
Pacientes de Alcântara que estão realizando o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) reclamam da assistência prestada pelo município.
Chegou à redação do Portal SLZMA a denúncia de pacientes que dependem desse serviço, que é uma estratégia das Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios para garantir assistência à saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), quando não há condições de tratamento no município e há possibilidade de recuperação do paciente. O TFD é regulamentado pela portaria SAS/MS nº 055 – 24/02/99.
De acordo com os princípios do SUS, o TFD é um direito de todos os cidadãos, conforme estabelecido na Lei Orgânica nº 8.080/90 e 8.142/90. A responsabilidade financeira do programa é da prefeitura do município. No entanto, a cidade de Alcântara enfrenta uma grave denúncia relacionada à falta de apoio da Secretaria de Saúde na prestação do serviço de transporte para pacientes que necessitam de tratamento fora do município.
Em um vídeo, o senhor Nilton, um paciente que precisa urgentemente de cuidados médicos, recorre às redes sociais para relatar o descaso enfrentado por ele e outros moradores. Nilton sofre de problemas renais crônicos e realiza tratamento em São Luís, mas está há três meses sem receber o auxílio do TFD. Ele contou que, além de não receber o apoio necessário, precisa retirar do seu próprio benefício para conseguir se deslocar.
Nilton também fez uma grave denúncia contra o prefeito Nivaldo Araújo, apontando descaso com o programa de Tratamento Fora de Domicílio. Preocupado com a situação, ele questiona: “Quero saber para onde está indo meu dinheiro e o dos outros pacientes que fazem tratamento“. Ele destacou a seriedade do problema, já que muitos pacientes estão enfrentando dificuldades para acessar os tratamentos médicos necessários.
O TFD é fundamental para que as pessoas de Alcântara possam se deslocar para outras cidades quando o tratamento não está disponível no município. Porém, Nilton e outros pacientes reclamam da falta de informações claras sobre a gestão do programa e questionam se os recursos estão sendo utilizados de maneira correta. Os pacientes aguardam respostas urgentes sobre a situação e espera que a administração municipal tome providências para garantir que o TFD funcione adequadamente, atendendo a todas as necessidades da população.