O que era para ser festa virou mais um retrato vergonhoso da política em Codó nesta segunda-feira (16). No meio de famílias, trabalhadores e foliões, grupos ligados ao deputado estadual Francisco Nagib e ao ex-prefeito Zé Francisco transformaram o Carnaval em palco de provocação, gritos e confronto. A cena foi marcada não por alegria, mas por disputa de ego e demonstração de poder.
Chamou atenção a postura do deputado, que apareceu fantasiado, mas longe de qualquer espírito festivo ou heroico. Vídeos mostram provocações, gestos e, quando a situação saiu do controle, um vídeo que circula na internet mostra mesmo deputado deixando o local protegido por seu segurança. A pergunta que fica é simples. Se no trio elétrico a postura é de confronto, o que se espera de quem ocupa um cargo público e deveria dar exemplo de equilíbrio.
Do outro lado, o grupo adversário também não ficou atrás e entrou no jogo da provocação, ajudando a transformar o que deveria ser cultura em confusão. No fim, quem perde é a população, que vê seus representantes trocando o respeito pelo espetáculo lamentável. Em vez de propostas, o que se viu foi briga. Em vez de liderança, fuga.
Quatro desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), afastados das funções desde outubro de 2024 sob suspeita de integrar um esquema de venda de sentenças e liberação acelerada de alvarás, receberam juntos R$ 627 mil líquidos em salários entre novembro e janeiro.
Os magistrados são alvos da Operação 18 Minutos e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República em julho do ano passado. Mesmo afastados, Antonio Pacheco Guerreiro Júnior, Luiz Gonzaga Almeida Filho, Marcelino Everton Chaves e Nelma Celeste Sousa Silva Sarney Costa continuaram a receber remunerações elevadas no período.
Os valores que superaram o teto constitucional, fixado em R$ 46.366,19 (valor bruto). Os magistrados, por sua vez, negam participação no esquema investigado.
O pagamento ocorre em um Estado que lidera os índices de extrema pobreza no país. De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população maranhense, cerca de 560 mil pessoas, vivem com menos de R$ 200 por mês. Outros 57,9% estão em situação de pobreza, com renda de até R$ 637 mensais. Em 2023, a renda média per capita no Maranhão era de R$ 409, enquanto o salário mínimo nacional estava fixado em R$ 1.320.
Entre novembro e janeiro, dezembro foi o mês com maiores repasses. No período, Guerreiro Júnior, Luiz Gonzaga e Nelma Sarney receberam, em média, R$ 83 mil líquidos. Nelma é cunhada do ex-presidente José Sarney (MDB).
O maior contracheque foi o de Guerreiro Júnior, que recebeu R$ 87.137,82 em dezembro, mesmo sendo investigado sob suspeita de causar prejuízo de R$ 17 milhões ao Banco do Nordeste por meio de decisões judiciais consideradas relâmpago.
Marcelino Everton Chaves, que se aposentou voluntariamente em agosto de 2023, antes da deflagração da operação, teve rendimento líquido de R$ 42.364,42 no mesmo mês.
No caso de Nelma Sarney, que recebeu R$ 83.218,01 em dezembro, o afastamento decorre de decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que a colocou em disponibilidade por dois anos, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, após processo administrativo disciplinar. Segundo o Conselho, a magistrada agiu com imprudência e parcialidade ao beneficiar um ex-assessor em concurso de cartórios no Estado.
Somente em dezembro, a folha dos quatro desembargadores afastados somou R$ 296.073,77. Em novembro, o total pago foi de R$ 184.800,08. Já em janeiro, os vencimentos alcançaram R$ 146.205,59, sem incluir o valor referente a Marcelino, que, por estar aposentado, ainda não teve os dados divulgados pela Corte no último mês. As informações foram divulgadas pelo jornal Estadão, que revelou os valores pagos e os detalhes da apuração.
Confira o salário dos desembargadores afastados no último trimestre
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), a ocorrência foi registrada por volta das 6h30. A guarnição da VTR Reserva 01 foi acionada para atender ao chamado no condomínio. Ao chegar no local, a equipe encontrou o casal já sem sinais vitais. As mortes foram confirmadas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que esteve na ocorrência.
