SLZMA

Informação e Entretenimento

Othelino tem dificuldades para formar a maioria na ALEMA e recorre a Flavio Dino; sem efeito

Definidos os nomes dos 42 eleitos para ocupar as cadeiras da Assembleia Legislativa do Maranhão, um detalhe precisa ser levado em conta: a falta de prestígio político do atual presidente de casa, deputado Othelino Neto do (PCdoB) é notório cada dia que passa ele vem perdendo força e caminha para amargar mais uma derrota, sendo que nesta quarta-feira (7.dez.2022) o Supremo Tribunal Federal julgou as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI’s), que estavam sob relatoria dos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques que discutiam a possibilidade de nova reeleição dos presidentes de Assembleias Legislativas.

Estavam na mesa os julgamentos das ADIs do Paraná e Mato Grosso do Sul (ADIs 6688, 6714, 6698 e 7016), Amapá, Pernambuco e Piauí (ADIs 6683, 6718, 6686, 6687 e 6711). Nada se falou sobre o Maranhão.

Mas assim que proclamado o resultado o Presidente da Assembleia tratou de lançar na imprensa alinhada que o STF teria garantido seu direito a mais uma reeleição. Na verdade, foi exatamente o oposto.

Segundo fontes, confirmaram que Othelino tem recorrido constantemente ao senador eleito Flavio Dino (PSB)  para que convença o Governador Carlos Brandão (PSB) apoiá-lo na corrida para a presidência da assembleia. No entanto o senador eleito tem se preocupado mais em com sua aparição nacional. Não é segredo que a preferência do Brandão é a deputada eleita mais votada do Maranhão Iracema Vale (PSB), que vem se destacando e mostrando coragem e coerência politica. Se eleita, Iracema Vale será a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa.

A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) nos dois próximos anos ocorre só em 1º de fevereiro de 2023, data da posse dos deputados estaduais eleitos em outubro. Nos gabinetes, no entanto, a movimentação dos parlamentares em busca de um acordo sobre candidaturas já é algo em andamento.

FRASE MARCANTE

Todo sapato bonito um dia se torna chinelo velho”. Ditado chileno.

SLZMA

Deixe um comentário

Voltar ao topo