Com discurso de paz, PT lança Camarão ao Governo e veta palanque duplo no MA

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, reafirmou nesta segunda-feira (1º) em seu discurso de paz tentou afastar os rumores de ruptura do partido com o governador Carlos Brandão (MDB) segue sem atritos, mesmo com a movimentação da sigla rumo às eleições de 2026 a favor de Camarão (PT). A declaração foi dada durante coletiva de imprensa realizada na sede do diretório estadual petista, na capital maranhense.

Na oportunidade, o dirigente nacional descartou a tese de que o lançamento de um projeto majoritário próprio signifique um rompimento. “Candidatura própria não significa ruptura. Vamos conversar no futuro”, pontuou Edinho Silva, buscando suavizar o clima político e sinalizar que os canais de diálogo com o Palácio dos Leões permanecem abertos.

Com a mudança de rota de Helena Duailibe, pode começar o efeito dominó no Republicanos

A decisão da deputada Helena Duailibe (Republicano) na ultima terça-feira (26) de permanecer na disputa pela Assembleia Legislativa pode ter provocado muito mais do que uma simples mudança de planos eleitorais. A movimentação pode ser vista como o início de um efeito dominó dentro do Republicanos, isso porque reflete em outras candidaturas foram traçadas com a principal composição para a Câmara Federal e não estadual.

O principal ponto de interrogação atende pelo nome de Mical Damasceno. Oficializada pela Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado do Maranhão (CEADEMA) como o principal projeto da convenção para Brasília, a deputada agora se vê diante de um cenário delicado. Há quem avalie que a chapa federal do Republicanos foi construída para garantir, antes de tudo, a reeleição do presidente estadual da legenda, deputado federal Aluízio Mendes. Se essa leitura estiver correta, insistir na disputa federal pode representar um risco elevado para Mical. Por outro lado, uma eventual volta à disputa estadual abriria um novo problema para a própria convenção evangélica.

Isso porque a estratégia da CEADEMA foi desenhada para dividir forças entre Brasília e a Assembleia Legislativa. Caso Mical retorne ao cenário estadual, passaria a disputar espaço com candidaturas que já estavam postas, como as de Enos Costa Ferreira e Irmã Regilda. O resultado seria uma redistribuição de votos dentro da própria base da igreja, alterando completamente um planejamento que parecia consolidado. E o efeito dessa mudança pode não parar por aí. O que antes parecia um cenário confortável, pode criar desconforto e incertezas até mesmo para quem hoje é apontado como favorito à reeleição. No fim das contas, a mudança de rota de Helena pode ter derrubado a primeira peça do tabuleiro, mas os próximos movimentos ainda dirão até onde esse efeito dominó será capaz de chegar.

A estratégia da CEADEMA foi desenhada para dividir forças entre Brasília e a Assembleia Legislativa. Caso Mical retorne ao cenário estadual, passaria a disputar espaço com candidaturas que já estavam postas, como as de Enos Costa Ferreira e Irmã Regilda. O resultado seria uma redistribuição de votos dentro da própria base da igreja. Enquanto isso. Os próximos movimentos ainda dirão até onde esse efeito dominó será capaz de chegar.

Denúncia de assédio derruba subcomandante da PM

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (MDB), determinou neste domingo (31) o afastamento do coronel Valtermar Pinto Ribeiro do cargo de subcomandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A decisão foi tomada após o surgimento de denúncias de assédio envolvendo o oficial.

Para conduzir a investigação preliminar, foram designadas a coronel Edhyelem Almeida Santos Carneiro e a major Camila Santos Bispo Pereira. Segundo o governo estadual, a escolha de duas oficiais para a condução dos trabalhos busca assegurar independência, isenção e confiança no processo apuratório.

Com o afastamento, o coronel Nicolau Sauaia Júnior assumirá interinamente a função de subcomandante-geral da PMMA até a conclusão das investigações e a definição das medidas cabíveis.

