SLZMA

Informação e Entretenimento

PLANOS-GIF-HORIZONTAL

Primeira Cooperativa Agropecuária Indígena do Maranhão é criada com apoio do Professor Roberto Brandão

Com o apoio do professor Roberto Brandão (CIDADANIA), índios da aldeia Juçaral em Amarante do Maranhão a 683 km da capital criaram a primeira Cooperativa Agropecuária Indígena do estado de Maranhão. A iniciativa será fundamental na promoção da autonomia dos indígenas, garantindo o etnodesenvolvimento da população.

Com 30 integrantes, todos indígenas, entre homens e mulheres, eles pretendem participar das compras do Programa de Aquisição de Alimentos(PPA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), participando da vendas dos produtos da agricultura família para merenda escola e restaurante popular nas localidades circunvizinhas.

A Cooperativa será presidida pelo indígena cacique Ozéias, que em sua fala de agradecimento por ter sido escolhido para a função e também destacou a participação importante do professor Roberto Brandão em todo o processo. “Em nome da aldeia Juçaral, quero estender meus agradecimentos a todos os demais Caciques, lideranças indígenas e ao professor Roberto Brandão pelo olhar coletivo a nossa aldeia“.  Afirmou.

O cacique ainda falou que é uma grande conquista, também para o estado “É um marco histórico para todos nós indígenas, não só para o nosso povo, mas para o Estado. Pois somos os desbravadores no âmbito da cooperativa. Ela vai trazer muitos benefícios. Acreditamos que os demais povos do Maranhão podem ter como referência a nossa cooperativa”, comemora Ozéias.

SLZMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo