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão assumiu o comando do Governo do Maranhão foi em julho de 2019, quando Flávio Dino tirou férias e logo em seguida Carlos Brandão e Othelino Neto tiveram que viajar para compromissos fora do país.

 

Informações Marcelo Minardi

Vídeo: Ônibus de transporte público pega fogo em frente ao terminal em São Luís

Um ônibus do transporte público da linha Ribeira/Maracanã pegou fogo na noite desta sexta-feira (27) em frente ao Terminal de Integração do bairro do Maracanã na BR 135, em São Luís.

Segundo informações, o incêndio começou na parte do motor que começou a perder força e a fumaçar, logo em seguida o fogo se espalhou por todo o veículo que ficou totalmente destruído. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mais chegou tarde.

Urbano Santos e Belágua, parceria para o desenvolvimento humano

A pré-candidatura a deputada estadual, Iracema Vale, em vídeo divulgado, falou de sua relação com a cidade de Belágua, qual seu marido, Herlon Costa é o gestor.

Iracema que o elo com a cidade vai além das questões políticas e adentram as questões familiares.

Dividimos os problemas é para os dois municípios, tanto para a busca de ambas as cidades”, disse Iracema.

Iracema ainda destacou que a busca por acessórios gira entorno das duas cidades e que o elo que une o casal foi fundamental para o benefício de ambas as partes, quando o assunto é desenvolvimento humano.

VÍDEO: Carro pega fogo em avenida de São Luís

Na noite desta quinta-feira 25, um condutor teve um susto ao seu veículo entrar em chamada em avenida Dep. Luís Eduardo Magalhães, bairro do Calhau em São Luís. A causa provável só incidente teria sido uma pane elétrica no veículo.

 

Nas imagens gravadas por um outro condutor, ainda é possível ver as chamas tomando conta de todo veículo. Felizmente, o condutor conseguiu parar o carro antes do incêndio, e ninguém ficou ferido.

Iracema Vale percorre o Maranhão atendendo chamada da população

Uma mulher que se destacou à frente de uma gestão, hoje é vista como a grande promessa para legislar em favor do povo do Maranhão. Referência no cenário político do Estado implantou políticas públicas que mudaram a vida de milhares de famílias.

Uma pré-campanha que já demostra vitória, todas as articulações e apoios positivos dá mais gás para um trabalho sério que vem sendo desenvolvido para o bem dos Maranhenses.

Acompanhe nas redes sociais o passos da futura Deputada Estadual, ela está ON.

Professor Roberto Brandão segue recebendo novas adesões de lideranças do Polo Central/Leste em Pedreiras

Na manhã desde domingo (22), o professor Roberto Brandão (CIDADANIA), conseguiu reunir juntamente com toda a sua equipe de lideranças dos polos central e leste do Maranhão para fortalecimento dos trabalhos de pré-campanha a deputado federal.

O evento aconteceu no Auditório da Faculdade FEMAF na cidade de Pedreiras, um evento memóravel que representa a seriedade de novo momento político que o Maranhão passa a ser representado na figura do professor Roberto Brandão como futuro Deputado Federal.

O evento contou com a presença de centenas de pessoas, entre elas inúmeras lideranças políticas da região do Médio Mearim e Cocais, como líderes Codó, Caxias, Alto Alegre, São Mateus, Pindaré, Pedreiras, Trizidela do Vale, Coelho Neto e outras localidades e ainda ex-prefeitos, vereadores, líderes de movimentos sociais e sindicais.

Conheça um pouco Roberto Brandão:

Professor e Ex-Reitor do IFMA (Instituto Federal do Maranhão). Possue os títulos de Doutor em Geoprocessamento pela Unesp – de Rio Claro/SP e de Mestre em Análise da Informação Espacial na mesma instituição, tendo artigos publicados em Anais de Congressos e em revistas especializadas da área, com conceito “A” da Capes.

O professor Roberto Brandão acumula mais de 20 anos de experiência em administração pública federal, durante os quais estive envolvido com diversos ministérios, como Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, Economia, Planejamento, Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional e Secretaria de Orçamento e Finanças.

Juntando tudo isso, ainda adquiriu experiência junto aos órgãos de controle como TCU, CGU, Ministério Público, AGU, além de articulações junto ao Congresso Nacional, (Senado e Câmara Federal), o que traz uma ampla experiência administrativa.

O professor Roberto Brandão, pré-candidato a Deputado Federal, tem como principais bandeiras para o desenvolvimento do Maranhão: Educação, Associativismo, Geração de Renda e Desenvolvimento Regional.

O projeto do professor Roberto Brandão, nos últimos meses tem apresentado resultados positivos o povo tem entendido as propostas, e a aceitação cresce, o que mostra o compromisso de um novo representante para o maranhão.

IMG_20220523_131108

Responsável pela violência em SLZ tem nome “comando político”, diz Yeglesio

O deputado estadual Yglésio Moyses usou as redes sociais para comentar sobre a nova onda de violência que atinge São Luís.