Segundo relatos de moradores à polícia, Rafaela havia encerrado o relacionamento com o suspeito, que não aceitava o término. Wesley teria desferido golpes de faca contra a jovem e, em seguida, se jogado do segundo andar do bloco onde o crime aconteceu.
A área foi isolada para preservação da cena e o Instituto de Criminalística (ICRIM) foi acionado para realizar a perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil, que irá apurar as circunstâncias e a motivação do crime. O caso deve ser tratado como feminicídio e a investigação deve esclarecer se havia histórico de violência ou registros anteriores envolvendo o casal.
Uma jovem de 20 anos, identificada como Rafaela Aureliano Ribeiro Moraes, foi morta a facadas na manhã desta segunda-feira (16), no Residencial Piancó 3, no bairro Vila Embratel. O principal suspeito do crime, Wesley Riquelme Garcias, apontado como ex-companheiro da vítima, também morreu após pular do segundo andar do prédio.
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), a ocorrência foi registrada por volta das 6h30. A guarnição da VTR Reserva 01 foi acionada para atender ao chamado no condomínio. Ao chegar no local, a equipe encontrou o casal já sem sinais vitais. As mortes foram confirmadas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que esteve na ocorrência.
Segundo relatos de moradores à polícia, Rafaela havia encerrado o relacionamento com o suspeito, que não aceitava o término. Wesley teria desferido golpes de faca contra a jovem e, em seguida, se jogado do segundo andar do bloco onde o crime aconteceu.
A área foi isolada para preservação da cena e o Instituto de Criminalística (ICRIM) foi acionado para realizar a perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil, que irá apurar as circunstâncias e a motivação do crime. O caso deve ser tratado como feminicídio e a investigação deve esclarecer se havia histórico de violência ou registros anteriores envolvendo o casal.
O prefeito Chiquinho Oliveira anunciou apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão ao reunir lideranças de Codó, Trizidela do Vale, Peritoró, Eugênio Barros, Coroatá e Vargem Grande e outros municípios da região na festa carnavalesca organizada pelo deputado estadual Francisco Nagib.
“É jovem quem tem que estar à frente das lutas. Temos que colocar um jovem no comando do Maranhão, para dar continuidade nos nossos serviços. Os amigos do Chiquinho estarão com Orleans nessa caminhada”, afirmou o prefeito de Codó.
“Fico muito feliz com o apoio que recebemos de tantos amigos, fruto do trabalho realizado com diálogo e parceria por todo o Maranhão. Nosso estado está avançando e vamos seguir trabalhando, melhorando a vida das pessoas. Continuem contando com um governador aprovado por mais de 70% da população”, declarou Orleans Brandão.
“Orleans tem trabalho nos 217 municípios, e estamos com ele para que essa dedicação e esse compromisso com o desenvolvimento do Maranhão tenha continuidade”, declarou o ministro André Fufuca.
Francisco Nagib também destacou a atuação de Orleans Brandão como secretário de Assuntos Municipalistas, que atende os prefeitos, é acessível aos vereadores, conversa com os deputados, recebe demandas de todos os lados, e sempre dá o encaminhamento necessário, mostrando que está preparado.
“Codó está recebendo muitas obras e reconhecemos o grande trabalho que vem sendo realizado e deve continuar. Os nossos amigos vão apoiar o candidato do governador Carlos Brandão, que nós ajudamos a eleger. Orleans tem juventude, tem garra, tem palavra, é humilde e sério, terei orgulho de eleger o governador mais jovem da história do Maranhão”, enfatizou Nagib.
Também presentes o deputado federal Juscelino Filho, o ex-prefeito de Codó Zito Rolim, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Cobel.
Três foragidos da Justiça foram presos, entre sexta-feira (13) e sábado (14), durante o Carnaval na Avenida Litorânea, em São Luís, após serem identificados pelo sistema de reconhecimento facial. As câmeras flagraram os suspeitos assim que eles acessaram o circuito da festa, onde milhares de pessoas participavam da programação.
