Orleans participa da entrega de obras e anúncio de novos investimentos para a Região Tocantina

O Governo do Estado entregou aos municípios de Imperatriz e Campestre do Maranhão diversas obras e serviços nas áreas da educação, segurança alimentar, inclusão digital e abastecimento de água.

Nesta quarta-feira (04), acompanhando o governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da agenda de entregas nessas cidades, além da assinatura da Ordem de Serviço para a implantação do Hospital Universitário da Uemasul, autorizando a requalificação de prédio para funcionamento da unidade.

O secretário destacou a relevância da ampliação da Uemasul com a criação do Hospital Universitário da instituição. Com investimento da ordem de R$ 6.941.452,50, a implantação do HU representa um marco estruturante para a consolidação da Uemasul como instituição de ensino superior. A unidade permitirá a ampliação da formação prática dos estudantes e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas.Terá ainda papel estratégico no atendimento à rede pública de saúde da Região Tocantina.

Na cerimônia, aconteceu ainda a posse da reitora Luciléa Ferreira e a concessão de Título de Doutor Honoris Causa ao governador Carlos Brandão, além da assinatura do termo de nomeação dos professores da Uemasul e do Acordo de Cooperação Técnica – EGMA/Uemasul.

A agenda governamental na Região Tocantina integra as ações da ‘Semana da Segunda Capital Maranhense’, em cumprimento à Lei nº 11.904/2023 que concede à cidade de Imperatriz o título honorífico, prevendo ainda ações nos demais 16 municípios circunvizinhos.

A cidade de Imperatriz também foi contemplada com duas praças, uma no bairro Planalto e outra no Pedro Neiva de Santana. Os equipamentos públicos foram estruturados com diversos elementos de esporte, lazer e bem-estar, transformandos-os em um espaço aprazível e multifuncional.

Além das praças, o Governo do Estado entregou ainda três veículos, contemplando as secretarias municipais de Assistência Social e Educação e a Câmara de Imperatriz. A iniciativa é desenvolvida no âmbito do Programa Coopera Maranhão e visa melhorar o atendimento à população, além de promover maior eficiência na execução das políticas públicas.

Outra ampla agenda de entregas na Região Tocantina foi realizada no município de Campestre do Maranhão, onde foram inaugurados o Colégio Militar 2 de Julho, um Restaurante Popular, uma Estação Tech e entregues Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água para os povoados Juçaral, Água Boa, Tingui e Malícia.

No ato de entrega, Orleans destacou o grande alcance social das obras executadas em Campestre, citando especialmente o Colégio Militar e o Restaurante Popular.

“Dois dos mais importantes programas do Governo do Maranhão. Eu me orgulho em dizer que o Restaurante Popular é a maior rede de segurança alimentar da América Latina. Em quatro anos, nós dobramos o número de unidades e o programa ‘Maranhão Livre da Fome’ nos ajudou a tirar um milhão de pessoas da linha de pobreza extrema. E isso quem atesta é o IBGE, a Fundação Getúlio Vargas e outros estudos importantes”, afirmou o secretário.

Ele lembrou ainda que o município também já foi contemplado com serviços de pavimentação asfáltica de vias.

Participaram do ato o prefeito de Campestre, Fernando Bermuda, o deputado estadual Ricardo Arruda, o deputado federal Josivaldo JP, os secretários estaduais Paulo Casé Fernandes (Desenvolvimento Social), Sebastião Madeira (Casa Civil); o presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão; a vice-prefeita de Campestre, Natália Welida, entre outras autoridades e lideranças locais.

Governo do Estado amplia investimentos em saúde na Região Tocantina

O Governo do Estado ampliou os investimentos em saúde pública na Região Tocantina. Nesta terça-feira (03), representando o governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, inaugurou a sede do Programa Leite Especial em Imperatriz, fez a entrega de óculos a beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome, e de kits de trabalho para agentes comunitários de saúde.

“Hoje descentralizamos o Programa Leite Especial, facilitando o acesso a essa assistência, e melhoramos as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de endemias, a quem entregamos kits com camisa, colete, bolsa e tablet. Reconhecemos a importância da atenção primária e do trabalho desses profissionais que cuidam todos os dias da saúde dos maranhenses”, enfatizou Orleans Brandão.

