![](https://slzma.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Screenshot_2024-12-14-08-09-59-806_com.instagram.android-edit.jpg)
Nesta quinta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2.976/2020, que prevê a castração química como punição para pedófilos. O tema gerou grande repercussão no país, mas chamou atenção o posicionamento de cinco parlamentares maranhenses que votaram contra a medida.
De acordo com o painel do Congresso em Foco, no site UOL, Josivaldo JP, Márcio Jerry, Rubens Júnior, Márcio Honaiser e Marreca Filho foram os únicos representantes do Maranhão a rejeitar a proposta.
Nas redes sociais, Josivaldo JP tentou se justificar, afirmando que votou a favor da castração química. No entanto, os registros oficiais desmentem sua declaração. Já os outros deputados que rejeitaram a emenda preferiram se calar.
Por outro lado, Pedro Lucas Fernandes, Duarte Júnior, Amanda Gentil, Pastor Gil, Josimar de Maranhãozinho, Detinha e Cleber Verde votaram a favor da punição.
No total, a emenda foi aprovada com 267 votos favoráveis contra 85 contrários, consolidando mais um capítulo polêmico na política brasileira.