Justiça afasta parentes do prefeito de Araguanã por nepotismo

Uma Ação Civil Pública proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Zé Doca, levou a Justiça a determinar, em Liminar, que a Prefeitura de Araguanã suspenda as portarias de nomeação de Valter Belo Amorim do cargo de procurador-geral do Município e de Matheus Jordão Nascimento da Silva do cargo de controlador-geral. Araguanã é termo judiciário da comarca.

Com o afastamento dos dois, também deverão ser suspensos quaisquer pagamentos de verbas remuneratórias, subsídios, gratificações, vantagens ou parcelas de qualquer natureza decorrentes do exercício dos cargos.

O prazo para o cumprimento comprovado da decisão é de 48 horas a partir da notificação do Executivo Municipal. Em caso de descumprimento da Liminar, foi estabelecida multa diária de R$ 5 mil, a ser aplicada pessoalmente ao prefeito Flávio Ronne Amorim Muniz.

ACP

A partir de denúncias recebidas, a 1ª Promotoria de Justiça de Zé Doca iniciou as investigações sobre um esquema de nepotismo na administração municipal. Inicialmente, foram identificadas as nomeações de Anderson Amorim, irmão do prefeito, como Secretário Municipal de Finanças; da mãe do gestor, Francisca Lúcia, na Secretaria da Mulher; Valter Amorim, tio do prefeito como procurador-geral do Município/ Meliú Gentil, prima de Flávio Muniz, na Secretaria de Saúde; e do cunhado do prefeito, Mateus Jordão, à frente da Controladoria Geral.

Inicialmente, o Ministério Público do Maranhão orientou a gestão municipal a corrigir a situação por meio de uma Recomendação. A Prefeitura, no entanto, respondeu que os cargos seriam de natureza política, configurando exceção à regra geral sobre nepotismo. As justificativas foram aceitas em relação às Secretarias Municipais, mas não no que diz respeito à Controladoria e à Procuradoria-Geral do de Araguanã.

O Ministério Público firmou o entendimento incontestável de que essas funções específicas não possuem natureza política, mas sim uma conformação eminentemente técnica e burocrática”, explicou o promotor de justiça Frederico Bianchini Joviano dos Santos.

Na Ação, o promotor de justiça explica que o controlador-geral tem o dever de auditar as contas do prefeito, apontar falhas em licitações e, se necessário, representar contra o representante contra o gestor perante os órgãos de controle externo. Já o procurador-geral do Município deve atuar na defesa do ente público, o que muitas vezes exige a adoção de medidas contra atos praticados pelo chefe do Executivo.

O controle de legalidade está nas mãos das mesmas pessoas que se beneficiam da ilegalidade de suas próprias nomeações”, observa o membro do MPMA.

Além das medidas concedidas em Liminar, o Ministério Público do Maranhão pede que, ao final do processo, os pedidos sejam confirmados com a declaração de nulidade absoluta dos atos de nomeação dos parentes do prefeito.

Também foi requerida a condenação do prefeito Flávio Ronne Amorim Muniz por improbidade administrativa, estando sujeito a penalidades como o pagamento de multa, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público, mesmo que por meio de empresa da qual seja sócio majoritário.

Braide exalta Fufuca ao Senado, mas dados oficiais carimbam herança de alta desaprovação em Brasília

Menos de 24 horas após entregar o Detran e romper com o governo Brandão, André Fufuca é anunciado como pré-candidato ao Senado na chapa de Braide. No vídeo, o ex-prefeito rasgou elogios ao novo aliado, afirmou que o ex-ministro “já mostrou que sabe trabalhar pelo Maranhão no governo federal”. A afirmação, no entanto, contrasta com a imagem nacional construída por Fufuca durante sua passagem pelo Ministério do Esporte.

Em agosto de 2025, levantamento da CB Consultoria Opinión Pública colocou André Fufuca entre os ministros menos populares do governo Lula, figurando nas últimas posições do ranking nacional de avaliação da Esplanada. A pesquisa apontou o maranhense entre os integrantes do primeiro escalão com pior imagem junto à população brasileira.

Agora lançado por Braide como aposta para o Senado. Fufuca vem pregando algo fora da realidade. Resta saber se o discurso de que “já mostrou trabalho pelo Maranhão” será suficiente para convencer o eleitorado ou se a baixa avaliação registrada durante sua gestão pesará na corrida de 2026.

