SLZMA

Informação e Entretenimento

Maranhão registra primeira morte por dengue, outras 10 mortes estão sob investigação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou informações do primeiro caso de morte por dengue no ano de 2024, em São Luís, além dessa, outras 10 mortes estão em investigação, de acordo com o informe semanal do Programa Estadual de Controle das Arboviroses.

Veja as cidades que estão sob investigações, onde ocorreram as mortes:

Arari, Bela Vista do Maranhão, Brejo, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pinheiro e São Luís. Segundo levantamentos, em todo o Maranhão, há pelo menos 1.643 casos prováveis de dengue e 573 casos confirmados, em todo o Estado, 61 municípios têm casos confirmados e 129 têm casos suspeitos da doença.

Veja os principais sintomas da doença: Febre alta, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. A vigilância alerta para a prevenção contra a dengue e a proliferação do mosquito, eliminando objetos que acumulem água, potenciais criadouros, como caixas d’água, e usar (protetor), o repelente é uma outra opção de evitar a doença.

A secretaria de Saúde alerta, para a vacinação contra a dengue, que já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Luís, para crianças de 10 e 11 anos.

SLZMA

Voltar ao topo