O maior espólio político do Maranhão: Brandão reúne 12 partidos e consolida apoio a Orleans como pré-candidato ao governo

Em encontro realizado nesta terça-feira (27) com o governador Carlos Brandão, presidentes e representantes de 12 partidos da base aliada anunciaram apoio ao nome de Orleans (MDB), atual secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, como pré-candidato ao governo do Maranhão nas eleições deste ano.

Participaram da reunião Amanda Gentil, presidente do PP; Pedro Lucas, presidente do União Brasil; Fábio Macedo, presidente do Podemos; Orleans Brandão, presidente do MDB; Aluísio Mendes e Celso Dias, presidente e vice-presidente do PRB; Sebastião Madeira, presidente do PSDB; senador Weverton Rocha, presidente do PDT; Adriano Sarney, presidente do PV; Luciano Genésio, presidente do Solidariedade; Eliel Gama, presidente do Cidadania; o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Junior Marreca e o deputado federal Marreca Filho, representando Rosa Filgueira, presidente do PRD; o vice-presidente do Avante, Fabiano Gallotti e o deputado federal Júnior Lourenço.

Também estiveram presentes o deputado federal e ministro do Esporte, André Fufuca (PP); a presidente e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, os deputados Iracema Vale e Antônio Pereira, respectivamente; o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, e o secretário de Estado de Articulação Política, Junior Viana.

A sinalização de Orleans como pré-candidato ocorre após um longo período de diálogo e articulação entre as siglas da base, que passaram a convergir em torno de seu nome para a disputa ao Palácio dos Leões. O governador Carlos Brandão, por sua vez, acompanha a decisão coletiva dos partidos aliados.

“Recebi hoje presidentes e representantes de 12 partidos da nossa base aliada. Foi um encontro marcado pelo diálogo, em que me apresentaram o nome de Orleans como pré-candidato ao governo. Vamos trabalhar por esse alinhamento junto ao presidente Lula. Nossa missão é continuar os avanços no Maranhão, a exemplo dos programas Educação de Verdade, Maranhão Livre da Fome, recuperação e implantação de estradas, além do incentivo ao turismo, geração de renda, entre tantas outras ações”, destacou o governador Carlos Brandão em suas redes sociais.

Orleans Brandão teve papel central no desempenho do grupo governista na última eleição municipal. Das 20 maiores cidades do estado, 17 elegeram prefeitos aliados e, no total dos 217 municípios maranhenses, 158 escolheram gestores alinhados ao governo. Em São Luís, o campo aliado garantiu ampla maioria na Câmara Municipal, com 23 vereadores eleitos alinhados ao governo.

Com o movimento dos partidos, Orleans se consolida como o principal nome já definido na disputa majoritária até o momento. As discussões sobre a vaga de vice-governador e sobre a candidatura ao Senado seguem em aberto e continuam sendo tratadas nas próximas rodadas de conversa entre as legendas.

Dedo de Lula no Maranhão pode acabar com Iracema no PT e como candidata ao Senado

O governador Carlos Brandão se reúne nesta segunda-feira, 26, com integrantes do Partido dos Trabalhadores no Palácio dos Leões. Participam do encontro petistas que integram o governo e outros filiados que defendem a manutenção da aliança do partido com o atual governo estadual.

O que chama atenção na reunião é a presença da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, atualmente no PSB, hoje é um dos nomes mais sólidos da política maranhense, com trajetória construída no diálogo e na articulação política, tem demonstrado capacidade de liderança, equilíbrio institucional e habilidade para conduzir pautas sensíveis, o que a coloca como uma peça estratégica nas discussões sobre o futuro do PT no Maranhão e no cenário eleitoral que se desenha para o Senado. Ela deve receber um documento assinado por lideranças do PT no Maranhão defendendo seu retorno à sigla, onde permaneceu filiada por 12 anos antes de deixar o partido após articulações internas nas eleições de 2022.

Entre os que assinam o pedido estão o ex-deputado Zé Carlos e o deputado Zé Inácio, que também participam do encontro e hoje admitem arrependimento da movimentação que levou à saída de Iracema do PT. Nos bastidores, o gesto é visto como uma tentativa de reorganização interna e fortalecimento do campo governista.