SLZMA Sem Filtro | O angu de caroço do senado; a grande interrogação do vice; o prefeito voador da grande ilha; o efeito afaste de mim esse cálice; a piscina do castelinho e os R$ 20 milhões na mão e R$ 43 milhões de dívida das “Pessoas”

Senador Weverton Rocha, sua fala não me atinge, mas merece resposta. Sou jornalista formado desde 2017 e construí minha trajetória com trabalho e dedicação. Foram cinco anos na Rádio Bacanga e mais dois anos na Rádio Timbira, onde passei por diversas funções até chegar à apresentação de programa jornalístico.

Minha carreira foi construída com estudo, experiência e respeito à profissão, não com rótulos ou generalizações. Quando críticas são direcionadas a toda uma categoria, acabam desrespeitando profissionais sérios que diariamente informam a população. O papel da imprensa é fiscalizar, questionar e informar. E isso continuará sendo feito, independentemente de quem se sinta incomodado. Marcio Farias editor da página.

O Angu de caroço do Senado

CONTRA OS FATOS. A disputa pelas duas vagas ao Senado em 2026 esta cada vez uma incógnita a ser decifrada, e deve ganhar contornos de um verdadeiro quebra-cabeça dentro do campo político ligado ao governador Carlos Brandão. O problema não é falta de nomes competitivos. Pelo contrário. Há pré-candidatos demais para poucas vagas. Entre senadores em busca da reeleição, ex-senador, ex-ministros, ex-governadora, deputados federais, pelo andar da carruagem pode ter até um ex-prefeito, a conta não fecha para acomodar todos os projetos políticos no mesmo palanque.

O desafio é que, diferentemente de outras eleições, muitos desses nomes orbitam o mesmo campo político e dependem das mesmas alianças para viabilizar suas candidaturas. Nos bastidores, o receio é que a demora nas definições transforme a disputa externa em uma guerra interna. Afinal, quando vários aliados passam a mirar o mesmo espaço, a convivência política tende a ficar mais difícil e os interesses começam a colidir.

Por enquanto, todos mantêm o discurso de unidade. Mas a matemática eleitoral é implacável, existem apenas duas vagas para o Senado. E, quando chegar a hora da escolha, alguém ficará de fora. A grande missão do grupo governista será evitar que a disputa por espaço produza feridos políticos pelo caminho. Porque reunir lideranças em torno de um projeto é uma tarefa. Convencer todos a abrir mão de suas ambições é outra completamente diferente. Eiiii!! Na política, candidato insatisfeito raramente fica sem endereço. Se alguém acabar sobrando na mesa de negociações, certamente não faltarão convites do outro lado para ampliar o próprio time.

PRETO NO BRANCO. O Complexo Esportivo Castelinho exige coragem jornalística para apontar o dedo na ferida certa. O deputado de oposição Othelino Neto fez uma cobrança mais do que justa ao postar o vídeo mostrando a piscina olímpica abandonada e a pista de atletismo destruída. Mas sejamos honestos e imparciais, essa vergonha não nasceu ontem. São Luís vai completar 20 anos sem uma piscina de 50 metros. Desde 2007, cinco governadores passaram e nada fizeram além de assinar contratos cenográficos e bater fotos. O próprio Brandão em fevereiro de 2025 anunciou R$ 17 milhões ao lado de André Fufuca e até agora nada!

O problema é, o dinheiro foi anunciado, mas a engrenagem travou. E quem responde pelo esporte hoje é o secretário Celso Dias, que já caminha para um ano no comando da Sedel. Ele não tem culpa pelo passado e pegou o bonde andando, é verdade. Mas quem está na cadeira precisa dar respostas. Ao se calar e não explicar onde foi parar o ritmo da obra, a Sedel falha na gestão e dá munição de bandeja para a oposição fazer palanque.

PAPO DE GABINETE. Afaste de mim este cálice. A disputa pelo Senado atende pelo nome de Eliziane Gama. Diferentemente de outras eleições, a senadora chega ao pré-campo eleitoral carregando um peso que não pode ser ignorado, a rejeição. Os números das pesquisas acendem um alerta e mostram que sua caminhada rumo à reeleição está longe de ser tranquila. O apoio do presidente Lula existe, mas, até agora, não foi capaz de alterar significativamente o cenário.