No ranking abaixo, o índice de imagem positiva aparece em verde e o de imagem negativa é apresentado em vermelho:

Orleans Brandão reúne pré-candidatos do MDB para alinhamento político

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu nesta terça-feira (16) os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir o mobilização partidária visando as eleições de outubro. O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.

Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.

Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão.

“Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.

O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026.

Vereador Beto Castro é preso por posse ilegal de arma em operação contra desvio de emendas no MA

O vereador Beto Castro (Avante) foi preso em flagrante nesta segunda-feira (15), após ser flagrado portando uma arma de fogo durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão da Operação Benedict, deflagrada pelo Gaeco.

A operação, conduzida pelo Ministério Público e pela Seic da Polícia Civil, investiga um suposto esquema de desvio de mais de R$ 9 milhões em emendas parlamentares, com possível participação de integrantes de facções criminosas. O ex-vereador Umbelino Júnior também foi alvo de busca e apreensão.

A Justiça autorizou 17 medidas cautelares, incluindo sete mandados de prisão preventiva e buscas contra investigados e empresas. As diligências continuam.

Ribamar é o 1º município do Maranhão a instalar o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+

A Prefeitura de São José de Ribamar realizou a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+, tornando o município o primeiro do Maranhão a instalar oficialmente o colegiado. O momento representa um avanço histórico para a garantia de direitos, o fortalecimento da participação social e a construção de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e dos direitos humanos.

A criação do Conselho nasceu das propostas apresentadas durante a Conferência Municipal de Políticas LGBTQIA+ e se tornou realidade por meio da Lei nº 1.450/2025, sancionada pelo prefeito Dr. Julinho. A iniciativa consolida o compromisso da gestão municipal com uma cidade mais inclusiva, democrática e comprometida com o respeito à diversidade.

Durante a cerimônia, o superintendente de Direitos Humanos, Jucyarllyson Wolff, destacou a importância do momento para o município. “Hoje é um dia histórico para São José de Ribamar e para a garantia de direitos da população LGBTQIA+”, afirmou.

A coordenadora de Políticas LGBTQIA+, Agatha Babalu, ressaltou que a instalação do Conselho representa uma conquista construída coletivamente. “Esse é um espaço de participação e de fortalecimento das políticas públicas para a nossa população”, disse.

Representando o Instituto Lilás de Direitos Humanos, Carlos Alberto Leitão D. Azevedo enfatizou o pioneirismo ribamarense. “São José de Ribamar se torna referência no Maranhão ao dar esse importante passo em defesa dos direitos humanos”, destacou.

A presidente da Câmara Municipal, Francimar Jacinto, reforçou o papel do Legislativo na consolidação da iniciativa. “É uma conquista que fortalece a democracia e reafirma o compromisso com a inclusão”, declarou.

Empossado como conselheiro suplente, Antônio da Conceição destacou a importância da participação da sociedade civil. “O Conselho é um instrumento fundamental para garantir voz e representatividade”, afirmou.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS), Gilvana Duailibe, ressaltou que a criação do colegiado representa mais um avanço nas políticas de proteção social do município. “Seguimos trabalhando para construir uma cidade cada vez mais acolhedora e respeitosa com todos”, disse.

Mais do que um espaço de diálogo entre poder público e sociedade civil, o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+ simboliza o compromisso de São José de Ribamar com a promoção da igualdade, da cidadania e do respeito à diversidade.

Com a instalação do colegiado, o município escreve mais um capítulo de sua história e reafirma seu protagonismo na construção de políticas públicas que cuidam de todos e todas.

Aluísio Mendes reafirma compromisso com governador Brandão e Orleans

O deputado federal e pré-candidato à reeleição Aluísio Mendes (Republicanos) reafirmou, em ato na cidade de São João Batista, seu apoio ao trabalho do governador Carlos Brandão e, consequentemente, ao projeto do pré-candidato ao governo Orleans Brandão (MDB).

“Sem dúvida nenhuma, é um governador que já deixou a sua marca. Governador simples, humilde, municipalista, que abriu as portas do Palácio dos Leões para a classe política”, declarou.

Aluísio Mendes destacou que Brandão foi o melhor governador para São João Batista e abriu mão de uma eleição garantida ao Senado para seguir trabalhando pelo Maranhão.

“Por isso, reafirmo aqui o meu compromisso com o governador Carlos Brandão”, assegurou Aluisio Mendes.

