SLZMA

Informação e Entretenimento

Ranking do Previne Brasil coloca Alcântara entre as piores cidades do Maranhão no desempenho da Atenção Primária

O município de Alcântara, sob a gestão do prefeito Nivaldo Araújo, figurou na lista dos piores municípios do Maranhão no programa Previne Brasil.

A saúde básica oferecida pela prefeitura de Alcântara ocupa a parte de baixo no ranking do programa Previne Brasil. O município amarga a 197ª posição entre as 216 cidades do Estado do Maranhão, conforme média dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira 2.

Programa

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que monitora a qualidade dos serviços de atenção primária ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando o desempenho de cada município para acesso aos recursos de investimento na área. Os sete indicadores monitorados pelo programa são referentes à atenção à saúde da gestante, realização de exames preventivos no público feminino, cobertura vacinal contra poliomielite e pentavalente, além do acompanhamento de hipertensos e de diabéticos na rede.

Além desses indicadores de saúde, o programa avalia a saúde básica a partir de mais dois eixos: o cadastramento da população na APS e a execução de ações programáticas.

O Programa traz um novo modelo para o financiamento da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme Portaria 2.979, de 12 de novembro de 2019. A sistemática altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada (modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas), pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A colocação de Alcântara entre os piores municípios no âmbito do Previne Brasil aponta para a necessidade urgente de melhorias na área de saúde local.

 

Veja: Resultado Previne Brasil Q2_2023 – Ítalo Rodrigo

SLZMA

Voltar ao topo