Segundo o parlamentar, a série de crimes de homicídios e assaltos no transporte público tem “comando político”. Ele não citou nomes, mas disse que o responsável pela violência em São Luís gostava de fazer grampos e “tratos com facções”.

Está cada vez mais evidente que essa onda de homicídios e violência em coletivos da Ilha tem comando político do canalha que adorava grampos e vivia fazendo tratos com facções capital pra obter o silêncio das mesmas. Escória humana, maldito sejas!”, escreveu.

IMG_20220520_143122

Nos últimos dois dias, a capital registrou 4 assaltos a ônibus, sendo duas vítimas fatais e um ferido.

Primeira Cooperativa Agropecuária Indígena do Maranhão é criada com apoio do Professor Roberto Brandão

Com o apoio do professor Roberto Brandão (CIDADANIA), índios da aldeia Juçaral em Amarante do Maranhão a 683 km da capital criaram a primeira Cooperativa Agropecuária Indígena do estado de Maranhão. A iniciativa será fundamental na promoção da autonomia dos indígenas, garantindo o etnodesenvolvimento da população.

Com 30 integrantes, todos indígenas, entre homens e mulheres, eles pretendem participar das compras do Programa de Aquisição de Alimentos(PPA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), participando da vendas dos produtos da agricultura família para merenda escola e restaurante popular nas localidades circunvizinhas.

A Cooperativa será presidida pelo indígena cacique Ozéias, que em sua fala de agradecimento por ter sido escolhido para a função e também destacou a participação importante do professor Roberto Brandão em todo o processo. “Em nome da aldeia Juçaral, quero estender meus agradecimentos a todos os demais Caciques, lideranças indígenas e ao professor Roberto Brandão pelo olhar coletivo a nossa aldeia“.  Afirmou.

O cacique ainda falou que é uma grande conquista, também para o estado “É um marco histórico para todos nós indígenas, não só para o nosso povo, mas para o Estado. Pois somos os desbravadores no âmbito da cooperativa. Ela vai trazer muitos benefícios. Acreditamos que os demais povos do Maranhão podem ter como referência a nossa cooperativa”, comemora Ozéias.

Assalto a ônibus termina com passageiro morto na BR-135 em Slz

Um passageiro morreu após ser baleado dentro de um ônibus coletivo Mais uma pessoa morreu durante assalto a ônibus, na tarde desta quinta-feira (19), na BR-135, no bairro Pedrinhas, zona rural da capital.

A polícia informou que o assaltante abordou o ônibus, que faz linha Coqueiro, em Pedrinhas. Identificado Wellington Rosa da Silva, de 39 anos, reagiu ao assalto e acabou sendo baleado no abdômen. Houve gritaria e tumulto dentro do coletivo.

Os passageiros tentaram socorrer o ferido. Ainda segundo a polícia, a vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Maracanã, mas, veio a falecer. Enquanto, o assaltante fugiu.

Professor Roberto Brandão segue recebendo novas adesões em sua pré-candidatura a deputado federal na grande Ilha

Por toda a grande ilha o projeto do pré-candidato professor Roberto Brandão vem ganhando força e visibilidade. A cada dia que passa o clima das eleições está esquentando e despertando a atenção dos eleitores.
O professor Roberto Brandão vem articulando sua pré-candidatura a Deputado Federal com uma equipe de coordenação atuante, que está percorrendo toda a grande Ilha nas comunidades, nos projeto e ações sociais assim como grupos culturais conquistando apoio de lideranças e populares, rumo ao fortalecimento do projeto vitorioso. Veja algumas movimentações dos últimos dias.

IMG_20220519_155600 IMG_20220519_155726 IMG_20220519_155649

Veja os detalhes do assalto a ônibus na avenida Guajajaras em que o motorista foi esfaqueado

Imagens das câmeras do circuito interno de segurança do ônibus da linha Santa Clara/João Paulo, mostram o momento exato do assaltado na noite desta quarta-feira (18), na avenida Guajajaras, próximo ao Mix Mateus, em Slz, as imagens foram divulgadas pela empresa e deverão ajudar a polícia no reconhecimento e prisão do assaltante.

Pelo vídeo, é possível ver que o criminoso, vestido com camisa preta, bermuda e sapato, sobe e permanece próximo ao motorista, sem efetuar pagamento da passagem, de repente o assaltante puxa uma faca e anuncia o assalto.

O motorista, ao notar a movimentação estranha, reagiu ao assalto e travou uma luta corporal com o suspeito. Com a faca em mãos, o criminoso alvejou o condutor do ônibus com golpes que atingiram partes do corpo da vítima. Toda a ação foi registrada por câmeras do circuito interno do coletivo.

Mesmo ferido, o motorista conseguiu jogar o criminoso para fora do ônibus. O suspeito fugiu e ainda não foi identificado. Após o fato, o motorista do ônibus foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), onde recebeu novos atendimentos, foi liberado em seguida e passa bem. A vítima, identificada como Igor dos Santos, de 37 anos.