Fontes internas do PT confirmaram que, além do possível retorno de Iracema ao partido, também está em discussão o nome dela para disputar uma vaga no Senado. A avaliação é que existe um espaço político aberto no Maranhão e que, se o PT não ocupar esse campo, a direita pode avançar.

O tema foi debatido no podcast Xeque Mate – O Jogo do Poder, com os apresentadores Matias Marinho, Christopher Damasceno, Janayna Ricoly e Marcio Farias, que apontaram o movimento como estratégico dentro do atual xadrez político maranhense.

Nos bastidores, lideranças petistas admitem que o desfecho dessa articulação passa diretamente pelo presidente Lula, que tem o papel decisivo na composição que pode levar Iracema de volta ao PT e, consequentemente, à disputa pelo Senado.

A reunião com os petistas ocorre um dia antes do encontro de Brandão com presidentes de partidos aliados. A leitura interna é que o governador antecipou a conversa para consolidar o alinhamento político e apresentar unidade antes das próximas definições do grupo governista.

SLZMA Sem Filtro: Camarão vai para a Bahia tirar foto com Lula, Brandão posa com a sereia na Praça do Sol, às margens da Baía de São Marcos

Coincidência ou não, mas o Maranhão vive um mar politico, tem de tudo no tabuleiro que envolve a politica maranhense que vai de crustáceo, molusco e ate mesmo sereia que estão em baías distintas, em estados diferentes, separadas por centenas de quilômetros. Cada uma com sua importância histórica, geográfica e turística. rsrsrs brincadeiras a parte, mas vamos ao que interessa, terra firme. O Maranhão viveu, nesta sexta-feira (23), uma dia emblemático que resume o cenário político atual.

Em alas do mesmo grupo seguem caminhos diferentes, o vice-governador Felipe Camarão estava presente em Salvador, posicionado ao lado do presidente Lula durante uma convocação de movimentos sociais associados à reforma agrária. A imagem circulou rapidamente. Para Camarão, essa documentação visual transcende o mero simbolismo e é considerada uma vantagem política estratégica. Em um contexto em que sua pré-candidatura ainda não ganhou força significativa, a fotografia com Lula é interpretada como um emblema de apoio e otimismo a uma potencial aliança política que, até agora, permaneceu em grande parte retórica. Lula, de fato, continua defendendo uma coalizão entre dinistas e brandonistas, apesar dos indícios evidentes de que tal acordo está longe de ser realizado.

Por outro lado, o governador Carlos Brandão se engajou em São Luís, inaugurando vários projetos. Em Ponta d’Areia, foi inaugurada a recém-revitalizada Praça do Sol, com uma infraestrutura contemporânea e acessível destinada à recreação, turismo e interação social. A sereia retornou ao local designado, servindo como ponto turístico para fotografias; no entanto, ao contrário de casos anteriores, agora é acompanhada por aprimoramentos, como estruturas de concreto, iluminação, recursos de acessibilidade, medidas de segurança e investimentos públicos tangíveis e disponíveis para uso comunitário.

Essa justaposição é impressionante. Enquanto uma parte confia na documentação fotográfica como prova do vigor político e discute alianças que ainda não se materializaram, a outra continua comprometida com resultados tangíveis que se manifestam além da mera retórica. Em última análise, o cenário político está repleto de imagens, retórica e promessas, mas a distinção entre aqueles que governam por meio de iniciativas acionáveis e aqueles que navegam nas águas da expectativa política em prol de imagens pode ser fundamental. A dinâmica política no Maranhão ainda está evoluindo, e a pergunta urgente permanece clara, quem transcenderá a superficialidade de uma fotografia e fornecerá resultados substantivos à população?

Xeque-Mate volta ao ar e estreia nova temporada com análises estratégicas sobre o Maranhão

A estreia da nova temporada do Xeque-Mate foi realizada nesta sexta-feira (23), marcando o início de um novo ciclo de debates no cenário político e jornalístico do Maranhão. O programa abriu a temporada reforçando sua proposta de analisar os movimentos do poder com clareza, estratégia e foco nos fatos que impactam a vida pública do estado.