Nos bastidores, a sensação é que a candidatura de Eliziane enfrenta um movimento parecido com o “afaste de mim esse cálice”. Parte de segmentos que já estiveram mais próximos da senadora demonstra menos disposição para embarcar novamente em seu projeto político. Reverter essa resistência talvez seja um desafio maior do que enfrentar os adversários que estarão na urna em 2026. Afinal, antes de conquistar novos apoios, será preciso recuperar a confiança de quem um dia já esteve ao seu lado.

POR DENTRO DO JOGO. Um dos assuntos mais comentados quando se fala em vice, é a disputa pela vaga na chapa de Orleans Brandão (MDB) rumo ao Governo do Estado em 2026 começou a afunilar. Em conversa com o blog do John Cutrim, o deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) abriu o jogo e confirmou que seu nome “está na mesa e no jogo” para a vaga de vice. Neto se colocou totalmente à disposição do grupo liderado pelo governador Carlos Brandão, mas avisou que o martelo só será batido mais para frente. Se a jogada der certo e Neto for o escolhido, os bastidores já apontam o próximo passo da família, a esposa dele, a vereadora de São Luís Thay Evangelista, deve vir forte para disputar uma vaga de deputada estadual na Assembleia Legislativa.

Mas engana-se quem acha que Neto vai correr sozinho nessa raia. A disputa pela vaga de vice promete ser um verdadeiro teste de sobrevivência política na base governista. O nome mais pesado no páreo hoje é o da presidente da Assembleia, Iracema Vale (MDB), que tem uma força gigantesca com os prefeitos do interior. Correndo por fora, para dar um gás na votação de São Luís, ainda são lembrados os nomes do deputado Duarte Jr. e do ex-prefeito Edivaldo Jr. Quem levar a vaga não será apenas um figurante, mas o dono da chave que pode equilibrar o jogo na capital e no interior.

NÃO PASSOU BATIDO. Bafafá na Câmara de SLZ e cassação unânime no interior duas situações que pararam os bastidores políticos nesta semana:

Banheiro da discórdia: A sessão da Câmara Municipal de São Luís virou um verdadeiro picadeiro e terminou sem quórum após o debate sobre a “lei dos banheiros”. A bancada conservadora tentou travar o uso de sanitários por mulheres trans, enquanto o Coletivo Nós rebateu dizendo que a pauta era cortina de fumaça para esconder os problemas reais da capital. No fim, faltou gente, sobrou gritaria e os projetos de interesse da cidade ficaram travados.

Corte de cabeças: O TRE-MA não quis saber de conversa e manteve, por unanimidade, a cassação do prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Rocha, e de sua vice, Débora Heilmann. O motivo? Uso irregular de dinheiro do Fundeb para financiar a campanha de 2024. Wallas levou 8 anos de gancho e a cidade terá novas eleições assim que fecharem os recursos.

PÉ DE OUVIDO. A conversa que corre a portas fechadas nos corredores do poder de um município da Grande Ilha. Dizem que tem um prefeito por aí que desenvolveu uma espécie de “fobia de camburão”. A fofoca de bastidor, vinda de fontes ligadas ao próprio staff do gestor, garante que bastou as redes sociais soprarem qualquer boato de operação da Polícia Federal no Maranhão para o homem acionar o piloto do seu jatinho de R$ 8 milhões. O destino? Um chalé luxuoso e discreto nos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas de um politico badalado. Ele passa o dia “respirando o ar puro da natureza” e só desborda de volta para a capital quando a noite cai e o perigo do “Bom Dia, PF” já passou. Quem tem rabo de palha não aguenta o vento!

O VEREDITO. A conta salgada de Tuntum: R$ 20 milhões na mão e R$ 43 milhões de dívida

Dados obtidos e divulgados pela Folha do Maranhão revelam que o prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, avançou na contratação de dois empréstimos brutais junto à Caixa Econômica Federal que somam R$ 20 milhões. O “X” da questão é a herança maldita, ao final dos contratos, a conta para os cofres públicos vai ultrapassar os R$ 43,5 milhões. Serão 12 anos de pagamentos, estendendo a dívida até 2038, ou seja, vai atravessar quatro mandatos e cair no colo de pelo menos três futuros prefeitos. Enquanto o dinheiro entra agora, em pleno ano em que sua irmã, Bruna Pessoa, ensaia candidatura a deputada federal, o povo de Tuntum vai pagar mais do que o dobro do valor emprestado em juros. É o legítimo “fazer cortesia com o chapéu do futuro”.