Imperatriz é o primeiro município do interior do Maranhão a receber a descentralização do Programa Leite Especial, que garante o fornecimento gratuito de fórmulas infantis especiais para crianças de até 3 anos diagnosticadas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) ou intolerância à lactose, mediante avaliação e laudo de gastropediatra vinculado ao programa. Na nova sede serão fornecidas as fórmulas Neocate LCP, Neocate Advance e Pregomin Pepti.

Por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, os atendimentos e a dispensação das fórmulas ocorrerão no Centro de Especialidades Três Poderes, ampliando o acesso das famílias da Região Tocantina ao benefício e reduzindo a necessidade de deslocamento para São Luís. Inicialmente serão contemplados 16 municípios vinculados à Regional de Saúde de Imperatriz, onde atualmente 63 pacientes já estão cadastrados no programa e recebem as fórmulas – 460 latas por mês – na capital.

A descentralização do Programa Leite Especial fortalece a política de cuidado materno-infantil do Governo do Estado, aproximando o serviço das famílias da Região Tocantina, ampliando o acesso às fórmulas especiais e garantindo assistência especializada às crianças com APLV e intolerância à lactose.

A gerente regional de saúde, Valéria Macedo, destacou os investimentos do governo estadual na atenção primária, por meio do programa Cuidar de Todos. Ela citou iniciativas como cursos de capacitação, entrega de equipamentos para unidades básicas de saúde, os mutirões de cirurgias, as contrapartidas estaduais dos programas de saúde, e a valorização dos agentes comunitários de saúde e de endemias.

A importância do diálogo com os agentes comunitários foi destacada pelo secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes: “Melhoramos suas condições de trabalho e buscamos a valorização da categoria, pela importância que eles têm para o Sistema Único de Saúde. É preciso cuidar na base para prevenir doenças, por isso este governo reconhece e valoriza os agentes comunitários de saúde”.

Após denúncia do @slzmanews, prefeito Fred Campos responde com vídeo produzido e maquete em 3D para anunciar Parque Ambiental em Paço do Lumiar

Depois que a página @slzmanews denunciou o desmatamento em uma área de nascente em Paço do Lumiar, o prefeito Fred Campos apareceu nas redes sociais com um vídeo bem produzido, usando maquete em 3D e efeitos visuais para anunciar o chamado Parque Ambiental do Sítio Grande. No vídeo, ele apresenta a obra como uma grande ação de preservação e compensação ambiental, destacando que o espaço terá açude, pista de caminhada, playground, academia ao ar livre e outras estruturas.

Segundo a divulgação enviada pela própria gestão, o parque será construído em uma área de mais de 8 mil metros quadrados, em um terreno que teria sido doado pelo prefeito ao município. A justificativa é de que a iniciativa serviria como compensação ambiental para moradores que vivem há anos em áreas consideradas irregulares. A promessa é de desenvolvimento sustentável e cuidado com o meio ambiente.

O problema é o contrassenso que salta aos olhos. Enquanto anuncia um parque ambiental com discurso de preservação, a gestão é alvo de denúncia por desmatamento justamente em outra área sensível, com nascente. A pergunta que fica é simples, como se fala em proteger a natureza destruindo outra parte dela? Não adianta maquete bonita e vídeo com efeito se a prática não acompanha o discurso.

Sob liderança de Pedro Lucas, União Brasil corre risco de debandada, diz Estadão

O Estadão revelou que o União Brasil atravessa uma das fases mais delicadas desde a sua criação. A poucos dias da abertura da janela partidária, parlamentares já falam abertamente em saída. A conta nos bastidores é de pelo menos 20 nomes entre deputados e senadores prontos para trocar de legenda, insatisfeitos com o comando nacional e com a falta de rumo claro dentro da sigla.