Desde a edição inaugural da temporada, o Xeque-Mate apresentou análises firmes, informações de bastidores e debates diretos, mantendo o formato que o consolidou como referência entre os programas de opinião política. A abordagem objetiva e o olhar crítico seguem como pilares centrais da atração.

A apresentação ficou sob a condução de Matias Marinho, Janayna Ricoly, Crystopher Damasceno e Marcio Farias, que imprimiram pluralidade, dinamismo e leitura estratégica aos temas discutidos. O equilíbrio entre diferentes pontos de vista contribuiu para um debate consistente e tecnicamente qualificado.

Exibido das 14h30 às 16h, o programa foi transmitido pelo YouTube, Instagram, TV Verdes Mares e por rádios parceiras. Nesta nova temporada, o Xeque-Mate amplia seu alcance com retransmissão inicial em emissoras de São José de Ribamar, Araioses, Presidente Dutra, Imperatriz, Pinheiro e Colinas, fortalecendo sua presença no interior do estado.

Enquanto pais dormem em filas por vagas nas escolas de Paço do Lumiar, Fred Campos pega a estrada e vai fazer campanha para o irmão; Vídeo

O prefeito Fred Campos resolveu subestimar a inteligência do povo luminense. Colocou o irmão debaixo do braço e percorreu mais de 330 km até Paulo Ramos, numa viagem que, na prática, teve cheiro de campanha. Nas redes sociais, afirmou que foi apenas “prestigiar” o aniversário da cidade. Até aí, tudo bem. O problema é o contexto. Não é segredo para ninguém que o irmão do prefeito é pretende disputar uma vaga de deputado estadual. O que revolta é ver o gestor deixar Paço do Lumiar a deriva para cumprir agenda política. Com a vice-prefeita de licença, o município ficou, na prática, sem comando.

A viagem contou também com a companhia dos vereadores Kamila Belfort, Joel do Churrasco e Paulo Henrique, que deveriam estar fiscalizando a gestão e defendendo os interesses da população, também embarcaram na viagem. Em vez de cobrar soluções para os problemas da educação de Paço do Lumiar, preferiram acompanhar o prefeito em uma agenda política, deixando a cidade à própria sorte em um momento de caos e revolta da população.

Isso não é normal, nem aceitável. Educação é direito garantido, não favor da gestão. Nenhuma mãe ou pai deveria dormir em calçada, enfrentar frio e humilhação para tentar colocar uma criança na escola. Enquanto isso, o prefeito parece mais preocupado com palanque, foto e articulação política fora da cidade do que com os problemas reais da população que o elegeu.

Enquanto isso, a angústia continua. “Passar a noite na fila, na frieza, com criança pequena, e ainda correr o risco de receber um ‘não’ no dia seguinte é desumano”, desabafou outra mãe.

Viajar para fazer política enquanto a cidade sofre é um desrespeito com quem mais precisa. As crianças precisam estar em sala de aula, e os pais precisam de respostas. Governar é priorizar, e neste momento, a prioridade claramente não está onde deveria estar.

A São Luís que o instagram do prefeito esconde, mas a gente mostra; vídeo

Anunciada semana passada pelo prefeito Eduardo, por meio das redes sociais, quando ele destacou a entrega de mais uma via Interbairros ligando a Curva do 90 ao Shopping da Ilha, atrás do Mix Mateus, a rua Maria Antonela, foi divulgada como solução para melhorar o tráfego, mas moradores dizem que a realidade é bem diferente do vídeo publicado no instagram do prefeito. Ele mostra nos vídeos dele, mas a gente mostra.

Um morador procurou a nossa página e enviou vídeo mostrando problemas no trecho. Parte da rua está sem iluminação pública e, em alguns pontos, a grama já afundou, o que levanta dúvidas sobre a qualidade da pavimentação. “Praticamente a rua inteira está sem iluminação, e esse trecho acabou de ser entregue pelo prefeito, mas já está todo afundando. Isso foi só com uma pequena chuva”, relata o morador.

Com o início do período chuvoso, o raio X aparece rápido e escancara obras mal acabadas da prefeitura, feitas muito mais para render postagem do que para resolver problemas. O que no Instagram do prefeito parece bonito, na vida real vira alagamento, afundamento e dor de cabeça para quem mora na cidade.

