SLZMA

Informação e Entretenimento

Abertura oficial do Arraial da Assembleia atrai multidão na primeira noite

Oferecendo o melhor do São João do Maranhão, foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira (20) o Arraial da Assembleia. Pelos próximos quatro dias, o público que se dirigir ao local terá a oportunidades de conferir toda a diversidade de cores, ritmos e sotaques característicos do período junino, tudo com conforto e, principalmente, segurança.

O Arraial da Assembleia já se tornou um dos mais aguardados da temporada junina maranhense em virtude da organização e das atrações que são apresentadas no local. Trata-se de um espaço de vivência e diversão para as famílias, crianças, idosos, com toda acessibilidade e segurança.

Na abertura oficial da festança, a presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância do Arraial da Assembleia para o fortalecimento da cultura maranhense. “O arraial é importante para nós salvaguardamos a nossa cultura, confraternizar com as famílias, os servidores e com o povo do Maranhão, sempre celebrando a cultura do estado”, disse.

A parlamentar também destacou o caráter solidário do arraial. Nas duas entradas da festança, foram instalados pontos de arrecadação de doação. “Aproveitamos também para fazer um São João solidário, com a coleta de alimentos não perecíveis para enviarmos para as famílias do Maranhão”, destacou.

Início

Por volta das 18h, muitas pessoas já estavam no arraial, montado na área do estacionamento do parlamento estadual. Enquanto a primeira atração ainda não havia se apresentado, o público aproveitava para se deliciar com as comidas típicas oferecidas pelas 11 barracas, além dos produtos ofertados pelos carrinhos do Programa ‘Mais Renda’, como bebidas, comidas e doces típicos da época.

O arraial da Assembleia é um local onde a gente pode apreciar a cultura de forma tranquila, com segurança, o que possibilita que a gente se divirta com segurança, na paz e harmonia com os outros”, disse a jornalista Thais Frazão.

Dando início às festividades da noite, o primeiro grupo a se apresentar foi o Boi Valente da Ilha (sotaque de orquestra), seguido pela Quadrilha Buscapé e depois a Dança Portuguesa Vila Luzitano. Logo após, foi a vez do Boi de Upaon-Açu (orquestra), Boi de Maracanã (matraca), Boi Lendas e Magia (orquestra) e Boi Nina Rodrigues (orquestra).

Fechando a noite, o arraial contará com a apresentação do Boi Meu Tamarineiro, Dança Portuguesa Beleza de Portugal, Companhia Vem BB, Cacuriá Libertos da Noite e Boi União da Baixada.

A programação do Arraial da Assembleia pelos próximos dias também destacará grupos de bumba meu boi dos sotaques de orquestra, zabumba e matraca, além de cacuriá, quadrilha e dança portuguesa.

Estrutura

O arraial também conta com parquinho infantil, para a criançada se divertir, e um espaço especial para idosos e pessoas com deficiência (PCDs) poderem conferir a festa com todo conforto. Além disso, para mais acessibilidade, toda a programação no palco será acompanhada por um intérprete de Libras.

Outros diferenciais do Arraial da Assembleia que estão sendo bastante elogiados são a segurança e a logística de estacionamento. Com conforto, o público pode estacionar o carro no Multicenter Sebrae e, em seguida, utilizar um micro-ônibus que levará as pessoas até a área do arraial.

O Gabinete Militar da Assembleia Legislativa também está pronto para garantir que todo o público aprecie a festança sem se preocupar. Além dos agentes, a segurança está sendo reforçada pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Há ainda detectores de metais para o acesso ao arraial e gestão do fluxo de veículos.

Transmissão ao vivo

E toda a festança também poderá ser conferida mesmo de longe. O Arraial terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia (aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), pelo  YouTube (@tvassembleiamaranhao) e Facebook, além de cobertura em tempo real no Instagram e X (@assembleiama).

A transmissão também será feita pela Rádio Assembleia (96,9 FM) todas as noites. Na abertura, haverá uma edição especial do programa ‘Cultura em Pauta’, de 21h às 23h. Toda a equipe de Comunicação da Alema está mobilizada para garantir que o telespectador e internauta acompanhe a festança nos mínimos detalhes.

SLZMA

Voltar ao topo