TCE reprova contas de 5 prefeitos do Maranhão; veja a lista

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) emitiu pareceres decisivos sobre as prestações de contas de prefeituras e câmaras municipais, enviando os processos para julgamento final no Legislativo local, o que pode gerar inelegibilidade e processos judiciais para os envolvidos.

O plenário desaprovou totalmente as contas de cinco gestores devido a irregularidades graves na gestão fiscal: Antonia Leide (Governador Archer, 2024), Antonio Rodrigues (Junco do Maranhão, 2024), Marcone Pinheiro (Cajapió, 2024), Maria Deusa (Maranhãozinho, 2021) e Vidimar Alves (Tufilândia, 2024). No Legislativo, o presidente da Câmara de Lago Açu (2024), João Paulo Ferreira, também teve a gestão julgada irregular.

Por outro lado, o tribunal aprovou com ressalvas (falhas formais, sem dano ao erário) as contas dos prefeitos de Trizidela do Vale, Pastos Bons, Paraibano, São João dos Patos, Peri-Mirim, Monção, Alto Alegre do Maranhão, Presidente Juscelino e Arari, além da Câmara de Tufilândia (2021).

Passaram limpos e com aprovação total apenas os gestores Ailton Mota (Dom Pedro, 2024), Kedson Araújo (Aldeias Altas, 2024) e Vilson Soares (João Lisboa, 2024). As cidades de São Raimundo do Doca Bezerra, Paço do Lumiar, Pedreiras, Loreto e Governador Newton Belo tiveram contas julgadas regulares, embora o gestor de Newton Belo tenha sido multado em R$ 10 mil por falhas acessórias.

Orleans Brandão reúne multidão em Rosário e assume compromisso de impulsionar o turismo na Região Munim

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), assumiu o compromisso de impulsionar o turismo e fortalecer o desenvolvimento da Região Munim, durante o movimento “Por Todo o Maranhão”, realizado nesta sexta-feira (29), em Rosário. O encontro reuniu lideranças políticas dos 16 municípios da região e foi marcado, mais uma vez, por uma grande mobilização popular em apoio à pré-candidatura do emedebista.

Reconhecida pelas riquezas naturais, pelos inúmeros balneários e pelo forte potencial turístico, a Região Munim esteve no centro do discurso de Orleans Brandão, que defendeu uma agenda de investimentos voltada à melhoria da infraestrutura, à valorização dos atrativos locais e ao fortalecimento da economia regional.

“Essa é uma região privilegiada pela natureza e que possui um potencial gigantesco para o turismo. Nosso compromisso é trabalhar para melhorar a infraestrutura, garantir melhores acessos, investir na recuperação das estradas e criar ações concretas de incentivo ao turismo. O Munim tem todas as condições de se transformar em uma grande referência turística do Maranhão e nós vamos trabalhar para potencializar ainda mais esse setor em todos os municípios da região”, afirmou Orleans Brandão.

O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e lideranças políticas de várias cidades maranhenses. Também participaram o senador Wéverton Rocha e o deputado estadual Neto Evangelista.

Entre os prefeitos presentes ao ato estavam Paraíba (Morros), Roberta Barreto (Axixá), Walace Azevedo (Icatu), Dr. Guilherme (Primeira Cruz), Vinicius Vale (Barreirinhas)
Viriato Cardoso (Tutóia), Raimundo César (Cachoeira Grande), Miltinho Aragão (São Mateus), Carrinho Cidreira (Viana) e Dr. Júnior (Peritoró).

União

Ao defender a união política do grupo e a continuidade das parcerias com os municípios, Orleans Brandão afirmou ainda que seu plano de governo também incluirá ações voltadas à ampliação de investimentos em infraestrutura urbana, educação, saúde e lazer.

Ele relembrou ações articuladas em municípios da Região Munim, durante sua passagem pela Secretaria de Assuntos Municipalistas. Segundo ele, em Icatu, por exemplo, ajudou a viabilizar obras importantes como a estrada que liga a sede do município à zona rural; em Axixá, ampliou ações como o programa Trabalho Jovem; em
Morros, obras de pavimentação asfáltica de vias, entre outros investimentos que reforçaram sua atuação municipalista na região.

O prefeito de Rosário, Jonas Magno, ressaltou os avanços conquistados pelo município durante a passagem de Orleans pela Secretaria de Assuntos Municipalistas e destacou a união dos prefeitos da região em torno do projeto político liderado pelo emedebista. 

“Todos nós, da Região Munim, estamos unidos por esse projeto. A parceria com Orleans, enquanto esteve na Secretaria de Assuntos Municipalistas, trouxe benefícios importantes para Rosário, como o novo terminal rodoviário, mais de 10 quilômetros de pavimentação asfáltica e o hospital municipal. São ações que melhoraram a vida da nossa população e mostram a capacidade de trabalho e compromisso que ele tem com os municípios”, afirmou Jonas Magno.

Durante o encontro, o deputado estadual Neto Evangelista enfatizou a trajetória de Orleans na vida pública e sua contribuição para o fortalecimento das políticas municipalistas no Maranhão.

“Acompanhei de perto o trabalho de Orleans e posso afirmar que ele conhece a realidade do Maranhão como poucos. Tem sensibilidade, compromisso e visão de gestão. Inclusive, é um dos idealizadores de um dos maiores programas sociais do estado, o ‘Maranhão Livre da Fome’, que tem levado dignidade para milhares de famílias maranhenses”, destacou o parlamentar.

Justiça obriga município de Santa Rita, sob pena de multa a resgatar idosa em situação de extrema pobreza

A Justiça da Comarca de Santa Rita determinou que a Prefeitura do município adote uma série de medidas urgentes para garantir proteção e assistência à idosa Martinha Morais, após denúncia de situação de vulnerabilidade social, risco à saúde e possível exploração financeira. A decisão foi assinada pela juíza Mara Carneiro de Paula Pessoa, em ação proposta pelo Ministério Público do Maranhão.

De acordo com o processo, a denúncia foi apresentada pela filha da idosa, Maria de Fátima Moraes, que relatou dificuldades de autocuidado, problemas de visão, quedas frequentes, possível uso abusivo de álcool e condições precárias de higiene e alimentação na residência da mãe. O Ministério Público também apontou suspeitas de que terceiros estariam utilizando o cartão do benefício previdenciário da idosa sem que os recursos fossem revertidos para suas necessidades básicas.

Ao analisar o caso, a magistrada entendeu que existem indícios suficientes de violação dos direitos à saúde, à dignidade, à integridade física e patrimonial da idosa. Com base no Estatuto do Idoso e na Constituição Federal, a Justiça concedeu medidas protetivas e determinou que o Município de Santa Rita realize acompanhamento permanente por meio do CRAS, CREAS e Secretaria Municipal de Saúde, incluindo atendimento médico, psicológico e psicossocial.

A decisão também obriga a Prefeitura a providenciar avaliação médica, psiquiátrica e psicossocial para verificar as condições de saúde da assistida, além de apurar a situação do benefício previdenciário e investigar possível retenção ou uso indevido dos recursos por terceiros.

Outro ponto importante da decisão é que a filha da idosa foi nomeada provisoriamente como responsável pela guarda e administração do cartão do benefício previdenciário, devendo utilizar os valores exclusivamente em favor das necessidades da mãe. A Justiça ainda determinou o envio de ofício ao INSS para verificar a existência de empréstimos vinculados ao benefício.

Na decisão, a juíza fez um alerta direto ao Município de Santa Rita. O cumprimento das medidas determinadas é obrigatório e deverá ocorrer com urgência, sob pena de aplicação de multa e eventual responsabilização por descumprimento da ordem judicial.

