“Procura-se Prefeito Ausente”, é o que diz o cartaz feito pelos moradores do município de São Mates a cerca 193 km de São Luís. De modo criativo, e uma forma diferente de protestar contra a situação de ruas tomadas pela lama e pela água neste período chuvoso. Em um vídeo que circula nas redes sociais, eles aparecem fazendo brincadeiras em meio ao alagamento, transformando o cenário de abandono em uma crítica bem-humorada à gestão municipal.
A gravação foi feita em um bairro onde a rua aparece completamente sem infraestrutura e praticamente intrafegável. Entre risadas e ironias, os moradores cobram providências do prefeito Miltinho Aragão, reclamando do que chamam de “sumiço” da gestão justamente quando começam as chuvas e os problemas começam a aumentam na cidade.
A insatisfação de moradores com a gestão do Miltinho em São Mateus é cada dia mais visível. Além desse registro bem-humorado, vários outros vídeos têm circulado nas redes sociais mostrando a realidade enfrentada por moradores de diferentes bairros, com ruas alagadas, lama e falta de infraestrutura. Para muitos, a situação acaba sendo retratada com humor nas gravações, mas o recado é claro, cobrar presença da prefeitura e melhorias para quem vive diariamente os problemas da cidade.