Se você tem algo que o prefeito não mostra no Instagram e quer que mostramos, manda vídeo, foto e texto ou áudio explicado o problema para WhatsApp 988631980.

Empresária de Pinheiro morre em São Luís após procedimento estético em clínica particular

A empreendedora Ariene Rodrigues morreu na noite desta terça-feira (20), em São Luís, após se submeter a um procedimento estético de lipoaspiração em uma clínica particular da capital maranhense. Natural de Pinheiro, Ariene era bastante conhecida no município, onde construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo.

De acordo com informações preliminares, a jovem teria viajado a São Luís para realizar o procedimento sem comunicar previamente aos familiares. A intenção, segundo pessoas próximas, era fazer uma surpresa e avisar a família após a realização da cirurgia.

A confirmação da morte causou forte comoção em Pinheiro. Desde as primeiras horas após a divulgação da notícia, amigos, familiares e clientes passaram a prestar homenagens nas redes sociais, destacando o carisma, a dedicação ao trabalho e a influência positiva de Ariene no meio empresarial local.

As circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas. Até o momento, não há informações oficiais sobre o que teria provocado o óbito durante ou após o procedimento estético. O caso deve ser apurado pelos órgãos competentes para esclarecer as causas e eventuais responsabilidades.

A clínica onde o procedimento foi realizado ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

Curso de Medicina do Ceuma recebe nota baixa em avaliação nacional do MEC

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) tornaram público, na segunda-feira (19), o resultado do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, e o desempenho do curso de Medicina da Universidade Ceuma ficou abaixo do esperado.

Segundo os dados divulgados, os cursos de Medicina do Uniceuma, nas unidades de São Luís e Imperatriz, obtiveram nota 2 no exame, índice considerado insatisfatório quando comparado ao desempenho de outras instituições de ensino superior avaliadas em todo o país.

Além do Ceuma, também figuram na lista de cursos com avaliação negativa as graduações em Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus de Pinheiro, e da Afya Faculdade de Ciências Médicas, localizada em Santa Inês.

As instituições enquadradas na faixa 2 do Enamed não poderão ampliar o número de vagas ofertadas, embora, até o momento, não tenham sido anunciadas medidas cautelares adicionais. Conforme os critérios do exame, menos de 60% dos estudantes desses cursos apresentaram desempenho considerado adequado, o que acendeu o alerta para os órgãos reguladores.

Diante do resultado, os cursos avaliados passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), vinculada ao MEC, com o objetivo de acompanhar e corrigir eventuais falhas na formação oferecida.

O Enamed passa a ser aplicado de forma anual e tem como proposta unificar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação utilizados tanto no Enade dos cursos de Medicina quanto na prova objetiva de acesso direto ao Enare, consolidando um novo modelo de avaliação da formação médica no país.

Veja repercute o “efeito Bell Marques” e a multidão no pré-Carnaval do Maranhão

Mais de 500 mil foliões lotaram a Avenida Litorânea, em São Luís (MA), no circuito Vem Pro Mar, neste domingo, 18, primeiro dia da temporada de festas do pré-Carnaval do Estado. O momento de maior concentração de público foi a apresentação de Bell Marques, que incendiou a animação dos presentes.

“Vou sair dessa festa como um verdadeiro outdoor do Maranhão, desse Carnaval. Vou falar para os quatro cantos do mundo que um Carnaval igual a esse não lembro de ter visto. O Maranhão merece isso tudo”, celebrou.

A passagem do baiano pela orla impactou não só os foliões como também a economia da festa. Vendedores ambulantes, trabalhadores informais e pequenos comerciantes ocuparam áreas estratégicas desde cedo, beneficiados pelo fluxo contínuo ao longo de toda a tarde e noite.

De bandana, em homenagem ao convidado, o governador Carlos Brandão destacou o peso simbólico da ocasião: “Estamos fazendo um carnaval para ficar na história. Estamos fortalecendo o carnaval do Maranhão, com organização, segurança e valorização da nossa cultura”.