Parte das críticas recai sobre a condução da bancada na Câmara sob liderança de Pedro Lucas Fernandes. Deputados ouvidos pela coluna apontam que decisões importantes estariam sendo tomadas sem diálogo amplo, gerando desgaste interno. O episódio envolvendo a articulação para a vaga no Tribunal de Contas da União acirrou ainda mais os ânimos, após reunião ser desmarcada em meio a pressões da direção nacional. Para integrantes da bancada, faltou firmeza para defender um nome do próprio partido.

O sentimento que cresce é de enfraquecimento político. Criado a partir da fusão entre DEM e PSL, o União Brasil nunca conseguiu unificar completamente suas correntes internas. Agora, com a liderança sendo questionada e a cúpula sob críticas, a legenda entra na janela partidária sob risco real de perder força no Congresso. Março pode marcar não apenas uma troca de partido, mas um divisor de águas para o futuro da sigla.

Procurador pede cassação da chapa do Podemos em São Luís por suspeita de fraude na cota feminina

O procurador do Ministério Público Eleitoral, Tiago de Sousa Carneiro, se manifestou na sexta-feira (27) a favor da cassação da chapa do Podemos nas eleições municipais de 2024 em São Luís. O parecer foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que é o órgão responsável por julgar o caso.

Segundo a manifestação, há indícios de fraude no cumprimento da cota mínima de candidaturas femininas, exigida pela legislação eleitoral. A suspeita é de que o partido teria registrado candidaturas apenas para cumprir formalmente a regra, sem que houvesse participação real na disputa.

Apesar do pedido do Ministério Público Eleitoral, ainda não há decisão definitiva. Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral analisar o parecer, as provas e os argumentos da defesa antes de decidir se haverá ou não a cassação da chapa. O caso pode ter impacto direto no cenário político da capital, dependendo do desfecho do julgamento.

Relatório do Coaf aponta movimentações milionárias envolvendo Alderico e empresa ligada ao irmão Fred Campos

Um relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) apontou movimentações financeiras consideradas atípicas envolvendo o ex-presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Alderico Jeferson Abreu da Silva Campos. Segundo informações divulgadas pelo site ATUAL7, os dados analisados entre 2014 e 2020 indicam que mais de R$ 8,5 milhões teriam sido movimentados em operações classificadas como fora do padrão esperado para a capacidade financeira declarada à época. Parte das transações ocorreu em dinheiro em espécie, o que chamou atenção dos órgãos de controle.

Ainda de acordo com a página, a apuração também envolve a empresa Qualitech Engenharia, que tem como sócios formais familiares do ex-vereador. O relatório levanta a hipótese de que ele poderia ter ligação direta com a movimentação financeira da empresa, apesar de não figurar oficialmente como sócio atualmente. A investigação chegou a ter quebra de sigilo autorizada pela Justiça, dentro de procedimento conduzido pelo Departamento de Combate à Corrupção da Polícia Civil.

O próprio site destaca que o inquérito no âmbito estadual teve sugestão de arquivamento por ausência de materialidade suficiente para os crimes investigados na esfera estadual, sem prejuízo do compartilhamento das informações com outros órgãos de controle. Procurado pela reportagem, Fred Campos atribuiu o caso a questões políticas e negou qualquer irregularidade. O espaço permanece aberto para manifestação de outros envolvidos.

TCE-MA aplica multa ao prefeito de Arame em mais de R$ 57 mil por falhas na transparência fiscal de 2024

O prefeito de Arame, Pedro Fernandes Ribeiro foi penalizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), por meio do processo nº 7168/2024, devido ao descumprimento de normas relacionadas à transparência da gestão fiscal relativas ao exercício financeiro de 2024. A decisão foi tomada por unanimidade durante sessão plenária realizada em 10 de dezembro de 2025, em São Luís.

De acordo com o Acórdão PL-TCE nº 738/2025, o gestor deixou de publicar e/ou encaminhou fora do prazo os Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) referentes ao 1º e 2º quadrimestres de 2024, além de ter enviado de forma extemporânea os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária (RREO) dos 1º, 2º e 3º bimestres do mesmo ano. Também não houve comprovação da divulgação dos RREOs do 1º, 2º e 4º bimestres.