Yglésio comenta saída de Lahesio e defende recomposição urgente da direita no Maranhão

Pré-candidato a deputado federal pelo PRD, o deputado estadual Dr. Yglésio afirma que a saída de Lahesio Bonfim confirma o esvaziamento de uma candidatura que vinha em declínio e defende articulação para garantir palanque competitivo a Flávio Bolsonaro no estado.

A saída de Lahesio Bonfim da disputa pelo Governo do Maranhão reacendeu o debate sobre os rumos da direita no estado. Para o médico, advogado, deputado estadual e pré-candidato a deputado federal pelo PRD, Dr. Yglésio, a decisão não chega a surpreender, porque a pré-candidatura de Lahesio já vinha apresentando sinais claros de desgaste.

Segundo Dr. Yglésio, o declínio de Lahesio era resultado direto da falta de posicionamento político firme, da ausência de uma estratégia clara para o campo conservador e da dificuldade de dialogar com os diferentes grupos da direita maranhense.

“A saída de Lahesio não criou a confusão. Ela apenas confirmou um processo de esvaziamento que já vinha acontecendo. A candidatura dele vinha em declínio constante, principalmente pela falta de posicionamento. A direita precisa de liderança, clareza, coragem e capacidade de articulação”, afirmou Dr. Yglésio.

Para o pré-candidato, a decisão de Lahesio abre uma lacuna importante no campo conservador, especialmente no debate sobre a construção de uma candidatura majoritária capaz de representar a direita e oferecer um palanque forte para Flávio Bolsonaro no Maranhão.

“Agora há uma lacuna evidente. E essa lacuna precisa ser recomposta com urgência. O eleitor conservador do Maranhão não pode ficar sem rumo, sem projeto e sem palanque. É preciso construir uma alternativa que una o campo, dialogue com os municípios e represente de verdade a direita no estado”, declarou.

Dr. Yglésio também revelou que houve diálogo com o ex-senador Roberto Rocha, que avalia a possibilidade de entrar na disputa pelo Governo do Estado diante do novo cenário.

“Conversamos hoje com o ex-senador Roberto Rocha, que está avaliando com responsabilidade essa possibilidade. O momento exige grandeza, diálogo e senso de missão. A prioridade deve ser aglutinar o campo conservador e garantir uma candidatura com densidade política para defender nossas bandeiras e dar sustentação a Flávio Bolsonaro no Maranhão”, destacou.

O deputado avaliou que a direita maranhense precisa evitar a fragmentação e construir uma frente com coerência programática, foco em segurança pública, liberdade econômica, defesa da família, combate à pobreza e enfrentamento ao crime organizado.

“Não basta lançar um nome por lançar. O Maranhão precisa de alguém com capacidade de enfrentar o sistema, mas também com preparo para governar, montar equipe, dialogar com lideranças e apresentar soluções reais para os problemas do povo”, completou.

Enquanto acompanha as articulações majoritárias, Dr. Yglésio afirmou que sua pré-campanha a deputado federal segue em ritmo acelerado em todo o estado. Filiado ao PRD, ele é apontado como um dos nomes mais competitivos da legenda para a eleição proporcional de 2026.

“Nossa pré-campanha segue em ritmo acelerado. Estamos percorrendo o Maranhão, conversando com lideranças, fortalecendo nossa base e ampliando o diálogo com o eleitor de direita, conservador e independente. Dentro do PRD, sou hoje um dos favoritos para a disputa de deputado federal, e vamos trabalhar com muita intensidade para construir uma candidatura forte, limpa e competitiva”, disse.

Dr. Yglésio ressaltou que sua atuação política seguirá voltada à defesa de pautas conservadoras, ao fortalecimento da direita e à construção de um projeto que represente o eleitor que se sente abandonado pela política tradicional.

Para o pré-candidato, a direita maranhense segue viva, forte e exigente, mas precisa de lideranças com firmeza, posicionamento e coragem para ocupar o espaço deixado pela indefinição no campo majoritário.

SLZMA Sem Filtro | O pré-candidato dos “sem” prefeitos e “sem” Lula; O STF e chega ao TJ-MA e a ” Toga dos Leões”; caso Tech Office, reviravolta que pode derrubar o prédio e levantar o escândalo do 0 e o “preço” do apoio para salvar mandatos

CONTRA OS FATOS.  Fufuca, o pré-candidato dos “Sem” Prefeitos e “Sem” Lula

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, André Fufuca (PP), resolveu colocar o sua seleção na rua, ou melhor, nas redes. Em vídeo divulgado nesta semana, o parlamentar fez questão de ostentar o apoio de nada menos que 100 prefeitos maranhenses. Na lista de “fufucas desde criancinha”, aparecem nomes de peso como Rildo Amaral (Imperatriz), Rafael Brito (Timon), Gentil Neto (Caxias) e Chiquinho FC (Codó). No vídeo, ele filosofou dizendo que sua caminhada “nunca se faz sozinho”.

