Após vídeo e pesquisa favorável, Brandão anula cessão de dois aliados de Camarão à vice-governadoria

O governador Carlos Brandão anulou a cessão do ex-secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e do ex-procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, para a vice-governadoria. A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (16).

Portela, que estava lotado no 2º Distrito Policial, no bairro João Paulo, e Maia, subprocurador do Estado e juiz do Tribunal Regional Eleitoral, haviam sido designados pelo vice-governador Felipe Camarão para reforçar sua equipe. No entanto, Brandão optou por anular os atos, o que gerou especulações sobre as razões por trás dessa decisão.

A anulação veio logo após um episódio que gerou desconforto nos bastidores. No sábado, 15 de fevereiro, Felipe Camarão publicou um vídeo em seu escritório, destacando as fotografias do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Curiosamente, a imagem do governador Carlos Brandão, chefe do Palácio dos Leões, estava posicionada do outro lado da sala e não apareceu no enquadramento, o que pode ter sido interpretado como um deslize.

Além disso, os resultados de uma pesquisa estimulada do Instituto Paraná, que mostrou Orleans Brandão, sobrinho do governador, com 16,9% das intenções de voto, superando Felipe Camarão, que ficou com 12,9%. Esses números podem ter influenciado também a postura do governador, que possivelmente agiu para fortalecer a posição de seu sobrinho e enfraquecer ainda mais Camarão dentro do governo estadual.