SLZMA

Informação e Entretenimento

O progresso chegou para ficar em Humberto de Campos (MA); dois anos de gestão do prefeito Luís Fernando com transformações e conquistas

No dia 1º de janeiro de 2023 o prefeito Luís Fernando completou dois anos como prefeito de Humberto de Campos. Seu trabalho frente à Prefeitura possibilitou a melhoria dos serviços em todos os aspectos, avançando e transformando a cidade em um canteiro de obras, investindo principalmente em saúde, infraestrutura e educação, com a finalidade de melhorar a vida das pessoas.

O prefeito inicia o terceiro ano do seu mandato com o compromisso de fazer mais e melhor, enfrentando os desafios inerentes ao cargo, administrando uma cidade que tem quase 30 mil pessoas e que vem crescendo em ritmo acelerado. O gestor sabe que há muito a se fazer, mas afirma que no final de 2024, no término do seu mandato, terá deixado um legado de desenvolvimento em Humberto de Campos.

Entre as inúmeras ações já realizadas ao longo desses dois anos, o prefeito destaca a Reforma do Hospital Municipal Elda Ribeiro Fonseca – com destaque na reativação do Novo Centro Cirúrgico. Fortalecimento da Atenção Básica, incluído no seu cronograma anual as Grandes ações em saúde, tendo como consequência o aumento no número de atendimentos e o alcance as populações mais distantes.

Reorganização dos profissionais de apoio às equipes de Estratégia Saúde da Família, levando atendimento especializado aos povoados. Ampliação e Melhoria no fornecimento de medicamentos garantindo para o acesso a toda população.

Picsart_23-01-19_11-43-57-014

Na educação Investimento com qualidade na FORMAÇÃO CONTINUADA de nossos educadores; Valorização inédita dos profissionais da Educação com 34% de reajuste. Investimento na aquisição de mobiliários escolares; reformas e Climatização de 11 escolas no município.

Na assistência social, aquisição de cadeiras de rodas para pessoa idosa e pessoa com deficiência atendidas no PSB NO DOMICÍLIO/CRAS; implantação da Casa do Idoso, um marco na política de atendimento a pessoa idosa no município; programas de aquisição e concessão de alimentos: programas Comida na mesa; Prato Cheio para o Desenvolvimento; programas de geração de RENDA: Curso de Flores em EVA e flores comestíveis (mais de 100 pessoas benefíciadas).

Na agricultura, realização do Programa Mais Sementes e Mudas – Distribuição de 1600 kg de sementes de milho, feijão e arroz, Programa de Preparo de Solo – atendimento a mais de 90 famílias do campo em 2020, além de execução de programas como PNAE, PAA e formação profissional para o homem do campo; acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado com o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA); apoio ao Crédito, fomento e regularização fundiária para os assentamentos rurais; apoio a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico – Instalação da primeira Fecularia do Maranhão; apoio a instalação de outras empresas agropecuárias que estão sendo atraídas com investimento para região.

Picsart_23-01-19_11-42-26-331

Na Ciência e Tecnologia, Realização de cursos nas áreas de apicultura, carcinicultura, malicultura, psicicultura e agricultura. Implantação de cursos técnicos profissionalizantes e superiores, dando oportunidade aos jovens de se formarem e futuramente entrarem no mercado de trabalho.

Buscado parcerias incessantes junto ao sistema IFMA, UEMA, FAPEMA, EMBRAPA, fundações, autarquias e universidades. A SECTI tem se colocado à disposição para apoiar, estimular e contribuir com os interessados em fazer com que o município cresça em oportunidades para todos.

Já turismo, Criação da Feira do Artesanato; cadastro de artesão no Programa do Artesanato Brasileiro, promovido pela Ministério da Ação Social; inserção do Município de Humberto de Campos na Instância de Governancia Regional Pólo Lençóis e Delta, e ocupando a vice-presidência; cursos de Qualificação na sede e nos povoados; permanência do Município de Humberto de Campos no Mapa do Turismo (Ministério do Turismo).

Na cultura, Realização do São João 2021, através de live em 2 dias com diversas atrações locais dos povoados, municípios vizinhos e da capital. Festa em comemoração do aniversário da cidade, realizado na praça do Caú, assim gerando renda e emprego informal para muitas pessoas que estavam paradas nesta pandemia.

Realização do desfile cívico 2021 com as bandas de música Elda Ribeiro, Dudu Caldas de Rampa e a Banda D’ Pedro, onde fizeram belíssimas apresentações de músicas populares em geral.

Realização do 1º festival de música gospel com premiação para o 1º, 2º e 3º lugar, onde neste evento descobrimos muitos talentos anônimos dentro do meio gospel.

Pagamento de auxílio para artistas contemplados através de adital de cada premiação pela LEI ALDIR BLANC.

No esporte, criação das categorias de base de futebol de campo (sub 11, sub 15, sub 17 e Seleção Humbertuense); criação da Seleção de Futebol Humbertuense- Participação na Copa Munim de Seleções 2022; iluminação de Campo para a prática de esportes e lazer nos povoados de Rampa e Flexeiras; incentivo à pratica de atividades esportivas e realização de torneio de futebol em alguns povoados como Filipa e São Miguel.

Na Infraestrutura,  realizada limpeza pública em toda a cidade e nos povoados Mutuns, Bacaba, Serraria, Ilha do Gato, Rampa, Cedro, Flecheira, Santa Clara dentre outros, vale ressaltar que antes não era executado esses serviços em povoados. Na iluminação publica, foram trocadas mais de 150 pontos de lâmpadas de vapor de mercúrio para LED.

Reformas, manutenções prediais e serviços de refrigeração, realizados em mais de 15 escolas do município, mais de 8 postos de saúde, além de outros prédios públicos. Manutenção e instalação de poços em comunidades e escolas.

Picsart_23-01-19_11-40-55-822

Outra ação importante foi na administração, o pagamento de Débito da folha de pagamento da gestão passada, pagamento da folha de pagamento em dia desde o primeiro mês de gestão até hoje; convênio com ministério das comunicações, trazendo sinal de TV Digital Aberta para o município; instalação do VIVA PROCON e DETRAN para o município, atualizando os processos de identificação civil, reduzindo o prazo de 30 dias para 05 dias úteis, possibilitando o atendimento e conciliação de reclamações da população no município, e outros serviços. Com a vinda do DETRAN, trazendo os serviços de licenciamento, emplacamento e outros serviços para veículos.

No meio ambiente, reabilitação do conselho municipal do meio ambiente e do fundo municipal do meio ambiente; realização de ações de educação ambiental, plantio de mudas e coleta de resíduos em vários povoados da zona rural e ilhas; programa agente jovens ambiental, que proporciona a nove jovens de Humberto de Campos bolsas mensal para auxílio nas atividades de educação ambiental; assinatura e recebimento da secretaria de estado, do termo de capacidade Técnico institucional para licenciamento ambiental de Empreendimentos e atividades de Impacto ambiental Local.

Ações em diferentes segmentos vêm consolidando Humberto de Campos como referência estadual. “Inegavelmente, a cidade de Humberto de Campos está muito melhor se comparada com o que era no início de 2021 e meu compromisso é o de fazer mais pela minha cidade e cada vez melhor“, declarou Luís Fernando.

SLZMA

Deixe um comentário

Voltar ao topo