A maior penalidade aplicada foi de R$ 50.709,31, correspondente a 20% dos vencimentos anuais do prefeito, devido à não publicação e ao envio fora do prazo dos Relatórios de Gestão Fiscal. Além disso, foram impostas multas de R$ 1.800,00 pelo envio extemporâneo dos RREOs e de R$ 4.500,00 pela ausência de comprovação de divulgação dos relatórios.

Os valores deverão ser recolhidos ao Fundo de Modernização do TCE (Fumtec) no prazo de 15 dias após a publicação oficial do acórdão. Em caso de atraso, haverá acréscimos legais, conforme a legislação estadual.

A decisão seguiu o voto do relator, conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado, e acolheu parecer do Ministério Público de Contas. O processo trata de fiscalização e acompanhamento da gestão fiscal da Prefeitura Municipal de Arame, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e em instruções normativas do próprio TCE-MA.

Além da penalidade financeira, o tribunal determinou que o Executivo municipal regularize o processo à prestação de contas anual do prefeito referente a 2024 e recomendou que o gestor, ou seu sucessor, regularize a divulgação dos relatórios fiscais, conforme previsto na legislação.

Prefeitura de Codó fecha contrato de quase R$ 1 milhão com empresa de serviços digitais Gladyston O Reis e levanta debate sobre custo e prioridade

A Prefeitura de Codó homologou um contrato de R$ 853 mil com a empresa GLADSTON DE O REIS LTDA, conhecida como ONE Serviços, para cuidar da segurança digital da rede interna das secretarias municipais. O valor será pago em parcelas mensais de mais de R$ 71 mil ao longo de um ano.

No papel, o serviço é para proteger os sistemas da prefeitura, evitar invasões e monitorar a rede usada por setores como Saúde, Casa Civil e Assistência Social. É um serviço técnico, importante, mas que não aparece diretamente para a população, o que levanta uma pergunta simples. O custo está dentro da realidade ou acima do necessário?

Outro ponto que chama atenção é o valor alto para um serviço que muita gente nem sabe como funciona na prática. Quando se fala em mais de R$ 853 mil de dinheiro público, é natural que surjam questionamentos sobre como foi definido esse preço, qual a estrutura da empresa contratada e como será feita a fiscalização desse contrato.

Agora, cabe à gestão explicar com clareza o que exatamente será entregue, como esse serviço vai melhorar o funcionamento da prefeitura e, principalmente, garantir que o dinheiro público está sendo usado com responsabilidade. Porque quando o valor é alto, a cobrança também precisa ser.

Brandão entrega equipamentos para o Centro de Especialidades Ninar, novas ambulâncias e inaugura novo CAPS-AD

Esta quinta-feira (19) foi dedicada a melhorias na rede estadual de saúde. O Governo do Maranhão promoveu um café da manhã para mães de crianças com microcefalia, em São Luís, durante o qual entregou dispositivos de mobilidade para crianças com síndrome congênita do Zika Vírus. Também foram entregues um novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD III) e 11 novas ambulâncias para reforçar o atendimento nas unidades da rede estadual de saúde. O governador Carlos Brandão participou dos três momentos.

A entrega do pacote de ações para reforço do sistema de saúde estadual começou durante um café da manhã institucional em alusão aos 10 anos da epidemia da Síndrome Congênita do Zika Vírus no estado, marcando uma década de cuidado, acompanhamento e políticas públicas voltadas às crianças e famílias impactadas pela síndrome. O evento aconteceu no Imperial Eventos, no bairro Quintas do Calhau, em São Luís.

Durante o evento, que reuniu autoridades, profissionais de saúde, familiares e representantes da rede de atenção especializada, o Governo do Maranhão fez a entrega de dispositivos de mobilidade para crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus que são atendidas pelo Centro de Especialidades Ninar, referência no cuidado integral a esse público no Maranhão.

Nesta etapa, foram entregues 16 carrinhos de posicionamento, 24 cadeiras de rodas modelo Relax e três cadeiras de rodas modelo Jumper. A entrega é inédita no país e os equipamentos são fundamentais para a promoção da autonomia, do conforto e da segurança das crianças, contribuindo para o melhor alinhamento postural, suporte adequado de tronco e cabeça, além da prevenção de deformidades.

O governador Carlos Brandão anunciou a entrega de um cartão de complemento ao Serviço Travessia para que as famílias tenham ainda mais mobilidade para atender as necessidades dos seus filhos. O cartão tem o valor de R$ 500,00 para ser utilizado em serviço de transporte por aplicativo.

O governador também destacou a importância do reforço no cuidado com crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus no estado. “É importante dizer que fizemos isso tudo dialogando com as mães, com os pais, porque são equipamentos adaptados. Então, nada melhor do que fazer isso em uma escuta com todas essas pessoas que precisam desses equipamentos. Isso vai trazer mais conforto, mais segurança e, acima de tudo, dignidade. Esse é um trabalho que tem que ter um acompanhamento contínuo, é uma garantia de que o governo está presente dando todas as condições para que possam ter uma vida mais digna”, observou Brandão.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, informou que as entregas feitas hoje ampliam os investimentos feitos para melhorar o atendimento na rede de saúde estadual.

“É mais um ato do Governo do Maranhão de diálogo com essas famílias, com parceria também da Assembleia Legislativa, com a entrega desses primeiros 43 carrinhos de reposicionamento, são 151 famílias que vão receber esses equipamentos. É um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, que visa, além da autonomia, o conforto, mas sobretudo a dignidade e a presença do Estado no acolhimento para essas crianças”, frisou.

Para as mães das crianças atendidas no Centro de Especialidades Ninar os equipamentos representam mais qualidade de vida para os filhos e as famílias. Elas lembraram que o suporte do poder público tem sido fundamental para o desenvolvimento dos filhos.

“O governo está abraçando a nossa causa, não só com as emendas parlamentares que conseguimos, mas pelo cuidado, o ouvir, a atenção. Não é uma simples entrega, tem muito amor envolvido, muita dedicação. Temos a porta aberta com a Secretaria de Saúde do Estado e isso facilita todos os trâmites que foram necessários para chegarmos onde estamos, eu quero agradecer por tudo isso”, afirmou Giuliana Dominices, mãe da Jade Helena.

Opinião compartilhada por Rayane Oliveira, mãe do Arthur Oliveira atendido pelo Ninar. “São 10 anos de muita luta, muitas batalhas. Somos mães resilientes e nossos filhos também. E o Governo do Estado tem nos proporcionado muitas melhorias para os nossos filhos”, comentou.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Após a entrega dos equipamentos para o Centro de Especialidades Ninar, o governador Carlos Brandão esteve no bairro João Paulo para a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS-AD III).

A unidade funcionará em regime de 24 horas, inclusive no período noturno, finais de semana e feriados, conforme a modalidade III prevista nas normativas federais. O serviço atuará no manejo de crises, no acolhimento noturno e no acompanhamento longitudinal dos usuários, com fundamento no cuidado em liberdade, na atenção psicossocial territorial e na estratégia de redução de danos.

A capacidade assistencial está dimensionada conforme o porte da modalidade CAPS-AD III, considerando acompanhamento nos regimes intensivo, semi-intensivo e não intensivo, definidos a partir de Projeto Terapêutico Singular (PTS) elaborado pela equipe multiprofissional.

“O CAPS AD III é fundamentado em dois pilares que vem sendo construído com muita dedicação e zelo da equipe multidisciplinar. O primeiro é a construção de um ambiente terapêutico e o segundo é a construção do PTS, que é a junção de toda a equipe multidisciplinar descobrindo um caminho para que esse paciente possa encontrar uma melhor qualidade de vida”, detalhou o diretor geral do CAPS AD III, Lonely Cavalcante.

A unidade dispõe de até oito leitos de acolhimento noturno, destinados exclusivamente a usuários em acompanhamento pelo serviço, com permanência de curta duração e mediante indicação clínica da equipe, não se caracterizando como internação hospitalar, mas como recurso terapêutico transitório no âmbito da atenção psicossocial.