O sistema, operado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, emitiu alerta imediato para as equipes que estavam em campo. Com apoio da Polícia Militar, drones e monitoramento em tempo real, os agentes conseguiram localizar e prender os três suspeitos, que tinham mandados de prisão em aberto por crimes como homicídio, roubo e débito de pensão alimentícia.
Após a captura, todos foram levados para a base da Polícia Civil montada no circuito e colocados à disposição da Justiça. A ação mostra como o uso da tecnologia tem reforçado a segurança durante grandes eventos, ajudando a identificar e tirar de circulação pessoas procuradas pela Justiça mesmo em meio à multidão.
Barreiras fixas e volantes estão sendo montadas nas principais avenidas e rodovias da Grande Ilha, durante o dia e à noite, para coibir a condução sob efeito de álcool, o excesso de velocidade e prevenir acidentes.
– Canais de emergência:
190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops)
193 – Corpo de Bombeiros Militar
181 – Disque-Denúncia Maranhão
App Salve Maria Maranhão – para casos de violência contra a mulher
A briga entre o prefeito Eduardo Braide e a Câmara vinha sendo apresentada como uma luta para garantir recursos da Saúde e da Educação. Mas os últimos movimentos da Prefeitura contam outra história. O novo pedido feito à Justiça não trata de hospital, UBS ou reajuste de professor. O foco agora é o Carnaval 2026.
Depois de conseguir autorização para créditos ligados a obras e áreas essenciais, a gestão voltou ao Judiciário alegando “fato superveniente”. A urgência apontada foi a necessidade de garantir recursos para o evento carnavalesco. Ao mesmo tempo, a Prefeitura já movimentou mais de R$ 22 milhões para a Cultura, em processo aberto poucas horas após a decisão anterior.
O contraste chama atenção. Quando o assunto é hospital, insumo ou estrutura permanente, o discurso fala em dificuldade e entrave. Quando é Carnaval, a pressa aparece. A narrativa de que a disputa era para salvar Saúde e Educação perde força, e fica a pergunta que ecoa nas ruas: afinal, qual é a prioridade da gestão?
Deputados comunistas de oposição detonaram o defensor de carreira e atual secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Alberto Bastos, na sessão desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa. O motivo é bem simples: estão insatisfeitos, com ciúmes e até inveja por ele ter assumido o comando da Secid – que até recentemente era controlada pelo deputado federal Márcio Jerry -, e está desenvolvendo excelente trabalho.
Os parlamentares Yglésio Moyses, Catulé Júnior e Florêncio Neto saíram em defesa de Alberto Bastos. Primeiro a falar no assunto, Yglésio foi direto ao ponto e ressaltou a grande insatisfação do grupo de oposição com mudanças administrativas que estão sendo feitas na Secid. “Tem que colocar uma equipe com a qual ele se alinhe e tenha confiança”, observou.
Moyses assinalou que Alberto Bastos havia encaminhado certidões comprovando nunca ter sido indiciado ou denunciado. O deputado também cobrou coerência de oposicionistas quanto a acusações indevidas ao secretário.
Catulé Júnior chamou a atenção para o fato da oposição insistir em falar no nome de Alberto Bastos quando o debate tinha outro foco, que era a indicação, pelo governador Carlos Brandão, do defensor Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo para interventor no município de Turilândia.
“Na minha opinião, estão confundindo alhos com bugalhos”, resumiu.
O deputado também fez uma análise clara do objetivo dos comunistas oposicionistas: “A intenção da oposição nesse debate é simplesmente obstruir a pauta. É um desserviço ao estado do Maranhão”, sentenciou.
Florêncio Neto, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alema, ressaltou ser desnecessário colocar o nome do secretário no debate que nada tinha a ver com ele. “Nós acabamos fugindo do tema central. Discutindo ilações, discutindo pessoas que nem tem nome indicado”, afirmou.
A tentativa do deputado Márcio Jerry de encerrar a polêmica com uma postagem em sua rede social não teve o efeito esperado. Ao negar que tenha ameaçado o vereador Cleiton do Hospital durante um evento na cidade de Presidente Dutra nesta quarta-feira (11) em dizer que apenas citou os “órgãos competentes”, o parlamentar viu a própria publicação virar campo de questionamentos.
