Um paciente que estava internado morreu na madrugada desta sexta-feira (22) após ser baleado na perna por um agente da Guarda Municipal de São Luís (GMSL) dentro do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão).
A vítima, identificada como Wanderley Marques, estava agitado e, segundo relatos, apresentava comportamento agressivo, incluindo vandalismo e ameaças contra pacientes e profissionais de saúde. Durante a tentativa de contê-lo, um guarda disparou contra Wanderley. Apesar de receber atendimento imediato, ele não resistiu e faleceu.
O Portal SLZMA recebeu denúncias de funcionários do Hospital, relatando o despreparo de agentes da Guarda Municipal. Nas mensagens via WhatsApp, os funcionários expressam preocupação com a maneira como os guardas lidam com situações de conflitos, apontando falta de treinamento adequado e a postura agressiva que, segundo eles, coloca em risco pacientes, profissionais de saúde e o próprio público.
Há cerca de um mês, outro guarda foi afastado após ser suspeito de matar Kilian Patric Nascimento Costa, de 29 anos, no bairro do Caratatiua, na região da Alemanha. Na ocasião, Kilian também foi baleado durante uma abordagem que terminou de forma fatal, levantando questionamentos sobre o treinamento e a conduta dos agentes em situações de crise.
Em nota, a Semusc destacou que acompanha de perto o caso e garantiu que tomará as medidas necessárias para esclarecer os acontecimentos e responsabilizar eventuais envolvidos.
Leia a íntegra da nota:
“A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC) informa que, na madrugada desta sexta-feira (22), a Guarda Municipal foi acionada para atender uma ocorrência de vandalismo e ameaças a pacientes e profissionais de saúde no Hospital Socorrão I. A Corregedoria da SEMUSC está apurando o caso e informa ainda que o guarda municipal foi afastado de suas funções até a conclusão da investigação.”
Já com a direção do Socorrão I, tentamos contatos para obter informações sobre o paciente, mas até o momento ela não respondeu às mensagens e nem retornou nossas tentativas de ligação.