Por Nara Boechat/ Da VEJA

“É assumir um compromisso ainda maior com essa terra”, diz Cláudio Cunha ao receber título de Cidadão Vimarense

O deputado estadual Cláudio Cunha (PL) foi homenageado com o título de Cidadão VIMARENSE em solenidade realizada na Câmara Municipal de Guimarães, no Maranhão. A honraria reconhece a contribuição do parlamentar para o desenvolvimento do município e o fortalecimento de ações em benefício da população local.

Em publicação nas redes sociais, Cláudio Cunha celebrou o reconhecimento e destacou o significado do título. Segundo o deputado, a homenagem reforça ainda mais o compromisso com a cidade e com o povo guimaranense. Ele agradeceu à Câmara Municipal, aos vereadores e a todos que contribuíram para a concessão da honraria.

“Receber o título de Cidadão  VIMARENSE é assumir, de forma ainda mais forte, o compromisso com essa terra e com o seu povo”, afirmou o parlamentar.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais, vereadores e convidados, marcando um momento de reconhecimento institucional e aproximação entre o Legislativo municipal e o deputado estadual.

Chuvas fazem raio X em São Luís e desmascaram a maquiagem da prefeitura; veja os pontos críticos

A forte chuva que cai desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (19) voltou a causar alagamentos e muitos transtornos em São Luís e em cidades da Grande Ilha. Desde a noite de domingo (18), o volume de água já era intenso e foi suficiente para comprometer a mobilidade em vários pontos, repetindo um problema que os moradores enfrentam todo inverno.

Na capital, denúncias apontam alagamento no viaduto da Cohama, no sentido Cohab, onde a água tomou a pista e dificultou a passagem de carros e motos, gerando engarrafamentos e riscos. Outro ponto crítico é a Rua São Bernardo, que dá acesso aos bairros São Bernardo, Parque Sabiá e regiões próximas. Mesmo após pavimentação recente, a via voltou a alagar com a chuva, mostrando que o problema continua sem solução e afetando diretamente quem depende da rua no dia a dia.

Na Grande Ilha, a MA-201, a Estrada de Ribamar, também ficou alagada em quase toda a sua extensão. A via, que liga São José de Ribamar, Paço do Lumiar e São Luís, apresentou grande acúmulo de água, deixando o trânsito lento e, em alguns trechos, quase intrafegável. Próximo à feira do Maiobão, motoristas tiveram dificuldades para atravessar e um condutor chegou a ter prejuízo após danificar o para-choque do veículo.

A situação foi agravada pelo transbordamento do Rio Paciência, que aumentou ainda mais o volume de água na Estrada de Ribamar. Em São Luís, a Avenida Daniel de La Touche registrou falhas em um semáforo na altura do Ipase, causando lentidão. Já no Mercado da Cohab, o teto não resistiu à força da chuva e a feira ficou completamente alagada, prejudicando comerciantes e consumidores. Na BR-135, um acidente entre um ônibus do transporte público e um carro de passeio, próximo à Vila Itamar, contribuiu para o congestionamento.

Mais uma vez, a chuva funciona como um verdadeiro raio X da infraestrutura da Grande São Luís, escancarando problemas antigos, obras que não resolvem e a falta de soluções definitivas para situações que se repetem ano após ano.

Dudu Diniz recebe Orleans, Iracema Vale e Audreia Noleto e reafirma apoio ao grupo liderado por Brandão

O ex-presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar, Dudu Diniz, recebeu, na manhã deste sábado, em sua residência, o secretário de assuntos municipalistas, Orleans Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, e a articuladora política, Audreia Noleto.

O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e agradecer as ações que o governador Carlos Brandão tem realizado na cidade balneária, por intermédio do secretário Orleans Brandão.

“Hoje é um dia muito especial para nosso grupo político, pois discutimos o fortalecimento do nome do nosso amigo Orleans Brandão em toda a cidade. Este momento também foi de agradecimento pelas obras que o governador Carlos Brandão trouxe para nossa cidade, além dos benefícios que ainda estão por vir”, comentou Dudu Diniz.

Liderança em São José de Ribamar
É importante ressaltar que, em 2020, Dudu foi eleito o vereador mais votado da cidade. Posteriormente, assumiu a presidência da Câmara, sendo reconhecido pela sua transparência e pela valorização dos funcionários. Em 2024, concorreu ao cargo de prefeito, obtendo mais de 35 mil votos.