A Polícia Civil do Maranhão realizou, na manhã desta quarta-feira (4), uma operação para capturar integrantes de uma facção criminosa responsável por extorquir moradores e comerciantes do bairro São Francisco, em São Luís. Durante as diligências, três suspeitos foram presos.
A operação foi coordenada Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), com apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT), da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil.
As ações foram desencadeadas após denúncias sobre a atuação do grupo no bairro. De acordo com as investigações, os suspeitos exigiam o pagamento de valores mensais, sob pena de os imóveis das vítimas serem invadidos por outros integrantes da facção em caso de inadimplência.
Entre os três suspeitos presos, destaca-se um indivíduo identificado como liderança estadual da facção. A prisão dele é considerada um importante passo para desarticular as atividades do grupo criminoso e enfraquecer sua estrutura de comando.
As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração das práticas ilícitas da organização.