
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para chuvas intensas em 43 cidades do Maranhão. O aviso é válido até as 23h59 desta quarta-feira (5) e prevê precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes, com intensidades variando entre 60 a 100 km/h.
De acordo com o INMET, as condições climáticas podem causar impactos significativos, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Orientações para a população
Em caso de rajadas de vento, o INMET recomenda que as pessoas evitem se abrigar sob árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, uma vez que há risco de queda. Além disso, a população deve desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia para evitar danos causados por oscilações na rede elétrica.
Em situações de emergência, a orientação é buscar informações e assistência junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cidades afetadas pelo alerta
- Água Doce do Maranhão
- Alcântara
- Amapá do Maranhão
- Apicum-Açu
- Araioses
- Axixá
- Bacabeira
- Bacuri
- Bacurituba
- Barreirinhas
- Bequimão
- Boa Vista do Gurupi
- Cajapió
- Cândido Mendes
- Carutapera
- Cedral
- Central do Maranhão
- Cururupu
- Godofredo Viana
- Governador Nunes Freire
- Guimarães
- Humberto de Campos
- Icatu
- Junco do Maranhão
- Luís Domingues
- Maracaçumé
- Mirinzal
- Morros
- Paço do Lumiar
- Palmeirândia
- Paulino Neves
- Peri Mirim
- Pinheiro
- Porto Rico do Maranhão
- Primeira Cruz
- Raposa
- Rosário
- Santa Helena
- Santana do Maranhão
- Santo Amaro do Maranhão
- São Bento
- São Bernardo
- São José de Ribamar
A população deve permanecer atenta às condições climáticas e seguir as orientações das autoridades para garantir sua segurança.