A unidade atuará de forma articulada e intersetorial com a Atenção Primária à Saúde, serviços de urgência e emergência, assistência social, sistema de justiça e demais pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), observadas as competências de cada ente federativo.

A estrutura física é formada por 8 leitos de acolhimento noturno, posto de enfermagem, farmácia, salas de atendimento individual e multiprofissional, sala de acolhimento inicial, sala para atendimento familiar e em grupo, sala para oficinas terapêuticas, sala multimídia para recursos terapêuticos, refeitório, área de convivência, banheiros adaptados e espaços administrativos.

A equipe é multiprofissional, composta por médicos (clínico e psiquiatra), psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de profissionais administrativos e de apoio, em conformidade com os parâmetros da modalidade.

O coordenador clínico do CAPS AD III, Philip Sanches, informou que além dos cuidados e da capacitação do corpo técnico, a unidade também tem compromisso com o atendimento humanizado.

“O nosso objetivo é ser uma extensão da política nacional de saúde mental, com o objetivo primeiro de acolher essas pessoas e oferecer um tratamento adequado de reabilitação. Nesse processo, buscamos um atendimento humanizado para respeitar a singularidade e individualidade de cada pessoa”, comentou.

Mais ambulâncias para a rede de saúde

Finalizando o dia de entregas para o sistema estadual de saúde, também foram entregues 11 novas ambulâncias para unidades de saúde estaduais. Foram contempladas unidades estratégicas da Grande Ilha e do interior, fortalecendo o transporte sanitário e garantindo mais agilidade, segurança e resolutividade no atendimento à população.

Receberão os novos veículos as UPAs Araçagy, Parque Vitória e Cidade Operária e o Hospital Presidente Vargas, na Grande Ilha. Também foram contemplados o Hospital de Grajaú, Hospital de Balsas, Hospital de Santa Inês, Hospital de Pinheiro, Hospital de Peritoró, Hospital de Timbiras e a UPA de Coroatá.

A diretora do Hospital Presidente Vargas, Rilma Nunes, explicou que a ambulância garante a celeridade nos atendimentos, o que faz total diferença para salvar vidas. A unidade funciona na capital maranhense no bairro João Paulo.

“Hoje não recebemos somente a chave de um veículo, ela representa cuidado, respeito, agilidade, socorro. Eu tenho certeza que nós vamos cuidar melhor da nossa população e salvar muitas vidas. Então eu deixo o meu agradecimento e o meu muito obrigada ao governo”, disse.

Para o diretor geral do Hospital Regional de Timbiras, Marco Boba, afirmou que o veículo ajudará no transporte de pacientes não apenas do município, mas de toda a região.

“Esse veículo é um instrumento importante para salvamento de vidas para uma região que necessita muito, que é a região dos Cocais. Então como diretor geral só tenho a agradecer ao governo por esse instrumento que chega para salvar vidas ajudando no transporte de pacientes”, relatou.

As ambulâncias são do tipo Suporte Básico Tipo B, equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Os veículos também podem ser adaptados para Suporte Avançado (USA), ampliando a capacidade de atendimento conforme a necessidade do serviço.

Com esta entrega, a gestão do governador Carlos Brandão alcança a marca de 300 ambulâncias entregues entre 2022 e 2026, consolidando um dos maiores investimentos na renovação e ampliação da frota da saúde no Maranhão.

VÍDEO: Chuva revela abandono e transforma Arame em cenário de caos, água invade casas, comércios e deixa cidade debaixo d’água

Promessas de campanha virou lembrança distante e a realidade voltou a se impor com força em Arame. Bastaram as primeiras chuvas na manhã desta quarta-feira (18) para transformar ruas em rios, invadir casas e comércios e deixar o Mercado Público debaixo d’água mais uma vez. O cenário se repete ano após ano, como um retrato do abandono que insiste em sobreviver no coração do município, especialmente na Avenida Guarin, no Centro, por onde toda a água desce sem qualquer controle e sem que nenhuma solução definitiva tenha sido executada.