No papel a conta é linda, mas no mundo real, apoio de prefeito é igual a sorvete no sol de meio-dia em São Luís, derrete num instante. E a tendência é essa lista ir se dissolvendo logo, logo por um detalhe que Fufuca tenta esconder, o homem está “Sem” Lula. O presidente já mandou o recado de que os escolhidos para as vagas de senador são Weverton Rocha e Eliziane Gama. Sem a benção do Palácio do Planalto e sem o voto casado com o “Lulinha”, esse mundaréu de prefeito vira fumaça na hora que o eleitor entrar na cabine. No fim das contas, a matemática de Fufuca corre o risco de deixá-lo literalmente sem prefeitos e sem o Senado.

PRETO NO BRANCO.  O STF e chega ao TJ-MA e a” Toga dos Leões”;

Depois de uma novela que se arrastou por três anos, o governador Carlos Brandão (MDB) finalmente assinou o ato de nomeação do advogado e amigo pessoal Flávio Vinícius Araújo Costa como o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), pela vaga do Quinto Constitucional da advocacia. A nomeação, carimbada nesta semana, é uma vitória pessoal gigantesca do governador Carlos Brandão.

Como bem destrinchou o jornalista Yuri Almeida (Atual7), o caminho de Flávio até a corte foi uma verdadeira saga de “idas, vindas e supremas humilhações”. O advogado, que já havia sido rejeitado pelo próprio TJ-MA em 2023 por falta de tempo de comprovação de serviço, e barrado no TCE-MA em 2024 pelo ministro Flávio Dino no STF, deu a volta por cima. A maré virou quando o ministro André Mendonça mandou reatar o processo. Dino, estrategicamente, preferiu não se envolver mais e mandou o dossiê de volta para São Luís. O resultado? Flávio Costa não apenas entrou na lista, como foi o mais votado pelos mesmos desembargadores que antes o rejeitavam.

Justiça seja feita, se o padrinho político é forte, com as bênçãos do clã Brandão (do governador ao sobrinho Daniel e ao irmão Marcus), o currículo do novo desembargador também não é de amador. Graduado pelo Ceuma, mestre em Fundação Social do Direito e pós-graduado em Direito Eleitoral, Flávio já foi diretor-geral do TRE-MA e comandou a assessoria jurídica de Brandão na campanha de 2022. Na política maranhense, a vaga já tinha dono desde o primeiro dia. Flávio Costa provou que quem tem amigo no tribunal de cima e no palácio de cá, não cai do cavalo, vira Excelentíssimo. Há! Atuou também em Paço do Lumiar.

PAPO DE GABINETE. Caso Tech Office: A reviravolta que pode derrubar o prédio e levantar o escândalo do 0

O fantasma do caso Tech Office,o escândalo que começou com o trágico assassinato do empresário João Bosco, em abril de 2022, pode voltar a assombrar os bastidores do poder em São Luís e promete novos e bombásticos desdobramentos jurídicos nos próximos dias.

A última movimentação oficial veio de Brasília, onde o ministro do STF, Flávio Dino, relator do caso, assinou no dia 19 de maio a progressão de pena do assassino confesso, Gilbson Cutrim, para o regime semiaberto no Distrito Federal. Mas o verdadeiro “X da questão” não está na liberdade assistida de Gilbson, e sim no gogó de sua esposa, Lorena Santos. Fontes exclusivas do SLZMA dão conta de que Lorena estaria avaliando rever e retificar pontos cruciais dos depoimentos que prestou à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal.

Para quem não lembra, foi Lorena quem botou a boca no trombone em fevereiro de 2025 para denunciar uma suposta tentativa de envenenamento do marido dentro da cadeia com remédios controlados. O caso subiu feito foguete para o STJ e STF. Agora, se ela de fato decidir mudar a versão ou acrescentar novos capítulos àquela velha narrativa que respingava em parentes do governador Carlos Brandão, as perdes pode balançar. Se Lorena resolver falar o que sabe, ou mudar o que já disse, o caso Tech Office poderá ser derrubado e começar do 0 e deixará de ser apenas uma página policial para se tornar o pior pesadelo político do ano.

