No livro de Provérbios 16:18, tem uma passagem bíblica que diz: “A soberba precede a queda a queda”. Essa passagem se encaixa perfeitamente nas ultimas eleições em que o MDB disputou eleições majoritária.
A eleição de 2014 deixou uma marca na política maranhense. Lobão Filho foi escolhido pelo grupo governista para disputar o Palácio dos Leões com uma ampla estrutura política, apoio de prefeitos, deputados, vereadores e diversas lideranças. Mesmo com a máquina do governo nas mãos, terminou derrotado por Flávio Dino no primeiro turno.
Doze anos depois, o roteiro voltou a se repetir.
Em 2026, Orleans Brandão, também do MDB, entrou na disputa com o apoio da estrutura do governo, mas não conseguiu transformar essa força política em votos suficientes para vencer a eleição.
Orleans terminou em segundo lugar, com 1.354.044 votos, 34,76% dos votos válidos, enquanto Eduardo Braide foi eleito no primeiro turno com 54,02%.
O resultado reforça uma velha lição das urnas no Maranhão, ter a máquina, apoio político e uma grande estrutura de campanha ajuda, mas não garante a vitória.
Em 2014, Lobão Filho mostrou isso. Em 2026, Orleans Brandão acabou confirmando novamente.