Nos comentários, apesar do apoio de aliados, muita gente cobrou mais clareza. Teve seguidor perguntando se foi só isso mesmo que ele falou no ouvido do vereador. Outros disseram que não acreditam em nenhuma das versões. Também apareceram críticas diretas, acusando o deputado de omitir parte da conversa.
Ao afirmar que pode acionar a Justiça contra o vereador, Jerry subiu o tom. Mas, pelo clima nas redes, o caso está longe de ser encerrado. A explicação não convenceu todo mundo e a dúvida continua no ar.
Se de fato um deputado usou o nome da Polícia Federal como forma de pressão política, isso é grave. Muito grave. A PF não é instrumento de intimidação, não é recado de bastidor e muito menos ferramenta para resolver disputa pessoal.
Quando um parlamentar fala em “mandar PF” para uma cidade, isso soa como abuso de poder, como tentativa de impor medo. E política não pode ser feita no grito, nem na ameaça. Quem tem mandato precisa agir com responsabilidade, não com intimidação.
Percentual é quase o dobro do reajuste do piso nacional e supera reajuste estadual do ano passado
O Governo do Maranhão anunciou, nesta terça-feira (10), um novo reajuste salarial para professores e professoras da rede pública estadual. Para 2026, a categoria terá aumento de 10%, um percentual acima da média nacional, com pagamento retroativo a janeiro, repetindo e até superando a política aplicada em 2025. A medida faz parte de um conjunto de ações da gestão Carlos Brandão para valorização profissional e fortalecimento da educação pública em todo o estado.
“Temos investido muito na educação do Maranhão, fizemos o reajuste, reformamos mais de 700 escolas, demos cumprimento ao pagamento do Fundef, Prêmio Escola Digna e, agora, ao Programa Tô Conectado, que vai distribuir 30 mil chromebooks para fortalecer o trabalho dos professores e conectar todas as escolas. Essa é a nossa forma de valorizar quem dedica a vida ao ensino dos nossos estudantes”, frisou o governador Carlos Brandão.
O reajuste anunciado beneficia professores efetivos, aposentados, pensionistas e profissionais contratados. Enquanto isso, a reforma de centenas de escolas garante melhores condições de infraestrutura, ambientes mais adequados para o ensino e mais dignidade não só para os profissionais, como para os estudantes, ampliando os investimentos na área.
O governador Carlos Brandão também pontuou que há outros estudos de reajuste em andamento para professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Quanto aos professores de ensino superior, da nossa Uema e Uemasul, estamos finalizando os estudos e, em breve, trarei novidades”, completou Carlos Brandão, em suas redes sociais.
A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou que o reajuste e os investimentos estruturantes fazem parte de uma política contínua de valorização, que une remuneração, condições de trabalho e melhoria dos resultados educacionais no Maranhão.
“Em mais uma ação de valorização da nossa Educação e dos nossos professores, o Governo do Maranhão anunciou o reajuste salarial de 10% para 2026, quase o dobro do reajuste do piso nacional do magistério de 5,4% para este ano. Reconhecendo a importância dos nossos educadores, a medida supera expressivamente também o reajuste estadual do ano passado que foi de 7%. Essa é mais uma conquista da categoria e um compromisso real da nossa gestão em continuar ampliando e investindo em quem constrói todos os dias o futuro do nosso estado”, destacou Jandira Dias.
Outros investimentos Mais um destaque na educação maranhense é o fortalecimento das políticas de reconhecimento, como o Prêmio Escola Digna, que premia unidades escolares com bons resultados e reforça a cultura de valorização do desempenho dentro da rede.
O conjunto de ações também inclui iniciativas de modernização tecnológica, com o macroprograma “Educação de Verdade”, que trouxe o eixo “Tô Conectado” como uma das principais estratégias de transformação pedagógica. A proposta em execução aposta na conexão das escolas à internet e na distribuição de equipamentos modernos para as atividades em sala de aula.
No recorte voltado aos educadores, o programa contempla a rede com equipamentos voltados ao suporte do trabalho docente, incluindo a entrega de 30 mil chromebooks, além da expansão do acesso a plataformas educacionais, dentre outros recursos digitais.