POR DENTRO DO JOGO. 

O ex-prefeito e agora pré-candidato ao Senado pelo Novo, Lahésio Bonfim, recuou da disputa pelo Governo do Estado, usou suas redes sociais para anunciar oficialmente que tirou o time de campo na disputa pelo Palácio dos Leões e vai focar todas as suas fichas na corrida por uma das duas vagas ao Senado Federal. “Essa é a minha contribuição ao povo maranhense nesse momento”, declarou o médico.

Com a mudança de rota, Lhésio e deixou muitas raposas velhas da política de orelha em pé. Ao sair da disputa pelo Governo e tende a caminhar com o tambem ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide PSD.

NÃO PASSOU BATIDO.

Arari: “Simplesmente” sem água

A prefeita Maria Alves Muniz, a “Simplesmente Maria”, cortou despesas básicas como água e lanches nas secretarias para “equilibrar as contas”. Piada. Só entre maio e junho de 2026, Arari arrecadou R$ 10,9 milhões. Enquanto falta o básico, a prefeitura mantém um contrato de R$ 2,3 milhões com uma consultoria de Santa Catarina. O povo fica “simplesmente” com sede, mas os contratos continuam milionários.

Rosário: Transporte ou perigo?

A Justiça deu 48 horas para a Prefeitura de Rosário regularizar o transporte escolar rural, sob pena de multa de R$ 5 mil/dia. O MP-MA denunciou ônibus superlotados com alunos em pé e motoristas abandonando crianças na estrada sob sol escaldante. O município tem contrato de R$ 6,2 milhões para a frota, mas alega falta de motoristas enquanto ignora concursados. Em Rosário, estudar virou caso de polícia.

O “preço” do apoio para salvar mandatos

Uma denúncia bombástica sacudiu os bastidores do poder nesta semana. Segundo revelou o Blog do Antônio Martins, o apoio do deputado federal Fábio Macedo e do vereador Fábio Filho (ambos do Podemos) à reeleição do senador Weverton Rocha PDT, envolve um pesado toma-lá-dá-cá jurídico. A narrativa aponta que a moeda de troca seria uma forte articulação em Brasília, junto ao Tribunal Superior Eleitoral TSE, para reverter a cassação dos três vereadores de São Luís punidos por fraude na cota de gênero. O blog alerta que o julgamento de recursos ocorre já nesta segunda-feira 15, no TRE-MA e avisa, se Brasília der um “salvo-conduto” para os cassados, o Maranhão já sabe exatamente em qual balcão de negócios a conta foi paga. No atual jogo politico maranhense, a Justiça Eleitoral virou extensão do palanque.

O Maranhão no fundo do poço do IPS

O Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026 deu um choque de realidade: o Maranhão concentra oito dos dez piores municípios em qualidade de vida do Nordeste. O lanterna é Peritoró (5.555º no país), com a pior nota do Brasil em nutrição e saúde básica. Também afundam na lista Cajari, Marajá do Sena, Amarante e Fernando Falcão. Enquanto o gogó político vende o Maranhão das maravilhas, o interior amarga o atraso social.

O Veredito: As últimas movimentações no tabuleiro politico maranhense deixam um recado claro aos navegantes, não há mais espaço para amadores.

Após receber mais de R$ 10 milhões em um mês, prefeita de Arari corta até agua, mas mantém contrato milionário

A prefeita de Arari, Maria Alves Muniz, popularmente conhecida como Simplesmente Maria resolveu mesmo subestimar a inteligência do povo arariense. Um Ofício circular nº 109/2026, datada da última quarta-feira, 10, e assinado pela prefeita, foi distribuído nas Secretarias e órgãos municipais determinando a suspensão despesas consideradas básicas, como água, lanches e apoio a eventos institucionais, sob a justificativa de garantir o equilíbrio financeiro e promover uma reorganização administrativa.

O que chama atenção, porém, é que o próprio demonstrativo de distribuição de arrecadação aponta que o município movimentou mais de R$ 10,9 milhões em receitas no período compreendido entre 12 de maio e 12 de junho de 2026, incluindo recursos do FPM, ICMS, Fundeb e Fundo Municipal de Saúde.

Diante desse cenário, surge uma pergunta inevitável, se a situação financeira exige o corte de despesas, por que contratos milionários continuam sendo celebrados pela administração?