A magistrada destacou que a proteção da pessoa idosa é dever da família, da sociedade e do Estado, ressaltando que a situação apresentada nos autos demonstra um cenário de risco que exige atuação imediata do poder público para preservar a dignidade, a saúde e a segurança da assistida.

Esmênia corre para responder Brandão e antecipa 13º de São Luís por apenas 24 horas

Os servidores públicos de São Luís e do Maranhão têm motivos de sobra para comemorar o início das festividades juninas. Em uma clara disputa por protagonismo e pela conquista do funcionalismo, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís entraram em uma corrida para ver quem carimba primeiro o bolso do servidor.

A largada foi dada na segunda-feira (25) pelo governador Carlos Brandão, que anunciou a primeira parcela do 13º estadual para o dia 12 de junho. A resposta do município veio logo em seguida, no rastro do Palácio dos Leões, a prefeita Esmênia Miranda confirmou que os servidores da capital receberão o benefício no dia 11 de junho.

A estratégia municipal de puxar o calendário em apenas 24 horas, é tenta esvaziar o impacto do anúncio estadual, mas também deixa evidente como a gestão da capital precisou correr para reagir ao movimento e ditar seu ritmo com base nos passos do governador. No final das contas, as narrativas revelem essa medição de forças onde um olho fita o servidor e o outro vigia o adversário, a disputa acaba sendo positiva para o público, com o Estado e o Município competindo pelo calendário, quem ganha é o trabalhador com dinheiro adiantado e o comércio com o cofre cheio.

Clay Lago lidera mulheres na construção do plano de governo de Orleans

O segundo “Encontro Mulheres com Orleans Brandão”, liderado pela médica, militante política e social Clay Lago, viúva do ex-governador Jackson Lago, reuniu, na noite da última terça-feira (26), lideranças de diferentes segmentos sociais comprometidas com a luta por mais espaço, valorização e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Maranhão. O grupo, que apoia a pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Estado, tem como objetivo discutir ideias, projetos e propostas para contribuir com a construção do plano de governo do emedebista.

No encontro, ao declarar apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, Clay Lago destacou a importância do diálogo e da postura municipalista adotada pelo grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão. Ela relembrou o legado do ex-governador Jackson Lago, ressaltando a identificação com a forma de governar voltada para o fortalecimento dos municípios e a escuta da população.

“É um momento muito importante, porque um projeto de governo não surge de uma hora para outra e sem diálogo. O que foi essencial para eu apoiar a pré-candidatura de Orleans foi avaliar a postura municipalista do atual governo. Eu e o governador Jackson Lago sempre fomos grandes defensores do municipalismo e pautamos todo o nosso trabalho dialogando com as pessoas, assim como faz o governo Brandão. E eu estou aqui para colaborar, juntamente com todas essas mulheres, com a certeza de que Orleans fará um governo nesse mesmo estilo municipalista, que nós estamos habituados a fazer e ajudamos a construir durante toda a nossa vida pública”, ressaltou Clay Lago.

A presidente estadual do Movimento de Mulheres do PDT, também representando o Médio Mearim no evento, Kariadina Maia, destacou a relevância da participação feminina na construção de políticas públicas, como o grupo vem fazendo a cada encontro.

“Nesta reunião, temos mulheres de sindicatos, mulheres de diversas comunidades, que atuam em várias áreas e lutam juntas para que possamos ter mais políticas públicas que fortaleçam o nosso trabalho no dia a dia e ampliem a nossa participação. Estar aqui hoje, participando deste momento coletivo de apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, representa muito para nós mulheres, porque não é qualquer homem que recebe esse apoio feminino. Mas nós acreditamos que ele está preparado para fortalecer todas as políticas de gênero que o Maranhão já conquistou e garantir ainda mais avanços. A partir deste momento, teremos outras grandes oportunidades para apresentar nossas contribuições ao seu plano de governo”, acrescentou.

Avanços

A secretária de Estado da Mulher, Antonieta Lago, ressaltou os avanços conquistados pelo Governo do Maranhão nas políticas públicas voltadas às mulheres e destacou a confiança na pré-candidatura de Orleans Brandão para ampliar ainda mais essas ações em todo o estado.