Durante a campanha de 2020, o prefeito Pedro Fernandes dizia que Arame era um “ovo”, pequeno e fácil de resolver. O discurso parecia simples, quase uma garantia de solução rápida. Mas o que se vê hoje é o oposto. Obras feitas com dinheiro público não resistem à primeira chuva. O asfalto novo cede, intervenções recentes fracassam e serviços que deveriam proteger a população acabam virando símbolo de desperdício e improviso. Na descida que leva ao Mercado Público, a obra feita justamente para evitar alagamentos não suportou o primeiro teste, repetindo o mesmo roteiro de frustração já visto em outras áreas.

O drama ficou ainda mais evidente na Rua do Clóves, no Alto da Torre, na sede do município, uma área considerada alta, onde uma família teve a casa invadida pela água e perdeu quase tudo. Nem mesmo quem vive em pontos elevados escapou. O que era para ser proteção virou risco. Moradores convivem com prejuízos, lama e o medo constante de doenças como leptospirose. A cada inverno, a cena se repete e reforça a pergunta que ecoa nas ruas alagadas, o que foi feito, de fato, para resolver um problema que o próprio prefeito disse que seria fácil de acabar.

Me veio a mente um dos pontos turísticos de São Luís, a Lagoa da Jansen, uma promessa desde de 2011 que também nunca saiu do papel Veja

Entusiasta da folia, Natassia Weba celebra Carnaval 2026 ao lado do povo em Nova Olinda

A pré-candidata a deputada estadual Natassia Weba marcou presença de forma muito vibrante no bloco FAZ O A no carnaval 2026 em Nova Olinda, no domingo (15), reforçando a sua paixão pela maior festa popular do país. Ela mostrou que caminha lado a lado com o compromisso de fortalecer as tradições culturais nova-olidenses e celebra nas ruas a energia e a diversidade do povo maranhense.

O evento organizado pelo Ary Menezes, contou ainda com a presença do ex-deputado Hemeterio Weba, da ex-prefeita Iracy Weba e do deputado federal Fábio Macedo, em uma grande festa que reuniu lideranças de várias regiões e foliões de Nova Olinda.

Natassia Weba agradeceu o carinho recebido em Nova Olinda. “Participar do Carnaval em Nova Olinda foi emocionante. Estar ao lado de amigos, apoiadores e do povo que acredita no nosso trabalho me enche de energia e responsabilidade. Vamos continuar lutando por políticas públicas que valorizem nossa cultura e melhorem a vida das pessoas”, declarou a pré-candidata.

Ary Menezes disse que a alegria tomou as ruas de Nova Olinda e o bloco FAZ O A se consolidou o melhor e maior bloco da cidade. “Ter a Natassia aqui em Nova Olinda, participando do nosso bloco, é motivo de orgulho para todos nós. Ela é uma liderança que conhece nossa realidade e está sempre trabalhando pelo desenvolvimento da nossa região. Tenho certeza de que continuará representando Nova Olinda e todo o Maranhão com competência e dedicação”, afirmou.

Afastada e sob investigação por suspeita de venda de sentenças, Nelma Sarney é vista no Carnaval da Litorânea enquanto segue recebendo salário acima de R$ 35 mil

A desembargadora Nelma Sarney, afastada das funções no Tribunal de Justiça do Maranhão e investigada na Operação 18 Minutos, foi vista participando da programação de carnaval na Avenida Litorânea, em São Luís. Imagens foram divulgadas pelo portal Acontece Maranhão, nas redes sociais mostram a magistrada sobre um trio elétrico durante a festa, em meio ao grande público nesta terça-feira (17).

Nelma Sarney está afastada por decisão do Conselho Nacional de Justiça, que apura suspeitas envolvendo decisões judiciais e supostas irregularidades administrativas. Mesmo fora das atividades no tribunal, ela continua recebendo remuneração proporcional ao tempo de serviço, conforme previsto nas regras da magistratura.

A presença da desembargadora no circuito carnavalesco ocorre enquanto o caso segue sob análise nas esferas administrativa e judicial. A defesa nega qualquer irregularidade, e até o momento não há condenação. O episódio, no entanto, volta a expor o contraste entre o avanço das investigações e a imagem pública de uma das magistradas mais conhecidas do Judiciário maranhense.