Recentemente, a Prefeitura de Arari firmou um contrato de R$ 2.356.551,29 com uma empresa de Santa Catarina para prestação de serviços de consultoria especializada voltada à recuperação de créditos tributários e previdenciários.

Maria Alves acumula uma série de denúncias e investigações sobre a gestão dos recursos públicos municipais em tão pouco tempo a frente da prefeitura.

BOMBA! Possível novo depoimento pode mexer com o caso Tech Office

O caso Tech Office (Ponta d’Areia) e teve grande repercussão na época com o assassinato do empresário João Bosco Sobrinho Pereira Oliveira, ocorrido em 19 de abril de 2022, em São Luís, e também por envolver, segundo o autor do homicídio, membros da família do governador do Estado do Maranhão. o caso pode ganhar novos desdobramentos nos próximos dias. Segundo fontes ouvidas pelo SLZMA, existe nos bastidores a expectativa de que Lorena Santos, esposa de Gilbson César Soares Cutrim Júnior, estaria avaliando a possibilidade de rever pontos de depoimentos prestados anteriormente às autoridades federais durante o andamento das apurações.

Lorena, procurou no final de fevereiro de 2025 o Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal para denunciar suposta tentativa de envenenamento do marido dentro do sistema prisional, por meio da administração de medicamentos psicotrópicos sem acompanhamento médico adequado, dai o caso começou a ser analisado em órgãos como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), além de diligências conduzidas pela Polícia Federal após a denúncia.

A movimentação, caso seja confirmada, tem potencial para gerar novos desdobramentos no processo, já que as declarações prestadas ao longo da investigação foram consideradas peças importantes para a construção de parte da narrativa analisada pelos órgãos responsáveis. Até o momento, não há confirmação oficial sobre eventual novo depoimento ou pedido formal de retificação.

Ultima movimentação do caso

O Ministro do (STF) Flávio Dino, relator do caso, autorizou no dia 19, de maio a progressão de pena para o regime semiaberto do assassino confesso do caso Tech Office. O despacho de urgência, Gilbson Cutrim será foi transferido para o sistema prisional do Distrito Federal podendo ser acolhido no Centro de Progressão de Pena, Colônia Agrícola ou qualquer outra congênere dentro da estrutura da administração penitenciaria responsável pelo regime semiaberto.

Há quem aposte que os próximos capítulos ainda podem surpreender.

Wagner Lago, histórico do PT, declara apoio a Orleans Brandão

Filiado ao PT, Wagner Lago, ex-deputado federal e irmão do ex-governador Jackson Lago, é mais um nome histórico da política do Maranhão a apoiar o pré-candidato Orleans Brandão (MDB) ao governo do Estado. Antes, Dra. Clay Lago já havia declarado apoio ao emedebista.

O petista confirmou a preferência durante visita a Marcus Brandão, ex-presidente estadual do MDB. O momento foi registrado e publicado em rede social por Marcus Brandão.

Wagner Lago é mais um nome de peso da política maranhense a reconhecer a consistência do projeto de Orleans Brandão para o Maranhão. O ex-deputado avalia que o emedebista tem as melhores propostas para o desenvolvimento dos municípios e da população maranhense.

Lago é mais um petista de renome a reforçar o time Orleans neste período de pré-campanha. Tudo leva a crer que outros ainda podem chegar para apoiar o candidato do MDB.

TCE aprova contas de Luís Fernando em Humberto de Campos pelo terceiro ano consecutivo

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) aprovou, pela terceira vez consecutiva, as contas de gestão do município de Humberto de Campos sob responsabilidade do prefeito Luis Fernando. A decisão referente ao exercício de 2024 foi tomada durante sessão realizada na última quarta-feira (3).

Com a nova aprovação, o gestor mantém o histórico positivo iniciado em 2021, confirmando a regularidade das contas municipais.

O prefeito Luis Fernando atribuiu o resultado positivo à equipe de trabalho que o acompanha na gestão do município. “Quero agradecer a toda equipe da Prefeitura pela dedicação incansável para fazer da nossa cidade um modelo eficiente de gestão pública”, destacou.

Luis elencou, ainda, ações desenvolvidas pela gestão aliando o trabalho em benefício da população às boas práticas da administração pública, sempre com transparência e responsabilidade:

A nossa gestão tem trabalhado na recuperação de estradas, implementação de programa de capacitação, empreendedorismo, bem como investimento na educação dos nossos jovens, além de nossa agricultura e a busca permanente de parcerias ”, comemorou o prefeito.