Em Porto Rico, há 163 km de São Luís, vive um dos seus piores momento na educação e crise na educação de Porto Rico segue se agravando e as denúncias contra a gestão municipal do prefeito Aldo Brown ganham contornos cada vez mais graves. Segundo o presidente do Sindicato dos Professores, Valdir Bastos, o dinheiro do Fundeb vem sendo usado de forma irregular para fins políticos, enquanto a categoria amarga anos de descaso e falta de diálogo.
De acordo com o sindicalista, recursos que deveriam fortalecer o ensino estariam sendo direcionados ao pagamento de pessoas que não exercem nenhuma função no sistema educacional. Só em 2025, mais de R$ 6,5 milhões teriam sido repassados a empresas por meio do Fundeb, incluindo casos de pessoas que, segundo o sindicato, continuam recebendo do fundo sem prestar qualquer serviço à educação.
Para Valdir, o cenário é de revolta e cansaço. Ele afirma que a gestão transformou o dinheiro da educação em instrumento de barganha política, usando a folha do Fundeb para manter eleitores e aliados. Enquanto isso, professores seguem sem valorização, sem rateio no fim do ano e sem qualquer abertura para diálogo.
O sindicato também denuncia que, ao longo de quase seis anos de mandato, o prefeito nunca sentou à mesa para conversar com a categoria. Em vez disso, segundo os professores, a relação se resume a festas, brindes e eventos, enquanto problemas estruturais da educação seguem ignorados.
A situação, segundo a classe educacional, é de tristeza, indignação e abandono. E o sentimento é claro: a educação de Porto Rico está pagando um preço alto por uma gestão que, na visão dos professores, virou as costas para quem sustenta o ensino no município.
A participação do presidente Lula (PT) na reeleição na senadora Eliziane Gama, até agora, efeito limitado e não empolga nem mesmo parte do eleitorado petista. Gama enfrenta um cenário extremamente adverso para tentar a reeleição em 2026. A avaliação predominante nos bastidores políticos é de que o apoio presidencial, isoladamente, não tem sido suficiente para reverter o desgaste acumulado da parlamentar no Maranhão.
O problema é que o apoio nacional não se converte em voto para Eliziane. Pesquisas mostram rejeição alta, pouca empolgação até entre eleitores petistas e um distanciamento claro das bases que já sustentaram Eliziane no passado. O esforço recente para se reaproximar de igrejas e lideranças evangélicas soa tardio e não tem produzido efeito prático nas ruas.
Além disso, Eliziane enfrenta isolamento político no Maranhão. Falta grupo forte, falta capilaridade e sobra dificuldade para construir alianças. Enquanto outros nomes crescem e se movimentam, a senadora parece patinar. No cenário atual, nem a bênção de Lula tem sido suficiente para mudar o rumo de uma candidatura que segue em queda e recuperar a imagem da senadora no estado.
A investigação aberta pelo Tribunal de Contas da União para apurar suspeitas de fraudes no seguro-defeso no Maranhão já começa a causar efeitos em alguns municípios, entre eles estar Paço do Lumiar, o portal slzma recebeu informações de que um vereador, conhecido por já ter exercido grande influência dentro do INSS, estaria vivendo dias de apreensão desde que o tema entrou no radar dos órgãos de controle. Conforme apuração, o vereador estaria a base de diazepam para conseguir dormir, o medicamento é usado para acalmar, controlar a ansiedade e ajudar a dormir, geralmente indicado em situações de estresse intenso, nervosismo e insônia. Por enquanto, não vamos revelar quem é o edil.
O nervosismo não é à toa. O Maranhão lidera, com folga, o número de pescadores cadastrados no país, mas aparece apenas na sexta posição na produção de pescado. Em vários municípios, a conta simplesmente não fecha, há mais beneficiários do seguro-defeso do que pessoas efetivamente ligadas à pesca, levantando suspeitas de manipulação no Registro Geral da Pesca.
No fim das contas, enquanto o seguro-defeso tira o sono de muita gente, tem político que só consegue dormir depois de um comprimido.