“É uma noite muito especial. Este já é o nosso segundo encontro, de um grupo formado para fortalecer ainda mais a política das mulheres no Maranhão. O Governo Brandão já avançou muito nessa área, com importantes políticas implementadas, como a expansão de programas voltados ao empreendedorismo feminino, à autonomia econômica e financeira das mulheres, além da ampliação da Carreta da Mulher, que passou de uma para três unidades”, pontuou.

A secretária acrescentou ainda que também houve avanços nos programas de enfrentamento à violência doméstica, com a implantação de várias Patrulhas Maria da Penha em diversos municípios.

“E nós lutamos para expandir ainda mais essas iniciativas, apoiando o nosso pré-candidato Orleans Brandão, que sempre foi sensível à pauta das mulheres, abraçando nossas ideias como um eixo importante do governo. E, como sempre dizemos: quando uma mulher é contemplada, ela reverbera isso para toda a sua comunidade”, frisou.

Já Margareth Silva Reis, coordenadora de Articulação Política do grupo, destacou a união de diferentes segmentos femininos em torno da construção de propostas voltadas ao fortalecimento de iniciativas para as mulheres no Maranhão. Ela reafirmou o apoio ao projeto político liderado por Orleans Brandão.

“Reunimos aqui representantes de diversos movimentos que sempre lutaram por políticas públicas para as mulheres no estado, desde o governo Jackson Lago, quando começamos a atuar mais fortemente nessa pauta. Apoiamos as políticas desenvolvidas pelo governador Brandão e, agora, estamos com o pré-candidato Orleans Brandão nessa caminhada, realizando diversos encontros para que nós, mulheres, possamos definir projetos e ações para apresentarmos a ele e contribuirmos com a construção do seu plano de governo”, afirmou.

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças e destaca avanços para Tutóia

O pré-candidato a governador do Maranhão Orleans Brandão destacou o compromisso com o desenvolvimento de Tutóia e a continuidade das ações que vêm transformando o Maranhão durante o encontro político realizado no início da manhã desta quarta-feira (27), no município. O evento, promovido pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, reuniu lideranças políticas, comunitárias e representantes de diversos segmentos da região em uma forte demonstração de apoio ao projeto liderado por Orleans Brandão.

Recebido com entusiasmo pela comunidade, Orleans destacou que tem percorrido o Maranhão ouvindo a população, dialogando com lideranças e trabalhando para construir soluções que melhorem a vida das pessoas.

“Eu tenho usado a minha juventude como combustível para andar esse estado, conversar com as pessoas e entender os problemas de cada município. Os melhores anos da minha vida eu estou dedicando ao Maranhão. Já fizemos muito, mas eu acredito que ainda podemos fazer muito mais por Tutóia e por todo o nosso estado”, afirmou Orleans..

Durante o encontro, o pré-candidato destacou importantes ações desenvolvidas em parceria com o governador Carlos Brandão, como o programa Maranhão Livre da Fome, a expansão da rede de hemodiálise, investimentos em educação, regularização fundiária e obras de infraestrutura em diversas regiões do estado. Em Tutóia, ele relembrou conquistas como a pavimentação asfáltica, melhorias na estrada do Porto de Areia, a reforma do cais e a implantação do Viva/Procon.

“Hoje eu ando de cabeça erguida porque tenho serviço prestado por Tutóia. Tudo isso foi construído com diálogo, parceria e compromisso com a população. E podem ter certeza de que vamos continuar avançando”, ressaltou ele.

Continuidade
Ao apresentar Orleans Brandão como nome preparado para dar continuidade ao atual modelo de gestão, a deputada Iracema Vale destacou a experiência do pré-candidato e sua capacidade de diálogo com os municípios maranhenses.

“Estamos discutindo quem tem preparo, conhecimento e capacidade para governar o Maranhão. E Orleans conhece os municípios, conhece os problemas da população e participou diretamente da construção de programas e obras importantes para o nosso estado”, afirmou Iracema Vale.

As manifestações de apoio reforçaram o crescimento da pré-candidatura de Orleans Brandão na região e destacaram a defesa da continuidade de um governo voltado para o diálogo, os investimentos nos municípios e o cuidado com as pessoas.

“Eu tenho convicção do trabalho que já realizamos, mas também tenho a certeza de que o Maranhão ainda pode avançar muito mais. E é com trabalho, diálogo e compromisso com as pessoas que nós vamos continuar construindo um estado mais forte e mais justo para todos”, finalizou ele.

Obra desastrosa da prefeitura de Paço do Lumiar que desmatou área ambiental causa alagamentos no Sítio Grande

Os moradores do bairro Sítio Grande, em Paço do Lumiar, viveram momentos de puro sufoco nesta terça-feira (26). Uma chuva foi o suficiente para castigar a comunidade com vários pontos de alagamento e enchentes históricas, deixando o trânsito completamente inviável e revoltando quem precisava passar pela região.

O rastro de destruição não é culpa apenas do clima, mas sim de uma ação direta da própria prefeitura. Sob a justificativa de construir um suposto parque ambiental, a gestão municipal iniciou o desmatamento de uma área de preservação no local. O resultado do crime ambiental veio rápido e sem piedade. Sem a vegetação nativa para escoar a água, a obra desastrosa acabou criando um verdadeiro cenário de calamidade pública.

Vídeos gravados por quem enfrentou o caos mostram a força da água invadindo ruas e deixando o bairro debaixo d’água.

Liderança de Orleans Brandão na disputa para o governo do Maranhão é confirmada pela pesquisa INOP/Jornal Pequeno

A liderança de Orleans Brandão (MDB), com 40,38% das intenções de voto, na disputa pelo governo do Maranhão é confirmada na pesquisa INOP/Jornal Pequeno, divulgada nesta terça-feira (26). Também no cenário estimulado, o segundo colocado é Eduardo Braide (PSD), com 40,27%, configurando empate técnico.

Na sequência, ainda na pesquisa estimulada, estão Lahesio Bonfim (Novo), com 9,04%, Felipe Camarão (PT), que tem 4,95% e André Luis, com 0.37%. O percentual de nulo é de 0,86% e um total de 4,13% não sabem ou não responderam.

Já no cenário espontâneo, o empate técnico persiste, com Orleans Brandão alcançando 27,45% contra 29.32% de Eduardo Braide. O terceiro colocado é Lahesio Bonfim, que tem 6,11%, e é seguido por Felipe Camarão, com 2,81%. O senador Weverton Rocha (PDT), que é pré-candidato à reeleição, foi citado por 0,04%. Além disso, 34,27% disseram não saber ou não opinaram.

Os dados do levantamento refletem as ações dos pré-candidatos neste período. Orleans focou em atos no interior e vem ganhando adesões em bairros da capital, o que pode ser comprovado pelos números do levantamento, que confirma a desaceleração da pré-candidatura de Eduardo Braide, que já enfrenta reclamações de novos aliados.

No comparativo com o último levantamento do INOP, a nova pesquisa confirma a manutenção da curva de crescimento de Orleans Brandão. Em cenário estimulado, o emedebista ficou em primeiro lugar, com 41,27% das intenções de voto, seguido por Braide, com 38,60%. Na sequência, apareciam Lahesio Bonfim, com 10,39%, e Felipe Camarão, com 4,17%.

Senado
Para o Senado, a INOP/Jornal Pequeno também confirma a liderança da deputada federal Roseana Sarney, com 23,25% da preferência do eleitorado, e do senador Weverton Rocha, que tem 13,80% das intenções de voto. Também foram citados Duarte Junior (12,75%), André Fufuca (10,65%),;Roberto Rocha (9,49%), Eliziane Gama (6,04%), Pedro Lucas (3,11%), Dr. Hilton Gonçalo (2,32%), Simplicio Araújo (0,67%) e Antonia Coriongo (0,15%). Percentual de 8,81% não soube ou não quis opinar.

O levantamento INOP/Jornal Pequeno, registrado sob o protocolo MA-09910/2026, ouviu 2.667 pessoas no período de 18 a 26 de maio de 2026. A margem de erro estimada é de 2,98%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%.